Marcos Melo representa Iguaracy em encontro com Neoenergia
Por Nill Júnior
O vice-prefeito de Iguaracy e Secretário de Administração e Desenvolvimento Econômico, Marcos Melo, esteve em reunião na Neoenergia Pernambuco.
O encontro contou com a participação de representantes da empresa e de outras autoridades municipais, tendo como pauta a discussão sobre eficiência energética e o fortalecimento do relacionamento institucional entre as prefeituras e a concessionária.
Durante o evento, foi também lançado o portal de acompanhamento do parque de iluminação pública nos municípios, uma ferramenta que visa oferecer maior transparência e agilidade na gestão dos serviços de iluminação urbana, beneficiando diretamente a população de Iguaracy e demais cidades atendidas.
O vice-prefeito Marcos Melo destacou a importância dessas ações para o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida na cidade. “Estar presente nessas reuniões é fundamental para fortalecer nossa parceria com a Neoenergia Pernambuco e garantir que nossos municípios tenham acesso às melhores práticas em eficiência energética e gestão de iluminação pública”, afirmou.
O Consórcio de Integração dos Municípios do Pajeú (Cimpajeú) promoveu, nesta quarta-feira (26), uma audiência pública para discutir a implementação do projeto de iluminação pública na região. O evento aconteceu no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) em Afogados da Ingazeira e contou com a presença de prefeitos, representantes da Caixa Econômica Federal e do bispo […]
O Consórcio de Integração dos Municípios do Pajeú (Cimpajeú) promoveu, nesta quarta-feira (26), uma audiência pública para discutir a implementação do projeto de iluminação pública na região.
O evento aconteceu no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) em Afogados da Ingazeira e contou com a presença de prefeitos, representantes da Caixa Econômica Federal e do bispo Dom Limacedo.
Durante entrevista ao repórter Marcony Pereira, para o programa A Tarde é Sua da Rádio Pajeú, o presidente do Cimpajeú e prefeito de Ingazeira, Luciano Torres, avaliou a reunião como positiva. “Esse projeto de iluminação pública já vem sendo trabalhado há dois anos e agora estamos na fase final. A audiência foi essencial para fechar essa etapa e encaminhar a proposta ao Tribunal de Contas. A expectativa é que, no segundo semestre, o projeto comece a rodar”, afirmou.
Inicialmente, sete municípios serão contemplados com a modernização da iluminação pública, incluindo a substituição de lâmpadas convencionais por LED e a realização de novas ligações elétricas. “Esse projeto trará muitos benefícios, especialmente para a população da zona rural, que há anos solicita extensões de rede e novas ligações sem sucesso. Com essa parceria, os serviços serão realizados de forma mais ágil”, destacou Torres.
A operacionalização do projeto será feita por empresas selecionadas em um leilão na Bolsa de Valores de São Paulo. “Diferente de uma licitação tradicional, esse leilão definirá as empresas que irão se instalar nos municípios e executar os serviços. Haverá escritórios locais para garantir um atendimento mais rápido e eficiente”, explicou o presidente do Cimpajeú.
A audiência pública foi uma exigência da Caixa Econômica Federal para a continuidade do convênio, que terá duração de 15 anos. Após aprovação do Tribunal de Contas, será realizado o leilão para contratação das empresas responsáveis pela execução do projeto.
Perdemos um grande líder religioso. O Padre Afonso dedicou toda a sua vida para fazer o bem às pessoas e levar amor e esperança para os nossos corações. Foram vários os seus ensinamentos que nortearam nossos caminhos. Dono de uma fé inabalável, ele seguiu para a morada eterna, onde será recebido de braços abertos pelo […]
Perdemos um grande líder religioso. O Padre Afonso dedicou toda a sua vida para fazer o bem às pessoas e levar amor e esperança para os nossos corações.
Foram vários os seus ensinamentos que nortearam nossos caminhos. Dono de uma fé inabalável, ele seguiu para a morada eterna, onde será recebido de braços abertos pelo nosso Pai Celestial.
“Combati o bom combate, encerrei a carreira, guardei a fé”, versículo bíblico da Segunda Carta de Paulo a Timóteo: 4;7
Objetivo do programa desenvolvido pela Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos é fortalecer a Sementeira Municipal e o reflorestamento da Caatinga A Prefeitura de Serra Talhada, por meio da Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos, lançou na manhã desta sexta-feira (26/02) o PROGRAMA SEMEAR, que tem como objetivo principal o fortalecimento e a reestruturação da […]
Objetivo do programa desenvolvido pela Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos é fortalecer a Sementeira Municipal e o reflorestamento da Caatinga
A Prefeitura de Serra Talhada, por meio da Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos, lançou na manhã desta sexta-feira (26/02) o PROGRAMA SEMEAR, que tem como objetivo principal o fortalecimento e a reestruturação da Sementeira Municipal, tendo como principal ferramenta a política de distribuição de mudas de espécies nativas e frutíferas para a população em geral, empresas, instituições de ensino e órgãos públicos, contribuindo com a recuperação de matas ciliares e áreas degradadas, reflorestamento da caatinga, arborização urbana e instalação de sistemas agroflorestais.
O SEMEAR tem como objetivos específicos a reestruturação da Sementeira Municipal, o fortalecimento das ações de reflorestamento da Caatinga e recuperação de matas ciliares, a contribuição com o Plano Municipal de Arborização Urbana, a expansão dações de distribuição de mudas para a Zona Rural, o incentivo à implantação de Sistemas Agroflorestais, a redução dos impactos ambientais associados às atividades da Sementeira, a realização de atividades de educação e conscientização ambiental e o fomento à criação de novas Sementeiras na região do Sertão.
O vice-prefeito e secretário de Agricultura e Recursos Hídricos, Márcio Oliveira, explica como será a implementação do programa, executado em parceria com Banco do Nordeste – BNB, Jeep, Polim Agri e Agrovale.
“O SEMEAR inova ao aplicar a tecnologia da informação na rotina da Sementeira, utilizando Sistemas de Gestão, aplicativos, e garantindo a transparência de suas ações através da instalação de um Mudômetro, que será um canal de prestação de contas das mudas entregues. O programa contará também com um Catálogo de Espécies, com informações resumidas de todas as espécies disponíveis para doação e com uma Cartilha Explicativa do Plantio, com orientações do passo a passo para realização do plantio adequado”, explicou o secretário.
A prefeita Márcia Conrado agradeceu o apoio dos parceiros do programa e enfatizou a urgência dos cuidados com a proteção do meio ambiente em toda a região. “Hoje é um dia importante, onde nós estamos fortalecendo a nossa Sementeira Municipal e consequentemente a defesa do nosso bioma e do meio ambiente, que é uma prioridade da nossa gestão; porque entendemos que cuidar do meio ambiente é cuidar da nossa saúde e da nossa qualidade de vida, e por isso buscamos parcerias e estamos levando essa iniciativa para outras cidades, porque está na hora de unirmos e plantarmos um mundo melhor para nossos filhos e netos”, afirmou.
O lançamento do programa aconteceu no Parque Estadual da Mata da Pimenteira, e contou com a presença da prefeita Márcia Conrado e do esposo Breno Araújo; do vice-prefeito e secretário de Agricultura, Márcio Oliveira; do secretário de Meio Ambiente, Sinézio Rodrigues; da presidente do Conselho Urbano e Rural, Oneide Lima; do representante do BNB, Josenildo Pereira; do gestor do Parque da Mata da Pimenteira, Rodrigo Ferraz; além de representantes dos municípios de Floresta, Carnaíba e Calumbi. Na ocasião foram plantadas 10 mudas no Parque Estadual da Mata da Pimenteira.
O PROGRAMA SEMEAR
A preparação de mudas acontecerá a partir de sementes doadas pela população, empresas e instituições, além da coleta de sementes em regiões de Caatinga. A partir do próximo dia 01 de março serão utilizados apenas sacos biodegradáveis na preparação das mudas, reduzindo os impactos ambientais referentes às atividades da Sementeira Municipal. Quanto à distribuição das mudas, cada cidadão, empresa, associação ou órgão público poderá realizar a retirada de até 05 mudas por mês diretamente na Sementeira. Solicitações superiores a 05 mudas por mês deverão ser realizadas através do formulário disponível em: https://forms.gle/XT5N7fnrNQZJJECT7
O Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (26), edição 187, publicou o decreto assinado pelo vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, que designa o floresnse Lázaro Medeiros Viana da Costa como substituto do Ministro de Estado da Pesca e Aquicultura, André de Paula, durante o período de 27 de setembro a 2 de outubro, enquanto […]
O Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (26), edição 187, publicou o decreto assinado pelo vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, que designa o floresnse Lázaro Medeiros Viana da Costa como substituto do Ministro de Estado da Pesca e Aquicultura, André de Paula, durante o período de 27 de setembro a 2 de outubro, enquanto o André estará afastado de suas funções.
Com um currículo sólido, Lázaro Medeiros já foi Coordenador de Articulação Municipal do DETRAN-PE, passou pela EMPETUR e também teve passagens pela Embratur e pelo Ministério do Turismo. Além disso, atuou na vice-presidência da Câmara Federal ao lado de André de Paula, com quem mantém uma longa parceria de trabalho.
Atualmente, Lázaro Medeiros está no Ministério da Pesca e Aquicultura, onde trilhou uma carreira ascendente. Iniciou como ASPAR (assessor de assuntos parlamentares e federativos), posteriormente assumiu o cargo de assessor especial do ministro e, mais recentemente, tornou-se assessor do secretário-executivo do ministério. Sua experiência diversificada em várias áreas da gestão pública o qualificou para assumir este novo desafio à frente do Ministério da Aquicultura. As informações são do blog do Júnior Campos.
O dia 4 de junho está reservado para o I Encontro de Forró Raiz do Pajeú. O evento abre a programação festiva de junho em Afogados da Ingazeira e tem a organização de Luciano Pires e Thiago Santana. Será às 21 horas na AABB. As atrações foram escolhidas a dedo: As Severinas, trio formado por […]
O dia 4 de junho está reservado para o I Encontro de Forró Raiz do Pajeú. O evento abre a programação festiva de junho em Afogados da Ingazeira e tem a organização de Luciano Pires e Thiago Santana. Será às 21 horas na AABB.
As atrações foram escolhidas a dedo: As Severinas, trio formado por Isabelly Moreira, a Belinah (triângulo, vocais e declamações), Monique D’Angelo (vocal e sanfona) e Marília Correia (zabumba), que valoriza o pé de serra, forró, cantoria de viola, xote, xaxado, baião.
Os shows do trio também são marcados por declamações de poetas populares, com versos autorais e de Rafaelzinha, Simone Passos, Mocinha de Passira, João Paraibano e tantos outros.
Recentemente completaram dez anos e lançaram o documentário “As Severinas – 10 anos”, com o incentivo da Lei Aldir Blanc, do Governo de Pernambuco e conta com o apoio da Fundação Cultural Cabras de Lampião.
Genailson do Acordeon, um dos artistas mais respeitados do Pajeú, com décadas a serviço do bom forró e o Forró D3, comandado pelo multiartista Fernando Marques, também Secretário de Cultura de Tuparetama.
As mesas estão na rapa do tacho. Para quem quiser garantir uma das últimas, os telefones para contato são (87) 9-9951-1500 ou 9-9925-3999.
Você precisa fazer login para comentar.