Sem categoria

Debate das Dez: Totonho Valadares; nova função, política e perspectivas para 2014

Por Nill Júnior

No Debate das Dez de hoje o ex-Prefeito de Afogados da Ingazeira e atual gerente de Bacias Hidrográficas da Secretaria de Recursos Hídricos do Estado de Pernambuco, Totonho Valadares, falou sobre a nova função, política e perspectivas para 2014.

J

Acompanhe abaixo alguns trechos do Debate:

Nova função

O meu chamamento para participar do governo Eduardo na área de recursos hídricos, se deu justamente pela minha passagem por mais de oito anos no Comitê da Bacia do São Francisco, aonde cheguei a ser coordenador do Submédio São Francisco, onde tem a problemática de água, principalmente proveniente das discursões sobre o gerenciamento de águas é a necessidade de alguém que possa levar essas demandas para dentro da secretaria ou dentro do Governo do Estado de Pernambuco para que os problemas sejam solucionados, ou que sejam pelo menos diminuídos, para que a população possa continuar sobrevivendo com a participação efetiva da quantidade de água, para consumo.

Então a gente nesse momento se deparou com dois anos e meio de seca, uma das maiores secas que já se abateu aqui sobre o Nordeste brasileiro e o Sertão pernambucano, com esse convite eu tive  condições de me deparar com problemas que eu, mesmo dentro da área de engenharia não tinha me deparado ainda, como você desassorear barragens de portes razoáveis como é o caso da Barragem de Brotas, o Açude de barra em Sertânia, o Açude de São José em São José do Egito e tem uma série de barragens ai que estão programadas para que este serviço seja feito.

Tudo que envolve a problemática, a discussão da distribuição de água, toca na minha área de atuação.

Desassoreamento de Brotas

Os equipamentos foram paralisados no final de outubro e ficou bastante material escavado dentro da bacia da barragem e tem que se tirar aquilo antes que a barragem tome água, então é um problema sério, nessa segunda-feira tive uma reunião com Heleno Mariano, representando o governo municipal, eu como gerente das Bacias Hidrográficas de Pernambuco e Dra. Giuliana, representando a Casa Militar e Secretaria de Recursos Hídricos também, para  a gente discutir essa problemática desse material que foi escavado e que se encontra dentro da bacia da barragem, há a necessidade urgente que seja retirada.

Falei com o Prefeito Patriota para que ele conseguisse uma audiência com o governador Eduardo Campos, para que ele pudesse pressionar, no bom sentido a agilização para que voltasse os equipamentos para a retirada desse material e até retirar mais material que tiver lá na bacia de Brotas.

Projetos, acompanhamento e fiscalização

Na verdade a orientação não é de que os projetos vão direto para a Secretaria de Recursos Hídricos, ela se envolve, evidentemente na postura de organizar as questões relativas à água para que você tenha um armazenamento dos corpos d’água, efetivamente funcionando para que se possa distribuir para a população através da Compesa, então os Prefeitos deverão procurar dentro de suas necessidades da distribuição de água a Compesa e em caso de mananciais procurar a Secretaria de Recursos Hídricos, através do governo, não é particularmente a pessoa procurar a Secretaria para resolver.

Saudades ou alívio

Eu lhe digo sinceramente que me sinto assim, não realizado totalmente, mesmo porque em todas as empreitadas da vida não se consegue realizar cem por cento, eu deixei muita coisa pra fazer que dentro da minha cabeça eu imaginava fazer e por esse lado eu sinto até saudade, mas por outro lado, também pelo esforço que eu tive, pelo trabalho durante esses vinte e quatro anos de trabalho na vida pública e que ainda não parei já que estou dentro da Secretaria de Recursos Hídricos de Pernambuco, mas ainda assim dá para descansar um pouco, pois a vida de Prefeito é muito trabalhosa mesmo, é muita preocupação, você vive o tempo todinho envolvido são praticamente vinte e quatro horas, o tempo de descanso é muito pouco. O trabalho de gasto físico é muito menor do que o que eu tinha quando era Prefeito.

Tem momento que tenho saudade e tem momento que acho que cumpri com a minha missão, estou descansado, estou tranquilo, mas se tiver uma oportunidade, se tiver uma necessidade para que possa contribuir para ajudar Afogados da Ingazeira, minha região, meu Estado ou meu país, arranjarei forças novamente para isso.

Patriota pelo cidadão Totonho

Olha eu acho que ele vai bem, vai bem pelo seguinte; primeiro as finanças estão equilibradas, ele tem cumprido o compromisso de tocar as obras que já estavam em andamento, está lá a obra da Escola de São Sebastião, ele tá tocando, tá lá a Escola Infantil do Conjunto Miguel Arraes, já esta quase concluída, a escola lá do Bairro Sobreira, tá construindo, tá concluindo a construção das habitações populares do Conjunto Laura Ramos, tá trabalhando na questão do Abatedouro Público, tanto na concepção de conseguir mais água para que se possa ter um potencial de abate satisfatório, também mandando projetos de lei com respeito ao abatedouro para que se possa ter uma parceria público-privada, onde dê melhores condições ao abatedouro, o saneamento global esta ai andando em Afogados da Ingazeira, fruto de uma luta que já vinha há quase oito anos.

Patriota inteligentemente esta conduzindo todas as obras que estavam em andamento, teve a felicidade de fazer um convênio com o Governo do Estado, para construir pavimentação em paralelepípedos, pelo que me consta que eu tenho ouvido ai, ele vai muito bem nas pesquisas, então eu acho que ele tá dando conta do recado, tá dentro das minhas expectativas, a gente já sabia o passado de Patriota já o conhecia e por isso ele foi escolhido para ser o Prefeito de Afogados da Ingazeira.

Mas a gente sabe que nem ele, nem eu, nem nenhum governante vai conseguir agradar a todas as pessoas plenamente.

Clique aqui e ouça o áudio do Debate na íntegra

 

Outras Notícias

Homem morto após troca de tiros teria ido em casa buscar arma após retirado de evento e foi morto em ambulância

Na madrugada desta quarta-feira, por volta das 02h30, durante o evento junino realizado na Estação do Forró, em Serra Talhada, um indivíduo armado com um revólver aproximou-se de duas patrulhas policiais, compostas por cinco policiais militares cada, e efetuou disparos contra o efetivo. Diante da injusta agressão, os policiais reagiram à ação do agressor. Ele […]

Na madrugada desta quarta-feira, por volta das 02h30, durante o evento junino realizado na Estação do Forró, em Serra Talhada, um indivíduo armado com um revólver aproximou-se de duas patrulhas policiais, compostas por cinco policiais militares cada, e efetuou disparos contra o efetivo.

Diante da injusta agressão, os policiais reagiram à ação do agressor. Ele teria sido retirado da festa por perturbação e voltado armado. Essa versão ainda não foi confirmada oficialmente.

Cinco policiais militares foram atingidos: Cb Wilson de Souza Lima, Cb Dênis Carlos de Melo Nunes, 3° Sgt Poliana Maria Sobreira de Lemos, Cb José George Pereira de Oliveira e Cb Cícero José do Nascimento. Entre os atingidos, um deles foi atingido no colete balístico; dois sofreram ferimentos nos pés; um foi atingido na coxa; e outro sofreu lesões na mão, na perna e na região torácica, em área não protegida pelo colete balístico.

Além dos policiais militares, nove civis também foram atingidos durante a ocorrência. Dois já receberam alta médica e sete permanecem em atendimento. Segundo informações preliminares, nenhum dos civis apresenta quadro grave.

O autor dos disparos foi identificado como Édson Alves da Rocha, de 36 anos, residente na localidade de São João dos Gaias.

Após ser ferido, o agressor foi socorrido. Informações preliminares indicam que a ambulância que realizava sua transferência entre unidades hospitalares foi interceptada, e ele morto e tiros. “Ocasião em que o indivíduo veio a óbito. As circunstâncias do fato serão investigadas”, diz a PM.

Dois policiais militares foram encaminhados ao bloco cirúrgico, enquanto os demais receberam atendimento nos hospitais Eduardo Campos e HOSPAM. Posteriormente, dois policiais receberam alta médica: o militar atingido no colete balístico e um dos policiais feridos no pé.

Em relação ao policial que sofreu o maior número de lesões, informações preliminares da equipe médica indicam que o projétil que atingiu a coxa não alcançou o osso nem estruturas vasculares importantes. Da mesma forma, o disparo na região torácica não atingiu órgãos vitais.

https://www.instagram.com/reel/DZ-B4zLO2H8/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==

Neymar e Virginia: Ministério Público pede contratos de publicidade com casa de apostas

A 1ª Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor (Prodecon) pediu uma cópia dos contratos de publicidade firmados pelo jogador Neymar Jr. e pela influenciadora Virginia Fonseca com a casa de apostas Blaze. Segundo apurado pelo g1 nesta quarta-feira (24), o objetivo é investigar as diretrizes e estratégias de marketing adotadas, principalmente em relação ao uso da expressão “renda extra”. Neymar Jr. e […]

A 1ª Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor (Prodecon) pediu uma cópia dos contratos de publicidade firmados pelo jogador Neymar Jr. e pela influenciadora Virginia Fonseca com a casa de apostas Blaze. Segundo apurado pelo g1 nesta quarta-feira (24), o objetivo é investigar as diretrizes e estratégias de marketing adotadas, principalmente em relação ao uso da expressão “renda extra”.

Neymar Jr. e Virginia não são investigados. O pedido do Prodecon faz parte de um inquérito civil público instaurado para apurar a conformidade regulatória e a eventual prática de condutas abusivas da plataforma de apostas e cassino on-line.

A Prodecon é um órgão do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). Além de Neymar e Virginia, as cópias dos contratos dos influenciadores Lucas Lira e Bruna Sunaika também devem ser encaminhadas pela empresa.

g1 tentou contato com os influenciadores e com a casa de apostas, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.

Inquérito instaurado

Conforme divulgado pelo MPDFT, a Blaze é operada pela empresa Foggo Entertainment Ltda. Com sede em Curaçao, a plataforma ficou conhecida no Brasil pelas campanhas massivas de marketing com influenciadores e jogos no estilo crash.

O órgão público afirmou que o inquérito foi instaurado na última sexta-feira (19), após denúncias sobre a retenção sistemática de fundos de usuários sob justificativas genéricas, além de um relatório técnico que apontou mais de 42 mil reclamações registradas contra a plataforma.

De acordo com o MPDFT, a medida pode resultar em uma sanção com pedido de danos morais coletivos estimado em R$ 120 milhões. Diante disso, a investigação busca esclarecer possíveis irregularidades relacionadas à retenção indevida de valores e bloqueios arbitrários de contas de usuários; imposição de cláusulas contratuais abusivas e exigências desproporcionais para liberação de bônus (rollover); tratamento de dados pessoais e indícios de publicidade enganosa na captação de clientes e adequação da plataforma às normas que regulamentam as apostas de quota fixa e à legislação de defesa do consumidor.

Medidas

Inicialmente, a Prodecon determinou a inclusão de relatórios do portal Reclame Aqui referentes aos últimos 12 meses. O documento continha informações sobre as denúncias registradas, índices de resposta, solução de problemas e avaliação da empresa.

Agora, a plataforma deve apresentar informações detalhadas sobre os procedimentos de abertura, manutenção, bloqueio e encerramento de contas de usuários, além de documentos relacionados às políticas de bônus, promoções e rollover.

A promotoria também solicitou um relatório sobre as contas bloqueadas ou suspensas, valores retidos e fundamentos adotados para as restrições aplicadas, além de mecanismos de prevenção à lavagem de dinheiro (AML) e sua estrutura societária completa.

Ao criticar Petrúcio Amorim, Rodrigo Pinheiro mente e desvirtua o que disse artista

O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, tentou rebater Petrúcio Amorim por sua fala desabafo no Alto do Moura com uma inverdade. Ele tentou dizer em uma coletiva que Petrúcio Amorim reclamou por tocar no Pátio do Moura. Mentira: Petrúcio disse, ao contrário, que teve que brigar pra tocar no Alto do Moura, pois queriam colocá-lo […]

O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, tentou rebater Petrúcio Amorim por sua fala desabafo no Alto do Moura com uma inverdade.

Ele tentou dizer em uma coletiva que Petrúcio Amorim reclamou por tocar no Pátio do Moura. Mentira: Petrúcio disse, ao contrário, que teve que brigar pra tocar no Alto do Moura, pois queriam colocá-lo em um palco menor.

Como disse, Petrúcio Amorim não deve tocar mais no São João de Caruaru no ciclo Rodrigo Pinheiro. O gestor não gosta de ser contrariado.

Petrúcio afirmou que houve uma tentativa de transferir sua apresentação para uma comunidade rural dentro da programação do São João na Roça, e que foi necessária uma negociação com a Fundação de Cultura de Caruaru para manter o show no local.

Durante a apresentação, o artista também demonstrou insatisfação com os critérios de montagem da grade do evento e com o horário em que foi escalado, marcado para o meio-dia, o que, segundo ele, o deixou distante das atrações principais da programação.

Técio Teles afirma que filiados do Novo que apoiam João Campos serão expulsos do partido

Blog da Folha O presidente do partido Novo em Pernambuco, Técio Teles, declarou, em entrevista à Rádio Folha 96,7 FM nesta terça-feira (23), que os correligionários que decidirem apoiar a pré-candidatura de João Campos (PSB) ao governo de Pernambuco ou o projeto eleitoral do PT e do PSB serão expulsos da legenda. “Se um filiado do Novo declarar apoio a […]

Blog da Folha

O presidente do partido Novo em Pernambuco, Técio Teles, declarou, em entrevista à Rádio Folha 96,7 FM nesta terça-feira (23), que os correligionários que decidirem apoiar a pré-candidatura de João Campos (PSB) ao governo de Pernambuco ou o projeto eleitoral do PT e do PSB serão expulsos da legenda.

“Se um filiado do Novo declarar apoio a João Campos, será expulso do partido. Essa é a postura de defesa daquilo que a gente acredita. [Mas] se o Novo ganhar a Presidência da República, e o governador for do PT, pouco importa, porque a questão deixa de ser eleitoral e passa a ser em favor da população”, declarou o presidente do Novo.

Teles também sinalizou a possibilidade de a legenda firmar uma aliança com a governadora Raquel Lyra (PSD), mas explicou que essa decisão só será tomada após o período de convenções, em agosto.

O presidente partidário classificou que o pré-candidato à Presidência da República do Novo, Romeu Zema, já tem palanques importantes em Pernambuco, como os nomes cotados aos cargos de deputado estadual e federal.

A gestora estadual, porém, poderia, segundo ele, ser um elemento importante para contribuir com o projeto eleitoral da legenda no estado, unindo eleitores e aliados do centro e da direita.

“Podemos não ter plenitude de adesão ideológica, mas não há escândalos de corrupção no governo dela, e ela faz entregas, como o Arco Metropolitano e a concessão da Compesa. A decisão de não estar com João Campos e com o PSB e o PT já é clara, e não estaríamos com a governadora se ela estivesse com Lula. Mas o presidente já declarou apoio a João. Então, existe um caminho que vem sendo construído”, defendeu.

Tiroteio na Estação do Forró deixa um morto e quinze feridos em Serra Talhada

Blog Júnior Campos A madrugada desta quarta-feira (24) foi marcada por momentos de pânico, correria e tumulto na Estação do Forró, em Serra Talhada, durante as festividades do São João. Segundo informações preliminares divulgadas pelas redes sociais, uma troca de tiros ocorreu no local por volta das 02h30. O confronto resultou na morte de uma […]

Blog Júnior Campos

A madrugada desta quarta-feira (24) foi marcada por momentos de pânico, correria e tumulto na Estação do Forró, em Serra Talhada, durante as festividades do São João.

Segundo informações preliminares divulgadas pelas redes sociais, uma troca de tiros ocorreu no local por volta das 02h30. O confronto resultou na morte de uma pessoa e deixou pelo menos cinco policiais militares feridos.

Ainda esta manhã, a SDS atualizou para quinze pessoas feridas após um homem atirar durante a festa de São João em Serra Talhada no Pátio de Eventos Manoel Martins, conhecido como Estação Forró.

A Secretaria de Defesa Social confirma que cinco dos feridos são policiais militares. Os outros 10 são pessoas que acompanhavam os shows. Todos foram levados para hospitais no município.

O homem suspeito de efetuar os disparos também foi baleado e morreu.

Os policiais atingidos foram socorridos de imediato e encaminhados ao Hospital Regional Agamenon Magalhães (Hospam). Até o momento, dois deles permanecem internados sob observação médica. A identidade da vítima que veio a óbito ainda não foi divulgada oficialmente pelas autoridades.

Investigações e relatos

Relatos extraoficiais apontam que o tiroteio teria sido iniciado após uma discussão envolvendo a vítima fatal. Há também informações não confirmadas de que civis teriam sido atingidos e levados ao Hospital Eduardo Campos (HEC), mas as forças de segurança ainda não validaram esses dados.