Notícias

Em Afogados, Quinta Cultural de maio será com “cheiro” de São João 

Por André Luis

A edição de maio do projeto Quinta Cultural, que acontece hoje (25), será uma prévia com cheiro, gosto e som de São João. 

A festa terá início às 19h, no palco montado pela Secretaria de Cultura e Esportes na Praça Padre Carlos Cottart, ao lado da área dos quiosques. 

A apresentação cultural ficará por conta da quadrilha junina Sanfonar, que trará para o evento trechos do espetáculo que encenará durante o período junino. 

A Secretaria de Cultura irá anunciar os músicos e artistas selecionados na chamada pública que irão animar os bairros no projeto Arraial do meu bairro. Eles irão se apresentar na Quinta Cultural, que contará ainda com a participação especial do Padre Luizinho, pároco da Igreja de São Francisco, grande defensor e entusiasta da cultura nordestina.

Outras Notícias

Deputado estadual Alberto Feitosa faz apelo público ao colega deputado Guilherme Uchoa

Político de biografia invejável, defensor intransigente das prerrogativas dos deputados e lutador incansável pelo fortalecimento do Poder Legislativo Estadual: este é o deputado para o qual dirijo o meu apelo. O ano de 2014 trouxe um ensinamento à classe política, historicamente massacrada pela opinião pública, muitas vezes com razão: viram emergir, do povo de Pernambuco, […]

7

Político de biografia invejável, defensor intransigente das prerrogativas dos deputados e lutador incansável pelo fortalecimento do Poder Legislativo Estadual: este é o deputado para o qual dirijo o meu apelo.

O ano de 2014 trouxe um ensinamento à classe política, historicamente massacrada pela opinião pública, muitas vezes com razão: viram emergir, do povo de Pernambuco, a empatia pelo mantra da nova política preconizado pelo ex-governador Eduardo Campos e que permanece vivo em nosso estado.

É com este espírito que faço este apelo!

No próximo dia 01 de fevereiro, uma hora antes do início das eleições para escolha dos membros da mesa diretora da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), iremos fazer um juramento: “prometer respeitar a Constituição Federal e a de nosso Estado”.

Em junho de 2011, o plenário da Assembleia aprovou a Emenda Constitucional nº 33/2011 para que fosse permitida a reeleição do presidente nessa legislatura e não mais lhe fosse possível candidatura na legislatura subsequente. Tudo muito claro e transparente, ainda que na contramão dos movimentos populares que clamam pela extinção da reeleição dentro do Poder Público sob o argumento da necessidade de alternância de poder.

Porém, contrariando milhares de vozes que ecoam fora desta Casa e desrespeitando o texto expresso da Constituição Estadual, o deputado Guilherme Uchoa se lança novamente pré-candidato a um 5º mandato, sustentando-se para tanto numa interpretação jurídica que fere mortalmente a nossa Constituição, a alma da lei e a vontade dos legisladores naquele momento.

Produzimos as leis que nos competem, mas não estamos acima delas – isso jamais! Um quinto mandato maculará sua imagem e a do Poder. Em nome de quê? Somos 49 cidadãos, eleitos pelo voto direto e com reais condições de emprestar, ao Poder Legislativo, a capacidade de comandá-lo com o apoio dos demais.

Invoco neste momento o espírito público que teve o grande pernambucano Luiz Inácio Lula da Silva que, quando atiçado por alguns de seus correligionários e aliados para modificar a Constituição Federal com o intuito de permitir a sua eleição para um terceiro mandato, se apresentou desfavorável à medida, num gesto nobre de respeito pleno à democracia!

Além disso, não há quem duvide da possibilidade clara de vitória numa eleição, para um terceiro mandato de Governador do Estado, do ex-governador Eduardo Campos. Da mesma forma, mostra-se inquestionável as reais chances de eleição, no pleito de 2014, para o cargo de Deputado Federal, do maior líder do meu partido, o deputado Inocêncio Oliveira que, num gesto de grandeza, abdicou de sua candidatura em favor da renovação da política. Ambos foram brilhantes e mereceram o reconhecimento do povo de Pernambuco, mas, democraticamente, foram sucedidos. Têm em comum o espírito público e o altruísmo que deve acompanhar a todos nós, os representantes do povo.

A convivência próxima com o ex-governador Eduardo Campos certamente impregnou o deputado Guilherme Uchoa destas relevantes qualidades. Pois este é o momento de exercê-las! A bonita história do deputado Guilherme Uchoa de dedicação a esse Poder não pode terminar com um capítulo escrito ao avesso de nossa Constituição e de suas boas práticas.

A necessidade de alternância de poder tem base na possibilidade de produzir novas experiências, outras ideias, novas posturas, enriquecendo a atividade do parlamentar e valorizando a Alepe. A sociedade pernambucana é irrequieta, politizada, participativa, orgulhosa das suas melhores tradições libertárias. Desta terra, caprichosamente berço de Frei Caneca e Joaquim Nabuco, não se pode esperar outra postura. Sempre fomos referência para o resto da Federação por nossa coragem e por práticas vanguardistas e democráticas.

A história política de Pernambuco nos orgulha; nossa resistência e lutas que travamos nos inspiram. Entrar para a história do Estado de Pernambuco como protagonistas do desrespeito à nossa Constituição e da vontade dos deputados à época, para elegermos pela 5ª vez o mesmo presidente, manchará a imagem da Casa. Não imagino ser este o melhor legado a deixarmos para as próximas gerações. Seremos veementemente, todos nós parlamentares pernambucanos, cobrados nas ruas em nossas andanças políticas por isto.

Assim, com o propósito de evitar o embate que só trará desgaste às relações entre os nossos pares na Assembleia e imbuído do sentimento de esperança, expresso na célebre frase do mestre Ariano Suassuna que diz: “os otimistas são ingênuos, os pessimistas são amargos, mas vale ser um realista esperançoso”, venho a público, com todo respeito que merece a figura pública do Deputado Guilherme Uchoa, apelar para que, com altruísmo pertinente aos grandes homens públicos e com respeito a sua história dentro desta Casa, retire a sua pré-candidatura ao 5º mandato, em benefício de uma que não viole a nossa Constituição, que represente a alternância de poder e que seja capaz de preservar a imagem da Alepe e de oxigenar as suas relações com instituições e com a sociedade.

Serra: Câmara de Vereadores informa pauta da sessão desta segunda

A Câmara de Vereadores de Serra Talhada (CMST) divulgou a pauta da sessão ordinária desta segunda-feira (22), no plenário Manoel Andrelino Nogueira. A sessão acontece todas as segundas-feiras a partir das 20h. Entre as discussões que serão apresentadas pelos legisladores, destaque para a indicação do vereador Antônio de Assis, que solicita junto ao secretário de […]

A Câmara de Vereadores de Serra Talhada (CMST) divulgou a pauta da sessão ordinária desta segunda-feira (22), no plenário Manoel Andrelino Nogueira. A sessão acontece todas as segundas-feiras a partir das 20h.

Entre as discussões que serão apresentadas pelos legisladores, destaque para a indicação do vereador Antônio de Assis, que solicita junto ao secretário de Obras e Infraestrutura do município, Cristiano Menezes, a construção de uma CEASA na cidade de Serra Talhada.

A vereadora Alice Conrado solicitará poços nas comunidades de Vila Nova e roço nas estradas de Jatobá, Bandeira e Serra do Catolé. Na pauta também as reformas das praças de São Cristóvão e da Rua Lindinalva Nunes. Também votação de projetos que denominam ruas na Capital do Xaxado.

Confira a pauta completa:

http://www.serratalhada.pe.leg.br/institucional/noticias/confira-a-pauta-2

Márcia Conrado terá encontro com Lula

A prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT), foi convidada para um encontro reservado com o ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. O convite partiu do próprio ex-presidente, segundo o Farol de Notícias.  Como divulgado, Lula estará em Recife neste domingo em uma agenda de poucos encontros. Este primeiro encontro ocorre quando o PT e […]

A prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT), foi convidada para um encontro reservado com o ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. O convite partiu do próprio ex-presidente, segundo o Farol de Notícias. 

Como divulgado, Lula estará em Recife neste domingo em uma agenda de poucos encontros. Este primeiro encontro ocorre quando o PT e o PSB começam a dialogar em torno de uma aliança na disputa de 2022, pelo governo do Estado.

Aliás, já há comentários de que setores do Partido dos Trabalhadores desejam emplacar o nome do ex-prefeito Luciano Duque, na chapa majoritária, caso a aliança se concretize.

O Farol conversou com o ex-prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque, que confirmou o encontro entre Lula e Márcia, mas disse que não estaria presente, porque cumpre agenda no Sertão do Araripe. Ele ratificou que o seu projeto é disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa de Pernambuco.

“Para o encontro com Lula só vai Márcia e a pauta é política. Ele não irá receber pré-candidatos, senão haverá uma multidão. Eu compreendo e vou continuar percorrendo o estado, este é o meu projeto. Márcia me representa, ela é a minha líder”, cravou o ex-prefeito.

Projeto ‘RODOPIO – A Tropa nas Escolas’ leva peças teatrais para instituições de Arcoverde

A companhia teatral Tropa do Balacobaco iniciou neste mês de maio, em creches e escolas municipais de Arcoverde, o circuito do projeto ‘RODOPIO – A Tropa nas Escolas’. Com apresentações gratuitas, a iniciativa conta com as parcerias da Estação da Cultura e do fotógrafo Thiago José, sendo apoiada pela Prefeitura de Arcoverde, através das secretarias […]

Foto: Tropa do Balacobaco

A companhia teatral Tropa do Balacobaco iniciou neste mês de maio, em creches e escolas municipais de Arcoverde, o circuito do projeto ‘RODOPIO – A Tropa nas Escolas’. Com apresentações gratuitas, a iniciativa conta com as parcerias da Estação da Cultura e do fotógrafo Thiago José, sendo apoiada pela Prefeitura de Arcoverde, através das secretarias de Educação e Esportes, e de Cultura e Comunicação.

Composto pelos espetáculos infanto-juvenis ‘O Espelho da Lua’, ‘Re Te Tei’ e ‘Histórias do Balacobaco’, o projeto visa promover nas instituições públicas de ensino o todo o potencial de criação teatral envolvendo a equipe de trabalho da tropa, que foi iniciada em Arcoverde no ano de 2007. As apresentações também envolvem debates para o público participante.

Ao todo, estão sendo contempladas nesta primeira etapa 24 escolas da rede municipal de educação, sendo 16 na área urbana e 9 na área rural da cidade. A iniciativa também possibilita que a arte teatral seja utilizada enquanto ferramenta de formação para cidadãos conscientes, contribuindo de maneira positiva para o desenvolvimento das crianças nas instituições públicas de educação.

Confira abaixo as próximas realizações do projeto:

18/05 – Creche Dr. Jennecy Ramos e Creche Dom Severino Mariano de Aguiar

23/05 – Escola Municipal Euclides da Cunha

25/05 – Escola Municipal Freire Filho

30/05 – Escola Municipal Gumercindo Cavalcanti

Dilma acena a mercados e escolhe Joaquim Levy para a Fazenda

do Estadão Conteúdo A presidente Dilma Rousseff escolheu o ex-secretário do Tesouro Joaquim Levy para o Ministério da Fazenda e montou uma equipe econômica de forma a agradar ao mercado. O Ministério do Planejamento será ocupado pelo ex-secretário executivo da Fazenda Nelson Barbosa e Alexandre Tombini deve continuar no Banco Central. Mas o anúncio da […]

cb094bf7e6894f98bcbce8ebddedf71d

do Estadão Conteúdo

A presidente Dilma Rousseff escolheu o ex-secretário do Tesouro Joaquim Levy para o Ministério da Fazenda e montou uma equipe econômica de forma a agradar ao mercado. O Ministério do Planejamento será ocupado pelo ex-secretário executivo da Fazenda Nelson Barbosa e Alexandre Tombini deve continuar no Banco Central. Mas o anúncio da equipe, que era esperado ao longo da sexta-feira (21) e ajudou a elevar o Índice Bovespa, foi deixado para uma data a ser definida.

Na sexta-feira, o Palácio do Planalto chegou a pedir extraoficialmente aos jornalistas que ficassem preparados para uma entrevista coletiva a qualquer momento. No fim do dia, os repórteres foram avisados de que não haveria anúncio nenhum.

Uma explicação para a frustrada confirmação da futura equipe econômica é preservá-la das “más notícias” esperadas para a próxima semana. Caberá a Guido Mantega – titular da Fazenda prestes a encerrar o ciclo mais longo à frente da pasta na história da República – dar explicações para a agenda negativa e evitar que seu sucessor enfrente desgaste antes mesmo de assumir o cargo.

Na segunda-feira, o Banco Central vai divulgar a nota do setor externo no mês de outubro, com as transações e investimentos estrangeiros diretos recebidos pelo País. À noite, a Comissão do Orçamento tentará aprovar o projeto que muda a Lei de Responsabilidade Fiscal (LDO) e flexibiliza a meta de superávit primário, medida vista com ressalvas por parte dos economistas. Pela proposta, a União passaria a incluir investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o que deixou de arrecadar com os cortes de impostos como parte do esforço fiscal. E na quinta o Tesouro deve divulgar o resultado primário do governo central (Tesouro, BC e Previdência) em outubro, cujos dados não devem ser positivos.