Sem categoria

Eleições 2014 e os apoios regionais foram tema no Debate das Dez da Pajeú

Por Nill Júnior

J

Hoje nos estúdios da Pajeú, o ex-prefeito de Afogados da Ingazeira e atual secretário de recursos hídricos do Estado, Totonho Valadares (PSB) e o jornalista Mário Viana Filho (PTB), falaram sobre os apoios e o andamento das campanhas para as próximas eleições. Totonho como liderança política do grupo de Eduardo Campos e Mário como liderança do grupo de Armando Monteiro. Participou também o deputado federal João Paulo (PT) que falou sobre a visão e como deve se comportar o PT.

Desafios

Totonho disse que Eduardo Campos assim como nas eleições passadas, conseguiu eleger como prefeito de Recife um nome também desconhecido pela população na área política.

“O governador Eduardo Campos além de se um grande administrador e um grande politico é também um grande estrategista”, disse Totonho.

Inovação

Totonho disse que Eduardo está buscando inovar o ingresso de pessoas na área politica e foi buscar um de seus auxiliares, o Paulo Câmara, que segundo informações é um grande técnico é uma pessoa que tem ajudado bastante no desenvolvimento do Estado de Pernambuco para disputar a eleição como candidato a governador.

“Por outro lado à gente também sabe que das dificuldades que vamos ter, pois vamos enfrentar um candidato forte, conhecido, senador que já vem participando das campanhas”, lembrou Totonho.

Totonho disse que confia em Eduardo Campos e que por isso vai marchar junto com ele, mas que o por ele (Tonho) o candidato seria Fernando Bezerra Coelho que vai ser candidato a senador.

Totonho disse que pelo fato do governador Eduardo Campos ter que se dividir entre o grande projeto que é a candidatura a presidência e apoiar os seus indicados do bloco governista a responsabilidade das lideranças politicas regionais para ter sucesso na candidatura de Paulo Câmara, mas que dependendo do desempenho do governador para Presidência da República isso pode contribuir também nessa arrancada.

“Nós hoje temos três candidatos a Dilma, o Aécio e Eduardo, dependendo do desempenho dessa campanha de Eduardo Campos, pode efetivamente contribuir para que o Paulo Câmara tenha um grande desempenho e do esforço também dos correligionários e de todas as pessoas que fazem parte tanto do PSB como dos partidos coligados da Frente Popular aqui do Estado de Pernambuco”, disse Totonho.

Confiança

Perguntado sobre o suposto clima de já ganhou dentro do PTB com o anúncio de que o candidato do PSB seria Paulo Câmara, Mário Filho disse que não, pois todos sabem que toda eleição é difícil e principalmente quando se trata de um pleito de governo do Estado.

Mário disse que vê Armando Monteiro com grandes chances desde que foi anunciada a sua pré-candidatura, vem pontuando índices importantes em todas as pesquisas, liderando em todos os cenários e em todas as regiões de Pernambuco e que isso é evidente e claro, mas que não existe eleição fácil nem definida.

“Eu acho que essa escolha talvez não tenha sido a melhor do PSB porque acredito que teria outros quadros que talvez trouxesse assim uma vantagem maior para o partido, como seria o caso de Fernando Bezerra”, disse Mário.

A posição do PT

Por telefone o deputado João Paulo (PT) falou que o partido continua fazendo suas avaliações.

“Setores mais à esquerda defendem dois palanques (com PT e PTB cada um para um lado) para favorecer o segundo turno. Outro, um palanque forte para disputa”.

Segundo João Paulo, uma posição só sai no final de abril. Apertado sobre sua disposição pessoal, João Paulo não abriu o jogo. “Estou preferindo que o PT defina a estratégia política. Temos outros nomes como Humberto e Tereza. Tenho que ter cautela, aguardar a estratégia e depois o nome”.

Sobre a escolha de Paulo Câmara como candidato governista, João Paulo também tem parecer cauteloso. “Vamos esperar a definição oficial e avaliar. Prematuramente, sabe-se que não é uma eleição fácil, já que o governador também tem um trabalho no Estado”, ponderou.

Totonho disse que acha que se o PT não fizer parte da chapa de Armando e optar por uma candidatura própria, a eleição fica mais fácil para que o PSB consiga eleger Paulo Câmara.

“Eu acho que tudo isso vai depender ainda do desempenho que a Dilma esta tendo, que tem sido de certa forma negativo em relação ao que já esteve em pesquisas anteriores”, disse Totonho.

Já Mário disse que pelas conversas que tem escutado nos bastidores, acha que é praticamente certo o apoio do PT a Armando Monteiro, mesmo porque o PTB nacional está do lado da presidente fazendo parte hoje do grupo que dá sustentação ao governo e também que quando Eduardo rompeu com o governo federal, por outro lado Armando declarou o seu apoio à Dilma.

“Acho que por toda essa relação de aproximação e demonstração de apoio, eu acredito que já é quase definido, agora quanto a formação da chapa eu acho que ainda leva um tempo”, disse Mário.

Durante o intervalo do Debate, Totonho Valadares falou sobre a acusação do vereador Renon de Ninô (PROS) que em entrevista a Pajeú na última sexta-feira (21) disse que ele (Totonho), estaria cercando uma rua que dá acesso a sua fazenda e deixando vários moradores prejudicados.

Renon afirmou que o ex-prefeito desapropriou vários terrenos durante o tempo em que esteve à frente do município como prefeito e, que agora, espera a atitude do atual prefeito (José Patriota) se terá “peito” para “peitar” o ex-prefeito com essa situação.

Totonho disse que a área que está sendo cercada é de sua propriedade, onde o mesmo adquiriu quando no local somente havia mato e fez a estrada interligando a PE 292 até a sua propriedade. O ex-prefeito afirmou que tomou a iniciativa de cercar a área, devido quando há festas no Aplausos Shows, fica impossibilitado de ter acesso até a sua propriedade devido aos veículos de pessoas que estão na festa, estarem estacionados na estrada, impedido a passagem.

O ex-prefeito falou que o vereador Renon de Ninô estaria incitando as pessoas a derrubarem a cerca e que isso não seria postura correta para um legislador.

“Eu não sabia que Renon como vereador e ex-presidente da Câmara, podia estar incitando o pessoal a derrubar cerca ou muro de áreas que não lhe pertencem, fica até uma coisa muito deselegante para uma pessoa estar fazendo isso”, disse Totonho.

Clique aqui e ouça o Debate na íntegra no Portal Pajeú Rádio Web

Outras Notícias

Após articulação iniciada em 2023, Duque comemora edital para recuperação da PE-430 em São José do Belmonte

O deputado estadual Luciano Duque (Podemos) comemorou a publicação do edital para a recuperação da PE-430, importante rodovia que liga São José do Belmonte e beneficia toda a região do Sertão pernambucano. A obra é uma demanda defendida pelo parlamentar desde 2023 junto ao Governo de Pernambuco. Ao longo dos últimos anos, Luciano Duque realizou […]

O deputado estadual Luciano Duque (Podemos) comemorou a publicação do edital para a recuperação da PE-430, importante rodovia que liga São José do Belmonte e beneficia toda a região do Sertão pernambucano. A obra é uma demanda defendida pelo parlamentar desde 2023 junto ao Governo de Pernambuco.

Ao longo dos últimos anos, Luciano Duque realizou articulações, apresentou solicitações e acompanhou de perto o andamento do pleito, destacando a necessidade de investimentos na rodovia para garantir melhores condições de tráfego e impulsionar o desenvolvimento regional.

Para o deputado, a publicação do edital representa um passo decisivo para transformar uma reivindicação histórica da população em realidade.

“A recuperação da PE-430 significa mais segurança, melhores condições de mobilidade e mais oportunidades de desenvolvimento para São José do Belmonte e todo o Sertão”, destacou.

Luciano Duque ressaltou ainda que a conquista é resultado da união de esforços entre a população, lideranças locais e o Governo do Estado, reforçando seu compromisso de continuar trabalhando por investimentos estruturadores que promovam mais qualidade de vida para os pernambucanos.

Giba Ribeiro comemora entrega de novo veículo para Assistência Social

O prefeito de Flores, Gilberto Ribeiro, participou na segunda-feira 15, no Palácio do Campo das Princesas, em Recife, da cerimônia de entrega de novos veículos destinados à rede do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), promovida pelo Governo de Pernambuco. Na ocasião, o município de Flores foi contemplado com um novo veículo que irá reforçar […]

O prefeito de Flores, Gilberto Ribeiro, participou na segunda-feira 15, no Palácio do Campo das Princesas, em Recife, da cerimônia de entrega de novos veículos destinados à rede do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), promovida pelo Governo de Pernambuco.

Na ocasião, o município de Flores foi contemplado com um novo veículo que irá reforçar os serviços prestados pela Secretaria de Assistência Social, ampliando a capacidade de atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade e garantindo mais agilidade, segurança e dignidade às ações desenvolvidas pelo SUAS.

O prefeito Gilberto Ribeiro destacou a importância da parceria entre o Governo do Estado e os municípios pernambucanos e agradeceu à governadora Raquel Lyra pelo apoio recebido.

“Flores está levando para casa um veículo novo para fortalecer a nossa assistência social. Esse reforço na frota vai ampliar significativamente a nossa capacidade de atendimento, garantindo mais agilidade, segurança e dignidade para as famílias que mais precisam do suporte do SUAS. Parcerias sólidas constroem grandes resultados, e o trabalho focado no bem-estar e no cuidado com a nossa população é prioridade máxima”, afirmou o gestor.

 

João Campos participa do lançamento da Frente das Oposições de Arcoverde

O pré-candidato ao Governo de Pernambuco João Campos (PSB) participou, na noite desta terça-feira (16), do lançamento da Frente das Oposições de Arcoverde, no Sertão. O grupo reúne lideranças políticas do município, entre elas o presidente da Câmara, Luciano Pacheco, as ex-prefeitas Madalena Britto, Erivânia Camelo e Rosa Barros, além do ex-prefeito Julião Guerra. Durante […]

O pré-candidato ao Governo de Pernambuco João Campos (PSB) participou, na noite desta terça-feira (16), do lançamento da Frente das Oposições de Arcoverde, no Sertão. O grupo reúne lideranças políticas do município, entre elas o presidente da Câmara, Luciano Pacheco, as ex-prefeitas Madalena Britto, Erivânia Camelo e Rosa Barros, além do ex-prefeito Julião Guerra.

Durante o encontro, João Campos destacou sua agenda de diálogo com lideranças e moradores do Estado e voltou a mencionar a aliança política com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “Nós estamos só começando essa caminhada. Ela vai ser travada nas ruas, conversando com as pessoas, fazendo a política escutar para entender onde está doendo, onde o sapato está apertando”, afirmou.

O evento também contou com a presença do pré-candidato a vice-governador Carlos Costa (Republicanos), do senador Humberto Costa (PT), do deputado estadual Diogo Moraes (PSB), de prefeitos da região e de dirigentes partidários. As lideranças locais defenderam a atuação conjunta da oposição no município e apresentaram críticas às gestões estadual e municipal.

62%: aprovação de Raquel Lyra permanece estável e desaprovação recua, aponta pesquisa Múltipla

A pesquisa Múltipla divulgada nesta quarta-feira (17) mostra que a avaliação do governo da governadora Raquel Lyra manteve estabilidade entre maio e junho, com leve redução dos índices negativos e crescimento do percentual de entrevistados sem opinião formada. Segundo o levantamento, 62% dos pernambucanos aprovam a gestão da governadora, enquanto 26% desaprovam. Outros 12% não […]

A pesquisa Múltipla divulgada nesta quarta-feira (17) mostra que a avaliação do governo da governadora Raquel Lyra manteve estabilidade entre maio e junho, com leve redução dos índices negativos e crescimento do percentual de entrevistados sem opinião formada.

Segundo o levantamento, 62% dos pernambucanos aprovam a gestão da governadora, enquanto 26% desaprovam. Outros 12% não opinaram.

Na comparação com a pesquisa realizada em maio, os números apontam estabilidade dentro da margem de erro. A aprovação passou de 63% para 62%, enquanto a desaprovação caiu de 30% para 26%. Já o percentual dos que não opinaram cresceu de 7% para 12%.

Quando os entrevistados foram questionados sobre a classificação da gestão estadual, 13% consideraram o governo ótimo, 31% bom, 35% regular, 5% ruim e 11% péssimo. Outros 5% não responderam.

Agrupando os conceitos positivos, a soma de ótimo e bom alcança 44%, enquanto os conceitos negativos, formados por ruim e péssimo, chegam a 16%. O grupo que considera a administração regular representa 35% dos entrevistados.

Em relação ao levantamento de maio, houve crescimento de três pontos percentuais na avaliação positiva, que passou de 41% para 44%. A avaliação regular permaneceu praticamente estável, variando de 36% para 35%. Já a avaliação negativa caiu de 19% para 16%. O percentual de entrevistados sem opinião passou de 4% para 5%.

Os números sugerem que, entre maio e junho, a gestão Raquel Lyra apresentou melhora nos indicadores de avaliação qualitativa, com aumento da percepção positiva e redução das avaliações negativas. Na aprovação administrativa, o cenário permaneceu estável, mantendo um índice superior a 60% e registrando queda na desaprovação.

Dados da pesquisa

A pesquisa tem o número de identificação PE – 02553/2026. Tem trabalho de campo entre 13 e 16 de junho, com 1.070 entrevistas. A margem de erro de 3% para mais ou para menos.

TRE nega liminar do MDB e mantêm pesquisa Múltipla

Triste fim do partido que já teve como expoente no auge o ex-governador Jarbas Vasconcelos. O MDB virou uma sub legenda do PSB no Estado. Sem ter agenda ou ocupação prática,  o partido se presta a esse papel ridículo, tal qual ventríloco de quem manda ou papagaio de pirata. Para poupar o PSB do desgaste […]

Triste fim do partido que já teve como expoente no auge o ex-governador Jarbas Vasconcelos. O MDB virou uma sub legenda do PSB no Estado.

Sem ter agenda ou ocupação prática,  o partido se presta a esse papel ridículo, tal qual ventríloco de quem manda ou papagaio de pirata.

Para poupar o PSB do desgaste de tentar vetar o acesso à informação da sociedade pernambucana previsto na Constituição,  tentou barrar a divulgação da pesquisa Múltipla. Mais uma vez,  deu com os burros n’água.

O desembargador eleitoral Fernando Braga Damasceno negou a liminar com os mesmos argumentos pelos quais o TRE restabeleceu a divulgação da pesquisa anterior: concluiu que os documentos apresentados pelo Múltipla demonstraram sua espertize e capacidade para realizar a pesquisa, assim como a parceria histórica com o blog.

Na ação, o MDB alegava que “a pesquisa apresentava irregularidades que comprometeriam sua credibilidade”.

Mas, ao analisar o caso, o magistrado entendeu que não ficou demonstrada a probabilidade do direito alegado pelo partido. A decisão destaca que o Instituto Múltipla apresentou documentos que provam sua capacidade e competência técnica para realizar pesquisas.

Diante disso, o TRE-PE indeferiu o pedido liminar para retirada da pesquisa dos meios de divulgação.

Triste fim, MDB…