O jornalista Magno Martins lança nesta quarta-feira em Brasília o seu livro Perto do Coração, 245 páginas, Editora Carpe Diem, já em segunda edição. A noite de autógrafos está marcada para o Salão Nobre da Câmara dos Deputados, que fica ao lado do plenário e também próximo ao tradicional cafezinho, onde os parlamentares se encontram para um bate papo e troca de informações.
“Estarei por lá a partir das 19 horas e quero, desde já, agradecer aos amigos que estão dando uma força para o evento, como Aristeu Plácido Junior e Roberto Marinho, assim como os jornalistas Leandro Magalhães, Mércia Maciel, Márcio Accioly, Daniel Cruz e Hylda Cavalcanti, além da bancada de Pernambuco, especialmente o líder do DEM na Câmara, Mendonça Filho, autor do requerimento reservando o local do evento”, diz Magno.
Magno morou por 15 anos no DF. Trabalhou em vários jornais, como o Correio Braziliense, Jornal de Brasília, Última Hora, O Globo, Agência O Globo e a sucursal do Diário de Pernambuco, que dirigiu por cinco anos.
O Estopim A pesquisa IPEC sobre Arcoverde deixa um recado duro para a Câmara de Vereadores. A Casa tem 26% de avaliação positiva, enquanto 35% a consideram regular e 32% ruim ou péssima. Na confiança, só 14% dizem confiar ou confiar muito nos vereadores, contra 37% que confiam pouco e 46% que não confiam. A […]
A pesquisa IPEC sobre Arcoverde deixa um recado duro para a Câmara de Vereadores. A Casa tem 26% de avaliação positiva, enquanto 35% a consideram regular e 32% ruim ou péssima. Na confiança, só 14% dizem confiar ou confiar muito nos vereadores, contra 37% que confiam pouco e 46% que não confiam.
A percepção de representação é frágil. Apenas 17% afirmam que os vereadores representam os interesses da população sempre ou na maioria das vezes. Para 28%, isso ocorre às vezes. Outros 23% dizem raramente e 28% nunca. A maioria não enxerga representação política contínua.
Na fiscalização da Prefeitura, o alerta é grave. Só 15% consideram que os vereadores fiscalizam adequadamente o Executivo. Para 32%, a fiscalização é parcial, enquanto 46% afirmam que ela não é adequada. Sobre o desenvolvimento de Arcoverde, 15% respondem sim, 39% dizem em parte e 42% dizem não.
Em meio ao desgaste coletivo, Luciano Pacheco aparece isolado. Ele é lembrado espontaneamente por 32% e apontado por 31% como o vereador mais atuante. Célia surge em segundo, com 5%. Todos os demais nomes somados chegam a 21%. Isso não significa aprovação eleitoral a Luciano, mas mostra diferença de presença pública e percepção de atuação.
O outro lado pesa: 19% dizem que nenhum vereador é o mais atuante e 29% não sabem ou não respondem. Quase metade da amostra, 48%, não identifica atuação destacada de qualquer parlamentar.
A crise ajuda a contextualizar o cenário. Sessões foram esvaziadas por falta de quórum no confronto entre Luciano e os demais vereadores. Em julho, um pedido de informações sobre patrocinadores e gastos do São João apresentado por Luciano foi rejeitado por 9 votos a 1.
Outro recado é direto: 61% são contra aumentar de 10 para até 17 o número de vereadores, mesmo com a informação de que isso não implicaria aumento de despesas. Antes de discutir mais cadeiras, a Câmara precisa recuperar confiança, fiscalização, representação e utilidade pública.
Usando uma expressão comum na política, “a máquina começou a moer” em Serra Talhada. A abertura do São João Tradição na Capital do Xaxado teve como principal personagem o pré-candidato a governador Danilo Cabral e a pré-candidata ao Senado, Teresa Leitão, puxados, tal qual em quadrilha junina, pela prefeita Márcia Conrado e seu esposo, Breno […]
Usando uma expressão comum na política, “a máquina começou a moer” em Serra Talhada.
A abertura do São João Tradição na Capital do Xaxado teve como principal personagem o pré-candidato a governador Danilo Cabral e a pré-candidata ao Senado, Teresa Leitão, puxados, tal qual em quadrilha junina, pela prefeita Márcia Conrado e seu esposo, Breno Araújo. A gestora não escondeu, ao contrário, fez questão de mostrar seus candidatos. O seu candidato a Federal, Fernando Monteiro, também participou da puxada.
Antes, em um discurso ao lado de vereadores e aliados, Márcia deu recados diretos a opositores sobre os mantras que regem a campanha governista em Serra Talhada. “Primeiro, a fé em Deus. Segundo o amor pelo que fazemos. Terceiro, respeitar tudo e todo como merecem. Quarto, ter honra e transparência e isso esse grupo tem . Ao contrário do que querem falar, do que querem projetar, aqui tem uma mulher de honra e de verdade. Danilo é nosso candidato a governador”.
Danilo falou em firmar compromissos com o grupo da prefeita Márcia Conrado. “Politica é feita de gestos e desde o primeiro momento você foi uma das primeiras vozes a chegar à nossa porta e dizer, conte comigo Danilo, Serra Talhada estará junto com você. A gratidão é uma das maiores virtudes que eu tenho. Você já conquistou o nosso coração e vai ter um governador amigo. Você vai chegar no Palácio sem precisar bater à porta de ninguém. Será a nossa liderança aqui em Serra Talhada”. A fala soou como um recado claro a Luciano Duque e Sebastião Oliveira, que deixaram o bloco da Frente Popular.
Na programação oficial, a puxada junina teve o trio Elétrico Asas da América. A programação ainda contou com shows de Tatty Girl, Assisão e Walquiria Santos. Na programação de hoje, Mari Fernandes, As Severinas, VN e Banda e Forró das Meninas . A programação vai até o sábado, dia 25.
Com ações de fiscalização em todo o Estado durante a folia de Momo, a Operação Lei Seca em Pernambuco (OLS) dá início às 0h desta sexta-feira (09/02) ao esquema especial de Carnaval. O trabalho, que vai até a quarta-feira de cinzas (14/02), contará com todo o efetivo nas ruas, totalizando 210 profissionais, entre policiais militares, […]
Com ações de fiscalização em todo o Estado durante a folia de Momo, a Operação Lei Seca em Pernambuco (OLS) dá início às 0h desta sexta-feira (09/02) ao esquema especial de Carnaval.
O trabalho, que vai até a quarta-feira de cinzas (14/02), contará com todo o efetivo nas ruas, totalizando 210 profissionais, entre policiais militares, agentes do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) e técnicos da Secretaria Estadual de Saúde – que coordena as ações da Operação.
Ao todo, serão realizados 85 bloqueios de fiscalização itinerantes, em todos os turnos, com foco nos principais corredores de festas e acesso às praias. Os bloqueios acontecerão na capital, na Região Metropolitana do Recife e no interior pernambucano.
No total, a Operação Lei Seca irá às ruas com 12 blitzes educativas, com a presença de cadeirantes e muletantes vítimas de acidentes de trânsito, e 73 de fiscalização – o que representa um incremento de 15% em relação ao Carnaval do ano passado. Os profissionais envolvidos nos bloqueios irão distribuir peças informativas sobre o risco da mistura entre álcool e direção, camisinhas, cartilhas bilíngües (português – inglês) com orientações sobre a rede de atendimento disponível no SUS no Estado e dicas de saúde, além de folders sobre a febre amarela.
“Nosso objetivo com as ações deste Carnaval é reforçar para toda a sociedade que bebida e álcool não combinam. Com o esquema montado, a Operação Lei Seca terá acesso aos principais corredores de festividades no Grande Recife e interior, além das praias, com ações durante todo o dia. Iremos às ruas para reduzir o número de acidentados no trânsito pelo consumo de bebida alcoólica, ajudando a salvar vidas- esse é o nosso compromisso com os pernambucanos”, ressalta o coordenador executivo da OLS, Fábio Bagetti.
Balanço dos anos anteriores – A operação Carnaval, em 2017, abordou 11.942 veículos, totalizando 115 infrações por alcoolemia (6 crimes, 71 recusas ao teste do bafômetro e 38 constatações do consumo de bebida alcoólica pelo condutor). No total, 70 veículos foram rebocados e 617 motoristas multados.
Operação Lei Seca – Os acidentes e mortes no trânsito são encarados como questão de saúde pública e considerados como uma epidemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Em Pernambuco, por ano, são gastos cerca de R$ 1 bilhão com os acidentados de moto, quantitativo utilizado na saúde, previdência e outras áreas. No setor de saúde, esse tipo de paciente tem impacto na lotação dos leitos de enfermarias e de UTIs, nas cirurgias eletivas, que precisam ser canceladas para que haja os atendimentos de urgência; e na reabilitação.
Por conta disso, em 2011, o Governo de Pernambuco implantou a Operação Lei Seca no Estado, sob coordenação da Secretaria Estadual de Saúde. O programa traz a educação e a orientação aos condutores como eixo principal.
A Celpe informa em nota que será interrompido o fornecimento de energia elétrica em algumas áreas da região, dentre elas Serra Talhada. de acordo com a seguinte programação: Dia 12 de julho, vai faltar energia das 07h às 13h nas ruas: Coronel Cornélio Soares, Francisca Godoy, Enock Ignácio de Oliveira, Irmã Luiza Rocha, Enock Inácio […]
A Celpe informa em nota que será interrompido o fornecimento de energia elétrica em algumas áreas da região, dentre elas Serra Talhada. de acordo com a seguinte programação:
Dia 12 de julho, vai faltar energia das 07h às 13h nas ruas: Coronel Cornélio Soares, Francisca Godoy, Enock Ignácio de Oliveira, Irmã Luiza Rocha, Enock Inácio e Francisco Godoy.
Na AABB das 07h às 11h nas ruas Severino Gomes Leite, Severino Gomes de Lima, Irineu Alves Magalhães, Joaquim Alves Magalhães, Antônio Alves Oliveira, Enokc Alves Carvalho, Osvaldo de Godoy Lima, José dos Santos, José Nogueira dos Santos, João Alves de Magalhães, Tabelião João de Souza Melo, José Joaquim de Lima, Francisco Souza Melo, Vilany Kehrle e nas travessas: Tomé ramos, Joaquim Alves Magalhães e Tomé de Souza Ramos.
Das 13h às 17h nas ruas Enock Ignácio Oliveira, Joaquim Godoy, Francisca Godoy, Irmã Luiza Rocha e na avenida Joaquim Godoy.
E em Custódia, das 08h às 12h na rua Apolônio Corneiro.
Após mais de dois anos e meio em colapso em função de uma das piores estiagens da história, a população de Itapetim comemora o retorno da água as torneiras. O abastecimento regular foi restabelecido pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) na manhã desta quinta-feira (14), duas semanas dias após a chuva de 180 mm que […]
Após mais de dois anos e meio em colapso em função de uma das piores estiagens da história, a população de Itapetim comemora o retorno da água as torneiras.
O abastecimento regular foi restabelecido pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) na manhã desta quinta-feira (14), duas semanas dias após a chuva de 180 mm que recuperou todos os mananciais do município.
Para garantir maior agilidade ao restabelecimento do serviço, foi necessária parceria da Compesa com a Prefeitura de Itapetim, em uma série de intervenções na rede de distribuição e na estação de tratamento. A parceria foi firmada entre o chefe do Setor de Distribuição, Washington Jordão e o prefeito Arquimedes Machado.
Segundo o chefe de distribuição da Compesa, Washington Jordão, devido a necessidade de ampliação da estação de tratamento e de possíveis reparos em canos quebrados, o abastecimento será feito em sistema de rodizio até a conclusão dos serviços.
O retorno da água as torneiras foi comemorado com um grande foguetório em toda a cidade.
Você precisa fazer login para comentar.