Sem categoria

Em coletiva, Eduardo critica Dilma, defende seu projeto para o país e diz que Paulo Câmara “tem pegada” para governar o Estado

Por Nill Júnior

IMG_20140329_124918889

O Governador Eduardo Campos falou agora a pouco em coletiva cedida à imprensa no Auditório da Pousada de Brotas, em Afogados da Ingazeira. Eduardo esteve ao lado do Prefeito José Patriota e do Secretário da Fazenda Paulo Câmara, pré-candidato ao Governo do Estado, assim como Raul Henry, que será candidato a vice e Bezerra Coelho, pré-candidato ao Senado. Sobre a  última vinda ao Pajeú,  afirmou que vinha agradecer a uma população que o ajudou a ser governador por duas vezes. Leia trechos importantes da entrevista coletiva:

Caso Petrobrás

A Petrobras valia R$ 458 bi nas bolsas e nesses três anos perdeu muito espaço. Perdeu metade do valor que tinha. Além de perder o valor que tinha as dívidas multiplicaram por quatro. Sobre a compra da refinaria de Pesadena, por R$ 1 bi e 200 mi, tendo a empresa adquirido por 46 milhões, quase trinta vezes menos, o governo Federal lançou uma nota em que  a Presidenta Dilma, que  à época como Ministra era presidente do Conselho, afirmando que se visse o relatório não teria autorizado a compra. Houve a demissão de um Diretor e a PF prendeu um ex-diretor já em outro problema. Defendemos a convocação da Presidência e o Ministro das Minas e Energia enquanto falavam em CPI. O Governo se articulou pra não deixar ninguém falar. Aí nossa bancada foi ao MP e subscreveu a CPI sem que isso seja pré julgamento, mas você não pode ver uma empresa perder metade do valor, se endividar 4  vezes, fazer um negócio como esse e não ouví-la. O Congresso ou abria ou abria a CPI. Só tinha um caminho. É pra investigar tudo, não tem problemas, mas o povo quer discutir a Petrobras. Agora, não  vamos é admitir que a CPI seja palco de disputa eleitoral.

Embate Eleitoral

Nós vamos fazer essa campanha aqui com Paulo Câmara, Raul, Fernando, como sempre fizemos nossas campanhas. Com um programa na mão ouvindo a população, um projeto que dialogue com o Pajeú, com as indústrias, é esse debate que vamos fazer. Não vamos para processo que resvale para agressão, para velha política. Respeitamos todos os nossos adversários. Nunca falei mal da pessoa de ninguém. Estirei a mão depois da eleição para todos os nossos adversários.

IMG_20140329_124041847
Eduardo na chegada ao Auditório da Pousada de Brotas: cercado de correligionários

Bolsa Família

O bolsa família foi uma conquista importante da democracia, e teve sua evolução. Foi melhorado após criado no governo FHC. Com Lula, chamou Fome Zero e a preocupação dele como minha, é como chegar na vida de quem está precisando. É um programa exitoso e ninguém vai mexer com isso. Mas me preocupa saber que tem gente que precisa mas ainda não está dentro do Bolsa Família em Afogados, Iguaraci, Carnaíba, no Rio, São Paulo, Amazônia. Nosso compromisso é universalizar o Bolsa Família. Eu sonho que as filhas do Bolsa Família de hoje tenham escola de qualidade para que não sejam as mães do Bolsa amanhã. Mas enquanto tiver uma mãe precisando o Brasil tem que tirar dos ricos para olhar para os pobres. Desafio quem tem coragem de mexer com o Bolsa Família.

Presidenta Dilma

Tenho respeito pela presidenta Dilma como pessoa, como Presidente votada por mim também. Desde que o Brasil estabilizou sua moeda e colocou Lula para governar por oito anos a gente tinha a impressão de que as coisas iam melhorando, não na velocidade que a gente queria, mas iam. Dilma foi eleita por nós para melhorar o Brasil. Recebeu um país melhor que Lula encontrou para entregar melhor. Mas gente viu a economia desacelerar, a inflação aumentar, os brasileiros estão endividados demais da conta, inflação e juro pra cima, crescimento pra baixo. Nós queremos mudar para melhor, preservando os acertos e podendo olhar os erros com humildade. O povo foi pras ruas porque começou a sentir que as coisas não melhoraramA reforma agrária desacelerou, as obras estratégicas como a Transnordestina pararam. Não podemos passar a mão na cabeça, tem que tomar conta do Brasil, das conquistas.

IMG_20140329_124954298

Projeto 2014

Se eu tivesse projeto pessoal, seria tranquilo terminar o governo, ser candidato a Senador ou aceitar os convites públicos para ser candidato em 2018. Eles só não conseguiram responder porque é bom pra 18 e não é bom pra 14. Não é uma posição de desrespeito a Lula, ao PT ou Dilma.

Prefeitos Eduardistas – em resposta a declaração de Fernando Ferro

Eu acho que a gente deve respeitar os prefeitos porque quem botou lá não fui eu ou Ferro, foi o povo com seu voto. Tenho relação republicana. Criei uma lei de distribuição de ICMS para favorecer pequenos municípios.  Calumbi recebia R$ 200 mil por ano, passou a receber R$ 2 milhões. Fiz pra todos, não para os do meu partido. Quando a Presidenta reduziu o FPM com a desoneração do IPI  juntando o problema com a seca, juntei todos e distribui uma cota de FPM para todos. Essa atitude de respeito faz com que os prefeitos me respeitem e o povo me respeite. Nossa relação é de quem crê na cidadania.

IMG_20140329_125248721

Sentimento de mudança

De cada 100 brasileiros, de 67 a 73 querem mudança. Antes, quando Dilma foi reeleita, 77 queriam continuidade. Em Pernambuco, de cada 100 pernambucanos, 77 querem que esse conjunto continue a fazer o bem de Pernambuco. Vamos fazer um conjunto político que vai conduzir Pernambuco a uma vitórias nos planos estadual e federal.

Técnicos x políticos – perguntado sobre fala de Armando

Não divido o mundo dessa forma entre técnicos e políticos. Divido entre quem quer fazer as coisas boas e quem não quer. Tem muito político que não ajuda o país e muito técnico com grande contribuição. O mundo é feito de gente. Paulo Câmara é gente que acredita em gente, tem coração, vontade de fazer, tem pegada.  Funcionário público que entrou pela porta da frente. Conhece a vida das pessoas de perto, atendeu cortadores de cana. Não sei como você governa o que não conhece. O conheço a 20 anos. Ele escreveu meu primeiro programa de governo com Geraldo Júlio e Aristides Monteiro. Foi Secretário de duas pastas importantíssimas. Sei que vai fazer mais do que eu fiz porque Pernambuco está melhor que em 2006. Geraldo Júlio não pontuava e hoje é o melhor prefeito do país.

Antonio Figueira, Paulo Câmara, Eduardo Campos, José Patriota e Raul Henry, na coletiva. Foto Neyton Vinicius
Antonio Figueira, Paulo Câmara, Eduardo Campos, José Patriota e Raul Henry, na coletiva. Foto Neyton Vinicius

Outras Notícias

Prefeitura de Serra Talhada inicia convocação de cadastros para o Residencial Lorena I

A Prefeitura de Serra Talhada, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, iniciou a convocação dos candidatos cadastrados no programa habitacional Residencial Lorena I para a próxima etapa do processo de seleção das unidades habitacionais. Ao todo, 195 pessoas foram convocadas após a análise de enquadramento realizada pela Caixa Econômica Federal, responsável […]

A Prefeitura de Serra Talhada, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, iniciou a convocação dos candidatos cadastrados no programa habitacional Residencial Lorena I para a próxima etapa do processo de seleção das unidades habitacionais.

Ao todo, 195 pessoas foram convocadas após a análise de enquadramento realizada pela Caixa Econômica Federal, responsável pela verificação dos critérios de elegibilidade previstos pelo Programa Minha Casa Minha Vida.

Do total de convocados, os candidatos que tiveram seus cadastros considerados compatíveis com as regras do programa deverão comparecer entre os dias 16 e 30 de junho à Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania para apresentar a documentação exigida. Já os candidatos que foram classificados como incompatíveis, pela análise da Caixa Econômica Federal, deverão procurar a secretaria no mesmo período para receber orientações sobre as pendências identificadas e os procedimentos necessários para regularização.

Os candidatos considerados compatíveis deverão apresentar duas cópias dos documentos pessoais (RG e CPF), comprovante de residência, certidão de nascimento ou casamento, número do NIS com CadÚnico atualizado, declaração positiva ou negativa de união estável, declaração de beneficiário do Minha Casa Minha Vida e, nos casos aplicáveis, atestado médico contendo CID para pessoa com deficiência, procuração pública para representação e comprovação do Benefício de Prestação Continuada (BPC) junto ao INSS.

De acordo com o edital publicado pelo município, os candidatos com cadastro incompatível terão até 60 dias para corrigir informações cadastrais ou financeiras apontadas durante a pesquisa de enquadramento, quando a regularização for possível.

Atendimentos

Os atendimentos ocorrerão de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, localizada na Rua Manoel Pereira da Silva, nº 1059, no bairro Nossa Senhora da Penha.

João Campos consolida apoio de Alexandre Neto, principal liderança da oposição em Belém de Maria

O pré-candidato a governador João Campos (PSB) recebeu, nesta terça-feira (16), o apoio da principal liderança da oposição de Belém de Maria. Alexandre Neto (PP) foi candidato a prefeito do município em 2024 com apoio do PSB e agora conduzirá o palanque local da Frente Popular na eleição estadual. A reunião foi acompanhada pelo presidente […]

O pré-candidato a governador João Campos (PSB) recebeu, nesta terça-feira (16), o apoio da principal liderança da oposição de Belém de Maria.

Alexandre Neto (PP) foi candidato a prefeito do município em 2024 com apoio do PSB e agora conduzirá o palanque local da Frente Popular na eleição estadual.

A reunião foi acompanhada pelo presidente do PSB de Pernambuco, Sileno Guedes, que é o deputado estadual que mantém parceria política com o grupo. Durante o encontro, João destacou a importância do fortalecimento da presença da Frente Popular em Belém de Maria e no distrito de Batateira.

“Alexandre fez uma grande eleição em 2024, segue fazendo um trabalho importante para garantir dias melhores para o povo de Belém de Maria e Batateira e está nos ajudando, com todo o seu grupo, nessa caminhada por Pernambuco. Podem contar com esse time, porque aqui tem compromisso com o nosso povo”, declarou.

Há apenas duas horas e meia de agenda, Madalena Britto grava vídeo convidando para encontro com João

A ex-prefeita de Arcoverde,  Madalena Britto,  gravou a apenas duas horas e meia para a chegada de João Campos o convite para a agenda do socialista na cidade. Desde a eleição,  Madalena é criticada por ter deixado de ocupar os espaços como líder da oposição e surgido muito pouco. Na cidade, vem perdendo espaço para […]

A ex-prefeita de Arcoverde,  Madalena Britto,  gravou a apenas duas horas e meia para a chegada de João Campos o convite para a agenda do socialista na cidade.

Desde a eleição,  Madalena é criticada por ter deixado de ocupar os espaços como líder da oposição e surgido muito pouco. Na cidade, vem perdendo espaço para outros nomes,  como Luciano Pacheco,  muito mais presente na imprensa e ativo nas redes.

Para um evento dessa natureza,  Madalena deveria estar vindo a público bem antes, mas só aparece agora. O delay impacta na mobilização.

O vídeo foi publicado às 15h30, pra uma agenda que começa às 18h:

Ao meio dia desta quarta, sai nova pesquisa Múltipla

Nesta quarta, meio dia, o blog divulga em parceria com o instituto Múltipla mais uma pesquisa com a intenção de voto para o Governo de Pernambuco. A pesquisa também repercute nos veículos parceiros. É mais uma pesquisa com o cenário estadual aferida pelo instituto e divulgada pelo blog, fruto de uma parceria que vai se […]

Nesta quarta, meio dia, o blog divulga em parceria com o instituto Múltipla mais uma pesquisa com a intenção de voto para o Governo de Pernambuco.

A pesquisa também repercute nos veículos parceiros.

É mais uma pesquisa com o cenário estadual aferida pelo instituto e divulgada pelo blog, fruto de uma parceria que vai se aproximando dos 20 anos, construída com seriedade e responsabilidade, tendo a assinatura do economista Ronald Falabella.

A pesquisa tem o número de identificação PE – 02553/2026. Tem trabalho de campo entre 13 e este 16 de junho, com 1.070 entrevistas. A margem de erro de 3% para mais ou para menos.

A pesquisa também afere a corrida para o Senado.

O levantamento ocorre praticamente um mês após o último levantamento,  que trouxe Raquel Lyra com 43% e João Campos,  com 39% das intenções de voto.

Morre advogado ingazeirense Roberto Moraes

Faleceu, há pouco, no Recife, o advogado eleitoral Roberto Morais, no Hospital Unimed, após enfrentar complicações decorrentes de uma isquemia medular. A informação foi trazida em primeira mão pelo Blog do Magno. Ele estava com problemas na bexiga e no pulmão e não resistiu aos procedimentos médicos. Roberto teve destacada atuação na área jurídica e […]

Faleceu, há pouco, no Recife, o advogado eleitoral Roberto Morais, no Hospital Unimed, após enfrentar complicações decorrentes de uma isquemia medular. A informação foi trazida em primeira mão pelo Blog do Magno.

Ele estava com problemas na bexiga e no pulmão e não resistiu aos procedimentos médicos. Roberto teve destacada atuação na área jurídica e chegou a integrar o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) como desembargador pelo quinto constitucional destinado à advocacia. Ele era irmão do desembargador Bartolomeu Morais.

Há um mês, foi homenageado no I Congresso do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, “reconhecimento à sua marcante trajetória no Direito Eleitoral pernambucano, como grande advogado eleitoralista, ex-Desembargador do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco e membro fundador do IDEPPE, instituição da qual é referência histórica e verdadeiro decano”.

Ao longo de décadas de atuação, Dr. Roberto Morais construiu uma história pautada pela integridade, pela firmeza de princípios, pela lealdade à advocacia e pelo compromisso com a democracia e com as instituições. Sertanejo de origem e de essência, sempre honrou suas raízes com simplicidade, grandeza humana e espírito público, tornando-se figura admirada e respeitada por toda a comunidade jurídica pernambucana.