Ex-senador João Rocha morre de covid-19 aos 80 anos
Por André Luis
O ex-senador João da Rocha Ribeiro Dias morreu nesta segunda-feira (26), aos 80 anos, por complicações da covid-19. Ele estava internado há uma semana na unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás, onde já chegou em estado grave e foi entubado.
João Rocha nasceu em 15 de janeiro de 1941 em Ribeiro Gonçalves, no Piauí. Formado em Direito, foi ex-diretor da Organização Jaime Câmara, grupo goiano de Comunicação, com atuação em diversos veículos, associações e sindicatos da imprensa. Foi também conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Goiás (OAB-GO), em 1986, e diretor da Associação Comercial e Industrial de Goiás (Acieg).
Defensor da criação de Tocantins, João Rocha foi eleito senador do estado em outubro de 1990 na legenda do Partido da Frente Liberal (PFL). Empossado em fevereiro de 1991, foi presidente da Comissão de Assuntos Econômicos em 1993 e, no ano seguinte, vice-líder do PFL.
O político também foi autor de várias obras, entre elas, A força de um ideal, em 1989.
João Rocha era casado com Débora Xavier Rocha, com quem teve três filhos.
Por André Luis Nesta quarta-feira (16), o programa A Tarde é Sua da Rádio Pajeú conversou com o gerente de unidade de negócios da Compesa do Alto Pajeú, Kaio Maracajá, para discutir as demandas da Compesa e o papel dos novos datallogers na melhoria do fornecimento de água na cidade. Kaio Maracajá explicou que os […]
Nesta quarta-feira (16), o programa A Tarde é Sua da Rádio Pajeú conversou com o gerente de unidade de negócios da Compesa do Alto Pajeú, Kaio Maracajá, para discutir as demandas da Compesa e o papel dos novos datallogers na melhoria do fornecimento de água na cidade.
Kaio Maracajá explicou que os datallogers são sensores de pressão instalados ao longo da rede de distribuição de água em Afogados da Ingazeira. “Através desses sensores, a Compesa pode monitorar a pressão da água em diferentes áreas da cidade em tempo real. Isso permite antecipar problemas, identificar quedas de pressão e mapear áreas com dificuldades no abastecimento, facilitando a tomada de decisões e a implementação de melhorias no sistema”.
O gerente destacou que a implantação dos datallogers é um grande avanço para a empresa, permitindo identificar problemas pontuais e propor soluções mais simples sem a necessidade de grandes obras de infraestrutura. “Eles foram estrategicamente instalados em pontos-chave da rede, como entradas de áreas de abastecimento, para garantir uma visão abrangente do comportamento do sistema”, destacou.
Sobre a questão da falta de água em algumas regiões, Maracajá esclareceu que problemas de abastecimento muitas vezes estão ligados à falta de energia, que afeta a operação dos sistemas de bombeamento.
“Cerca de 80% dos casos de falta de abastecimento estão relacionados à falta de energia elétrica”. Além disso, ele ressaltou que problemas de planejamento urbano, redes de distribuição antigas e falta de investimentos também contribuem para desafios no abastecimento.
Respondendo a perguntas dos ouvintes, Kaio Maracajá abordou a questão das perdas de água e esclareceu que a empresa está empenhada em reduzir tanto as perdas físicas (vazamentos, problemas nas tubulações) quanto as perdas aparentes (falta de medição, medidores defeituosos). Ele também abordou a questão da instalação de hidrômetros e esclareceu que a falta de medição adequada muitas vezes ocorre por falhas nos medidores ou outras questões técnicas que devem ser investigadas caso a caso.
Maracajá reconheceu que a Compesa enfrenta desafios financeiros para investir em melhorias devido à tarifa relativamente baixa, e ressaltou a importância de encontrar um equilíbrio entre investimentos, tarifas e qualidade de serviço. Ele também destacou que a empresa busca realizar melhorias pontuais e eficazes, mesmo com recursos limitados, visando garantir um melhor abastecimento para a população.
Em relação aos investimentos futuros, o gerente informou que a empresa planeja aprimorar a infraestrutura e abordar problemas pontuais com base nas informações coletadas pelos datallogers. Ele destacou que, embora os recursos sejam limitados, a Compesa está comprometida em promover melhorias contínuas para atender às necessidades da população.
Por fim Maracajá reforçou a importância da participação da população, incentivando que os ouvintes entrem em contato com a empresa para relatar problemas, esclarecer dúvidas e fornecer feedback para auxiliar na busca por soluções mais eficazes.
Farol de Notícias Após a assinatura da ordem de serviço pelo governador Paulo Câmara, da requalificação da PE-365, que liga Serra Talhada a Triunfo, houve uma forte reação do deputado Sebastião Oliveira (Avante) sobre a real ‘paternidade’ da obra, orçada em mais de R$ 30 milhões. No último dia 4 de agosto, o ex-prefeito de […]
Após a assinatura da ordem de serviço pelo governador Paulo Câmara, da requalificação da PE-365, que liga Serra Talhada a Triunfo, houve uma forte reação do deputado Sebastião Oliveira (Avante) sobre a real ‘paternidade’ da obra, orçada em mais de R$ 30 milhões.
No último dia 4 de agosto, o ex-prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque (PT) postou mensagem nas redes sociais, agradecendo o empenho do deputado Fernando Monteiro (PP) e da prefeita Márcia Conrado.
“Por várias vezes, durante o período em que estive prefeito, reivindiquei a renovação da PE-365, uma obra tão importante para o desenvolvimento das cidades cortadas por essa rodovia que atende essa região tão bonita e pujante de Pernambuco e que há muito tempo precisava do cuidado do estado”, escrevei o ex-prefeito.
A reação de Sebastião Oliveira veio a galope. Ontem (sábado), o deputado postou um card irônico nas redes sociais, em que aparece dirigindo um veículo com os dizeres: ‘uns pegam carona, o outro dirige’. Mas ‘Sebá’ vai além e ‘alfineta’ Duque.
“Quero agradecer ao governador e dizer que o nosso pleito foi atendido e de fato hoje se desmitifica os pais adotivos dessa obra, e se sabe, de fato, quem foi quem pediu, quem batalhou junto ao governador. A obra de requalificação da PE-365 tem o DNA do meu esforço e o do prefeito de Triunfo, Luciano Bonfim, reconhecido pelo governador Paulo Câmara”, cravou Oliveira.
A Prefeitura de Flores inicia o aluno letivo de 2018, garantindo aos Professores, gestores e pais de alunos da rede municipal de ensino, uma ferramenta para dinamizar o processo gestão escolar. Trata-se do Diário Eletrônico do Professor – DEP, um sistema que vai possibilitar aos professores a inclusão de informações e dos gestores e pais […]
A Prefeitura de Flores inicia o aluno letivo de 2018, garantindo aos Professores, gestores e pais de alunos da rede municipal de ensino, uma ferramenta para dinamizar o processo gestão escolar.
Trata-se do Diário Eletrônico do Professor – DEP, um sistema que vai possibilitar aos professores a inclusão de informações e dos gestores e pais de alunos o acompanhamento do desempenho das atividades em sala de aula.
Além do Diário Eletrônico, o sistema dispõe do módulo dos professores, módulo dos pais, módulo de secretaria de escola, módulo de coordenação e módulo de secretaria de educação.
“O objetivo desta ferramenta é facilitar o trabalho interno das secretarias e acompanhamento dos pais, acompanhamento dos coordenadores, e do administrativo”, explica a Secretária de Educação, Graciete Santana.
Para o prefeito, Marconi Santana, “uma ação pioneira em Pernambuco, que reforça o compromisso da administração municipal, com a educação”.
do JC Online O ex-governador Eduardo Campos será lembrado, mais uma vez, nesta terça-feira (19), com celebrações de missas de sétimo dia. No Recife, o local escolhido foi a Igreja de Casa Forte. A missa começará às 19h. Os familiares das demais vítimas do acidente aéreo também programaram celebrações para hoje. A princípio, não deverá […]
O ex-governador Eduardo Campos será lembrado, mais uma vez, nesta terça-feira (19), com celebrações de missas de sétimo dia. No Recife, o local escolhido foi a Igreja de Casa Forte. A missa começará às 19h. Os familiares das demais vítimas do acidente aéreo também programaram celebrações para hoje.
A princípio, não deverá ser montada nenhuma estrutura do lado de fora da igreja, a exemplo do que se fez no Palácio do Campo das Princesas para o velório do socialista, tornando a missa uma cerimônia mais familiar. A celebração será ministrada pelo padre Edvaldo Gomes.
O local da missa é tradicional das famílias Campos e Arraes. Lá, foi celebrada a missa de 7º dia do ex-governador Miguel Arraes. Também foi o local da celebração de agradecimento de Eduardo na sua saída do governo. O filho mais novo do socialista, Miguel, foi batizado na igreja.
Vários nomes da política estadual devem migrar para a igreja, embora muitas lideranças do interior, que estiveram no ato promovido pelo partido nesa segunda (18), na Blue Angel, já tenham retornado para as suas bases. O governador João Lyra confirmou presença.
Também em homenagem a Eduardo, estão programadas uma celebração na Catedral de Brasília, às 12h15, e outra na Catedral da Sé, em São Paulo, às 17h. A missa da capital federal foi organizada pela direção nacional do PSB. Na capital paulista, cidade que Eduardo escolheu como base da sua campanha, a direção estadual da legenda promove o ato.
A família de Carlos Percol, assessor de imprensa do candidato, agendou a celebração para às 19h na Catedral da Reconciliação, da Igreja Episcopal Carismática, no bairro da Imbiribeira. O culto será celebrado pelo pastor Alexandre Ximenes, o mesmo que realizou a cerimônia de casamento de Percol e Cecília Ramos, há quatro meses.
O fotógrafo Alexandre Severo e o cinegrafista Marcelo Lyra terão suas celebrações juntas. As famílias optaram em fazer uma única missa, também às 19h, na Igreja Matriz do Espinheiro.
Com a suspensão das aulas remotas na rede municipal de ensino, a categoria dos motoristas que fazem o transporte escolar foi uma das mais atingidas pela pandemia. Alguns tiveram suas atividades retomadas quando do início das aulas na rede pública estadual, uma vez que suas rotas voltaram a ser reativadas. Mas um grupo de 12 […]
Com a suspensão das aulas remotas na rede municipal de ensino, a categoria dos motoristas que fazem o transporte escolar foi uma das mais atingidas pela pandemia.
Alguns tiveram suas atividades retomadas quando do início das aulas na rede pública estadual, uma vez que suas rotas voltaram a ser reativadas. Mas um grupo de 12 motoristas estão, desde o início da pandemia, com as atividades paralisadas.
Para esses, o Governo Municipal iniciou a liberação de um auxílio emergencial no valor mensal de R$ 350,00, durante os próximos três meses, até julho.
A entrega dos primeiros cheques foi feita nesta segunda (7), pelo prefeito Alessandro Palmeira e pela secretária Municipal de Educação, Wivianne Fonseca.
“Essa tem sido, junto com os artistas, uma das categorias mais atingidas pelos efeitos nefastos dessa pandemia, sobretudo porque suas atividades estão paralisadas desde o ano passado. Essa é uma ação emergencial que visa minimizar as dificuldades pelas quais esses profissionais estão passando,” afirmou o Prefeito Alessandro Palmeira.
Segundo a Secretária de Educação, Wivianne Fonseca, o esforço do Governo Municipal em assegurar o auxílio emergencial aos motoristas do transporte escolar vem do reconhecimento de como esse serviço colabora, de maneira significativa, na garantia do direito à escola e à aprendizagem para muitos estudantes afogadenses.
Você precisa fazer login para comentar.