Inmet emite alerta de chuvas intensas para 79 cidades da PB
Por Nill Júnior
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo de perigo potencial de chuvas intensas para 79 municípios da Paraíba.
O aviso foi emitido às 10h de ontem, sexta-feira (28) e segue até este sábado (29). Conforme o alerta, poderá chover entre 20 e 30 milímetros por hora, ou até 50 milímetros por dia, nas cidades listadas.
Os ventos devem ser intensos, de 40 a 60 quilômetros por hora. Há baixo risco de corte de energia elétrica, de queda de galhos de árvores, de alagamentos e descargas elétricas.
O Inmet recomenda que os moradores das cidades listadas, que em caso de rajadas de vento, evitem se abrigar embaixo de árvores. Veículos também não devem ser estacionados próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
A população deve evitar utilizar aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Em caso de problemas, o órgão orienta que as pessoas entrem em contato com a Defesa Civil, por meio do número 199, e com o Corpo de Bombeiros, por meio do número 193.
Da Coluna do Domingão Por André Luis – Redator executivo do blog Não foi improviso, não foi ruído institucional, tampouco um desvio técnico de dosimetria. A aprovação do projeto que reduz as penas de Jair Bolsonaro e de outros condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro tem método, tempo e consequência. O que o […]
Não foi improviso, não foi ruído institucional, tampouco um desvio técnico de dosimetria. A aprovação do projeto que reduz as penas de Jair Bolsonaro e de outros condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro tem método, tempo e consequência. O que o Senado aprovou foi menos uma correção penal e mais a formalização de um grande acordão político, costurado nos bastidores, para aliviar a resposta do Estado a um ataque frontal à democracia.
A linha do tempo expõe o enredo. Meses antes da votação, surgiram declarações do presidente da República relativizando o tempo de prisão do ex-presidente. Depois, vieram semanas de conversas discretas envolvendo Congresso, interlocutores políticos experientes e membros do sistema de Justiça. O texto foi sendo “ajustado”: tirou-se a palavra anistia, manteve-se o efeito prático. Ao final, o resultado é cristalino, aceleração da progressão de regime para crimes contra o Estado Democrático de Direito e redução expressiva das penas dos envolvidos nos ataques de 8 de janeiro.
O discurso público tentou preservar aparências. O governo condena a anistia, promete veto e reafirma compromisso com a democracia. O Congresso aprova a mudança. O Supremo acompanha o debate. Cada poder cumpre seu papel formal, mas o desfecho converge para o mesmo ponto: punir, sim, porém não demais. Condenar, mas sem causar atritos que “atrapalhem” a engrenagem política.
É justamente aí que mora o problema. Democracia não se defende pela metade. O recuo na punição de crimes contra o Estado Democrático de Direito envia uma mensagem perigosa: tentar um golpe pode compensar, desde que haja força política suficiente depois. O custo institucional dessa sinalização é alto. Normaliza-se a exceção, relativiza-se a gravidade do ataque e transforma-se a Justiça em variável de negociação.
Os atos de 8 de janeiro não foram vandalismo comum. Foram a culminância de um projeto de ruptura, com liderança política, financiamento, mobilização e objetivo claro. Reduzir penas, flexibilizar progressões e “absorver” tipos penais mais graves não é pacificação, é rebaixamento da resposta democrática. Não fortalece instituições; as fragiliza.
Argumenta-se que governar exige pragmatismo, que a correlação de forças impõe concessões. É verdade que governabilidade cobra preço. Mas há limites. Quando o preço é a integridade do princípio democrático, o pragmatismo vira conivência. O veto presidencial anunciado, se vier, poderá cumprir função simbólica, mas a previsível derrubada pelo Congresso apenas completará o roteiro: todos acenam para suas bases, enquanto os condenados colhem o benefício.
O grande acordão não é apenas sobre Bolsonaro. É sobre o precedente que se cria. É sobre dizer ao país que a democracia pode ser atacada e, depois, renegociada. Isso não é estabilidade; é erosão lenta. A Justiça não pode ser o colchão da política. Se for, a conta chega, e sempre chega mais cara. Democracia não é torcida. É princípio. E princípio não se negocia.
A Prefeitura de Afogados entregou nesta sexta (17) três veículos utilitários 0km (Fiat Strada) e equipamentos para os agentes comunitários de saúde (aferidores digitais de pressão; oxímetros, que medem a oxigenação do sangue; glicosímetros, para medir as taxas de glicose e os riscos da diabetes; além de termômetros). Veículos e equipamentos já estão à disposição […]
A Prefeitura de Afogados entregou nesta sexta (17) três veículos utilitários 0km (Fiat Strada) e equipamentos para os agentes comunitários de saúde (aferidores digitais de pressão; oxímetros, que medem a oxigenação do sangue; glicosímetros, para medir as taxas de glicose e os riscos da diabetes; além de termômetros).
Veículos e equipamentos já estão à disposição da Secretaria Municipal de Saúde para reforçar o trabalho na atenção básica, porta de entrada para o sistema único de saúde (SUS). A Prefeitura de Afogados investiu 363 mil Reais na aquisição, com recursos próprios. A entrega aconteceu no centro tecnológico.
Os Agentes Comunitários de Saúde concluíram, recentemente, um curso de técnico em saúde, que teve duração de 08 meses e foi ministrado através de uma parceria da Prefeitura de Afogados com o Ministério da Saúde, Conselho Nacional de secretários municipais de saúde (Conasems) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O curso propicia a melhor utilização dos equipamentos e a leitura técnica dos dados coletados.
“Hoje é dia de comemoração. Temos grande gratidão à gestão municipal. Nosso Prefeito Sandrinho vem trazer mais uma conquista. Vamos poder aferir a pressão, medir a glicose e a temperatura com bem mais precisão. Isso vai ajudar na identificação mais rápida de eventuais problemas de saúde na população que atendemos diariamente,” afirmou o agente de saúde e presidente do sindicato da categoria, Rogério Oliveira.
“Ninguém governa sozinho. Os vereadores tem nos ajudado, mas vocês também tem nos ajudado, atendendo tão bem a nossa população, nos cuidados da atenção básica, que é a porta de entrada para quem precisa dos serviços municipais de saúde. Os investimentos maciços que fazemos na saúde municipal representam investimentos no bem-estar e na qualidade de vida do nosso povo,” afirmou o Prefeito Sandrinho Palmeira.
As entregas contaram com as presenças dos agentes comunitários de saúde; do vice-prefeito, Daniel Valadares; do secretário municipal de saúde, Artur Amorim; além dos Vereadores Reinaldo Lima, Raimundo Lima, Erickson Torres, Gal Mariano e César Tenório.
O ex-prefeito Totonho Valadares foi absolvido de um processo de ação penal (0708375-33.2018.4.05.8303), ao qual o Blog PE Notícias teve acesso, movido pelo Ministério Público Federal, que ofereceu denuncia contra o ex-prefeito, a presidente da Comissão de Licitação, à época, Janaina Campos Sá Mendonça, Luiz André Alves Pessoa, Maria Salomé Siqueira da Silva e o […]
O ex-prefeito Totonho Valadares foi absolvido de um processo de ação penal (0708375-33.2018.4.05.8303), ao qual o Blog PE Notícias teve acesso, movido pelo Ministério Público Federal, que ofereceu denuncia contra o ex-prefeito, a presidente da Comissão de Licitação, à época, Janaina Campos Sá Mendonça, Luiz André Alves Pessoa, Maria Salomé Siqueira da Silva e o empresário Fernando de Souza Lemos Neto pela prática das condutas consideradas ímproba e delitivas.
No exercício da gestão do ex-prefeito Totonho Valadares (2005 – 2012) o município de Afogados da Ingazeira firmou convênio em 2009 com o Ministério do Turismo para promover o São João da municipalidade no valor de R$ 220 mil, sendo R$ 20 mil à conta concedente (União) e R$ 20 mil referentes à contrapartida do município.
O MPF alegou nos autos que tais verbas teriam sido destinadas a atrações musicais para o evento, sendo que a municipalidade deflagrou em junho de 2009, o processo de Inexigibilidade de Licitação, no qual culminou na contratação direta da empresa Fernando Neto Produções e Eventos – ME na qualidade de empresário exclusivo para as contratações que se pretendia contratar.
No convênio firmado entre a Prefeitura de Afogados da Ingazeira e o Ministério do Turismo, dentre outras atribuições, o município teria que apresentar na prestação de contas, quando da contratação de artistas consagrados, enquadrados na hipótese de inexigibilidade de Licitação, cópia do contrato de exclusividades dos artistas com a empresa Fernando Neto Produções e Eventos – ME.
Em face o exposto, o réu Fernando de Souza Lemos Neto foi condenado a três anos de detenção em regime aberto, tendo a pena convertida em prestação de serviço e uma multa equivalente a 2% do valor do contrato celebrado, que deverá ser paga em até 10 (dez) dias da intimação.
O ex-prefeito Totonho Valadares, e também Janaína Campos Sá Mendonça, Luiz André Alves Pessoa e Maria Salomé Siqueira da Silva foram absolvidos do processo pelo Juiz Federal Bernardo Monteiro Ferraz, da 18ª Vara Federal – Subseção Judiciária de Serra Talhada.
Na noite de ontem, 10 de março, o clima festivo tomou conta do distrito de Irajaí, em Iguaracy, com a abertura da Festa de Março, que contou com uma programação religiosa e social. Foi realizada uma missa na capela de São José, presidida por Padre Erinaldo Sultério, que já atuou na Paróquia de São Sebastião […]
Na noite de ontem, 10 de março, o clima festivo tomou conta do distrito de Irajaí, em Iguaracy, com a abertura da Festa de Março, que contou com uma programação religiosa e social.
Foi realizada uma missa na capela de São José, presidida por Padre Erinaldo Sultério, que já atuou na Paróquia de São Sebastião em Iguaracy.
O evento contou com a presença de vários secretários municipais: Marcone Melo, secretário de Cultura e Turismo; Helena Alves, secretária de Finanças; Rita de Cássia, secretária de Educação; e Maria Alves, secretária adjunta de Saúde, todos representando o prefeito de Iguaracy, Dr. Pedro Alves (PSDB-PE), que estava em uma agenda com a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD-PE), na capital pernambucana junto com outras autoridades municipais.
A festa foi marcada por apresentações dos artistas locais Paulo Bom D’Farra e Galego Stylizado.
A programação da festa segue com uma variedade de atrações:
Dia 15/03: Às 14 horas, Missa do Vaqueiro seguida por apresentações de Walison Vaqueiro, Quentura do Forró e Zílio dos Teclados;
Dia 16/03: Os shows ficarão por conta de Kaynan e Kawe;
Dia 18/03: Teto Fonseca será a atração religiosa;
Dia 22/03: O encerramento contará com as apresentações de Baú das Meninas e o cantor Juarez.
O distrito de Ibitiranga, a 32 Km da sede de Carnaíba, recebeu nesta sexta-feira (25) um novo equipamento público. A praça Pedro Bezerra foi oficialmente inaugurada pelo prefeito Anchieta Patriota dentro da programação da 113ª Festa de São Sebastião, padroeiro da comunidade. A praça recebeu um investimento de R$ 150 mil, oriundos dos cofres municipais. […]
O distrito de Ibitiranga, a 32 Km da sede de Carnaíba, recebeu nesta sexta-feira (25) um novo equipamento público. A praça Pedro Bezerra foi oficialmente inaugurada pelo prefeito Anchieta Patriota dentro da programação da 113ª Festa de São Sebastião, padroeiro da comunidade. A praça recebeu um investimento de R$ 150 mil, oriundos dos cofres municipais.
O prefeito Anchieta Patriota destacou a importância do trabalho conjunto entre o executivo municipal e o legislativo estadual. “Seguiremos nesse caminho, construindo uma cidade cada vez melhor por meio da parceria com o deputado Lucas Ramos”, disse. “Temos atuação em todos os cantos de Carnaíba e em Ibitiranga não podia ser diferente. A nova praça deixa a comunidade ainda mais bonita e garante cidadania”, completou o gestor ao destacar que o espaço conta com área para lazer de crianças, quiosques, iluminação em LED e possui total acessibilidade.
Os deputados Danilo Cabral (Federal) e Lucas Ramos (Estadual) participaram da solenidade. “A responsabilidade com que a obra foi tocada é uma prova do compromisso que o prefeito Anchieta Patriota tem com o crescimento de Carnaíba e atesta a eficiência da sua gestão”, ressaltou Lucas Ramos em seu discurso. O parlamentar também falou sobre novos investimentos para o município. “Já destinamos recursos através de emenda parlamentar para que a cidade possa adquirir uma nova ambulância e, por meio do FEM (Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal), seja possível construir um posto de saúde para melhorar o atendimento à população. Teremos um volume ainda maior de ações e obras”, afirmou. “Temos um desafio enorme que é levar o asfalto até Ibitiranga. São 10 km de pavimentação que irão mudar profundamente a vida do povo de Carnaíba. Um pleito antigo que conta com nossa total atenção”, enfatizou o deputado.
Neta do homenageado que batiza a praça, Margarida Amaral não escondeu a emoção ao descerrar a placa de inauguração. “Nossa família sente-se honrada. Meu avô Pedro Bezerra foi um grande comerciante que amava Ibitiranga e trabalhou muito com o sonho de ver sua terra crescer. Tenho certeza de que ele está feliz pelo reconhecimento”, declarou. Também participaram do evento o vice-prefeito Júnior de Mocinha, a primeira-dama Cecília Patriota, vereadores e secretários municipais.
Após a inauguração aconteceu o show com o cantor, Flavinho dos Teclados.
Você precisa fazer login para comentar.