Notícias

Desmatamento da Caatinga no Pajeú : grupo Fé e Política traça plano de ação para educar e denunciar ações ilegais

Por Nill Júnior

reunião

Por Dom Egídio Bisol*

Por iniciativa do Grupo “Fé e Política” da Diocese de Afogados da Ingazeira, aconteceu neste dia 04 na Cúria Diocesana uma reunião com a presença de representantes da FETAP, dos Sindicatos de Trabalhadores Rurais de Afogados da Ingazeira, Iguaracy e Ingazeira, da Casa da Mulher do NE, do COMDRUR de Afogados e Iguaracy, da Secretária do Meio Ambiente de Tabira, e Secretária de Agricultura de Afogados.

O assunto em pauta foi a forte preocupação com o “Desmatamento Selvagem” às custas da caatinga no Pajeú: os participantes levantaram questões alarmantes sobre a degradação ambiental, a extração irregular da madeira, a comercialização ilegal, a pouca fiscalização por parte dos órgãos competentes. Mesmo sem desconhecer que para muitas pessoas não há outro meio de sobrevivência, em virtude da seca prolongada, o grupo reconhece que os maiores beneficiados com essas ações não são os pobres.

SN1568751

Foi constituído um grupo de trabalho, com o compromisso de agir em duas direções: no aspecto educativo das comunidades, agricultores e toda sociedade, e no aspecto de denúncia aos órgãos competentes de ações ilegais levantadas.

Preocupação do grupo é, também, envolver nesta tarefa outras entidades, ONGs, Ministério Público, Prefeituras, Câmaras de Vereadores e outros, objetivando uma ação comum e mais eficaz em defesa do Meio Ambiente no Pajeú.

*Dom Egídio Bisol é Bispo Diocesano de Afogados da Ingazeira

Outras Notícias

Serra: Câmara aprova moção de aplausos pelos 30 anos do Hospital São Francisco

A Câmara Municipal de Serra Talhada aprovou, na terça-feira (26), uma Moção de Aplausos ao Hospital São Francisco, que completou 30 anos de funcionamento. A proposição foi apresentada pelo vereador Manoel Enfermeiro. Durante a sessão, parlamentares ressaltaram a atuação do hospital no atendimento à população da região. O presidente da Câmara, Manoel Enfermeiro, afirmou: “O […]

A Câmara Municipal de Serra Talhada aprovou, na terça-feira (26), uma Moção de Aplausos ao Hospital São Francisco, que completou 30 anos de funcionamento. A proposição foi apresentada pelo vereador Manoel Enfermeiro.

Durante a sessão, parlamentares ressaltaram a atuação do hospital no atendimento à população da região. O presidente da Câmara, Manoel Enfermeiro, afirmou:

“O Hospital São Francisco tem sido um pilar para nossa cidade. São 30 anos de dedicação, salvando vidas e acolhendo famílias em momentos de fragilidade. A homenagem da Câmara é um reconhecimento justo a todos que fazem parte desta história de compromisso com a saúde pública.”

Antes de assumir o mandato, Manoel trabalhou como profissional de saúde na instituição. Ele lembrou a experiência ao justificar a homenagem:

“Trabalhei grande parte da minha vida dentro deste hospital e sei da seriedade e do esforço de cada funcionário. Esta homenagem não é apenas para a gestão, mas para todos que já passaram e que ainda passam pelos corredores do São Francisco, cuidando com amor e responsabilidade dos pacientes.”

Auto Viação Progresso conquista 321 novos mercados interestaduais na Janela Extraordinária da ANTT

Do Ônibus e Transporte A Auto Viação Progresso, uma das mais antigas e tradicionais empresas de transporte rodoviário de passageiros do Brasil, está entre as companhias contempladas pela Janela Extraordinária nº 01/2024 da ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres. A empresa conquistou 321 novos mercados interestaduais, ampliando sua atuação em diferentes estados da região Nordeste. Fundada em 1932 por João Tude de […]

Do Ônibus e Transporte

Auto Viação Progresso, uma das mais antigas e tradicionais empresas de transporte rodoviário de passageiros do Brasil, está entre as companhias contempladas pela Janela Extraordinária nº 01/2024 da ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres.

A empresa conquistou 321 novos mercados interestaduais, ampliando sua atuação em diferentes estados da região Nordeste.

Fundada em 1932 por João Tude de Melo, a Progresso construiu uma trajetória histórica no transporte rodoviário nordestino, com rotas que cruzam importantes eixos regionais. Com o novo resultado da ANTT, a empresa fortalece ainda mais sua presença em mercados já estratégicos para sua operação.

Do total de mercados conquistados, 38 são monopolistas, ou seja, ligações que até então eram operadas por apenas uma empresa ou grupo econômico. Outros 283 mercados são desatendidos, classificados pela ANTT como rotas sem operadora oficial com Licença Operacional (LOP) vigente.

A inclusão desses mercados reforça a política regulatória da Agência, que utiliza janelas de entrada para ampliar a concorrência, aumentar a oferta e reduzir a concentração operacional em determinadas ligações interestaduais.

Mercados monopolistas contemplam rotas em vários estados

Entre os mercados monopolistas conquistados pela Auto Viação Progresso, estão ligações como Arapiraca/AL–Bom Conselho/PE, Cajazeiras/PB–Natal/RN, Garanhuns/PE–Natal/RN, Juazeiro do Norte/CE–São Caitano/PE, Sousa/PB–Natal/RN, Sertânia/PE–Picos/PI e Tauá/CE–Dom Expedito Lopes/PI.

A lista também inclui conexões entre cidades do Ceará, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Maranhão, Piauí e Rio Grande do Norte, reforçando a atuação regional da empresa em corredores de média e longa distância.

Ministro Barroso pede vistas e interrompe julgamento do Cacique Marquinhos no TSE

Julgamento de Sávio Torres confirmado para esta quinta Após o voto do Relator, Ministro do TSE Sérgio Banhos, por negar o recurso especial interposto pela defesa do Cacique Marquinhos, um pedido de vistas interrompeu a votação. O ministro relator inclusive pediu também a anulação dos votos obtidos pelo candidato eleito em Pesqueira, solicitando o impedimento da […]

Julgamento de Sávio Torres confirmado para esta quinta

Após o voto do Relator, Ministro do TSE Sérgio Banhos, por negar o recurso especial interposto pela defesa do Cacique Marquinhos, um pedido de vistas interrompeu a votação.

O ministro relator inclusive pediu também a anulação dos votos obtidos pelo candidato eleito em Pesqueira, solicitando o impedimento da diplomação. Mas o Ministro Luís Roberto Barroso (Presidente do TSE) pediu vistas no processo.

Ainda não votaram os Ministros Edson Fachin, Alexandre de Moraes, Luis Felipe Salomão, Mauro
Campbell Marques e Tarcisio Vieira de Carvalho Neto.  Agora possivelmente a pauta só será retomada após o recesso.

O que acontece? Assim, vale a princípio a decisão do TRE e o que presidir a Câmara assumirá interinamente a prefeitura até o fim do imbróglio.

Já o recurso Especial do prefeito eleito de Tuparetama, Sávio Torres, entrou na pauta desta quinta (17). Os julgamentos começam a meia na meia noite de hoje e o término se dará na sexta-feira (18/12).

Saiu programação do aniversário de 126 anos de Flores

A Prefeitura Municipal de Flores já preparou a programação do aniversário da cidade, que está repleta de atrações e também de ações da administração do município para garantir além de animação, benefícios para o povo Florense. As comemorações do aniversário de Emancipação Política da cidade de Flores começam já no dia 05 de Setembro, e […]

A Prefeitura Municipal de Flores já preparou a programação do aniversário da cidade, que está repleta de atrações e também de ações da administração do município para garantir além de animação, benefícios para o povo Florense.

As comemorações do aniversário de Emancipação Política da cidade de Flores começam já no dia 05 de Setembro, e vão se estender até o dia 11 do mesmo mês, data em que o município completa 126 anos e 225 anos de elevação da Paróquia Nossa Senhora da Conceição.

Para esta edição, a Secretaria de Turismo e Eventos preparou uma programação, que vai contemplar os munícipes e visitantes, com atividades esportivas, culturais, entregas e ordens de serviços para início de novas ações em infraestrutura na sede distritos de povoados.

O destaque para esta edição do aniversário de Flores será a entrega de vários equipamentos, que vão melhorar o serviço para população na Unidade de Saúde Francisco Xavier e nas Unidades Básicas de Saúde – UBS’s, com a entrega de uma máquina de Raio X, desfibrilador e eletrocardiogramas.

Ainda na programação festiva, apresentação teatral, concelebração eucarística em ação de graças pela criação e instalação da Paróquia Nossa conceição e Emancipação Política, além do tradicional corte do bolo, alvorada e queima de fogos.

Dentro da programação musical, duas atrações (Zé Cantor & Solteirões do Forró e Eric Land) vão animar o público, no dia 10 de setembro, um dia antes da data oficial do aniversário do município.

Confira a programação completa:

Especialistas discutem com Lula a situação da educação no país

Foto: Ricardo Stuckert A Fundação Perseu Abramo realizou um encontro nesta terça-feira (8), para discutir a situação da educação no Brasil, sobretudo após a fase crítica da pandemia.  O evento reuniu o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a presidenta do PT Gleisi Hoffmann, ex-ministros e outras autoridades nacionais das áreas de educação, ciência e […]

Foto: Ricardo Stuckert

A Fundação Perseu Abramo realizou um encontro nesta terça-feira (8), para discutir a situação da educação no Brasil, sobretudo após a fase crítica da pandemia. 

O evento reuniu o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a presidenta do PT Gleisi Hoffmann, ex-ministros e outras autoridades nacionais das áreas de educação, ciência e tecnologia e comunicação.

A reunião teve como objetivo realizar um diagnóstico da situação da educação hoje, no governo Bolsonaro, principalmente no período pós-pandemia. A apresentação do diagnóstico foi feita pelo presidente da Fundação Perseu Abramo, Aloizio Mercadante. Depois, cada um dos convidados manifestou sua opinião, sob diferentes prismas.

Estiveram presentes os ex-ministros Aloizio Mercadante, Fernando Haddad, Sérgio Rezende, Franklin Martins. E ainda: a coordenadora do Setorial de Educação do PT e deputada estadual (PE) Teresa Leitão e a deputada federal Rosa Neide, coordenadora do Núcleo de Educação do Congresso Nacional.

Ainda: Carlos Abicalil, coordenador do NAPP Educação; Elen Gera, secretária de Educação do Piauí; Binho Marques, ex-governador do Acre. Virtualmente também participaram o presidente da CNTE Heleno Araújo; Janaína de Oliveira, da Fundação Perseu Abramo; e Luiz Antonio Elias, do NAPP Ciência, Tecnologia e Inovação.

Para a coordenadora nacional do Setorial de Educação do PT, “a síntese é caótica”. Teresa Leitão aponta alguns dos problemas detectados pelos participantes. 

“Nós estamos com perda de estudantes, uma imensa evasão escolar tanto no ensino médio quanto nas creches, redução do número de matrículas. Temos cortes brutais na educação básica e no ensino superior, problemas com a relação federativa (municípios, estados e União), perda de cientistas por falta de estímulos. A situação é muito grave”.

Após ouvir os especialistas, o ex-presidente Lula emitiu sua opinião. “É preciso fazer a sociedade entender o que está acontecendo. O que a gente fez não pode voltar à estaca zero. Fies, Sisu, Enem, investimentos, tudo voltou à estaca zero. Íamos chegar ao décimo degrau e eles voltaram para o segundo. É preciso recuperar o que fizemos e avançar”, disse.