Notícias

Com ampliação de horário, prefeitura triplica número de recolhimento de animais em Petrolina

Por André Luis

Após ampliar o horário de recolhimento de animais de grande porte, em Petrolina, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), triplicou o número de animais retirados das ruas da cidade. Até esta terça-feira (16), já foram apreendidos 160 animais, entre cavalos e jumentos. Duas vezes por semana, uma equipe está realizando uma ronda noturna.

De acordo com a coordenadora do Centro de Zoonoses, Graziella Correia, esse quantitativo já superou os meses de outubro, novembro e dezembro do ano passado.  “Vamos continuar intensificando esse trabalho em toda a cidade de Petrolina. Pedimos a colaboração da população para que faça denúncias através do 156, porque mesmo com todo trabalho realizado pela Prefeitura, as pessoas ainda insistem em soltar esses animais, principalmente no horário noturno”, frisou.

O proprietário que tiver um animal apreendido tem um prazo que varia de 7 a 15 dias para recuperá-lo no Centro de Zoonoses. É preciso pagar uma taxa e retirar o animal, caso contrário ele será colocado para doação. Já os interessados em adquirir um dos animais devem ter propriedade na zona rural, comparecer ao CCZ nas quintas-feiras, no período da manhã, e apresentar a documentação pessoal e da propriedade. O Centro de Controle de Zoonoses está localizado na Avenida Jatobá do bairro Pedra do Bode, Nº 01.

Outras Notícias

Chove em 27 cidades na PB, diz Aesa

Das 7h de quarta-feira (8) até às 7h desta quinta (9) choveu em 27 cidades, a maioria delas no Sertão paraibano. Aguiar, com 90 milímetros, foi a cidade que registrou o maior volume de chuva na Paraíba. A informação é do G1PB. Segundo a meteorologista da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), […]

Das 7h de quarta-feira (8) até às 7h desta quinta (9) choveu em 27 cidades, a maioria delas no Sertão paraibano. Aguiar, com 90 milímetros, foi a cidade que registrou o maior volume de chuva na Paraíba. A informação é do G1PB.

Segundo a meteorologista da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), Marle Bandeira, a média de chuvas na cidade para o mês de fevereiro é de 160mm e choveu mais da metade em apenas um dia.

Outras cidades também registraram precipitações, mas não passaram dos 40 mm, como as cidades de Mãe D’Água(36,3mm), Sousa (36mm), Cajazeiras(31,3mm) e Santa Terezinha (33,1mm).

Previsão: não há registro de ocorrências e estragos provenientes das chuvas. Ainda segundo Marle Bandeira, a previsão para os próximos dias é de que chova mais na região, porém de maneira localizada. “O período chuvoso está começando agora e a previsão é de que chova mais nas regiões do Sertão, Alto Sertão e Cariri”, explicou a metereologista. A Aesa não confirmou se açudes receberam recarga das precipitações.

Climatempo: Grande parte do interior do Nordeste pode se preparar para mudanças no tempo ainda esta semana. Áreas muito secas do interior da Bahia, de Pernambuco, do Ceará e de Sergipe devem voltar a receber chuva frequente e em grande quantidade nos próximos dias.

A partir de sexta-feira (10), é que a umidade tende a se espalhar bem mais pelo interior do Nordeste aumentando a chance de chuva forte  e volumosa pelas áreas de Sertão, entre a Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Ceará, todo o interior do Piauí e do Maranhão. Volta a chover forte também na capital Teresina. Os modelos meteorológicos indicam há vários dias volumes que podem superar os 100 mm em diversas localidades até o dia 12 de fevereiro.

PT tabirense lamenta morte de filiado histórico

Nota de Pesar O Diretório Municipal do PT de Tabira comunica com grande pesar o falecimento de José Naudo de Oliveira, sindicalista, filiado, e militante do PT, ocorrido na tarde de ontem, sábado, dia 19. Zé Naudo como era mais conhecido, foi diretor do Sindicato dos Trabalhadores(as) de Tabira e candidato a vice prefeito pelo […]

Nota de Pesar

O Diretório Municipal do PT de Tabira comunica com grande pesar o falecimento de José Naudo de Oliveira, sindicalista, filiado, e militante do PT, ocorrido na tarde de ontem, sábado, dia 19.
Zé Naudo como era mais conhecido, foi diretor do Sindicato dos Trabalhadores(as) de Tabira e candidato a vice prefeito pelo PT no ano de 2008. Nunca se curvou diante a tantos embates e travou grandes lutas junto ao seu partido.

Neste momento de perda e de dor, nos solidarizamos com os familiares de Zé Naudo e com toda a Diretoria do Partido dos Trabalhadores (PT). Que Deus lhes conforte o coração e enxugue suas lágrimas.

Não podemos deixar de render grandes homenagens a Zé Naldo que faz parte da história de luta e conquistas do Movimento Sindical Rural e dos movimentos sociais em defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras.

Socorro Veras
Presidente do PT de Tabira

O vereador Aristóteles Monteiro também lamentou o falecimento de Zé Zaldo ocorrido na tarde deste sábado dia 19.

“Zé Naldo além de ser um sindicalista e militante do partido dos trabalhadores(PT) era um grande amigo e companheiro de grandes lutas. Sem dúvida Tabira e o partido dos trabalhadores(PT) perde um grande líder”.

“Deixo o meu abraço e o meu carinho aos familiares e rogo ao pai para que conforte seus corações neste momento de dor”, conclui.

Delegados mal escalados no Sertão do Pajeú

“Com delegados em todas as delegacias, a região do Pajeú viveu recentemente um período de paraíso”. A afirmação foi feita ontem pelo Promotor Lúcio Luiz de Almeida a Rádio Pajeú, que em seguida lamentou que atualmente cinco delegacias estejam sem delegados. Além da crítica do MP,  os técnicos da Secretaria de Defesa Social escalam os […]

“Com delegados em todas as delegacias, a região do Pajeú viveu recentemente um período de paraíso”. A afirmação foi feita ontem pelo Promotor Lúcio Luiz de Almeida a Rádio Pajeú, que em seguida lamentou que atualmente cinco delegacias estejam sem delegados.

Além da crítica do MP,  os técnicos da Secretaria de Defesa Social escalam os delegados para acumular cidades, dando uma prova de não conhecerem a região.

Senão, vejamos: a Delegado da cidade de Brejinho, que fica a 16 quilômetros de Itapetim, acumula Ingazeira, numa distância de 72 quilômetros. Enquanto isso, o delegado de Solidão que poderia acumular Ingazeira numa distância de 34 quilômetros, responde por Itapetim que fica a 70 quilômetro.

O ar refrigerado das salas da secretaria não ajuda os homens da segurança a conhecerem Pernambuco e os seus problemas. A  análise é de Anchieta Santos ao blog.

Sábado com cinema na praça em Afogados da Ingazeira

O CineClube do Verso se instala na Praça Monsenhor Arruda Câmara, centro de Afogados da Ingazeira, nesta sábado (26). A sessão começa às 19 horas e envolve apresentação dos poetas Diomedes Mariano e Edezel Pereira e exibição dos filmes O lobisomem e o coronel (curta animação) e Viajo porque preciso, volto porque te amo (longa), […]

Folder frente

O CineClube do Verso se instala na Praça Monsenhor Arruda Câmara, centro de Afogados da Ingazeira, nesta sábado (26). A sessão começa às 19 horas e envolve apresentação dos poetas Diomedes Mariano e Edezel Pereira e exibição dos filmes O lobisomem e o coronel (curta animação) e Viajo porque preciso, volto porque te amo (longa), seguida de bate papo sobre as produções e cinema.

“Este é um projeto incentivado pelo Funcultura e conclui a etapa oficial 2015. Começamos em Janeiro, por Itapetim, passamos por São José do Egito, Tuparetama e Tabira, chegando agora a Afogados,” explica o produtor cultural Alexandre Morais, idealizador do cineclube. “A programação é gratuita, livre para todas as idades e busca incentivar a difusão e a produção audiovisual no interior de Pernambuco. E aqui no Pajeú o projeto se alia à força da poesia regional”, completa William Tenório, diretor de programação do CineClube do Verso.

Serviço:

5ª sessão do CineClube do Verso

Afogados da Ingazeira

Praça Monsenhor Arruda Câmara, centro

Sábado, 26/09/15, às 19 horas

Curta: O lobisomem e o coronel

Longa: Viajo porque preciso, volto porque te amo

Atração interativa: Poetas Diomedes Mariano e Edezel Pereira

Campanha “Leãozinho Amigo das Crianças” chega à sua 4º edição

Visando a manutenção e ampliação das ações e programas atendidos pelo Fundo Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Pernambuco (FEDCA/PE), o Governo do Estado conclama a participação solidária dos pernambucanos e servidores públicos em mais uma edição da campanha “Leãozinho Amigo das Crianças”. Em sua 4ª edição, a iniciativa propõe […]

Visando a manutenção e ampliação das ações e programas atendidos pelo Fundo Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Pernambuco (FEDCA/PE), o Governo do Estado conclama a participação solidária dos pernambucanos e servidores públicos em mais uma edição da campanha “Leãozinho Amigo das Crianças”.

Em sua 4ª edição, a iniciativa propõe a destinação ao fundo de parte dos tributos declarados à Receita Federal por Pessoa Física ao FEDCA, que pode ser de até 3% do Imposto de Renda (IR), durante o período de declaração, ou de até 6% até dezembro – a ser deduzido no exercício no ano seguinte. As doações já estão disponíveis desde a última quinta-feira (07.03).

Para a destinação de até 6% do IR devido – a pagar ou restituir –, o contribuinte Pessoa Física deve optar pela Declaração de Renda Modelo Completo, através da opção “Doações diretamente na declaração – ECA”, localizada na ficha Resumo da Declaração.

A doação poderá ser realizada até 31 de dezembro deste ano. Para o contribuinte que desejar doar até 3%, poderá fazê-lo até o dia 30 de abril. A dedução dos valores destinados à ação não prejudicará outras deduções relativas a dependentes, saúde, educação e pensão alimentícia.

Fruto de uma parceria entre a Receita Federal e o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Estado (CEDCA), a medida não ocasiona nenhum custo extra ao contribuinte. Caso não haja nenhum valor a pagar, e sim a restituir, a doação vigora como parcela dedutível. Ou seja, oferece a livre escolha sobre o destino de parte desses tributos pagos anualmente à União e ainda acresce no valor a ser restituído.

Os valores arrecadados serão distribuídos entre os diversos programas de atendimento às crianças e adolescentes em situação de risco de Pernambuco. A assistência é realizada por meio da abertura de editais públicos e convênios com as instituições cadastradas nos conselhos municipais do âmbito. Essas entidades trabalham na promoção de diversas atividades assistenciais nas áreas de saúde, ressocialização, educação, esporte e lazer.

Transparência – Os valores arrecadados pela Receita Federal serão destinados ao FEDCA, em conta bancária devidamente identificada. Todas as ações do CEDCA podem ser acompanhadas pelo www.cedca.org.br.