Notícias

Fim de recesso junino: projeto “engavetado” por vereadores de Serra vinga em Afogados

Por Nill Júnior

camara-ve1

A Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira aprovou na noite desta segunda (29) em segundo turno o fim do recesso parlamentar no meio do ano. O projeto, de autoria do presidente Franklin Nazário foi aprovado por unanimidade.

O Projeto de Emenda à Lei Orgânica do Município de Afogados da Ingazeira, número 04/2015, foi  subscrito pelos vereadores Igor Mariano, Raimundo Lima, Augusto Martins, Renaldo Lima, Cícero Miguel, Pedro Raimundo, Luiz Bizorão e José Carlos, quando apresentado. Mas não encontrou resistência na oposição: Zé Negão, Renon de Ninô e Antonieta Guimarães manifestaram apoio ao texto. Com isso, o recesso parlamentar do meio do ano   de 45 dias cai por terra.

“Acredito que a sociedade afogadense dá total apoio a essa decisão da Câmara. Registramos o nome de cada um na história ao tomar uma decisão acertada dessas. Não era justo que o Vereador tivesse dois períodos de recesso”, comemorou o vereador Igor Mariano, líder da bancada.

Em Serra, projeto não vingou
Em Serra, projeto não vingou

Por se tratar de Emenda a Lei Orgânica do Município, a proposta tinha que ser votada em dois turnos. Agora, o ano legislativo da Câmara passará a ser de 1º de fevereiro até 17 de dezembro. Devem ser realizadas ainda um mínimo 40 sessões anuais.

A decisão da Câmara é um sopro de moralidade no Pajeú: em Serra Talhada, o vereador Marcos Oliveira tentou fazer o mesmo mas não conseguiu. Capitaneados pelo Presidente Agenor Melo, os pares conseguiram engavetar a proposta. Há uma alternativa do vereador Nailson Gomes, que quer deixar o recesso em quinze dias. Mas também não anda.

Outras Notícias

Prefeita de Arcoverde recebe Selo Unicef

A Prefeita de Arcoverde, Madalena Britto, recebeu nesta segunda-feira (12), o selo Município Aprovado do Fundo das Nações Unidas para a Infância – Unicef edição  2013-2016, no Teatro Santa Isabel, em Recife. Arcoverde foi premiada ao lado de mais 34 prefeituras do Semiárido do estado, que deram atenção especial à criança e ao adolescente mesmo […]

selo6A Prefeita de Arcoverde, Madalena Britto, recebeu nesta segunda-feira (12), o selo Município Aprovado do Fundo das Nações Unidas para a Infância – Unicef edição  2013-2016, no Teatro Santa Isabel, em Recife.

Arcoverde foi premiada ao lado de mais 34 prefeituras do Semiárido do estado, que deram atenção especial à criança e ao adolescente mesmo na pior seca das últimas décadas, além das crises política e econômica.

O Selo Unicef Município Aprovado é uma metodologia do Unicef e visa estimular os municípios a implementarem políticas públicas para diminuir as desigualdades e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes. 44 cidades, mesmo sem atingir a meta, receberam menção honrosa por também ter avançado na área.

Na solenidade a gestora, ainda representou todas a prefeitas ganhadoras e em seu discurso agradeceu a equipe do Unicef em Pernambuco, a Articuladora Municipal de Arcoverde, Edvani Gomes, os adolescentes do NUCA (Núcleo de Cidadania dos Adolescentes), o Comdica, as secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social.

O Selo Unicef está na quarta edição e de acordo com o representante do Unicef no Brasil, Gary Stahl, a mortalidade infantil caiu em 14% dos municípios certificados em Pernambuco, o dobro da redução da média nacional. “Isso significa que 62 bebês deixaram de morrer em cada ano nesse período”.

 O evento contou com a presença do governador Paulo Câmara (PSB), da primeira-dama, Ana Luiza, da presidente do Grupo Neoenergia, Solange Ribeiro, de secretários estaduais, municipais, articuladores do programa e deputados.

Fitch rebaixa nota e tira grau de investimento do Brasil

A agência de classificação de risco Fitch rebaixou a nota do Brasil e tirou o grau de investimento do país nesta quarta-feira (16).Foi o segundo rebaixamento da nota brasileira feito pela agência em dois meses. A nota da dívida de longo prazo do país em moeda estrangeira foi reduzida de BBB- para BB+, o primeiro […]

1444924791715-agencia-fitch

A agência de classificação de risco Fitch rebaixou a nota do Brasil e tirou o grau de investimento do país nesta quarta-feira (16).Foi o segundo rebaixamento da nota brasileira feito pela agência em dois meses.

A nota da dívida de longo prazo do país em moeda estrangeira foi reduzida de BBB- para BB+, o primeiro degrau do que é considerado grau especulativo. A agência também colocou a nota do país em perspectiva negativa, indicando que ela pode voltar a ser rebaixada.

O rebaixamento vem um dia depois que o governo propôs a redução da meta de superávit primário de 2016 para 0,5% do PIB. O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, defendia uma meta de 0,7%.

Em nota, a Fitch aponta que essas constantes mudanças na meta de superávit primário (a economia do governo para pagar os juros da dívida) minaram a credibilidade da política fiscal, sugerindo um enfraquecimento ainda maior da posição de Levy no governo.

Segunda queda: A Fitch é a segunda das três grandes agências de risco a tirar o grau de investimento do Brasil: em setembro, a Standard & Poor’s já havia tirado a “nota de bom pagador” do país, rebaixando a nota do país de “BBB-” para “BB+”, com perspectiva negativa.

Entre as três grandes, apenas a Moody’s mantém o Brasil com grau de investimento. Mas no dia 9 de dezembro a agência colocou a nota em revisão para possível rebaixamento, indicando que ela pode ser reduzida em breve. (G1)

Pequenas empresas têm desconto para participar de Feira Automotiva

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae está fechando um grupo com 32 pequenas empresas do segmento de varejo de autopeças que terão apoio para participar da Feira de Tecnologia Automotiva – Autonor, que acontecerá de 11 a 14 de setembro no Centro de Convenções de Pernambuco, no Recife. As empresas participantes contarão […]

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae está fechando um grupo com 32 pequenas empresas do segmento de varejo de autopeças que terão apoio para participar da Feira de Tecnologia Automotiva – Autonor, que acontecerá de 11 a 14 de setembro no Centro de Convenções de Pernambuco, no Recife.

As empresas participantes contarão com um desconto de 60% do valor do estande. No evento, o Sebrae também realizará seis oficinas tecnológicas gratuitas e três seminários de capacitação.

Segundo o presidente do Sindicato do Comércio de Autopeças do Estado de Pernambuco – Sincopeças, José Carlos Santana, a feira é uma importante oportunidade para os lojistas terem acesso às novidades e lançamentos da indústria.

Além disso, tanto os empresários como os seus colaboradores, têm a chance no evento de participar de cursos e workshops nos quais especialistas falam sobre dicas de atendimento para vendas, novas tecnologias automotivas, perspectivas para o mercado de reposição de autopeças, entre outros. Os cursos são gratuitos.

A Autonor reunirá as principais empresas ligadas à indústria da reposição e reparação automotiva. A estimativa é de receber um público qualificado, formado por profissionais e empresários donos de oficina, lojistas e distribuidores do segmento. Este ano são esperados cerca de 40 mil pessoas e estarão participando da feira 740 marcas expositoras em 390 estandes. Mais infirmações pelo telefone:  (81) 3467-6572.

Sai nome de novo Diretor Geral da PF

O presidente Jair Bolsonaro nomeou nesta segunda-feira (4) o delegado Rolando Alexandre de Souza como novo diretor-geral da Polícia Federal. A nomeação foi publicada em edição extra do “Diário Oficial da União”. A nomeação de Rolando foi oficializada cinco dias depois de o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspender a decisão de […]

O presidente Jair Bolsonaro nomeou nesta segunda-feira (4) o delegado Rolando Alexandre de Souza como novo diretor-geral da Polícia Federal. A nomeação foi publicada em edição extra do “Diário Oficial da União”.

A nomeação de Rolando foi oficializada cinco dias depois de o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspender a decisão de Bolsonaro de nomear o diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), o também delegado Alexandre Ramagem, para comandar a PF.

Rolando Alexandre de Souza é delegado da Polícia Federal. Foi superintendente da PF em Alagoas entre 2018 e 2019. Em setembro de 2019, a convite de Alexandre Ramagem, assumiu o cargo de secretário de Planejamento e Gestão da Abin.

Na PF, Rolando também foi chefe do Serviço de Repressão a Desvio de Recursos Públicos e ocupou cargos de chefia na Divisão de Combate a Crimes Financeiros e na superintendência em Rondônia.

Dilma deve levar Lula, 18 ex-ministros e presidentes de partidos ao Senado

A lista de pessoas que devem acompanhar a presidente afastada Dilma Rousseff no depoimento que ela fará ao Senado na próxima segunda-feira (29) inclui o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, 18 ex-ministros do governo petista e presidentes de partidos, como Rui Falcão (PT), Carlos Lupi (PDT) e Luciana Santos (PC do B). A comitiva […]

1038200-15.08.2016_wdo-0833

A lista de pessoas que devem acompanhar a presidente afastada Dilma Rousseff no depoimento que ela fará ao Senado na próxima segunda-feira (29) inclui o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, 18 ex-ministros do governo petista e presidentes de partidos, como Rui Falcão (PT), Carlos Lupi (PDT) e Luciana Santos (PC do B).

A comitiva da presidente afastada deverá contar com 33 pessoas. O depoimento de Dilma está previsto para a manhã de segunda. Ela terá 30 minutos, prorrogáveis, para apresentar sua defesa e, em seguida, responderá a eventuais questionamentos formulados pela acusação, pela defesa e por senadores.

Segundo o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), a galeria do plenário, na qual ficam principalmente cinegrafistas de emissoras de TV e fotógrafos, será destinada a receber, além da imprensa, 20 convidados de Dilma e 20 convidados da acusação.

Entre as pessoas que devem acompanhar a presidente afastada estão, por exemplo, os ex-ministros Aldo Rebelo (Ciência e Tecnologia; Defesa; e Esporte), Aloizio Mercadante (Educação), Eugênio Aragão (Justiça), Jaques Wagner (Casa Civil), Miguel Rossetto (Secretaria-Geral), Patrus Ananias (Desenvolvimento Agrário) e Ricardo Berzoini (Secretaria de Governo). Os ex-assessores especiais de Dilma Giles Azevedo e Sandra Brandão também a acompanharão.

Na segunda-feira, Dilma contará com uma estrutura especial no Senado. Além de parte do gabinete do presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), foi colocada à disposição dela a tribuna de honra do plenário.

O último ato de Dilma com público ocorreu nesta quarta (24), um dia antes de o Senado iniciar o julgamento final dela no plenário.

Na ocasião, a presidente afastada fez um pronunciamento de cerca de 40 minutos no qual reiterou não ter cometido crime, disse que seus adversários estão “rasgando a Constituição” e voltou a dizer que o processo de impeachment é um “golpe”.