Sem categoria

Debate das Dez: Totonho Valadares; nova função, política e perspectivas para 2014

Por Nill Júnior

No Debate das Dez de hoje o ex-Prefeito de Afogados da Ingazeira e atual gerente de Bacias Hidrográficas da Secretaria de Recursos Hídricos do Estado de Pernambuco, Totonho Valadares, falou sobre a nova função, política e perspectivas para 2014.

J

Acompanhe abaixo alguns trechos do Debate:

Nova função

O meu chamamento para participar do governo Eduardo na área de recursos hídricos, se deu justamente pela minha passagem por mais de oito anos no Comitê da Bacia do São Francisco, aonde cheguei a ser coordenador do Submédio São Francisco, onde tem a problemática de água, principalmente proveniente das discursões sobre o gerenciamento de águas é a necessidade de alguém que possa levar essas demandas para dentro da secretaria ou dentro do Governo do Estado de Pernambuco para que os problemas sejam solucionados, ou que sejam pelo menos diminuídos, para que a população possa continuar sobrevivendo com a participação efetiva da quantidade de água, para consumo.

Então a gente nesse momento se deparou com dois anos e meio de seca, uma das maiores secas que já se abateu aqui sobre o Nordeste brasileiro e o Sertão pernambucano, com esse convite eu tive  condições de me deparar com problemas que eu, mesmo dentro da área de engenharia não tinha me deparado ainda, como você desassorear barragens de portes razoáveis como é o caso da Barragem de Brotas, o Açude de barra em Sertânia, o Açude de São José em São José do Egito e tem uma série de barragens ai que estão programadas para que este serviço seja feito.

Tudo que envolve a problemática, a discussão da distribuição de água, toca na minha área de atuação.

Desassoreamento de Brotas

Os equipamentos foram paralisados no final de outubro e ficou bastante material escavado dentro da bacia da barragem e tem que se tirar aquilo antes que a barragem tome água, então é um problema sério, nessa segunda-feira tive uma reunião com Heleno Mariano, representando o governo municipal, eu como gerente das Bacias Hidrográficas de Pernambuco e Dra. Giuliana, representando a Casa Militar e Secretaria de Recursos Hídricos também, para  a gente discutir essa problemática desse material que foi escavado e que se encontra dentro da bacia da barragem, há a necessidade urgente que seja retirada.

Falei com o Prefeito Patriota para que ele conseguisse uma audiência com o governador Eduardo Campos, para que ele pudesse pressionar, no bom sentido a agilização para que voltasse os equipamentos para a retirada desse material e até retirar mais material que tiver lá na bacia de Brotas.

Projetos, acompanhamento e fiscalização

Na verdade a orientação não é de que os projetos vão direto para a Secretaria de Recursos Hídricos, ela se envolve, evidentemente na postura de organizar as questões relativas à água para que você tenha um armazenamento dos corpos d’água, efetivamente funcionando para que se possa distribuir para a população através da Compesa, então os Prefeitos deverão procurar dentro de suas necessidades da distribuição de água a Compesa e em caso de mananciais procurar a Secretaria de Recursos Hídricos, através do governo, não é particularmente a pessoa procurar a Secretaria para resolver.

Saudades ou alívio

Eu lhe digo sinceramente que me sinto assim, não realizado totalmente, mesmo porque em todas as empreitadas da vida não se consegue realizar cem por cento, eu deixei muita coisa pra fazer que dentro da minha cabeça eu imaginava fazer e por esse lado eu sinto até saudade, mas por outro lado, também pelo esforço que eu tive, pelo trabalho durante esses vinte e quatro anos de trabalho na vida pública e que ainda não parei já que estou dentro da Secretaria de Recursos Hídricos de Pernambuco, mas ainda assim dá para descansar um pouco, pois a vida de Prefeito é muito trabalhosa mesmo, é muita preocupação, você vive o tempo todinho envolvido são praticamente vinte e quatro horas, o tempo de descanso é muito pouco. O trabalho de gasto físico é muito menor do que o que eu tinha quando era Prefeito.

Tem momento que tenho saudade e tem momento que acho que cumpri com a minha missão, estou descansado, estou tranquilo, mas se tiver uma oportunidade, se tiver uma necessidade para que possa contribuir para ajudar Afogados da Ingazeira, minha região, meu Estado ou meu país, arranjarei forças novamente para isso.

Patriota pelo cidadão Totonho

Olha eu acho que ele vai bem, vai bem pelo seguinte; primeiro as finanças estão equilibradas, ele tem cumprido o compromisso de tocar as obras que já estavam em andamento, está lá a obra da Escola de São Sebastião, ele tá tocando, tá lá a Escola Infantil do Conjunto Miguel Arraes, já esta quase concluída, a escola lá do Bairro Sobreira, tá construindo, tá concluindo a construção das habitações populares do Conjunto Laura Ramos, tá trabalhando na questão do Abatedouro Público, tanto na concepção de conseguir mais água para que se possa ter um potencial de abate satisfatório, também mandando projetos de lei com respeito ao abatedouro para que se possa ter uma parceria público-privada, onde dê melhores condições ao abatedouro, o saneamento global esta ai andando em Afogados da Ingazeira, fruto de uma luta que já vinha há quase oito anos.

Patriota inteligentemente esta conduzindo todas as obras que estavam em andamento, teve a felicidade de fazer um convênio com o Governo do Estado, para construir pavimentação em paralelepípedos, pelo que me consta que eu tenho ouvido ai, ele vai muito bem nas pesquisas, então eu acho que ele tá dando conta do recado, tá dentro das minhas expectativas, a gente já sabia o passado de Patriota já o conhecia e por isso ele foi escolhido para ser o Prefeito de Afogados da Ingazeira.

Mas a gente sabe que nem ele, nem eu, nem nenhum governante vai conseguir agradar a todas as pessoas plenamente.

Clique aqui e ouça o áudio do Debate na íntegra

 

Outras Notícias

TRE reconhece lisura e libera divulgação de pesquisa Múltipla em Pernambuco

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) decidiu nesta quarta-feira (3) liberar a divulgação da pesquisa eleitoral registrada sob o número PE-07611/2026, realizada pelo Instituto Múltipla Pesquisas. A decisão foi assinada pelo desembargador eleitoral Luiz Gustavo Mendonça de Araújo, relator do processo. A pesquisa havia sido suspensa por decisão liminar em representação apresentada pelo MDB […]

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) decidiu nesta quarta-feira (3) liberar a divulgação da pesquisa eleitoral registrada sob o número PE-07611/2026, realizada pelo Instituto Múltipla Pesquisas.

A decisão foi assinada pelo desembargador eleitoral Luiz Gustavo Mendonça de Araújo, relator do processo.

A pesquisa havia sido suspensa por decisão liminar em representação apresentada pelo MDB de Pernambuco, que questionava a regularidade do levantamento.

Entre os argumentos apresentados pelo partido estavam dúvidas sobre a capacidade financeira do instituto para custear a pesquisa com recursos próprios, a situação cadastral da empresa perante a Receita Federal e uma suposta divergência quanto ao contratante do levantamento.

Ao analisar o pedido de reconsideração formulado pelo Instituto Múltipla, o magistrado concluiu que os documentos apresentados pela empresa demonstraram sua capacidade econômica para financiar a pesquisa.

O relator também entendeu que a empresa permanece juridicamente existente e apresentou certidões de regularidade fiscal, trabalhista e junto ao FGTS.

Outro ponto analisado foi a histórica parceria com o Blog Nill Júnior.

No julgamento, o relator apreciou o pedido de reconsideração contido na peça e decidiu reformar a medida anterior.

Com isso, o TRE-PE determinou a liberação da divulgação da pesquisa eleitoral registrada sob o nº PE-07611/2026, revogando os efeitos da suspensão anteriormente imposta.

O processo tem o número 0600257-85.2026.6.17.0000.

Os dados 

A pesquisa estimulada trouxe Raquel Lyra com 43%, contra 39% do ex-prefeito do Recife e pré-candidato ao governo, João Campos, do PSB. Ivan Moraes, do PSOL, apareceu com 2%.

Considerando a margem de erro, de 3% para mais ou para menos, o quadro é de empate técnico.

Na simulação de segundo turno, Raquel Lyra teve 44% e João Campos, 41% dos votos.

Blog divulga relatório completo da pesquisa Múltipla às 18 horas

Como mais uma prova da lisura na parceria entre o Múltipla e o blog, às 18 horas, o blog divulga o relatório na íntegra da pesquisa, inclusive com dados que não chegaram a ser publicados. O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) decidiu nesta quarta-feira (3) liberar a divulgação da pesquisa eleitoral registrada sob o […]

Como mais uma prova da lisura na parceria entre o Múltipla e o blog, às 18 horas, o blog divulga o relatório na íntegra da pesquisa, inclusive com dados que não chegaram a ser publicados.

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) decidiu nesta quarta-feira (3) liberar a divulgação da pesquisa eleitoral registrada sob o número PE-07611/2026, realizada pelo Instituto Múltipla Pesquisas.

A decisão foi assinada pelo desembargador eleitoral Luiz Gustavo Mendonça de Araújo, relator do processo.

Ao analisar o pedido de reconsideração formulado pelo Instituto Múltipla, o magistrado concluiu que os documentos apresentados pela empresa demonstraram sua capacidade econômica para financiar a pesquisa, bem como sua espertize técnica e a parceria séria e histórica com o blog.

Lula diz que foi pego de ‘surpresa’ com tarifas propostas e que vai enviar nova carta a Trump

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quarta-feira (3) que não foi comunicado oficialmente pelo governo dos Estados Unidos sobre as propostas de novas tarifas comerciais a produtos brasileiros, e que pretende enviar uma nova carta a Donald Trump. Ele disse que foi surpreendido pelo anúncio e que o país “não pode […]

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quarta-feira (3) que não foi comunicado oficialmente pelo governo dos Estados Unidos sobre as propostas de novas tarifas comerciais a produtos brasileiros, e que pretende enviar uma nova carta a Donald Trump.

Ele disse que foi surpreendido pelo anúncio e que o país “não pode aceitar” o tratamento que os Estados Unidos deram ao Brasil.

“Na última reunião, quando eu estive lá […] tivemos uma conversa com o Trump de três horas, e entregamos os assuntos que o Brasil quer discutir. Na hora da relação comercial, houve uma divergência entre o meu ministro e o ministro do comércio deles, eu propus ao Trump: ‘Já que não tem acordo entre os dois ministros, vamos dar trinta dias para que eles se entendam'”.

O petista relatou ter dito a Trump que, se estiver errado, não tem problema em voltar atrás. Mas, caso contrário, o norte-americano teria que recuar. Esse prazo de um mês ainda não terminou, segundo Lula.

“Não se concluiu nada. Por isso, a nossa surpresa com a decisão de mais um comunicado, de mais uma taxação com relação ao Brasil”, prosseguiu.

O presidente deu a declaração durante reunião ministerial no Palácio do Planalto. Durante a fala inicial, Lula reforçou discursos anteriores, em que criticou o Secretário de Estado norte-americano Marco Rubio, e o chamou de “latinoamericano frustrado”.

Lula também disse que entregou pessoalmente a Trump quatro documentos “muito importantes sobre a relação com o Brasil”. Os papéis traziam relatos do governo sobre temas como combate a facções criminosas, exploração de terras raras e sobre a guerra no Irã.

“Eu saí de lá convencido de que a gente estava estabelecendo uma nova lógica no relacionamento democrático e civilizado entre Brasil e Estados Unidos. E confesso a vocês que fui pego de surpresa ontem com a decisão deles de ontem, e a de antes de ontem”.

Sem citar Flávio, Lula disse que há um “imbecil” que não percebe que medidas como a taxação de produtos brasileiros vai prejudicar o país, e não um adversário nas urnas.

“Eu ainda vou mandar outra carta ao presidente Trump. Vou escrever quantos artigos forem necessários escrever na imprensa americana e na imprensa mundial, para mostrar que eles estão errados, que eles estão equivocados, e que eles estão induzindo o mundo a uma violência desnecessária”, afirmou.

Jones Manoel critica “ciranda das famílias no poder” em PE

O pré-candidato a Deputado Federal Jones Manoel, do PSOL, falou por uma hora ao Debate das Dez do programa Manhã Total, na Rádio Pajeú. Jones reafirmou suas posições contra a extrema direita e destacou seu enfrentamento às bandeiras defendidas pelos Bolsonaro e nomes como Renan Santos, do MBL. Também na defesa da juventude e classe […]

O pré-candidato a Deputado Federal Jones Manoel, do PSOL, falou por uma hora ao Debate das Dez do programa Manhã Total, na Rádio Pajeú.

Jones reafirmou suas posições contra a extrema direita e destacou seu enfrentamento às bandeiras defendidas pelos Bolsonaro e nomes como Renan Santos, do MBL. Também na defesa da juventude e classe trabalhadora.

Para Jones, a agenda no interior é importante pois desmistifica a máxima de que só há espaço para o debate que ele propõe em Recife e Região Metropolitana, destacando que no interior há uma forte corrente alinhada ao seu pensamento.

Prova disso é que ele alcançou a segunda colocação no ranking nacional de financiamento popular da plataforma Quero Apoiar.

Lançada em 15 de maio, a campanha já arrecadou cerca de R$ 332 mil e reúne mais de 7,3 mil apoiadores. Apenas nas últimas 24 horas, Jones recebeu aproximadamente R$ 21 mil em contribuições para financiar sua pré-candidatura à Câmara dos Deputados.

Falando a esse jornalista, disse porque defende Ivan Moraes como candidato ao Estado e citou o revezamento familiar no poder, dando os exemplos de Raquel Lyra e João Campos.

Sobre os famosos enfrentamentos com bolsonaristas, confirmou o embate com o vereador do NOVO Eduardo Moura, dia 22 de julho, 18 horas, no Podcast Fala Ordinária. “Se ele não correr”, brinca.

O debate na íntegra está no YouTube da Rádio Pajeú. E a conta para doações é a https://queroapoiar.com.br/jonesmanoel .

TSE zera pendências de 2020 e blinda segurança jurídica de Flávio Marques no comando de Tabira

Com informações do Causos & Causas O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reformou decisões relacionadas às eleições municipais de 2020 em Tabira, no Sertão de Pernambuco, e julgou improcedentes as acusações de abuso de poder político que envolviam o atual prefeito do município, Flávio Marques (PT). As informações foram divulgadas pelo portal Causos & Causas com […]

Com informações do Causos & Causas

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reformou decisões relacionadas às eleições municipais de 2020 em Tabira, no Sertão de Pernambuco, e julgou improcedentes as acusações de abuso de poder político que envolviam o atual prefeito do município, Flávio Marques (PT). As informações foram divulgadas pelo portal Causos & Causas com base em publicações oficiais da Justiça Eleitoral.

De acordo com o acórdão, a Corte Superior afastou as condenações anteriormente impostas pela instância regional e concluiu que não foram apresentadas provas suficientes para vincular o gestor às irregularidades apontadas nas ações.

Os processos tiveram origem em duas Ações de Investigação Judicial Eleitoral (AIJEs nº 0600147-43 e nº 0600249-65), ajuizadas pela então coligação adversária “Por uma Tabira Melhor”. As ações questionavam supostas práticas relacionadas à utilização de servidores temporários durante o período eleitoral de 2020.

Segundo o entendimento firmado pelo TSE, não ficou demonstrada a participação direta de Flávio Marques nos fatos investigados, nem a existência de elementos capazes de comprovar benefício eleitoral decorrente das condutas atribuídas a terceiros.

Com a decisão, foi afastada também a sanção de inelegibilidade anteriormente aplicada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE). O julgamento consolidou a improcedência das acusações e encerrou a discussão judicial sobre o caso na esfera eleitoral.

Ainda conforme o Causos & Causas, o TSE entendeu que os recursos apresentados pela parte autora não trouxeram elementos novos capazes de modificar o entendimento já adotado pela Corte, aplicando a Súmula nº 26 para rejeitar os agravos interpostos.

A decisão produz reflexos diretos sobre a situação jurídica do prefeito, uma vez que elimina os efeitos das condenações anteriormente impostas e afasta restrições aos seus direitos políticos decorrentes dessas ações.

Com o encerramento do processo no âmbito da Justiça Eleitoral, o caso referente às eleições de 2020 passa a ter desfecho definitivo, mantendo preservados os direitos políticos de Flávio Marques e a regularidade do exercício de seu mandato à frente da Prefeitura de Tabira.