Notícias

Conselho aprova compartilhamento de banco de dados do Sine

Por André Luis
Foto: Pixabay

O Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) aprovou nesta terça-feira (26) o compartilhamento do banco de dados do Sistema Nacional de Emprego (Sine) com empresas privadas que exerçam atividade de intermediação de mão de obra. A medida aprovada durante a 152ª Reunião do Conselho, realizada em Brasília, tem o objetivo de viabilizar mais oportunidades de inserção no mercado de trabalho.

Segundo o presidente do Codefat, o secretário de Trabalho do Ministério da Economia, Bruno Dalcolmo, o Sine precisa ser fortalecido, aprimorado e modernizado. “O governo tem urgência em ampliar a capacidade de os trabalhadores conseguirem emprego. A iniciativa privada será um braço forte nesse projeto”, destacou. Os dados dos trabalhadores também serão disponibilizados para entidades sem fins lucrativos.

A reestruturação do Programa Brasileiro de Qualificação Social e Profissional – Qualifica Brasil também foi aprovada na reunião. A medida visa agregar à política de qualificação outros modelos formativos que permitam conferir mais agilidade à oferta de cursos e de processos de capacitação e que propiciem mais precisão no tratamento e atendimento das demandas do setor produtivo.

Durante a reunião, a coordenadora do Observatório Nacional do Mercado de Trabalho, Mariana Eugênio, apresentou o Boletim de Políticas Públicas de Emprego Trabalho e Renda. O documento aponta que, no quarto trimestre de 2018, na média nacional, 3,6% das admissões no mercado de trabalho formal se deram por meio da política de intermediação de mão de obra do Sine. “O boletim auxilia o monitoramento, a avaliação e a tomada de decisão dos gestores em relação a políticas públicas e ações do Sine”, explicou Mariana.

Entre as outras resoluções aprovadas na reunião estão, também, o estabelecimento de critérios e diretrizes para instituição, credenciamento e funcionamento dos Conselhos do Trabalho, Emprego e Renda (CTER) nas Unidades da Federação e municípios, no âmbito do Sine, e a Metodologia do Mapa de Demandas de Qualificação Social e Profissional (MDQSP) para o exercício de 2019.

Outras Notícias

Eleito para governar, prefeito poeta de Tabira coloca as cantorias em 1º lugar

Por Anchieta Santos Diante da grave situação financeira dos municípios causada pela queda dos repasses constitucionais, com as prefeituras encontrando dificuldades até mesmo para manter os serviços essenciais, os prefeitos estão se mobilizando para o Movimento em Defesa dos Municípios de Pernambuco segunda-feira no Recife. A luta dos colegas e as dificuldades do seu município […]

Imagem retirada do Facebook
Imagem retirada do Facebook

Por Anchieta Santos

Diante da grave situação financeira dos municípios causada pela queda dos repasses constitucionais, com as prefeituras encontrando dificuldades até mesmo para manter os serviços essenciais, os prefeitos estão se mobilizando para o Movimento em Defesa dos Municípios de Pernambuco segunda-feira no Recife.

A luta dos colegas e as dificuldades do seu município não parecem motivar o Prefeito de Tabira Sebastião Dias (PTB). O Prefeito Poeta (dos bons) não perde nenhuma cantoria seja perto ou seja longe. A última aconteceu quinta-feira em Joao Pessoa/PB. E ainda por cima Dias levou a tiracolo o Secretário de Juventude e Meio Ambiente Jose Carlos do Pajeú (também cantador) e o motorista pago pela Prefeitura.

Para não deixar dúvidas seria bom o Prefeito Tabirense explicar quem paga as contas de uma jornada tripla como esta.

Imprensa italiana confirma morte de Paolo Rossi

O ex-jogador de futebol italiano Paolo Rossi morreu nesta quarta-feira, segundo informçaões da imprensa italiana. A primeira notícia veio do Gazetta Dello Sport. Rossi tinha 64 anos de idade e foi campeão do mundo com a seleção de seu país em 1982. A morte acontece menos de 15 diasdepois do falecimento de Diego Maradona, que […]

O ex-jogador de futebol italiano Paolo Rossi morreu nesta quarta-feira, segundo informçaões da imprensa italiana. A primeira notícia veio do Gazetta Dello Sport.

Rossi tinha 64 anos de idade e foi campeão do mundo com a seleção de seu país em 1982. A morte acontece menos de 15 diasdepois do falecimento de Diego Maradona, que jogou a copa vencida pelo italiano.

Paolo Rossi nasceu em Prato, na região da Toscana, e começou sua carreira na Juventus. Passou também por Como, Vicenza, Peruggia, Milan e Verona.

Defendeu a seleção italiana em 48 partidas, tendo marcado 20 gols. Destes, seis foram na Copa de 1982, e três na partida contra o Brasil, que marcou a eliminação da seleção de Telê Santana, favorita para a conquista do título. O ex-jogador foi o artilheiro daquele mundial.

A causa da morte ainda não foi divulgada. A imprensa italiana tampouco faz relação com a covid-19. A Gazetta fala de um “mal irreversível”.

Escolas de Santa Cruz da Baixa Verde recebem câmeras de monitoramento

As principais escolas da rede de ensino municipal de Santa Cruz da Baixa Verde estão recebendo a instalação de câmeras de segurança. Segundo a Prefeitura, o objetivo é levar mais segurança ao ambiente escolar. Inicialmente foram contempladas as seguintes escolas: Artur Viana, no distrito de Jatiúca, Escola Francisca Flor (sede) e Manoel Pedro (Sítio Bom […]

As principais escolas da rede de ensino municipal de Santa Cruz da Baixa Verde estão recebendo a instalação de câmeras de segurança. Segundo a Prefeitura, o objetivo é levar mais segurança ao ambiente escolar.

Inicialmente foram contempladas as seguintes escolas: Artur Viana, no distrito de Jatiúca, Escola Francisca Flor (sede) e Manoel Pedro (Sítio Bom Sucesso), porém todas as outras escolas também irão receber o equipamento.

O prefeito Irlando Parabólicas afirma que a segurança dos alunos e servidores são prioridades. “Estamos investindo em segurança, pois entendemos que hoje é uma questão essencial. Com o monitoramento teremos mais segurança para os nossos alunos, professores, servidores, para a escola e toda a comunidade”, afirmou.

As imagens colhidas nas câmeras estarão disponíveis em uma central de monitoramento instalada em cada unidade de ensino.

Solidão pagou servidores esta semana

A Prefeitura de Solidão, através da Secretaria de Finanças, informa que liberou os pagamentos dos servidores públicos do município durante esta semana. Os funcionários inativos (aposentados e pensionistas) recebem na terça-feira (27). Os ativos, na quarta-feira (28) e os contratados, receberam na quinta-feira, 29 de outubro.  Segundo nota, da Secretaria, o planejamento financeiro ajuda a […]

A Prefeitura de Solidão, através da Secretaria de Finanças, informa que liberou os pagamentos dos servidores públicos do município durante esta semana.

Os funcionários inativos (aposentados e pensionistas) recebem na terça-feira (27). Os ativos, na quarta-feira (28) e os contratados, receberam na quinta-feira, 29 de outubro. 

Segundo nota, da Secretaria, o planejamento financeiro ajuda a pagar o funcionalismo sempre no mês trabalhado.

Em Gravatá, Armando destaca trabalho de Mendonça à frente do MEC

Ao participar do projeto “FNDE em Ação”, do Ministério da Educação (MEC), no município de Gravatá, nesta segunda-feira (19), o senador Armando Monteiro (PTB-PE) destacou o trabalho realizado pelo ministro Mendonça Filho à frente da pasta. Armando listou iniciativas realizadas durante a gestão de Mendonça no MEC, como a reforma do Ensino Médio, a mudança […]

Foto: Léo Caldas/Divulgação

Ao participar do projeto “FNDE em Ação”, do Ministério da Educação (MEC), no município de Gravatá, nesta segunda-feira (19), o senador Armando Monteiro (PTB-PE) destacou o trabalho realizado pelo ministro Mendonça Filho à frente da pasta. Armando listou iniciativas realizadas durante a gestão de Mendonça no MEC, como a reforma do Ensino Médio, a mudança na Base Nacional Curricular, entre outras ações. No evento, que reuniu diversos prefeitos, o ministério anunciou a liberação de R$ 85 milhões para a construção de escolas, creches, quadras, mobiliário, equipamentos e aquisição de novos ônibus escolares.

“Hoje há uma compreensão no Brasil de que o maior desafio é o da educação. Qualquer que seja a dimensão da vida do País, seja na área social ou econômica, nós vamos encontrar sempre na raiz desses problemas a questão da educação”, afirmou Armando Monteiro. O senador pernambucano também ressaltou o trabalho desenvolvido pelo MEC em Pernambuco, ao estabelecer parcerias com municípios para o desenvolvimento da educação em todas as regiões do Estado.
“Eu sou testemunha de que todos os pleitos que dizem respeito a Pernambuco, de todos os atores políticos, independentemente de partidos, o ministro sempre teve a compreensão de essa é uma agenda suprapartidária. E a todos acolhia, recebia e dava posição. Você, Mendonça, fez muito por Pernambucano. Fez parcerias com os municípios e com o governo do Estado. Esse grande encontro foi um tributo e justo reconhecimento ao trabalho que realizou”, encerrou.