Notícias

Conversa normal, descuido ou interferência? Moro depõe sobre vazamentos

Por André Luis
Foto: Isaac Amorim/MJSP

Por Bernardo Barbosa/UOL

Desde que começaram a vazar conversas suas com procuradores da Operação Lava Jato, o ministro da Justiça, Sergio Moro, já negou “anormalidade” nos diálogos, que segundo ele foram coletados de forma ilegal; fez um desafio à publicação de outras mensagens; e falou em “descuido”. Hoje, a partir das 9h, Moro estará diante de dezenas de senadores para dar mais explicações sobre o conteúdo publicado pelo site The Intercept Brasil.

Na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado, o ministro terá meia hora para fazer uma exposição inicial. Depois, diferentemente dos tempos de juiz, passará à condição de depoente. Os senadores inscritos terão cinco minutos para fazer perguntas. O ministro terá o mesmo tempo para a resposta. Réplica e tréplica podem ser dadas em até dois minutos cada uma.

Moro chegará ao Senado sob o impacto de mais conversas vazadas. Na noite de terça (18), o The Intercept Brasil divulgou diálogos em que o então juiz se manifesta contra uma investigação do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) pelo MPF (Ministério Público Federal). “Acho questionável pois melindra alguém cujo apoio é importante”, escreveu Moro ao procurador Deltan Dallagnol, coordenador da Lava Jato em Curitiba.

Em nota, o Ministério da Justiça disse que Moro “não reconhece a autenticidade de supostas mensagens obtidas por meios criminosos, que podem ter sido editadas e manipuladas, e que teriam sido transmitidas há dois ou três anos”. O ministro também nega “interferência no suposto caso envolvendo o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso”.

Conversas entre Moro e procuradores da Lava Jato estão sendo reveladas desde o dia 9. Nos diálogos, o então juiz dá orientações aos integrantes da força-tarefa, o que levou a protestos de advogados de réus em processo da operação –entre eles o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que afirmou haver uma “perseguição pessoal” ao petista.

A Lei Orgânica da Magistratura impede juízes de opinarem sobre processos que não foram julgados, e o Código de Processo Penal diz que o magistrado deve se declarar suspeito se tiver aconselhado as partes.

Como Moro não é mais juiz, não poderá sofrer sanções dirigidas a magistrados, mas as mensagens dão margem para pedidos de anulação de processos julgados por ele.

Na frente política, Moro obteve declarações de apoio do presidente Jair Bolsonaro (PSL). O presidente inclusive tem levado o ministro a tiracolo em diversos eventos públicos ocorridos desde o começo dos vazamentos.

No Senado, Moro deverá ser defendido por aliados do governo, mas deverá enfrentar a artilharia não só de opositores, como de representantes de uma categoria –os políticos– que foi duramente afetada pela Lava Jato. No traje de ministro, sem a toga de juiz, Moro se vê obrigado a enfrentar um embate político sobre sua atuação como magistrado.

Outras Notícias

Detran oferece curso Pilotagem Defensiva de Curta Duração. Confira locais e datas:

A Secretaria Estadual das Cidades (SECID), por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, vai oferecer uma nova modalidade para seus cursos de pilotagem defensiva: o curso Pilotagem Defensiva de Curta Duração. Anteriormente, os cursos tinham carga horária de 16h, repartida igualmente em dois dias, um destinado à teoria e o outro à prática. […]

489151-Detran-PE-Curso-gratuito-de-pilotagem-defensiva-2012-1-600x600

A Secretaria Estadual das Cidades (SECID), por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, vai oferecer uma nova modalidade para seus cursos de pilotagem defensiva: o curso Pilotagem Defensiva de Curta Duração.

Anteriormente, os cursos tinham carga horária de 16h, repartida igualmente em dois dias, um destinado à teoria e o outro à prática. Agora, terão duração de 8h, começando e terminando no mesmo dia.

Serão cinco horas de teoria e três de prática de direção defensiva. As inscrições estão abertas e podem ser feitas de forma gratuita exclusivamente pelo site do DETRAN-PE, o www.detran.pe.gov.br. O Órgão disponibiliza 30 vagas por turma. Qualquer cidadão pode se inscrever, desde que seja habilitado para dirigir motocicleta (categoria A) e esteja com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) dentro do prazo de validade e sem estar suspensa ou cassada.

Segundo a Coordenadora de Educação para o Trânsito, Luciana Carvalho, o objetivo da alteração da carga horária é permitir que os cidadãos possam encaixar o curso de pilotagem defensiva em sua rotina.

Conteúdo programático – O objetivo é aperfeiçoar motociclistas já habilitados a dirigir na categoria A (moto), capacitando-os a enfrentar situações adversas e de risco, a exemplo de ultrapassagens, derrapagens, ondulações, buracos, cruzamentos e curvas. Além disso, o aluno aprende as noções básicas da legislação de trânsito.

O Curso de Pilotagem Defensiva já teve turmas abertas nas principais regiões do estado: em Recife (RMR), Garanhuns (Agreste), Arcoverde , Ouricuri, Salgueiro e agora traz turmas para Serra Talhada e Afogados da Ingazeira.

Em Afogados da Ingazeira, dia  11 de novembro, na Av. Manoel Virgínia Sobrinho, 248, Bairro Pe. Pedro Pereira. Em Serra Talhada, na Sertamol, na Av. João Gomes de Lucena, nº 4743, São Cristóvão. Em Garanhuns, dia 28/10 na  CFC Driver – Av. Agamenon Magalhães, 237 – Heliópolis.

Começa a se desenhar disputa eleitoral em Carnaíba

O Grupo de Oposição Politica de Carnaíba, composto por dez (10) partidos, esteve reunido na noite do ultimo sábado na casa do Presidente do Partido Verde (PV), Diógenes Gomes para tratar da sucessão no  município. O grupo conta com Tota de Juvenal, José Francisco Filho, Anchieta Alves, Aluízio Baião, Clóvis Lira, Diógenes Gomes e pela […]

oposição de Carnaiba (2)

O Grupo de Oposição Politica de Carnaíba, composto por dez (10) partidos, esteve reunido na noite do ultimo sábado na casa do Presidente do Partido Verde (PV), Diógenes Gomes para tratar da sucessão no  município.

O grupo conta com Tota de Juvenal, José Francisco Filho, Anchieta Alves, Aluízio Baião, Clóvis Lira, Diógenes Gomes e pela vereadora Silvonete Carlos. A decisão foi pela realização de uma nova pesquisa para debater junto com a população de Carnaíba o melhor nome do grupo para enfrentar o grupo liderado pelo ex-prefeito Anchieta Patriota.

PICT0150Como pré candidatos à prefeito na pesquisa os nomes de Clóvis Lira (PMDB), Cabo Lisboa (PR), Aldo Santana (PMDB), Júlio César (PV), Anchieta Alves (PT) e José Francisco Filho. Juntos, garantem apoiar e respeitar o resultado da pesquisa, que  será realizada por um Instituto do Recife.

No bloco governista, cresce nos bastidores o nome do filho do ex-prefeito, Vitor Patriota, para encabeçar a chapa. O Prefeito José Mário Cassiano tem direito a reeleição, mas tem afirmado que não será entrave para a unidade do grupo. Ele teria conversado com Anchieta Patriota a poucos dias.

Infeliz e irresponsável, diz ministro sobre fala de Romeu Zema

Governador de Minas Gerais se mostra cada vez mais alinhado ao bolsonarismo, assim como o seu partido, o NOVO Por André Luis O ministro de Minas e Energia do governo Lula, Alexandre Silveira, usou as suas redes sociais para criticar a fala do governador de Minas Gerais Romeu Zema (NOVO). Alexandre chamou de infeliz e […]

Governador de Minas Gerais se mostra cada vez mais alinhado ao bolsonarismo, assim como o seu partido, o NOVO

Por André Luis

O ministro de Minas e Energia do governo Lula, Alexandre Silveira, usou as suas redes sociais para criticar a fala do governador de Minas Gerais Romeu Zema (NOVO).

Alexandre chamou de infeliz e irresponsável a suposição que o governador fez durante entrevista a Rádio Gaúcha nesta segunda-feira (16), onde, mostrando que está cada vez mais alinhado com o bolsonarismo, seguindo o seu partido, o NOVO, levantou a suspeita de que o governo Lula teria feito vistas grossas com relação aos ataques golpistas para se beneficiar de uma narrativa posterior.

“Me parece que houve um erro da direita radical, que é minoria. Houve um erro também, talvez até proposital, do governo federal, que fez vista grossa para que o pior acontecesse e ele se fizesse, posteriormente, de vítima. É uma suposição. Mas as investigações vão apontar se foi isso”, disse Zema que está cada vez mais alinhado com o bolsonarismo, seguindo os rumos de seu partido.

“Há muito não se ouvia algo tão estarrecedor e absurdo. Sua declaração deve ser repudiada. Essa postura em nada colabora para apuração dos fatos criminosos nem para a pacificação que se espera do País. Ao contrário, inventa teorias absurdas. As ações criminosas de extremistas em atos antidemocráticos são inadmissíveis e deverão ser punidas com o rigor da lei”, criticou Alexandre.

“Apesar dessa atitude desrespeitosa e descabida do governador, reitero o meu compromisso de continuar trabalhando para ser ponte entre o Governo Federal e o Estado, de forma a beneficiar as mineiras e os mineiros. O momento exige responsabilidade de todos”, completou o ministro que é ex-senador pelo estado de Minas Gerais.

Pagar metade do 13º no meio do ano ajudou, diz Prefeito de Tuparetama

Por Anchieta Santos O prefeito de Tuparetama e Presidente do Cimpajeú (Consorcio de Integração dos Prefeitos do Pajeú e Moxotó), Dêva Pessoa, está preocupado com a situação de alguns municípios que neste mês de dezembro não terão condições de pagar o 13º aos seus servidores. Dêva, em conversa por telefone com o radialista Anchieta Santos […]

2Por Anchieta Santos

O prefeito de Tuparetama e Presidente do Cimpajeú (Consorcio de Integração dos Prefeitos do Pajeú e Moxotó), Dêva Pessoa, está preocupado com a situação de alguns municípios que neste mês de dezembro não terão condições de pagar o 13º aos seus servidores.

Dêva, em conversa por telefone com o radialista Anchieta Santos disse que sua prefeitura só conseguiu pagar o 13º agora em dezembro, por ter adiantado no meio do ano 50% aos funcionários municipais.

Alckmin deve encontrar Renata Campos no Recife

Do Blog de Jamildo Depois de Lula (PT), o governador Geraldo Alckmin (PSDB) deve ter um encontro com a ex-primeira-dama de Pernambuco Renata Campos, viúva de Eduardo Campos e nome forte nos bastidores do PSB. Pré-candidato à presidencia, o tucano está no Recife neste domingo (19) para agendas políticas. “Claro que queremos ter uma aliança […]

Foto: Edmar Melo/JC Imagem

Do Blog de Jamildo

Depois de Lula (PT), o governador Geraldo Alckmin (PSDB) deve ter um encontro com a ex-primeira-dama de Pernambuco Renata Campos, viúva de Eduardo Campos e nome forte nos bastidores do PSB. Pré-candidato à presidencia, o tucano está no Recife neste domingo (19) para agendas políticas.

“Claro que queremos ter uma aliança com o PSB, mas isso não depende só de nós”, disse.

O governador Paulo Câmara (PSB) viajou aos Estados Unidos e não participará do encontro. Renata deve receber Alckmin em casa.

Do PMDB, o vice-governador Raul Henry vai receber Alckmin com o deputado federal Jarbas Vasconcelos. Os dois não são do grupo do presidente Michel Temer (PMDB), que articula com Romero Jucá (RR) destituir o grupo deles, aliados de Paulo Câmara, do comando do partido em Pernambuco.