Sem categoria

Ministro anuncia plano emergencial para conter crise em presídios do MA

Por Nill Júnior

do G1

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo , anunciou nesta quinta-feira (9), em São Luís, a elaboração de um plano emergencial para tentar diminuir a violência no sistema carcerário do estado. Ao todo, serão 11 medidas. Entre elas, está a criação de um comitê gestor, gerido pela governadora Roseana Sarney  e supervisionado pelo governo federal, que prevê ações integradas entre Executivo, Legislativo e Judiciário.

Além disso, o plano, que terá medidas implantadas anteriormente em outros estados, também prevê a remoção de presos; a realização de mutirão de defensores públicos para analisar caso a caso a situação de detentos; plano de ação integrada de inteligência prisional; implantação de núcleo de atendimento a familiares de presidiários (saúde, assistência psicológica); integração do Ministério Público e Poder Judiciário; implantação de plano de atendimento e capacitação para policiais que estão envolvidos diretamente em ações de segurança; penas alternativas; e monitoramento; além da construção de novas unidades prisionais.

Uma Comissão de Investigação, criada logo após as denúncias feitas  pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), está acompanhando os trabalhos no Complexo Penitenciário de Pedrinhas. Além disso, foi criada a Diretoria de Segurança dos Presídios do Maranhão , que está atuando desde o dia  27 de dezembro do ano passado.

A reunião entre a governadora, o ministro da Justiça e a cúpula da segurança do estado ocorre em meio à crise no sistema carcerário do Maranhão. Na quarta-feira (8), a Organização das Nações Unidas (ONU) enviou ao Brasil um pedido de apuração sobre as mortes ocorridas em Pedrinhas e sobre os ataques na capital, São Luís . Um relatório do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), divulgado em dezembro, apontou que no ano passado 60 presos foram mortos no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís.

Na semana passada, uma onda de ataques na capital maranhense, deflagrada de dentro do presídio, resultou na morte da menina Ana Clara, de 6 anos, que teve 95% do corpo queimado em um atentado a ônibus, na Vila Sarney Filho. Outras quatro pessoas ficaram feridas e foram internadas, e quatro ônibus foram incendiados. Duas delegacias foram alvejadas na capital. Desde domingo, 21 pessoas foram detidas por suspeita de envolvimento nos ataques, entre elas seis menores.

Outras Notícias

Mais prefeitos retiram apoio a Marília Arraes

Do Fala PE Os prefeitos Josafá Almeida (PRD), de São Caetano; Sandra Paes (Republicanos), de Canhotinho; Erivaldo Chagas (Republicanos), de Lajedo; Duda Lira (PSDB), de Cupira e César Freitas (PC do B), de Sanharó, decidiram retirar, neste sábado (08.08), o apoio à pré-candidatura de Marília Arraes (PDT) ao Senado. Os gestores acompanham a decisão liderada […]

Do Fala PE

Os prefeitos Josafá Almeida (PRD), de São Caetano; Sandra Paes (Republicanos), de Canhotinho; Erivaldo Chagas (Republicanos), de Lajedo; Duda Lira (PSDB), de Cupira e César Freitas (PC do B), de Sanharó, decidiram retirar, neste sábado (08.08), o apoio à pré-candidatura de Marília Arraes (PDT) ao Senado. Os gestores acompanham a decisão liderada pelo presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto (MDB), e pelo candidato a deputado federal Gabriel Porto (PSB), após os recentes acontecimentos e diante do não cumprimento de compromissos políticos anteriormente assumidos.

 

O movimento também reúne importantes lideranças de diferentes regiões de Pernambuco. Em Olinda, acompanha a decisão o presidente da Câmara de Vereadores, Saulo Holanda (MDB). Em Quipapá, retiram o apoio o vice-prefeito João Batista (PSB) e os vereadores Ronaldo Fenômeno (PSB), Rodrigo Correia (Republicanos) e Sandro da Vila (PT). Em Catende, aderem ao movimento o vice-prefeito Rinaldo Barros (PV) e os vereadores Jorge da Internet (União), Marcílio da Saúde (PSDB), César Barros (PV), Jonas Alves (PSDB), Fernando Enfermeiro (Podemos), Boréu (PV) e Monalisa Carvalho (União).

 

Em Caruaru, o grupo liderado pelo ex-deputado e ex-prefeito Tony Gel e por Tonynho também retira o apoio; em Água Preta, acompanham a decisão os vereadores Lu do Una City (PSDB) e Bella de Nikollas (PRD). Em Capoeiras, o mesmo posicionamento é adotado pelos ex-prefeitos Neide Reino e Neném. Em Palmares, o grupo liderado por Dgerson Melo e Bernardo Filho passa a integrar o movimento.

 

Também aderem à decisão o vereador Duda Mulato (Avante), de Exu; os vereadores Clécia do Moinho (PSB) e Clécio do Moinho (PSB), além do ex-candidato a prefeito Maninho, de Lagoa de Itaenga; o vereador Niltinho (União), de Sertânia; o empresário Boró e o vereador Neto Morais (SD), de Lagoa dos Gatos; o vereador Fabiano Paz (PSB), de Paulista; e, em Panelas, o ex-vice-prefeito Genilson Lucena, os vereadores Joelmo do Alfaiate (PSDB) e Zé Júlio (MDB) e os ex-vereadores Mica e Ezequias.

 

Vamos ver o que sai primeiro: a ambulância ou o Pátio da Feira”, diz Danilo Simões

Neste sábado (08), estreou o Pajeú nas Eleições, sob o comando da jornalista Juliana Lima. No primeiro programa, foram recebidos o deputado estadual e candidato à reeleição Romero Sales e o candidato a deputado federal e líder da oposição em Afogados da Ingazeira, Danilo Simões. Durante a entrevista, Danilo foi questionado se o eleitor de […]

Neste sábado (08), estreou o Pajeú nas Eleições, sob o comando da jornalista Juliana Lima. No primeiro programa, foram recebidos o deputado estadual e candidato à reeleição Romero Sales e o candidato a deputado federal e líder da oposição em Afogados da Ingazeira, Danilo Simões.

Durante a entrevista, Danilo foi questionado se o eleitor de Afogados já consegue diferenciar sua imagem da candidatura a prefeito em 2024 da atual disputa por uma vaga na Câmara Federal.

Segundo ele, a candidatura a deputado federal não impede uma eventual candidatura a prefeito no futuro. Danilo afirmou que pretende fazer uma “grande campanha”, buscar uma boa votação e, caso seja eleito, continuar atuando como uma voz de Afogados da Ingazeira em uma posição mais ampliada.

Outro assunto abordado foi a ambulância UTI destinada a Afogados da Ingazeira pelo Governo de Pernambuco. Danilo explicou que o veículo tem custo estimado em cerca de R$ 1 milhão e está sendo montado por uma empresa especializada, com as entregas acontecendo de acordo com a conclusão dos veículos e seguindo um critério populacional.

Sobre a demora na chegada da ambulância, Danilo afirmou que o anúncio não significa entrega imediata e garantiu que o veículo chegará ao município. Em tom crítico, comparou o prazo da ambulância com a obra do pátio da feira de Afogados, que, segundo ele, está aguardando conclusão desde 2018.

Contra-ataque: Túlio Gadêlha aposta na força dos prefeitos aliados em vídeos

Diante do acirramento da disputa e vendo o lançamento de uma campanha de estrutura, a de Eduardo da Fonte, e outra ligada ao bolsonarismo, Mendonça Filho, Túlio Gadêlha tem buscado reagir nas suas redes sociais. Uma das estratégias é fortalecer a informação dos prefeitos alinhados à sua candidatura. A campanha “Tô com Túlio” traz depoimentos […]

Diante do acirramento da disputa e vendo o lançamento de uma campanha de estrutura, a de Eduardo da Fonte, e outra ligada ao bolsonarismo, Mendonça Filho, Túlio Gadêlha tem buscado reagir nas suas redes sociais.

Uma das estratégias é fortalecer a informação dos prefeitos alinhados à sua candidatura. A campanha “Tô com Túlio” traz depoimentos de prefeitos aliados como Pedro Freitas (Aliança), Henrique Góis (Paranatama), Riva Bezerra (Cedro), Calby Carvalho (Belém de São Francisco), Pollyana Abreu (Sertânia), Fabinho Lisandro (Salgueiro), Zeca Cavalcanti (Arcoverde), dentre outros nomes.

Túlio é o único candidato no bloco governista rigorosamente alinhado ao lulismo, pregando o voto “Luquel”. Eduardo da Fonte é do Centrão e Mendonça Filho, nome do bolsonarismo, correndo por fora da chapa oficial.

Recentemente, outro fator que gerou debate foi a aproximação de prefeitos raquelistas com Humberto Costa. O movimento de um jeito ou de outro mina o discurso de Gadêlha, que precisava reagir.

Em Araripina, João Campos e Evilásio dizem ter comandado “maior ato da pré-campanha no Sertão”

Liderada pelo prefeito Evilásio Mateus e pelo vice-prefeito Bringel Filho, a noite desta sexta-feira (7) marcou a oficialização do apoio do grupo à candidatura de João Campos (PSB) ao Governo do Estado pela Frente Popular. A mobilização reuniu lideranças do Sertão do Araripe, consolidando o alinhamento com o projeto da aliança estadual e fortalecendo o […]

Liderada pelo prefeito Evilásio Mateus e pelo vice-prefeito Bringel Filho, a noite desta sexta-feira (7) marcou a oficialização do apoio do grupo à candidatura de João Campos (PSB) ao Governo do Estado pela Frente Popular.

A mobilização reuniu lideranças do Sertão do Araripe, consolidando o alinhamento com o projeto da aliança estadual e fortalecendo o palanque majoritário na região.

Durante a cerimônia, João Campos apresentou as diretrizes como candidato ao governo e de compromisso em Araripina.

“A gente vai colocar os problemas que existem aqui no Araripe, aqui em Araripina, embaixo do braço, e procurar as soluções. Quero olhar no olho de cada um e cada uma de vocês, e firmar compromissos que beneficiem o povo desta terra. Eu não tenho o direito de errar nesta caminhada e vou dar tudo que posso. Vamos criar um ciclo de crescimento para nosso estado. Podem contar comigo”, destacou João.

O plano de governo inclui medidas como a construção do Hospital Geral do Araripe, a isenção da conta da Compesa e o fim da cobrança do IPVA para motocicletas de até 180 cilindradas.

“Quero resgatar as parcerias entre Araripina e o Governo do Estado. Nossa cidade e nossa região precisam de um governador sensível às demandas reais que nossa população precisa”, disse o prefeito Evilásio.

Raquel Lyra filia dois prefeitos que eram da base de João Campos

Nesta sexta-feira (7), três lideranças políticas de Bodocó e Afrânio se filiaram ao Partido Social Democrático (PSD), partido da governadora Raquel Lyra. Os prefeitos Cloves Ramos (Afrânio) e Otávio Pedrosa (Bodocó), e o ex-prefeito Rafael Cavalcanti (Afrânio) deixam partido da base de João Campos e se somam à sigla da governadora e candidata à reeleição, […]

Nesta sexta-feira (7), três lideranças políticas de Bodocó e Afrânio se filiaram ao Partido Social Democrático (PSD), partido da governadora Raquel Lyra.

Os prefeitos Cloves Ramos (Afrânio) e Otávio Pedrosa (Bodocó), e o ex-prefeito Rafael Cavalcanti (Afrânio) deixam partido da base de João Campos e se somam à sigla da governadora e candidata à reeleição, Raquel Lyra, que conduziu as articulações.

“Nosso time só aumenta, e todos têm o mesmo objetivo, que é continuar levando Pernambuco ao lugar de protagonismo que merecemos. Sou grata a Otávio, Cloves e Rafael, que se juntam ao nosso time e representam um grupo fundamental no Sertão. Vamos continuar dialogando e construindo pontes com as lideranças que verdadeiramente querem o melhor para a nossa população”, destacou a gestora.

“Raquel é uma mulher forte e tem uma trajetória inspiradora. Esse apoio se deve muito ao trabalho que ela fez não só por Bodocó, mas por todo o Estado. Nossa população viu muitos sonhos saírem do papel”, afirmou Otávio, prefeito de Bodocó.

“Nosso apoio não podia ser outro. Raquel tem uma visão de cuidado por todos os municípios de Pernambuco, e com Afrânio não está sendo diferente. A população traz esse sentimento claro de mudança, de que muita coisa está melhorando em relação à segurança, educação e, principalmente, abastecimento d’água”, ressaltou o prefeito de Afrânio.

“Para muitos, Afrânio é o último município de Pernambuco antes do estado do Piauí. Para nós, é o primeiro, e a governadora tem nos atendido com esse olhar. Conseguimos encaminhar a resolução para um problema de abastecimento na nossa cidade, além de tantas outras mudanças em estradas, assistência e educação”, pontuou Rafael Cavalcanti.