Notícias

Dia 20, de volta ao rádio

Por Nill Júnior

Hoje ocupei as redes sociais das emissoras parceiras para anunciar a retomada das minhas atividades no rádio.

Desde o dia 7 de outubro,  após o primeiro turno das eleições,  praticamente me mudei pra Recife em virtude da preparação final para o Fala Norte Nordeste,  que aconteceu de 27 a 29 de novembro.

Terminado o encontro,  com todo o sucesso que ele reservou, graças à realização conjunta com colaboradores,  Escritório de Mídia e Newcon, ainda houve atividades em Belém,  Brasília,  Rio, em a prestação de contas do encontro,  em reunião realizada no mês de dezembro.

Passado esse furacão,  conciliando a primeira temporada do LW Cast,  eram chegadas minhas férias.  Esse ano, escolhi um roteiro que me ajuda a entender o Brasil,  entre as cidades históricas de Minas e o Rio de Janeiro.  Hoje, por exemplo,  estou em Petrópolis,  de onde gravei as chamadas.

Dia 20, retorno à Manhã Total na Rádio Pajeú e ao comentário diário no Sertão Notícias,  na Cultura FM. O hiato de mais de três meses fora do ar no Pajeú pela primeira vez em anos só aumentou essa saudade. Agradeço a tanta gente que perguntou ou cobrou nossa volta.

Registre-se,  a Pajeú nunca esteve tão bem nesse período, graças ao trabalho de toda uma equipe,  conduzida pelo Gerente Interino,  Alisson Nascimento.  Ninguém é insubstituível.

Já primeira temporada do LW Cast terminou semana passada. Mas a boa notícia é de que dia 6 de fevereiro começa a segunda temporada, com geração da TV LW e retransmissão na Itapuama FM.

A boa notícia é de que o projeto virá com um novo parceiro. Vamos esperar a surpresa!

Guarde na agenda: dia 6 a gente mata essa surpresa…

Esses dias, muita gente perguntou ou especulou sobre o meu futuro.  Me colocaram em veículos do Recife a Petrolina.  Mas, apesar de algumas sondagens, minha disposição sempre foi a de manter meus pés fincados no Sertão.  A partir da região,  ganho o mundo. Mas sempre retorno pra ela. Até a volta, se Deus quiser!

Outras Notícias

Vistorias às barragens de mineração serão concluídas neste semestre

As instituições fiscalizadoras federais e estaduais deverão realizar até o final deste ano vistorias às3.386 barragens que apresentam riscos. Deste universo, 205 barramentos de mineradoras terão suas inspeções priorizadas para ocorrer até o mês de junho. Os prazos foram indicados aos órgãos responsáveis nesta quinta-feira (31/1) pelo ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, na condição de […]

As instituições fiscalizadoras federais e estaduais deverão realizar até o final deste ano vistorias às3.386 barragens que apresentam riscos. Deste universo, 205 barramentos de mineradoras terão suas inspeções priorizadas para ocorrer até o mês de junho.

Os prazos foram indicados aos órgãos responsáveis nesta quinta-feira (31/1) pelo ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, na condição de presidente do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH).

Por meio de ofício, também foi solicitado às entidades a apresentação das demandas de pessoal, caso a capacidade de trabalho não esteja adequada à execução das vistorias nos períodos indicados. As instituições têm até a próxima semana para enviar as informações ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).

Todo o diagnóstico será encaminhado ao Ministério da Economia. A Pasta avaliará procedimentos necessários ao exercício temporário dos servidores que irão reforçar o efetivo de fiscalização das barragens.

O documento ainda reiterou aos órgãos as recomendações da Moção nº 72, do CNRH, publicada esta semana (29/1) no Diário Oficial da União. Também foi enviada a lista de empreendimentos a serem vistoriados por cada entidade.

A Secretaria Nacional de Segurança Hídrica do MDR – responsável pela secretaria-executiva do Conselho Nacional de Recursos Hídricos – acompanhará a evolução das atividades da Moção nº 72. Para dar transparência às ações federais, os resultados serão divulgados mensalmente.

Em Afogados, a rua quis engolir o caminhão

Um caminhão da empresa Valério Construçõs literalmente caiu em um buraco na Rua Aparício Veras, próximo à Casa de Saúde Doutor José Evóide de Moura. O caminhão aparentemente transportava cerâmica para a construção de um cliente quando parte do asfalto da via cedeu. Houve algum trabalho para retirar o veículo do local. O trecho está […]

Um caminhão da empresa Valério Construçõs literalmente caiu em um buraco na Rua Aparício Veras, próximo à Casa de Saúde Doutor José Evóide de Moura.

O caminhão aparentemente transportava cerâmica para a construção de um cliente quando parte do asfalto da via cedeu. Houve algum trabalho para retirar o veículo do local. O trecho está interditado.

Quinta, participando do Debate das Dez, o prefeito Sandrinho Palmeira foi cobrado por alguns pontos de Afogados da Ingazeira que precisam de renovação do pavimento asfáltico. Os motivos são variados, passando por vazamentos de rede da COMPESA, idade do pavimento, falta de manutenção.

Sandrinho disse reconhecer o problema, mas disse que optou focar por asfaltar e calçar novas vias, prometendo aferir pontos onde há maiores problemas na área central.   Afogados já sobre com o trânsito caótico nesse fim de trânsito, outra promessa de solução para 2023.

Lava Jato poupou donos da Odebrecht de medidas duras para fechar delação

Diálogos obtidos pelo site The Intercept Brasil e analisados e publicados neste domingo, 22, pelo jornal Folha de S.Paulo apontam que os procuradores da Lava Jato pouparam a Odebrecth e seus principais executivos de medidas mais duras cogitadas durante as negociações do acordo de delação da empresa que colaborou com as investigações a partir de 2016. De acordo com as mensagens, os procuradores […]

Marcelo Odebrecht

Diálogos obtidos pelo site The Intercept Brasil e analisados e publicados neste domingo, 22, pelo jornal Folha de S.Paulo apontam que os procuradores da Lava Jato pouparam a Odebrecth e seus principais executivos de medidas mais duras cogitadas durante as negociações do acordo de delação da empresa que colaborou com as investigações a partir de 2016.

De acordo com as mensagens, os procuradores pensaram até em obrigar os donos da empreiteira a vender suas ações para que se afastassem completamente dos negócios após a delação.

Mas o grupo desistiu da ideia com o andar das negociações. A ideia era não inviabilizar o acordo com a Odebrecht.

Os investigadores também discutiram a possibilidade de impedir a empreiteira de pagar os advogados dos delatores e se responsabilizar pelas multas impostas aos executivos, com o objetivo de evitar que eles mantivessem o valor acumulado com os atos de corrupção.

As mensagens também mostram que a cúpula da Odebrecht tinha um envolvimento muito maior com o esquema de lavagem de dinheiro criado pela empresa para pagar propina a políticos e funcionários públicos do que sugerem os documentos divulgados até agora.

Desaparecimento de segurança mobiliza população de Afogados da Ingazeira

Vídeo de veículo deixando posto de gasolina é divulgada pela família Atualizado às 11h40 Em Afogados da Ingazeira, mistério com o desaparecimento do afogadense Evandeilson Lima, conhecido por Vando. Ele está desaparecido desde a última sexta-feira à noite. Evandeilson, que reside na Rua Cleto Campelo, por trás do escritório da Celpe, é funcionário do Sicoob Credipajeú […]

Vídeo de veículo deixando posto de gasolina é divulgada pela família

Atualizado às 11h40

Em Afogados da Ingazeira, mistério com o desaparecimento do afogadense Evandeilson Lima, conhecido por Vando. Ele está desaparecido desde a última sexta-feira à noite.

Evandeilson, que reside na Rua Cleto Campelo, por trás do escritório da Celpe, é funcionário do Sicoob Credipajeú de Afogados da Ingazeira.

Tido como um funcionário responsável, que não tinha histórico de faltas, chamou na atenção a ausência do segurança nesta segunda. Uma pessoa que fornece o almoço do profissional chamou a atenção da família para o fato de ele não ter ido ao trabalho.

Segundo Celso Brandão falando ao programa Manhã Total, o Delegado Germano Ademir solicitou a presença de familiares para iniciar as investigações. A família, principalmente a irmã Cida Nicácio, busca imagens de câmeras de vigilância do entorno para tentar identificar o último carro em que ele foi visto no sábado.

Família e amigos estão fazendo apelos desesperados nas redes sociais para quem souber do paradeiro do mesmo. A PM informou que está divulgando imagens de Evandeilson através de aplicativos para companhias e batalhões do estado. Informações podem ser passadas à polícia ou pelo (87) 9-9189-7519. A família pede que evitem passar informações que não ajudem a localizá-lo.

Veja vídeo: ele saiu com um colega e uma terceira pessoa em um veículo Corsa Classic prateado. As imagens do carro parado para abastecimento estão sendo divulgadas nas redes sociais e podem ajudar a identificar o motorista que seguia com ele.

A irmã disse a Michelli Martins, que ele disse à mãe que iria a Recife e voltaria até o domingo pela manhã. Desde sexta pela manhã, a família não tem contato. “Ele não fica off no WhattsApp”, disse a irmã. Veja o vídeo:

Amupe: Gestão Cidadã promove oficina sobre gênero e raça no ciclo orçamentário em Flores

A oficina “Tomada de decisões e a atenção às demandas de gênero e raça no orçamento das políticas públicas”, foi ministrada pelo projeto Gestão Cidadã, da Amupe, no auditório da Câmara de Vereadores de Flores, anteontem (30/07) e ontem (31/07). Durante os dois dias, os presentes puderam acompanhar a proposta da oficina com os seus […]

A oficina “Tomada de decisões e a atenção às demandas de gênero e raça no orçamento das políticas públicas”, foi ministrada pelo projeto Gestão Cidadã, da Amupe, no auditório da Câmara de Vereadores de Flores, anteontem (30/07) e ontem (31/07). Durante os dois dias, os presentes puderam acompanhar a proposta da oficina com os seus objetivos e a apresentação dos participantes, suas organizações e setores do poder público.

A introdução do conteúdo da Oficina motivou o grupo a expressar suas compreensões e  preocupações com a conjuntura atual de retrocesso nas políticas e estagnação das políticas sociais. Além disso, realizou-se um debate sobre a construção histórica das políticas e direitos a partir das lutas sociais de diferentes sujeitos: rurais, urbanos, mulheres, juventudes, LGBT’s, sindicalistas, dentre outros.

Segundo a consultora do Gestão Cidadã, Luiz de Marillac, “para incidir no ciclo orçamentário é importante reconhecer as desigualdades sociais de classe, gênero e raça, para que se possa prever programas e ações de enfrentamento à estas realidades. Na oficina, trabalhamos com relatórios de pesquisa, realizados pelas Oxfam, de 2017 a 2019, que registram uma ampliação dessas desigualdades nos últimos dois anos”, concluiu.

Os 27 participantes de diversas esferas dos governos municipais, poder legislativo e sociedade civil refletiram sobre a questão de gênero no orçamento público, a partir de um texto de Hildete Pereira de Melo, reforçando a ideia que o orçamento não é neutro e deve está comprometido com a construção da igualdade. Foram compartilhados aprendizados nos municípios, com a contribuição do projeto Gestão Cidadã no tocante à disponibilização da informação, à participação nos conselhos, e a importante inserção da questão de mulheres.

No segundo módulo, os presentes discutiram toda a estrutura orçamentária dos Estados e dos municípios e colhidas informações acerca da elaboração dessas estruturas visando a elaboração de políticas públicas voltadas para a redução das desigualdades de raça e gênero.

A Coordenadora do projeto Gestão Cidadã, Ana Nery, fez um relato do que é orçamento público no contexto geral e provoca a participação dos presentes com as perguntas:  O que é orçamento público? E para que serve orçamento público? Resposta que trouxe para um debate de esclarecimento e dúvidas dos participantes.

A próxima edição da Oficina III “Tomada de decisões e a atenção às demandas de gênero e raça no orçamento das políticas públicas” vai ser em Caruaru, entre os dias 20 e 21 de agosto, em local a ser divulgado em breve. As inscrições podem ser feitas através do e-mail [email protected].