Notícias

Floresta: 14ª Missa do Vaqueiro em Nazaré do Pico supera expectativas

Por Nill Júnior
DSC02853
Foto: Bruna Verlene

por Bruna Verlene

Neste domingo (21) aconteceu no distrito de Nazaré do Pico em Floresta, a 14ª Missa do Vaqueiro,  evento  organizado pela tradicional família Lira. A festa teve inicio no ano de 2000, quando um grupo de amigos com catorze cavalos e alguns vaqueiros deram início à tradição. Após a missa, o show  aconteceu foi na carroceria de uma F-4000, com a dupla de aboiadores João Neto e Fabinho.

Passados catorze anos, a Missa do Vaqueiro, que faz parte das comemorações da padroeira do vilarejo, Nossa Senhora da Saúde, tomou uma proporção que surpreendeu os próprios organizadores.  “Para o próximo ano vamos ter que mudar a festa de local, pois a praça da igreja não suporta o público que vem participar da nossa festa”, declarou Pedro Henrique Lira, um dos organizadores do evento.

DSC02882
Orquestra Safônica Zé Dantas de Carnaíba. Foto: Bruna Verlene

Após o desfile dos vaqueiros, aconteceu a missa celebrada pelo Padre Nando, onde estava presente a prefeita Rorró Maniçoba, vaqueiros e moradores locais.

Terminada a celebração, todos puderam conferir a apresentação da Orquestra Sanfônica Zé Dantas de Carnaíba, que homenagearam Ceiça Lira, recém falecida, uma das principais organizadoras do evento e também dos novenários que acontecem durante o mês de julho.

DSC02837
Desfile dos vaqueiros pelas ruas de Nazaré do Pico. Foto: Bruna Verlene

A tarde, houve o show da dupla João Neto e Fabinho, que se prolongou até a noite com shows de Caninana do Forró, Mano Walter e Vilões do Forró.

Ao palco o cantor Caninana do Forró, e o publico que lotou Nazaré do Pico. Foto Bruna Verlene
Ao palco o cantor Caninana do Forró, e o publico que lotou Nazaré do Pico. Foto Bruna Verlene

Eleições – Quem chegava para a Missa do Vaqueiro podia ver a quantidade de banners do presidenciável Eduardo Campos, o candidato ao Governo do Estado Paulo Câmara e os candidatos a deputados federal e estadual Kaio Maniçoba e Rodrigo Novaes, espalhados pelo distrito. Eles são apoiados por Rorró Maniçoba. Antes de dar inicio aos shows, a militância apoiada pela prefeita fez caminhada pela principal rua de Nazaré, com bandeiras e banners.

page

Outras Notícias

Comissão do Cadastro Reserva do Concurso da SEE-PE volta a cobrar convocação 

Por André Luis Nesta terça-feira (25), o Governo de Pernambuco divulgou o cronograma de convocação dos Assistentes Administrativos e Analistas, gerando expectativas naqueles que compõem o cadastro de reserva do Concurso da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE-PE). Em resposta, a Comissão do Cadastro Reserva utilizou seu perfil oficial no Instagram para reforçar […]

Por André Luis

Nesta terça-feira (25), o Governo de Pernambuco divulgou o cronograma de convocação dos Assistentes Administrativos e Analistas, gerando expectativas naqueles que compõem o cadastro de reserva do Concurso da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE-PE). Em resposta, a Comissão do Cadastro Reserva utilizou seu perfil oficial no Instagram para reforçar a urgência da convocação e solicitar à governadora que avalie a enorme necessidade de preenchimento desses cargos.

A situação atual é preocupante, com mais de 3.000 vagas de assistente administrativo aguardando preenchimento, mesmo havendo apenas 96 aprovados disponíveis. Da mesma forma, são mais de 1.000 vagas para analistas, com apenas 500 aprovados aptos a serem chamados.

A Comissão do Cadastro Reserva luta ativamente pela ampliação do número de vagas oferecidas no concurso público da SEE-PE, enfatizando a importância da convocação dos classificados no cadastro de reserva para os cargos de Assistente Administrativo Educacional e Analista em Gestão Educacional. Essa medida é vista como fundamental para fortalecer o órgão diante do problemático déficit de funcionários nessas áreas.

Vale ressaltar que o último concurso realizado pela SEE-PE aconteceu em 2008, ofertando 1.680 vagas para o cargo de Assistentes Administrativos Educacionais e 1.662 para Técnicos Educacionais (hoje chamados de Analistas em Gestão Educacional, divididos em especialidades profissionais como Direito, Pedagogia, entre outras). No entanto, a quantidade oferecida não foi suficiente para suprir a demanda de servidores.

Dados do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) revelam que, ao final de 2012, havia 1.333 cargos vagos para Assistentes Administrativos e 1.136 cargos vagos de Técnicos Educacionais. Em 2017, esses números aumentaram para 2.457 e 1.290, respectivamente.

A situação se agravou ainda mais com os dados disponibilizados pela Ouvidoria de Pernambuco, fornecidos pela Secretaria de Administração, que mostram que até o dia 31 de dezembro de 2022, existiam 3.118 cargos vagos efetivos de Assistentes Administrativos Educacionais e 1.372 cargos vagos efetivos de Analistas em Gestão Educacional.

Além disso, nos próximos 2 anos, aproximadamente 497 Assistentes Administrativos estarão aptos a se aposentarem, conforme informações da Ouvidoria de Pernambuco. A falta de servidores é tão alarmante que há relatos de que muitos servidores que já poderiam se aposentar não conseguem, uma vez que a administração pública pernambucana alega a falta de pessoal para o desempenho das funções.

A expectativa agora se volta para a resposta do Governo de Pernambuco à solicitação da Comissão do Cadastro Reserva. A convocação dos classificados é vista como uma medida crucial para sanar o déficit de funcionários e fortalecer a atuação da SEE-PE no sistema educacional do estado. A sociedade e os profissionais aguardam com ansiedade uma solução que atenda aos anseios e necessidades da área educacional em Pernambuco.

Mais três prefeitos anunciam antecipação de pagamento

Mais três prefeitos sertanejos anunciaram a antecipação do pagamento de fevereiro, para que os servidores possam estar com dinheiro no bolso durante os festejos de momo. Um deles é Lino Morais, que nesta próxima sexta-feira (24), estará realizando o pagamento dos funcionários de todas as secretarias municipais, incluindo aposentados e pensionistas. Em Itapetim, o prefeito […]

Mais três prefeitos sertanejos anunciaram a antecipação do pagamento de fevereiro, para que os servidores possam estar com dinheiro no bolso durante os festejos de momo.

Um deles é Lino Morais, que nesta próxima sexta-feira (24), estará realizando o pagamento dos funcionários de todas as secretarias municipais, incluindo aposentados e pensionistas.

Em Itapetim, o prefeito Adelmo Moura esteve reunido nesta quinta-feira (23), com o diretor de Recursos Humanos Bruno e o auxiliar Ramon. O encontro foi para tratar do pagamento referente ao mês de fevereiro dos servidores municipais.

A remuneração para as seguintes secretarias, Educação, Infraestrutura, Administração e Finanças, Ação Social, Gabinete, inativos e pensionistas, será realizada nesta sexta-feira (24), e para a secretária de saúde e demais órgãos será neste sábado (25).

O mesmo anunciou o prefeito de Custódia, Manuca. Nesta sexta (24) está autorizando o pagamento de todos os servidores municipais (ativos e inativos) referente ao mês fevereiro, além da segunda parcela dos salários de dezembro da gestão anterior.

Em parceria com SENAC, Prefeitura de Flores entrega certificados de cursos profissionalizantes

O segundo dia de Programação da Tradicional Festa das Rosas terminou com a entrega dos certificados de conclusão dos cursos de Corte de Cabelo e Escova e Make Hair para Eventos e Festas das turmas do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC. No total, 40 (quarenta) alunas receberam os certificados. Durante o ato solene, o […]

O segundo dia de Programação da Tradicional Festa das Rosas terminou com a entrega dos certificados de conclusão dos cursos de Corte de Cabelo e Escova e Make Hair para Eventos e Festas das turmas do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC. No total, 40 (quarenta) alunas receberam os certificados.

Durante o ato solene, o prefeito do município, Marconi Santana sorteou kits de maquiagem e chapinhas para as novas profissionais que, além de qualificadas profissionalmente foram presenteadas com os itens de trabalho.

A iniciativa de ofertar os cursos partiu de uma parceria entre a Prefeitura e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC com o objetivo de combater a carência de mão de obra e incentivar a geração de renda e emprego no município. O momento foi marcado por homenagens , apresentações culturais e depoimentos.

“Para nossa felicidade mais de 40 alunas já estão prontas para o mercado de trabalho, o que muito nos alegra em saber que nossa administração está capacitando pessoas para que ela tenha seu próprio negócio e gere emprego e renda. São ações como estas que mostram o quanto nossa gestão é compromissada com a melhoria de vida dos florenses” , destacou o prefeito Marconi Santana.

O evento foi prestigiado pela vereadora Jeane Lucas, pelo o vereador Alberto Ribeiro, Secretários Municipais, por Sônia Ferreira – Coordenadora Pedagógica do Senac e pela primeira dama do município, Lucila Santana.

Prédio desaba após incêndio no Centro de SP

Um prédio de 24 andares desabou durante um incêndio no Largo do Paissandu, na região da República, Centro de São Paulo, na madrugada desta terça-feira (1). O incêndio começou no 5º andar e se espalhou rapidamente. O incêndio começou por volta das 1h30. No prédio funcionou uma repartição pública, que já estava desativada. Sem uso, […]

Um prédio de 24 andares desabou durante um incêndio no Largo do Paissandu, na região da República, Centro de São Paulo, na madrugada desta terça-feira (1). O incêndio começou no 5º andar e se espalhou rapidamente.

O incêndio começou por volta das 1h30. No prédio funcionou uma repartição pública, que já estava desativada. Sem uso, atualmente abrigava uma ocupação irregular. Segundo a Defesa Civil, cerca de 50 famílias viviam no local.

O coronel Max Mena, do Corpo de Bombeiros, contou que o homem que caiu quando o prédio desabou já estava com equipamento de segurança. Ele não foi mais localizado. Os bombeiros chegaram a dizer que ainda que havia possibilidade de que três pessoas estivessem desaparecidas, mas não foi divulgado um balanço oficial.

Durante a madrugada, os bombeiros chegaram a afirmar que o homem que caiu era considerado morto, mas pela manhã esclareceram que buscas serão feitas. “A experiência diz não é fácil encontrar alguém com vida”, comentou o capitão Marcos Palumbo, porta-voz do Corpo de Bombeiros em São Paulo.

O Corpo de Bombeiros faz um mapeamento da área para iniciar a retirada dos escombros. Segundo o tenente André Elias, o segundo prédio atingido pelo fogo não corre risco de desabamento e todos os moradores já foram retirados do local.

Campos sem vantagem no Nordeste

da Folha de Pernambuco Segundo o TSE, o Nordeste representa 27% do eleitorado. Foi onde, em 2010, Dilma Rousseff tirou uma diferença de dez milhões de votos e onde o presidenciável Eduardo Campos concentrou esforços na última semana. O socialista é o candidato nordestino. Mas não leva vantagem nos palanques nesse território. Aécio Neves consolidou […]

eduardo-campos-psb1

da Folha de Pernambuco

Segundo o TSE, o Nordeste representa 27% do eleitorado. Foi onde, em 2010, Dilma Rousseff tirou uma diferença de dez milhões de votos e onde o presidenciável Eduardo Campos concentrou esforços na última semana. O socialista é o candidato nordestino. Mas não leva vantagem nos palanques nesse território.

Aécio Neves consolidou palanque forte na Bahia, 4º maior eleitorado, onde terá o apoio de Paulo Souto, que figura em 1º nas pesquisas. No Ceará, Eunício Oliveira, também na dianteira, terá Tasso Jereissati (PSDB) na vaga do Senado – ambos pedindo voto para Aécio.

Na Paraíba, Cássio Cunha Lima disputará o governo com o candidato de Campos, Ricardo Coutinho, que figura em 2º. No Rio Grande do Norte, o melhor colocado, Henrique Eduardo Alves, apoia a presidente, assim como em Alagoas, Renan Filho, e em Pernambuco, Armando Monteiro

Neto. No Maranhão, Flávio Dino promete pedir voto para os três presidenciáveis. Em Sergipe, Jackson Barreto se divide entre Campos e Dilma.