Luciano Pacheco comemora acordo com LW para piso de Agentes de Saúde e Endemias
Por Nill Júnior
O vereador Luciano Pacheco comemorou em sua rede social a reunião com o prefeito Wellington Maciel e os Agentes de Saúde e Endemias.
Nela houve debate sobre o reajuste salarial da categoria. “Essa luta comecei há duas semanas atrás e foram muitas conversas até o dia de hoje. Ficou decidido que o prefeito vai pagar e bancar com recursos do município aos agentes de endemias, incluindo o retroativo desde janeiro de 2023”.
Luciano agradeceu ao prefeito. “Sempre está disposto a resolver os problemas com prontidão”. A partir de 1 de janeiro de 2023, os ACS – Agentes Comunitários de Saúde e ACE – Agentes de Combate às Endemias, terão seus salários bases reajustados para o valor de R$ 2.604,00, ou seja, dois salários mínimos. O reajuste representa um aumento de 7,43% sobre o salário bruto de 2022 das duas categorias para o cumprimento da carga horária integral de 40 (quarenta) horas semanais, ressalvada jornada diferenciada instituída por Lei especifica.
Empresária aproveitou para alfinetar apoio do PSB a Lula. “Estão tendo que engolir o que cuspiram a pouco tempo atrás”. Por André Luis A empresária Evângela Vieira confirmou em entrevista ao programa A Tarde é Sua da Rádio Pajeú desta segunda-feira (02/05), a sua pré-candidatura a deputada estadual pelo Solidariedade, mesmo partido da pré-candidata ao […]
Empresária aproveitou para alfinetar apoio do PSB a Lula. “Estão tendo que engolir o que cuspiram a pouco tempo atrás”.
Por André Luis
A empresária Evângela Vieira confirmou em entrevista ao programa A Tarde é Sua da Rádio Pajeú desta segunda-feira (02/05), a sua pré-candidatura a deputada estadual pelo Solidariedade, mesmo partido da pré-candidata ao Governo do Estado Marília Arraes.
Evângela que até bem pouco tempo fazia parte da Frente Popular de Afogados da Ingazeira, afirmou que o seu nome está colocado pra valer.
“O projeto é de verdade, vai ter prosseguimento, não é uma candidatura laranja em hipótese nenhuma, não é porque precisa compor grupo, precisa ter mulher candidata, é por um projeto de lançar o meu nome no cenário político e de entender como esse nome vai ser aceito em Afogados da Ingazeira e no estado já que estamos falando de uma candidatura a nível de estado”, garantiu.
Ela informou que antes de ir a emissora se reuniu com o ex-prefeito de Afogados Totonho Valadares para informar que estaria anunciando a sua pré-candidatura. Segundo ela, o ex-prefeito disse que ela tinha todo o direito de colocar o nome para ser votada também.
Em 2020, a empresária teve o nome ventilado para ocupar a vice do ex-prefeito Totonho Valadares diante da ameaça de rompimento dele com a Frente Popular, o que levaria Totonho a voltar a colocar seu nome na disputa.
“Sempre me perguntavam porque eu não colocava o meu nome para um projeto político. Em 2020 estavamos juntos com Totonho defendendo o nome dele para o pleito municipal, houve uma aliança entre o grupo de Totonho e o do ex-prefeito José Patriota e estivemos juntos defendendo a candidatura de Alessandro Palmeira e de Daniel Valadares que é um grande amigo meu”, afirmou.
“Nos não estamos saindo de um grupo político, estamos formando um novo grupo, eu acredito que essa candidatura junto com Marília Arraes, a nossa futura governadora vai ter um impacto positivo no cenário político do município porquê nós estamos já ha bastante tempo sem nomes novos”, disse Evângela defendendo renovação na política municipal.
Evângela revelou que foi convidada pela própria Marília para uma reunião na casa dela no Recife, onde esteve junto com o marido, o também empresário Alexandro Queiroz, onde foi fechado o apoio, mas que antes recebeu convite do senador Fernando Bezerra.
“Também tive uma conversa política com o senador Fernando Bezerra que naquele momento me convidava para fazer exatamente essa composição, para ir para o União Brasil e disputar como candidata a estadual pelo partido defendendo o nome de Miguel Coelho. Na oportunidade eu falava com o senador que eu tinha uma afinidade política com a Frente Popular e não conseguia me ver nesse grupo”, revelou
Evângela explicou que hoje, não votaria mais no PSB a nível estadual. “Eu acredito que o nome de Marília já era natural desde 2018 onde tivemos a reeleição do governador Paulo Câmara, nós tivemos um boicote do nome dela a nível de estado, posteriormente, no Recife e agora se apresenta o Danilo Cabral que merece todo o nosso respeito, mas não me chama a atenção pra defender esse nome para o Governo, eu acho que tá na hora de mudar”, explicou.
A empresária também criticou a tentativa o projeto de poder do PSB em Pernambuco. “Nós não podemos fazer hoje o que aconteceu em momentos passados quando um grupo político mudava gerações mandando no estado, eu penso que Pernambuco tem o direito de renovar de começar a defender outros nomes que não somente o nome do PSB, da família Campos. Nós sabemos que há um projeto do PSB para que João Campos seja o governador do estado, temos aí o Pedro Campos que tá entrando pra ser deputado federal e nós precisamos também fortalecer o nome de Marília”, disse.
Evângela não quis especular a quantidade de votos que vai ter e evitou se colocar como um futuro nome da oposição em Afogados da Ingazeira. “A gente não pode já começar uma coisa imaginando que já vai estar contra outra pessoa ou outro grupo eu estou a favor do meu próprio projeto”, afirmou. Mas não negou que o pleito de 2022 vai servir de termômetro para um futuro projeto politico municipal.
Falando sobre a aliança entre PT e PSB e no apoio declarado do ex-presidente Lula a pré-candidatura de Danilo Cabral, a pré-candidata alfinetou: o ex-presidente Lula está tendo o apoio do PSB que foi o maior atirador de pedras na eleição passada e naquele processo do impeachment de Dilma, nos percebemos que as pessoas estão tendo que engolir o que cuspiram a pouco tempo atrás e as pessoas percebem que isso não representa outra coisa se não a necessidade de permanecer no poder”, alfinetou.
Com relação à composição da chapa majoritária de Marília disse que ainda “tem muita água pra passar por baixo da ponte, mas está sendo muito positivo. Estamos vendo aí nomes como o Eduardo da Fonte que está vindo pra cá agora, temos o possível apoio do deputado Sebastião Oliveira que não é do Solidariedade, mas que tem a possibilidade de estar junto, e só temos visto os apoios de Marília crescerem, isso é muito bom e a gente fica assim, cada vez mais confiante na vitória”, pontuou Evângela.
Nesta terça-feira (10), às 9h, será realizada uma Audiência Pública para debater “Políticas Afirmativas para Entrada e Permanência na Universidade de Pernambuco” pela Universidade de Pernambuco (UPE) na Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE). O evento, realizado pela Comissão de Educação, foi proposto pela deputada estadual Rosa Amorim e convoca estudantes, professores e servidores técnico-administrativos para […]
Nesta terça-feira (10), às 9h, será realizada uma Audiência Pública para debater “Políticas Afirmativas para Entrada e Permanência na Universidade de Pernambuco” pela Universidade de Pernambuco (UPE) na Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE). O evento, realizado pela Comissão de Educação, foi proposto pela deputada estadual Rosa Amorim e convoca estudantes, professores e servidores técnico-administrativos para participarem do debate.
“A UPE é a universidade com maior número de campi no nosso estado, presente em 10 cidades, e com mais de 15 mil estudantes de graduação e 3 mil de pós-graduação; mas, ainda assim, a instituição não possui cotas raciais, por exemplo. A UPE precisa avançar nas políticas afirmativas para a entrada e a permanência dos estudantes, por isso é tão importante este debate”, destacou Rosa Amorim.
A Audiência contará com a presença de representantes do Governo de Pernambuco, da Reitoria da UPE, do Diretório Central dos Estudantes (DCE/UPE), da União dos Estudantes de Pernambuco (UEP), da União Nacional dos Estudantes (UNE), da Seção Sindical dos Docentes da Universidade de Pernambuco (ADUPE), do Sindicato dos Servidores da Universidade de Pernambuco (SINDUPE) e do Ministério Público de Pernambuco (MPPE).
SERVIÇO
Audiência Pública sobre “Políticas Afirmativas para Entrada e Permanência na Universidade de Pernambuco”
Data: 10 de outubro (terça-feira)
Hora: 9h
Endereço: Auditório Sérgio Guerra, na Alepe (Rua da União, 397 – Boa Vista, Recife – PE)
Por Anchieta Santos Não é só a chapa governista que está definida em Solidão para a eleição de 2016. A oposição também está apressada e já bateu o martelo dos seus componentes. O ex-prefeito Genivaldo Soares definido como candidato a Prefeito, ganhou a companhia do vereador Rogério Barros que rompeu com a Prefeita Cida Oliveira(PSB). […]
Não é só a chapa governista que está definida em Solidão para a eleição de 2016. A oposição também está apressada e já bateu o martelo dos seus componentes. O ex-prefeito Genivaldo Soares definido como candidato a Prefeito, ganhou a companhia do vereador Rogério Barros que rompeu com a Prefeita Cida Oliveira(PSB).
Assim, enquanto a situação terá a chapa formada pelos vereadores Djalma Alves para prefeito e Jose Nogueira para vice-Prefeito, a oposição vai à luta com Genivaldo Soares para prefeito e Rogério Barros vice. Outro vereador a deixar o grupo da prefeita foi Genival Barros, primo de Rogério.
Em torno de sua candidatura, Genivaldo Soares já contabiliza apoios importantes como dos ex-prefeitos Jacinete Melo e Diomésio Oliveira e dos ex-vice-prefeitos Raimundo Godê e Rosa Dalva. A sucessão de Solidão promete.
Agência Brasil A Caixa Econômica Federal anuncia nesta segunda-feira (5) o cronograma de liberação do saque imediato de parcela de até R$ 500 por conta ativa ou conta inativa do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Conforme a Medida Provisória nº 889, as liberações ocorrerão de setembro deste ano a março de 2020. […]
A Caixa Econômica Federal anuncia nesta segunda-feira (5) o cronograma de liberação do saque imediato de parcela de até R$ 500 por conta ativa ou conta inativa do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Conforme a Medida Provisória nº 889, as liberações ocorrerão de setembro deste ano a março de 2020.
A projeção do Ministério da Economia é alcançar 96 milhões de trabalhadores e injetar R$ 30 bilhões na economia – R$ 28 bilhões em 2019 e R$ 12 bilhões em 2020.
A indústria e o comércio têm expectativa de aquecimento econômico com a liberação desses recursos. Segundo o economista Marcelo Azevedo, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), “é uma medida de curto prazo que é fundamental para a retomada da economia. Se as medidas de longo prazo [como as reformas da Previdência Social e tributária] vão ajudar a sustentar [o crescimento], medidas como liberação de recursos têm potencial de, no curto prazo, uma injeção necessária para o primeiro arranque na economia”, defende.
Consumo
A liberação do FGTS pode estimular o consumo e reduzir o estoque de artigos já produzidos pela indústria, movimento importante para preparar a retomada do ciclo econômico mais positivo. A CNI, no entanto, ainda não tem uma estimativa desse eventual efeito.
Com dinheiro extra na mão, o trabalhador poderá ir às compras ou acertar o pagamento de dívidas. Segundo o Ministério da Economia, 23 milhões de pessoas poderão quitar suas dívidas com o saque imediato do FGTS.
“Mesmo que as famílias priorizem os pagamentos de dívidas. Isso também acaba ajudando o consumo”, assinala Marianne Hanson, economista da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Segundo ela, o pagamento de dívidas diminui o comprometimento da renda das famílias e retiram da inadimplência quem tem contas em atraso.
Projeção da CNC indica que com a liberação do FGTS pelo menos R$ 7,4 bilhões poderão migrar para o comércio varejista com a compra de bens duráveis e não duráveis. O efeito poderá ser potencializado, pois durante o período de liberação ocorrerá o pagamento do 13º salário. Hanson tem expectativa de que o crescimento do consumo abra mais vagas temporárias no comércio e aumente a renda das famílias onde há desempregados.
O consumo das famílias é responsável por R$ 6 de cada R$ 10 da demanda agregada que estimula o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), indicador que mede o fluxo de novos bens e serviços finais produzidos. No último ano, o PIB do comércio apresentou crescimento de 2,3%; e a indústria aumento de 0,6%. O PIB 2018 de toda a economia cresceu 1,1%.
Saque aniversário e construção civil
Além do saque imediato, a MP 889 traz a modalidade do saque aniversário que prevê, a partir de 2020, a possibilidade de o trabalhador retirar, anualmente, um percentual de seu saldo no FGTS. A expectativa do Ministério da Economia é de que o saque aniversário dê aos trabalhadores acesso a R$ 12 bilhões.
A liberação dos saques depende, no entanto, da adesão individual do trabalhador. As duas modalidades de saque criadas pela MP somam R$ 42 bilhões para serem liberados em 16 meses (quatro de 2019 e doze de 2020).
Para o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins, a liberação dos saques deve ser efetiva para o aquecimento da economia, por meio do consumo.
Ele, no entanto, demonstra preocupação com a manutenção da capacidade de financiamento do FGTS para o setor de construção civil. “Aquecendo a economia e não havendo perda já é muito bom. O que a gente precisa ver é como isso vai ser acontecer para que, ao longo do tempo, não tenha buraco de falta de recurso ou alguma coisa desse tipo”, escreveu em nota à Agência Brasil.
Martins sublinha que o anúncio da manutenção do financiamento de obras de habitação e infraestrutura por meio do FGTS deixou o setor otimista. “A veemência com que o presidente, ministros, secretários e presidentes de bancos estatais garantem que não haverá efeitos na construção nos tranquiliza em relação aos contratos que nós temos assinados e que têm desembolsos futuros”.
De acordo com o Ministério da Economia, as contas dos trabalhadores no FGTS somam R$ 419 bilhões.
O Prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, entregou no último sábado (30), um caminhão compactador para a coleta de lixo no munício. O novo caminhão tem capacidade de 3,9 toneladas e vai absorver 90% da coleta hoje feita em caçambas abertas. A entrega ocorreu nas presenças da equipe que atua na coleta, populares e […]
O Prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, entregou no último sábado (30), um caminhão compactador para a coleta de lixo no munício. O novo caminhão tem capacidade de 3,9 toneladas e vai absorver 90% da coleta hoje feita em caçambas abertas.
A entrega ocorreu nas presenças da equipe que atua na coleta, populares e vereadores da bancada de governo na Câmara Municipal. A entrega ocorreu após a missa matinal. O veículo foi abençoado pelo Padre Josenildo Nunes e já entrou em operação nesta segunda-feira, informa a prefeitura em nota.
O novo caminhão marca uma etapa importante na história de Afogados, dando mais dignidade aos profissionais da limpeza urbana, que também receberam das mãos do Prefeito os novos uniformes e equipamentos de proteção individual.
“Estamos fazendo a nossa parte, garantindo uma coleta mais rápida, eficiente e com dignidade para os trabalhadores. Espero que a população nos ajude fazendo a sua parte, que é colocando o lixo nos dias e horários da coleta em cada bairro. Assim teremos uma cidade mais limpa e saudável,” afirmou o Prefeito José Patriota durante a entrega do veículo.
Cobrança do blog e da comunidade: havia muitas críticas à falta de humanização na coleta, com trabalhadores em cima de amontoados de lixo em caminhões impróprios, sem equipamentos de segurança. Além da população através de emissoras como a Rádio Pajeú e da oposição, autoridades como o Vigário Geral da Diocese, Monsenhor João Acioly tratavam a coleta como “desumana”.
Atenção para o calendário de dias e horários em que o caminhão compactador passará em cada bairro :
Você precisa fazer login para comentar.