Sem categoria

Justiça Eleitoral atua para assegurar exercício do voto a pessoas com deficiência

Por Nill Júnior

Levantamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) revela que o país tem hoje 378.806 eleitores com deficiência. Consideradas as tipologias, 13.983 pessoas se declararam deficientes auditivas, 52.266 deficientes visuais, 141.282 com problemas de locomoção, 23.444 com dificuldade para o exercício do voto e 183.674 com algum outro tipo de deficiência. Lembrando que um mesmo eleitor pode declarar ter mais de uma deficiência, simultaneamente.  As informações são do TSE.

São Paulo é o Estado com maior número desses eleitores (117.471), seguido do Rio de Janeiro (39.216), Paraná (34.224), Minas Gerais (18.966) e Ceará (15.865).  Acre e Amapá são os Estados com o menor número de eleitores que afirmaram ter algum tipo de deficiência, 967 e 1.316, respectivamente, além dos eleitores deficientes que moram no exterior (40). O número total desses eleitores pode aumentar, já que a inscrição eleitoral para quem quiser votar nas eleições gerais de 2014 termina em 7 de maio deste ano.

A Justiça Eleitoral trabalha para aprimorar, cada vez mais, o acesso das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida ao processo eleitoral, para garantir a esses cidadãos o pleno exercício do voto. Para isso, o TSE instituiu o Programa de Acessibilidade da Justiça Eleitoral (Resolução nº 23.381) em junho de 2012.

A implantação do programa, que acontece de maneira gradual, busca remover barreiras físicas, arquitetônicas, de comunicação e modificar atitudes em relação às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. O objetivo final é promover o acesso, amplo e irrestrito, com segurança e autonomia, desses eleitores ao processo eleitoral. Pelo Programa de Acessibilidade, os Tribunais Regionais Eleitorais e as zonas eleitorais devem organizar um plano de ação destinado a garantir o total acesso desses cidadãos aos locais de votação.

Outras Notícias

Jaques Wagner deixa liderança do governo Lula

O senador Jaques Wagner (PT-BA) anunciou a saída do cargo de líder do governo Senado após uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na tarde desta quarta-feira (24). “Acabei de ter uma ótima reunião com o presidente Lula, uma conversa entre amigos, e decidimos, em comum acordo, que me afastarei da liderança […]

O senador Jaques Wagner (PT-BA) anunciou a saída do cargo de líder do governo Senado após uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na tarde desta quarta-feira (24).

“Acabei de ter uma ótima reunião com o presidente Lula, uma conversa entre amigos, e decidimos, em comum acordo, que me afastarei da liderança do governo no Senado Federal”, escreveu em seu perfil do X.

O petista também afirmou que vai focar na sua defesa e reeleição ao Senado.

“Neste momento, minha prioridade absoluta é provar minha inocência e me dedicar à reeleição do presidente Lula e do governador Jerônimo Rodrigues, além da minha reeleição junto com Rui Costa para o Senado”, completou.

Nesta semana, a defesa de Jaques apresentou ao STF (Supremo Tribunal Federal) um recurso para anular a decisão que autorizou a busca e apreensão em seus endereços, sob o argumento de erros graves.

A ação, autorizada pelo ministro André Mendonça, permitiu a retenção de dinheiro em espécie acima de R$ 20 mil, além de celulares, computadores, documentos, joias, obras de arte e outros bens considerados relevantes para a investigação.

Romário cobrado por ausências no Senado para comentar Copa nos EUA

Enquanto comenta diversos jogos direto dos Estados Unidos, durante a Copa do Mundo, o senador Romário (PL-RJ) continua exercendo seu mandato, podendo receber até R$ 46 mil mensais, valor do seu salário integral. Essa possibilidade acontece por causa do regime semipresencial de votação que os senadores implementaram para esta semana e que pode se estender […]

Enquanto comenta diversos jogos direto dos Estados Unidos, durante a Copa do Mundo, o senador Romário (PL-RJ) continua exercendo seu mandato, podendo receber até R$ 46 mil mensais, valor do seu salário integral.

Essa possibilidade acontece por causa do regime semipresencial de votação que os senadores implementaram para esta semana e que pode se estender pelo período junino, medida que está sendo considerada por Alcolumbre e algumas lideranças.

Nesta semana, os parlamentares podem votar remotamente por meio do aplicativo Infoleg, que permite ao ex-jogador permanecer no exterior sem precisar se afastar formalmente do cargo e votar em um projeto de lei ou uma proposta de emenda parlamentar, nos intervalos dos seus comentários futebolísticos.

Nas sessões em que não puder registrar presença ou votar, Romário tomará falta, o que pode impactar no salário. Para sua atividade privada, Romário fechou parceria com Cazé TV, dividindo seus comentários com propagandas de casas de apostas. O valor do cachê do ex-jogador não foi divulgado.

Nas redes sociais, os internautas têm criticado a medida. Para a Folha de S.Paulo, o gabinete de Romário respondeu que “o senador continuará acompanhando as pautas do Congresso Nacional, exercendo suas funções parlamentares em defesa da população do estado do Rio de Janeiro”.

A ausência física do senador ocorre justamente quando o Congresso começa a discutir uma das principais pautas trabalhistas em debate no país: o fim da escala 6×1, da qual ele é contra. Ele só poderá aderir às votações quando a sessão for semipresencial, o que talvez não seja o caso da PEC.

Romário deve permanecer nos Estados Unidos até a final da Copa do Mundo, marcada para 19 de julho, e o recesso parlamentar começa dia 18 do mesmo mês.

Enquanto milhões de brasileiros enfrentam jornadas exaustivas e aguardam mudanças nas regras de trabalho, Romário acompanhará à distância as primeiras movimentações sobre o tema.

Duque cobra apuração, reforço na segurança e manifesta solidariedade após episódio de violência no São João de Serra Talhada

O deputado estadual Luciano Duque manifestou solidariedade às vítimas, aos familiares e a todos que foram impactados pelo episódio de violência registrado na madrugada desta quarta-feira (24), durante os festejos juninos em Serra Talhada. O parlamentar afirmou estar acompanhando de perto os desdobramentos do caso e defendeu uma apuração rigorosa dos fatos para que as […]

O deputado estadual Luciano Duque manifestou solidariedade às vítimas, aos familiares e a todos que foram impactados pelo episódio de violência registrado na madrugada desta quarta-feira (24), durante os festejos juninos em Serra Talhada.

O parlamentar afirmou estar acompanhando de perto os desdobramentos do caso e defendeu uma apuração rigorosa dos fatos para que as responsabilidades sejam devidamente esclarecidas.

Como representante de Serra Talhada na Assembleia Legislativa de Pernambuco, Duque também cobrou esclarecimentos sobre o cumprimento das medidas de segurança previstas para o evento, incluindo possíveis falhas e o descumprimento de compromissos firmados junto aos órgãos de controle.

“É um momento muito delicado para nossa cidade. Não posso me omitir diante de um fato tão grave. É preciso identificar responsabilidades, apurar o que aconteceu e adotar providências para que situações como essa não voltem a ocorrer”, afirmou.

O deputado destacou ainda a importância do São João para a cultura, a economia e a geração de renda no município, mas ressaltou que a continuidade da programação exige atenção redobrada à segurança.

“O São João movimenta trabalhadores, comerciantes, artistas e toda uma cadeia produtiva. O povo de Serra Talhada merece viver essa festa com tranquilidade. Como a Prefeitura decidiu manter a programação, vou solicitar à governadora Raquel Lyra e à Secretaria de Defesa Social o reforço do policiamento e de todas as ações necessárias para garantir a segurança da população na festa”, concluiu.

São João do Gonzagão vive mais uma noite

O tradicional São João do Gonzagão voltou na noite desta terça-feira (23), em Iguaracy, consolidando mais uma edição de sucesso das festividades juninas promovidas pelo Governo Municipal. A programação é organizada pela Prefeitura de Iguaracy, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo. Antes dos shows musicais, o público acompanhou apresentações culturais. Subiram ao palco […]

O tradicional São João do Gonzagão voltou na noite desta terça-feira (23), em Iguaracy, consolidando mais uma edição de sucesso das festividades juninas promovidas pelo Governo Municipal.

A programação é organizada pela Prefeitura de Iguaracy, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.

Antes dos shows musicais, o público acompanhou apresentações culturais. Subiram ao palco a Quadrilha Junina Alvorecer Dourado e a Cia de Dança Filhos do Sol, que fez a estreia do espetáculo “Um Sonho de São João”. As apresentações foram registradas em vídeo e serão disponibilizadas ao público através da Tv Web Sertão em breve.

Na sequência, a festa foi animada pelos shows de Genailson & Banda, um dos principais nomes do forró da região.

O encerramento da festa ficou por conta do cantor Mateus Max.

O prefeito Dr. Pedro Alves prestigiou o evento ao lado da primeira-dama, Dra. Graça Valadares, de integrantes da equipe de governo e amigos. Durante a noite, o gestor visitou barracas, cumprimentou comerciantes e conversou com moradores e visitantes.

A programação do São João do Gonzagão continua nesta quarta-feira (24). O secretário de Cultura e Turismo, Rodrigo Faustino aproveitou para convidar toda a população de Iguaracy e da região a prestigiar mais uma noite de celebração das tradições juninas.

O evento contará com os shows do Vaqueiro Ktatal e da dupla Heraldo Junior & Emanoel, conhecida como “As Lendas das Vaquejadas”.

Serra: Prefeitura emite nota e mantém programação junina

NOTA OFICIAL A Prefeitura de Serra Talhada manifesta profunda solidariedade aos policiais militares, aos cidadãos feridos e aos seus familiares em razão da grave ocorrência registrada na madrugada desta quarta-feira durante os festejos do São João 2026. Desde o momento em que fomos informados do ocorrido, nossa prioridade absoluta tem sido acompanhar o atendimento às […]

NOTA OFICIAL

A Prefeitura de Serra Talhada manifesta profunda solidariedade aos policiais militares, aos cidadãos feridos e aos seus familiares em razão da grave ocorrência registrada na madrugada desta quarta-feira durante os festejos do São João 2026.

Desde o momento em que fomos informados do ocorrido, nossa prioridade absoluta tem sido acompanhar o atendimento às vítimas, disponibilizar apoio às equipes de saúde e colaborar integralmente com as forças de segurança e demais órgãos envolvidos na ocorrência.

Em situações como esta, é necessário cautela para que nenhuma informação falsa ou não confirmada seja divulgada antes da devida averiguação. Esse processo exige tempo e responsabilidade, especialmente diante da gravidade dos fatos.

Repudiamos toda forma de violência e reafirmamos nosso compromisso com a segurança da população. O São João de Serra Talhada é uma celebração construída para as famílias, para a cultura e também para garantir o sustento de ambulantes, trabalhadores, equipes técnicas, artistas e demais pessoas envolvidas na realização da festa.

Por esse motivo, a programação desta noite segue mantida, por se tratar da última noite do evento, com toda a atenção voltada para a segurança, com reforço no policiamento e na segurança para o bom andamento das atividades.

O ocorrido trata-se de um fato isolado que não reflete o histórico de tranquilidade do evento, mas que exige resposta firme e não diminui o compromisso da gestão com a realização de eventos seguros. Pelo contrário: reforça nossa determinação em aprimorar continuamente os protocolos de segurança, fortalecer a atuação integrada com as forças policiais e adotar todas as medidas necessárias para proteger a população.

Neste momento, pedimos respeito às vítimas, responsabilidade na divulgação de informações e confiança no trabalho das autoridades que conduzem as investigações.

Prefeitura de Serra Talhada