Coluna do Domingão
Blog divulga pesquisa com o Múltipla
Esta semana será marcada pela primeira pesquisa divulgada pelo blog em parceria com o Instituto Múltipla, do economistas Ronald Falabela, trazendo a corrida à sucessão estadual em Pernambuco.
A pesquisa foi registrada no TSE sob o número PE-09053/2022. Os números foram coletados entre 10 e 14 de março.
A amostra é composta por 800 entrevistas aplicadas na população que tenha título de eleitor, more e vote no estado de Pernambuco e distribuidas da seguinte forma: Região Metropolitana (42,0%), Zona da mata (14,8%), Agreste (25,2%) e Sertão (18,0%). O intervalo de confiança estimado é de 95% para uma margem de erro para mais ou para menos de 3,5%.
O blog tem uma longa história de parceria com o Instituto, divulgando seus levantamentos há várias eleições. Uma das características, o alto percentual de acertos.
Pesquisa é ciência. Uma pessoa adulta tem entre cinco e seis litros de sangue. Mesmo assim, os médicos conseguem descobrir doenças como a anemia extraindo alguns poucos mililitros de um paciente – em um exame como o hemograma.
A analogia acima se aplica às pesquisas eleitorais e de opinião: com os métodos certos, é possível conhecer o pensamento e as tendências em grupos tão grandes quanto as nossas cidades a partir de entrevistas com uma pequena parte deste contingente.
Em Pernambuco a pesquisa já terá condição de dar um indicativo da força dos principais canos eleitorais em Pernambuco. No dia em que o levantamento começou a ser feito, repercutiu o anúncio do presidente Jair Bolsonaro de que seu candidato a governador seria o prefeito de Jaboatão, Anderson Ferreira.
Em uma disputa de espaço entre ele, Miguel Coelho e Raquel Lyra, a estratégia de ser o candidato do Bolsonarismo pode representar a diferença entre estar ou não no segundo turno. Até agora nos levantamentos divulgados, Raquel Lyra tem se apresentado como o melhor nome, seguida de Miguel e Anderson.
Por outro lado, a pesquisa também dará sinais sobre a estratégia de Danilo Cabral de colar no ex-presidente Lula. As pesquisas divulgadas até agora mostram que ele ainda pagava um preço pelo desconhecimento em torno do seu nome – problema também identificado nos rivais – e falta de identificação como o candidato do Lulismo.
Pesquisa de fato é um retrato do momento, com muita água para passar por baixo da ponte. Mas vai ser interessante aferir como estão nessa janela muito mais próxima das convenções os nomes que disputam o governo do Estado, o Senado e a Presidência da República por aqui. Haja números, haja emoção…
Falta pouco
O Deputado Federal Carlos Veras (PT) admite estar mais próximo o anúncio de seu nome à disputa para o Senado na Frente Popular. E aliados do petista acreditam que Marília Arraes, caso dispute contra ele desidrata a partir do momento que for identificado como “o Senador de Lula”.
Márcio representa
A prefeita Márcia Conrado não foi receber o governador Paulo Câmara porque de acordo com as informações divulgadas tinha agenda em São Paulo. A programação não foi informada à gestora para a sua assessoria. No ato, foi representada pelo vice, Márcio Oliveira.
Desabafo
Mesmo criticando o fato de Marília estar rifada no PT, Luciano Duque não deve fazer como em 2018, quando apoiou Armando Monteiro. A tendência é de que siga no palanque PT e PSB. A fala só resgata a velha rusga contra o grupo de Humberto Costa, que isolou a quase ex-petista.
Autonomia zero
Pra quem tentava esconder que é Dinca, e não Nicinha, governa em Tabira, vale a pena ouvir Joel Mariano, Secretário de Agricultura, sem força nem para mudar um colaborador que impede a água de chegar a moradores de três comunidades. “Foi Dinca que botou esse rapaz ai”.
Virou casaca
Na semana em que o estado prometeu acabar com o drama da falta de água em Quixaba, com uma adutora pronta, o prefeito Zé Pretinho (AVANTE) anunciou apoio a Miguel Coelho. O prefeito é aliado de Sebastião Oliveira, que aparentemente não foi ouvido.
Requerimento
O presidente da Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira, Rubinho do São João (PSD), disse à Coluna que em agosto de 2021, a Câmara aprovou requerimento de Raimundo Lima (PSB) para aquisição de um tomógrafo para o Hospital Regional Emília Câmara. “Fomos atendidos”, comemorou.
Nó da ESSE
Uma das principais missões da cobertura do blog e Rádio Pajeú à vinda de Paulo Câmara à região foi buscar a garantia de que o Estado cobraria à ESSE Engenharia uma solução decente para as trapalhadas na obra da PE 380, a Estrada de Ibitiranga. O governador e a Secretária Fernandha Batista garantiram que o nó foi desatado.
Federal
O prefeito de Carnaíba, Anchieta Patriota (PSB) acabou revelando o seu apoio a Lucas Ramos para Federal, fechando a dobradinha com José Patriota. Estava esperando só um ok de Paulo Câmara.
Concilio, não mais
O Procon de Afogados, detonado pelo vereador Edson Henrique, ouvintes da Rádio Pajeú e essa Coluna, não fiscaliza porque não pode. Segundo o próprio órgão em sua rede social, a sua única função é de mediação. Para fiscalizar, como no caso dos postos, precisa lei que defina essa finalidade aprovada pela Câmara.
Frase da semana:
“Não encontra nenhum amparo no Marco Civil da Internet e nem em nenhum dispositivo da Constituição”.
Do presidente Jair Bolsonaro sobre a suspensão do Telegram pelo Ministro Alexandre de Moraes.
O aplicativo preferido pelo presidente começou a atender as exigências do Ministro.