Notícias

Datafolha revela: 93% da população está insatisfeita com o atendimento na saúde brasileira

Por Nill Júnior

Charges como essa mostram insatisfação com sistema SUS. Mas queixas também vão de encontro ao setor privado
Charges como essa mostram insatisfação com sistema SUS. Mas queixas também vão de encontro ao setor privado

Os serviços públicos e privados de saúde no Brasil são péssimos, ruins ou regulares para 93% dos eleitores brasileiros. A sensação também é de insatisfação em relação ao Sistema Único de Saúde (SUS), segundo 87% da população. Essa avaliação considerada negativa pelos pesquisadores integra pesquisa inédita realizada pelo Instituto Datafolha a pedido do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Paulista de Medicina (APM). Estas e outras informações foram divulgadas nesta terça-feira (19), durante coletiva à imprensa, em Brasília.

“Trata-se de um censo que confirma o que os médicos já veem denunciando há muito tempo: a saúde não é uma prioridade de governo. O grau de insatisfação é emblemático e aponta o desejo da população por mudanças profundas na condução dos rumos do país. Essa pesquisa deve gerar a reflexão na sociedade sobre os caminhos a se tomar”, afirmou o presidente do CFM, Roberto Luiz d’Ávila.

CONFIRA AQUI A APRESENTAÇÃO DA PESQUISA

Metodologia : De acordo com o inquérito, a saúde no Brasil é apontada como a área de maior importância para 87% brasileiros e é também indicada por 57% como tema que deveria ser tratado como prioridade pelo Governo Federal. A abrangência do estudo foi nacional, incluindo regiões metropolitanas e cidades do interior de diferentes portes, moradores nas cinco Regiões do país. Foram ouvidas 2.418 pessoas – 60% delas residentes no interior – entre os dias 3 a 10 de junho, homens e mulheres com idade superior a 16 anos.

Outras áreas como educação (18%) e combate à corrupção (8%) também aparecem com alto nível de prioridade para a população. Contudo, a distância delas para a saúde é significativa. Entre os outros temas citados pelos entrevistados constam segurança (7%), combate ao desemprego (4%) e moradia (3%). Temas como combate à inflação, meio ambiente e transporte despontam com menor grau de prioridade, com menos de 1% na pesquisa.

A pesquisa realizada pelo Datafolha apontou ainda que todos os aspectos do atendimento do SUS têm imagem insatisfatória entre a população brasileira. Os pontos mais críticos estão relacionados ao acesso e ao tempo de espera para atendimento. Mais da metade dos entrevistados que buscaram acesso no SUS relataram ser difícil ou muito difícil conseguir o serviço pretendido, especialmente cirurgias, atendimento domiciliar e procedimentos específicos, como hemodiálise e quimioterapia.

Sobre a qualidade dos serviços, 70% dos que buscaram o SUS disseram estar insatisfeitos e atribuíram avaliações que variam de péssimo a regular. A percepção mais negativa está relacionada ao atendimento nas urgências e emergências e nos prontos-socorros. Juntamente com as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), estes setores têm se configurado como a principal ‘porta de entrada’ para o SUS. Homens com idade de 25 a 39 anos, com nível superior e moradores das regiões Norte e Centro-Oeste são os que pior avaliam os serviços públicos.

Outras Notícias

Exclusivo: por teto de ausências, sete prefeitos não poderão votar ou ser votados no CIMPAJEÚ

Sete municípios do Sertão do Pajeú devem ficar de fora do processo eleitoral do CIMPAJEÚ (Consórcio de Integração dos Municípios do Pajeú) para o biênio 2027-2028 por atingirem o número de faltas que inviabiliza a participação no certame. De acordo com o Ofício Circular nº 002/2026, emitido pelo presidente do consórcio, Luciano Torres, os prefeitos […]

Sete municípios do Sertão do Pajeú devem ficar de fora do processo eleitoral do CIMPAJEÚ (Consórcio de Integração dos Municípios do Pajeú) para o biênio 2027-2028 por atingirem o número de faltas que inviabiliza a participação no certame.

De acordo com o Ofício Circular nº 002/2026, emitido pelo presidente do consórcio, Luciano Torres, os prefeitos dessas cidades faltaram a duas reuniões consecutivas ou a três alternadas ao longo deste ano, o que restringe o direito de votar e ser votado, conforme previsto no Estatuto Social.

A medida segue as regras dos artigos 15 (§5º) e 61 do estatuto do consórcio, que estabelecem o critério de assiduidade como um requisito direto para a participação no pleito, e não como uma penalidade disciplinar.

Municípios com restrição eleitoral por faltas

Atingiram o limite de ausências não justificadas nas assembleias os prefeitos de Betânia, Erivaldo Bezerra, o “Bebe Água” (3 faltas); Calumbi Erivaldo José da Silva, o Joelson (3 faltas); Custódia: Manoel Messias, o Messias do DNOCS (2 faltas consecutivas); Iguaracy, Dr. Pedro Alves (3 faltas); Sertânia, Pollyanna Abreu (3 faltas); Triunfo: Luciano Bonfim (3 faltas) e Tuparetama, Diógenes Patriota, com 3 faltas.

Os municípios de São José do Egito e Santa Cruz da Baixa Verde registraram duas faltas alternadas (nas datas de 22/02 e 16/10). Uma nova ausência sem justificativa oficializada também os deixará inaptos para o pleito. Os demais municípios consorciados seguem totalmente aptos quanto ao critério de presença.

Regularização financeira

A Assembleia Geral do CIMPAJEÚ também deliberou que, para fins eleitorais, as prefeituras que estiverem inadimplentes poderão regularizar sua situação junto ao consórcio. Para isso, deverão formalizar um parcelamento dos débitos e manter o pagamento regular das parcelas. As normas oficiais das eleições da Diretoria Executiva serão divulgadas com 30 dias de antecedência.

Quaest: um ponto separa Flávio e Lula. O que diz a pesquisa por dentro

No meu comentário desta quarta-feira (21), analiso os bastidores da nova pesquisa Quaest para o segundo turno das eleições presidenciais, que aponta empate técnico entre Flávio Bolsonaro (45%) e Lula (44%). Abordo as movimentações do eleitorado nesta reta final, os desafios enfrentados pelas campanhas e os fatores que podem influenciar o resultado das urnas, como […]

No meu comentário desta quarta-feira (21), analiso os bastidores da nova pesquisa Quaest para o segundo turno das eleições presidenciais, que aponta empate técnico entre Flávio Bolsonaro (45%) e Lula (44%).

Abordo as movimentações do eleitorado nesta reta final, os desafios enfrentados pelas campanhas e os fatores que podem influenciar o resultado das urnas, como a abstenção e o chamado “voto silencioso”.

Também discuto a importância de interpretar os números com cautela, diante de uma disputa que permanece indefinida.

Clique no link abaixo e confira, em nosso Instagram, o vídeo com meu comentário completo.

Gravatá recebe 78º Encontro do COSEMS-PE para discutir desafios da gestão municipal do SUS

Evento será realizado nos dias 2 e 3 de dezembro, com debates sobre políticas públicas e serviços de saúde. O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (COSEMS-PE) realizará, nos dias 2 e 3 de dezembro, o 78º Encontro de Secretarias Municipais de Saúde, no Hotel Fazenda Portal de Gravatá. Com o tema “Municípios […]

Evento será realizado nos dias 2 e 3 de dezembro, com debates sobre políticas públicas e serviços de saúde.

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (COSEMS-PE) realizará, nos dias 2 e 3 de dezembro, o 78º Encontro de Secretarias Municipais de Saúde, no Hotel Fazenda Portal de Gravatá.

Com o tema “Municípios fortes, SUS forte: o protagonismo da gestão municipal na Saúde de Pernambuco”, o evento reunirá gestores, especialistas e representantes das três esferas de governo para discutir questões relacionadas à organização dos serviços públicos de saúde.

A programação terá conferência magna, seminários temáticos e debates sobre saúde mental, Atenção Primária, Saúde Digital, Assistência Farmacêutica, Atenção Especializada e Controle Social.

Entre os assuntos previstos estão os desafios da política municipal de saúde mental, a integração dos sistemas digitais do SUS, a organização das redes de atendimento e a implementação do programa Agora Tem Especialistas.

O encontro também contará com assembleia dos secretários municipais de saúde, oficina de escrita de experiências desenvolvidas nos municípios e discussões sobre participação social nas decisões da gestão pública.

As inscrições começaram em 15 de outubro e seguem até 27 de novembro, exclusivamente pelo endereço eventos.cosemspe.org

Foto: Divulgação

Acompanhe o Blog do Nill Júnior também no Instagram e veja essa e outras notícias: @nill_jr

Quaest: Flávio tem 50,6% e Lula 49,4% dos votos válidos; empate técnico no segundo turno

Nova pesquisa Quaest aponta diferença de 1,2 ponto percentual entre os candidatos nos votos válidos. Pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (21) aponta Flávio Bolsonaro (PL) com 50,6% dos votos válidos, contra 49,4% do presidente Lula (PT), na disputa pelo segundo turno das eleições presidenciais. Os números indicam empate técnico, considerando a margem de erro de […]

Nova pesquisa Quaest aponta diferença de 1,2 ponto percentual entre os candidatos nos votos válidos.

Pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (21) aponta Flávio Bolsonaro (PL) com 50,6% dos votos válidos, contra 49,4% do presidente Lula (PT), na disputa pelo segundo turno das eleições presidenciais.

Os números indicam empate técnico, considerando a margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Na rodada anterior, divulgada em 14 de outubro, os percentuais publicados eram de 51% para Flávio e 49% para Lula nos votos válidos.

Nas intenções de voto totais, Flávio aparece agora com 45%, enquanto Lula registra 44%. Na pesquisa anterior, os números eram de 46% e 44%, respectivamente.

O levantamento ouviu 2.154 eleitores com 16 anos ou mais, entre os dias 17 e 20 de outubro, por meio de entrevistas presenciais.

Contratada pelo Grupo Globo, a pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais, nível de confiança de 95% e registro BR-08535/2026 no TSE.

Foto: Reprodução

Acompanhe o Blog do Nill Júnior também no Instagram e veja essa e outras notícias: @nill_jr

Institutos erram por má fé ou tem menos capacidade de aferir sentimentos do eleitor?

No meu comentário desta quarta-feira (21) para o Jornal Itapuama, analiso a credibilidade e o papel dos institutos de pesquisa nas eleições. Abordo os questionamentos de parte do eleitorado sobre a precisão dos levantamentos e a importância de diferenciar os institutos que trabalham com rigor técnico daqueles que utilizam metodologias questionáveis ou agem de má-fé. […]

No meu comentário desta quarta-feira (21) para o Jornal Itapuama, analiso a credibilidade e o papel dos institutos de pesquisa nas eleições.

Abordo os questionamentos de parte do eleitorado sobre a precisão dos levantamentos e a importância de diferenciar os institutos que trabalham com rigor técnico daqueles que utilizam metodologias questionáveis ou agem de má-fé.

Também destaco que os institutos reconhecidos dependem da precisão de seus resultados para preservar a credibilidade no mercado. No entanto, ainda enfrentam o desafio de captar o desencanto de parte da população e o chamado “voto silencioso”, que pode produzir resultados diferentes daqueles apontados pelas pesquisas.

Clique no link abaixo e confira, em nosso Instagram, o vídeo com meu comentário completo sobre o assunto.