MPPE e Alepe discutem parceria para implementação do Orelhão Digital
Por André Luis
Na última quinta-feira (28), o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e a Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe) iniciaram tratativas para fins de instalação do projeto Orelhão Digital na sede da Alepe.
Na ocasião, os promotores de Justiça Luís Sávio Loureiro e Fernanda Nóbrega, ambos da Assessoria Técnica da Procuradoria-Geral de Justiça, receberam o superintendente da Alepe, Eduíno Brito, e a engenheira Clea Paula Falcão Feitosa, também da casa, para conversarem sobre a parceria.
“Queremos implementar o Orelhão Digital em todos os municípios de Pernambuco. Esse apoio é muito importante para que possamos alcançar cada vez mais o público carente, que tanto precisa da inclusão digital, principalmente para resolver questões que envolvam seus direitos e deveres enquanto cidadão”, explicou Luís Sávio.
No encontro, ficou acertado que os representantes da Alepe irão conversar com o presidente da instituição para apresentar detalhes do projeto. Enquanto isso, o MPPE irá elaborar o termo de cooperação para assinatura e também irá marcar a data para firmar o compromisso oficialmente.
Orelhão Digital – Com o projeto, é possível realizar, em um único ponto de atendimento, alguns serviços da Celpe, Compesa, INSS, Detran, Expresso Cidadão, Delegacia de Polícia, redes municipal e estadual de saúde, Receita Federal, além de consultas a processos em andamento no Ministério Público Estadual e no Tribunal de Justiça de Pernambuco, bem como participação em audiências virtuais.
A cidade de Flores comemora neste domingo (11) 130 anos de emancipação política e 239 anos de Elevação da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição. As comemorações pelo aniversário da cidade tiveram início no final da tarde de sexta-feira (09), quando a administração municipal oficializou a entrega da rede de iluminação das Avenidas Espedito Marques de Souza […]
A cidade de Flores comemora neste domingo (11) 130 anos de emancipação política e 239 anos de Elevação da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição.
As comemorações pelo aniversário da cidade tiveram início no final da tarde de sexta-feira (09), quando a administração municipal oficializou a entrega da rede de iluminação das Avenidas Espedito Marques de Souza e Maria Edméa Martins Santana e do Bairro Riacho da Velha.
Ontem (10), a população contou com as atrações Nação Forrozeira, Vitor Leão, Rabo de Saia, Renato Pires, vilões do Forró, Mimin do Gado, Lekinho e João Vitor, que se apresentaram no Pátio de Eventos. Já neste domingo, as comemorações tiveram início às 5h, com alvorada pelas principais ruas da cidade com a Filarmônica Manoel Wanderley e queima de fogos às 6h.
Às 9h teve missa solene presidida pelo padre Aldo Guedes na Igreja Matriz. Após a solenidade religiosa, às 10h, houve o corte do bolo com apresentação da Banda Marcial da Escola Municipal Onze de Setembro, em frente ao Palácio Municipal Manoel de Sousa Santana.
O encerramento da programação festiva vai acontecer às 17h com os shows musicais de Dj Ryncon, Felipe Amorim, Nanara Bello, Fábio Diniz e Caninana. Os shows acontecerão no Pátio de Eventos. O local conta com monitoramento por câmeras de segurança, reforço policial e segurança privada.
Prefeita esteve acompanhada do deputado federal Fernando Monteiro e do ex-prefeito Luciano Duque na ordem de serviço das ruas no Bairro Borborema. A Prefeitura de Serra Talhada, por meio da Secretaria de Obras e Infraestrutura, assinou na última sexta-feira (17/12) a Ordem de Serviço para calçamento das ruas Travessa Central, Travessa da Aurora e Rua João Davi, […]
Prefeita esteve acompanhada do deputado federal Fernando Monteiro e do ex-prefeito Luciano Duque na ordem de serviço das ruas no Bairro Borborema.
A Prefeitura de Serra Talhada, por meio da Secretaria de Obras e Infraestrutura, assinou na última sexta-feira (17/12) a Ordem de Serviço para calçamento das ruas Travessa Central, Travessa da Aurora e Rua João Davi, no Bairro Borborema.
O investimento nas obras é de quase R$270 mil. “É mais um investimento que vai mudar significativamente a vida dos moradores do bairro Borborema, investimento este que só é possível graças ao esforço de um grupo unido, que não mede esforços para lutar por Serra Talhada”, afirmou a prefeita Márcia Conrado.
Inauguração na AABB – E dando continuidade ao pacote de ações neste mês de dezembro, a Prefeitura Municipal inaugura nesta segunda-feira (20/12) a pavimentação de mais seis ruas no Bairro da AABB. Serão inauguradas as seguintes ruas: Luiz Alves de Melo Lima, Joaquim Alves de Magalhães, José Nogueira dos Santos, José Miguel de Souza (dois trechos), Luiz Olavo de Andrade e Travessa Tomé de Souza.
Serviço
Entrega de Pavimentação
Local: Rua Joaquim Alves de Magalhães, AABB.
Data: 20/12/21
Horário: 17h
O Governador Paulo Câmara conversou há pouco com o comunicador Anchieta Santos na Rádio Cidade FM, também em rede com a Rádio Pajeú e falou de vários temas. Dente eles, a pauta administrativa para a região e o processo eleitoral deste ano. Leia alguns trechos da entrevista: Rodovias estaduais em mal estado, como as PEs […]
O Governador Paulo Câmara conversou há pouco com o comunicador Anchieta Santos na Rádio Cidade FM, também em rede com a Rádio Pajeú e falou de vários temas. Dente eles, a pauta administrativa para a região e o processo eleitoral deste ano. Leia alguns trechos da entrevista:
Rodovias estaduais em mal estado, como as PEs 320 e 275
Eu vim de carro pra cá e tive a condição de ver que muitos trechos de rodovias que passei estão muito ruins, com muitos buracos. Vamos acionar o DER para tomar as providências. A chuva atrapalha mas não é impeditivo de fazer algumas melhorias. Vamos fazer e quando passar as chuvas vamos buscar a solução definitiva de recuperação dessas estradas. Eu fui testemunha que tem muito buraco e isso dá uma condição ruim de trafegabilidade e pode provocar acidentes.
Parceria com OS deve ser ampliada
Valorizamos muito a parceria com as Organizações Sociais como o Hospital Tricentenário. É uma instituição de 50 anos. O Hospital Emília Câmara já está fazendo cirurgias, partos, encaminhamentos e dá uma tranquilidade para quem precisa da unidade. Em todo o local que implantamos tem funcionado muito bem. A tendência é intensificar cada vez mais a parceria.
Chapa para outubro
Houve mudanças na legislação eleitoral, os prazos são menores. As convenções serão em agosto. Temos um conjunto de partidos que nos apoiam na Frente Popular em Pernambuco e vamos iniciar essas discussões, mas com serenidade, tranquilidade, olhando o que está acontecendo no pais. O pais está indefinido demais. A gente não sabe o que vai acontecer em nível federal. Aqui, um conjunto de pessoas, partidos, parlamentares prefeitos, estão conosco. Vamos fazer uma discussão, estamos focados muito na questão administrativa e até agosto a gente anuncia.
Mote no debate eleitoral contra a oposição
A gente tem que ter muito compromisso com o que faz e ter pé no chão. Pernambuco como todos estado está passado pela maior crise que já existiu, tivemos que priorizar aquilo que consideramos mais importante, equilibrando receita e despesa, investimento em água, saúde, segurança. Foi um ano muito desafiador porque a violência aumentou no Brasil. Esse trabalho está sendo feito porque temos uma forma de governar, fazer gestão, juntar. É isso que a gente apresenta à população. Vamos apresentar essas questões no debate com nossos adversários, sem preocupação com questões menores. A população vaio decidir isso nas eleições. Espero que haja condições de debate. A gente tem plano pro curto, médio e longo prazo. Quero discutir o futuro. Prova disso é que chegamos à primeira colocação na educação do Estado.
Marília Arraes x aliança com PT
Temos conversado com os partidos que pensam que nossa forma de governar é a melhor pra Pernambuco. Tínhamos um candidato em 2014 que infelizmente não teve como se apresentar que é Eduardo Campos, mas temos uma forma que queremos apresentar pro Brasil como fazemos em Pernambuco. Nosso projeto é de centro esquerda e não concorda com a forma como o país está sendo governado pelo presidente Temer. Temos muita gratidão pelo que Lula fez pelo país, porque olhou as regiões de maneira igual e trouxe investimentos. Isso tem atraído pessoas e partido que em 2014 não estavam conosco pelo projeto Eduardo. Setores do PT tem sentado conosco querendo estar juntos, outras pessoas não querem, a gente respeita. A discussão é deles e caso essas pessoas que queiram ficar conosco vençam essa disputa interna eles vão ser muito bem recebidos. Já fizemos coligações com o PT que fizeram bem a Pernambuco. A aliança Lula e Eduardo fez muito bem a Pernambuco. Não há porque não querer conversar compartidos que nos ajudaram e que agora querem conversar conosco.
A Prefeitura de Tabira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta terça-feira (7) e quarta-feira (8) um mutirão de especialidades médicas dentro da programação do Integra Saúde Tabira – Atenção Primária integrando cuidado e ampliando o acesso a especialistas. Os atendimentos aconteceram no Centro Desportivo Pedro Soares de Souza (Quadra da Granja), com […]
A Prefeitura de Tabira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta terça-feira (7) e quarta-feira (8) um mutirão de especialidades médicas dentro da programação do Integra Saúde Tabira – Atenção Primária integrando cuidado e ampliando o acesso a especialistas.
Os atendimentos aconteceram no Centro Desportivo Pedro Soares de Souza (Quadra da Granja), com uma estrutura especialmente montada para garantir conforto, agilidade e qualidade no atendimento à população. O espaço contou com quatro consultórios climatizados e informatizados, recepção organizada, área de triagem, painel eletrônico para chamada dos pacientes e sistema de prescrição eletrônica, otimizando todo o fluxo de atendimento.
Durante os dois dias de ação, foram realizados cerca de 600 atendimentos especializados, contemplando pacientes oriundos da Atenção Primária que aguardavam por consultas. O mutirão teve como foco principal reduzir e zerar a fila de espera por atendimentos especializados no município.
Foram ofertadas consultas nas áreas de ginecologia, com a Dra. Paula Elisabete; dermatologia, com a Dra. Thaís Mahon; ortopedia, com o Dr. Diego Araújo; neurologia, com o Dr. Cristiano Sobral; e cardiologia, com o Dr. Ecleriston Ramos.
A iniciativa também integra as ações em alusão ao Dia Mundial da Saúde e reforça o compromisso da gestão municipal em ampliar o acesso da população aos serviços de saúde com eficiência e humanização.
O prefeito Flávio Marques destacou a importância da ação e a continuidade do programa. “Nosso objetivo é zerar a fila de espera por consultas especializadas. Este é o primeiro de outros mutirões do Integra que chegam para desafogar a Central de Regulação e garantir que mais pessoas sejam atendidas com rapidez e qualidade”, afirmou.
A secretária municipal de Saúde, Giseli Padilha, ressaltou o impacto positivo do mutirão. “Essa iniciativa foi cuidadosamente planejada para atender pacientes que aguardavam por consultas com especialistas. Estamos trabalhando para agilizar o acesso, reduzir o tempo de espera e oferecer um atendimento cada vez mais humanizado à população de Tabira”, destacou.
Provas foram realizadas neste domingo (9), em 25 prédios do estado. Gabarito preliminar será publicado a partir das 15h Um total de 7.470 candidatos participaram das provas do Vestibular de meio do ano do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), realizadas na manhã deste domingo (9), em 25 prédios espalhados pelo estado. O índice de abstenção […]
Provas foram realizadas neste domingo (9), em 25 prédios do estado. Gabarito preliminar será publicado a partir das 15h
Um total de 7.470 candidatos participaram das provas do Vestibular de meio do ano do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), realizadas na manhã deste domingo (9), em 25 prédios espalhados pelo estado. O índice de abstenção registrado foi de 21,86%.
Essa primeira fase do Vestibular IFPE 2017.2 foi voltada para candidatos dos Campi Abreu e Lima, Afogados da Ingazeira, Belo Jardim, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Garanhuns, Igarassu, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista, Pesqueira, Recife e Vitória de Santo Antão. Os inscritos foram submetidos a uma prova objetiva de 30 questões.
O certame ofertou 2.147 vagas em diversos cursos técnicos, distribuídos em 14 campi da instituição. A maior concorrência ficou com o curso Técnico Subsequente em Enfermagem, do Campus Abreu e Lima, com mais de 20 candidatos disputando uma vaga. Na modalidade Técnico Integrado ao Ensino Médio, o curso mais procurado foi Técnico em Química (manhã) do Campus Recife.
O gabarito preliminar foi divulgado na tarde deste domingo (9), a partir das 15h, no site da Cvest. Os candidatos interessados em interpor recursos ao gabarito ou a questões da prova terão somente esta segunda (10), das 8h às 17h, para adotar o procedimento, pessoalmente, no protocolo geral dos campi em que estão inscritos. A data prevista para divulgação do listão com o nome dos aprovados é 18 de julho.
Barreiros e Palmares – Já os Campi Barreiros e Palmares, que tiveram um calendário diferenciado devido às enchentes que atingiram à Mata Sul do estado, realizam as provas do Vestibular no próximo dia 23 de julho.
Para esses dois campi foram oferecidas 284 vagas em diversos cursos técnicos e no Superior de Licenciatura em Química (Barreiros).
Você precisa fazer login para comentar.