Notícias

Acompanhe: Múltipla luta para divulgar pesquisa de Serra às 11h na Revista da Cultura

Por Nill Júnior

Campanha de Socorro de Carlos Evandro ingressou com liminar censurando divulgação do levantamento.

Depois de criticar o primeiro levantamento argumentando que sua campanha tinha poucos dias na rua e comemorar o segundo, afirmando ter sido a candidata que mais cresceu, a campanha de Socorro de Carlos Evandro adotou uma outra estratégia: a censura.

A assessoria jurídica da candidata conseguiu uma liminar para impedir o Múltipla de divulgar seu último levantamento na Capital do Xaxado.

A alegação da acusação segundo o Instituto chega a ser patética e mostra que o interesse era proibir a divulgação por na verdade acreditar estar em desvantagem, o que só a divulgação poderia comprovar ou não.  Dentre outras questões, alega que há dúvidas “pela coleta do instituto em um dia e divulgação no dia seguinte”.

O levantamento com coleta no dia anterior é plenamente previsto na legislação e é usual no trabalho do Múltipla, assim como em levantamentos dos principais institutos do país. Não fosse assim, seria proibida pesquisa boca de urna. Hoje por exemplo, o Instituto coleta e divulga no mesmo dia levantamento de Arcoverde.

Essa pesquisa inclusive acaba com uma queixa sem nenhuma fundamentação técnica, a da margem de erro, ouvindo 400 pessoas e reduzindo a margem à 5%.

O Juiz Eleitoral Marcus César Sarmento Gadelha deferiu parcialmente a liminar conforme decisão “para determinar apenas a imediata suspensão da divulgação da Pesquisa Eleitoral – PE, registrada sob o tombo PE-01762/2020, até ulterior deliberação”.

Outras questões como identificação na coleta de nome, endereço e telefone são padrão dos institutos, sem menor sentido de gerar banco de dados como questionou a Coligação.

A alegação de que o Instituto não possui registro no Conselho Regional de Estatística (5ª região) é inocua. Não há exigência.  Fosse assim, o Múltipla não teria divulgado a quantidade de levantamentos nesse pleito.

A estratégia é tomada para censurar o levantamento antes do pleito, porque há pouco tempo hábil para que o juiz avalie as contrarrazões do instituto. 

O Instituto Múltipla vai apresentar as contrarrazões e como sempre, tomou a decisão de divulgar a pesquisa na hora em que for liberada. Também ingressou com Mandado de Segurança no TRE. Luta juridicamente para divulgar se possível ainda na Revista da Cultura, como programado, a partir das 11 horas de hoje. O programa tem como convidado o Diretor do Instituto, Ronald Falabella. 

“O Múltipla sempre que foi alvo de tentativa de censura em decisões liminares provocadas por interesses das coligações em proibir o acesso à informação, conseguiu no mérito provar sua lisura. Tem histórico de conduta ilibada e percentual de acertos que o coloca em pé de igualdade com os grandes institutos do país”, diz em nota.

Outras Notícias

Prefeito assina ordem de serviço de Centro Comunitário

Em Afogados da Ingazeira, a ordem de serviço para construção de um Centro Comunitário Multiuso no Bairro Padre Pedro Pereira será assinada nesta terça (24) as 19 hs, pelo prefeito José Patriota. O centro servirá como espaço para realização de cursos profissionalizantes, capacitações, atividades de lazer, promoção de palestras, reuniões com a comunidade, dentre outros. […]

unnamed

Em Afogados da Ingazeira, a ordem de serviço para construção de um Centro Comunitário Multiuso no Bairro Padre Pedro Pereira será assinada nesta terça (24) as 19 hs, pelo prefeito José Patriota.

O centro servirá como espaço para realização de cursos profissionalizantes, capacitações, atividades de lazer, promoção de palestras, reuniões com a comunidade, dentre outros. O centro foi reivindicado pela comunidade do Bairro durante reunião com o Prefeito José Patriota no mês de Fevereiro.

“Será um espaço privilegiado para integração social e promoção de cidadania. Mais uma reivindicação da comunidade que nós atendemos com prazer,” declarou o Prefeito José Patriota, referindo-se a outras obras realizadas pela Prefeitura no Bairro Padre Pedro Pereira, a exemplo da construção de uma nova praça para o bairro (em frente à Escola Municipal

Francisca Lyra) e a pavimentação da Rua Santa Catarina. Além da creche Maria Genedi Magalhães, recentemente inaugurada e que também beneficia crianças do bairro.

Governo de Pernambuco anuncia requalificação da PE-015

Edital para contratação da empresa responsável para execução das obras será publicado nesta quinta-feira O Governo de Pernambuco anunciou, nesta quarta-feira (22), a requalificação da PE-015, que faz a ligação entre o Recife e os municípios da área norte da região metropolitana. Serão investidos aproximadamente R$ 180 milhões em recursos do Plano Retomada. O processo […]

Edital para contratação da empresa responsável para execução das obras será publicado nesta quinta-feira

O Governo de Pernambuco anunciou, nesta quarta-feira (22), a requalificação da PE-015, que faz a ligação entre o Recife e os municípios da área norte da região metropolitana. Serão investidos aproximadamente R$ 180 milhões em recursos do Plano Retomada.

O processo licitatório para contratação de empresa responsável pela execução das obras será publicado no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (23).

De acordo com o governador Paulo Câmara, as obras na rodovia vão permitir mais agilidade no deslocamento dos veículos, ciclistas e pedestres. 

“É uma requalificação completa da PE-15, uma via em que mais de 50 mil veículos circulam diariamente. Nós vamos dar o devido tratamento, fazendo as adequações necessárias para garantir mais segurança às pessoas que a utilizam todos os dias”, afirmou.

A iniciativa contemplará o trecho um, entre a Estação BRT do Complexo Salgadinho, em Olinda, e o Terminal Integrado Abreu e Lima, em Paulista; e o trecho dois, que vai dali até o Terminal Integrado de Passageiros de Igarassu, totalizando 24 quilômetros de extensão. 

Os trabalhos têm prazo previsto de execução de dois anos e devem ser iniciados no segundo semestre deste ano. A expectativa é que sejam gerados dois mil empregos diretos na fase de obras e mais de três milhões de pessoas beneficiadas após a conclusão dos serviços.

A secretária estadual de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernandha Batista, ressaltou que além da requalificação do pavimento, os serviços abrangerão intervenções urbano-paisagísticas, como a implantação de ciclovias, passeios públicos e instalação de iluminação em LED, além da construção de cinco praças e cinco novos equipamentos de lazer e esporte. 

“O objetivo é garantir uma melhoria efetiva na mobilidade dos cidadãos, oferecendo maior segurança aos pedestres, condutores e ciclistas”, completou.

Também estiveram presentes ao anúncio do edital a vice-governadora Luciana Santos; os secretários estaduais Décio Padilha (Fazenda) e Alexandre Gabriel (chefe da assessoria especial); o presidente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Maurício Canuto; e o procurador-geral do Estado, Ernani Medicis.

Prefeitura de Iguaracy abre Jogos Escolares 2025 

O município de Iguaracy vivenciou, na tarde desta terça-feira (8), a abertura oficial da edição 2025 dos Jogos Escolares – Fase Municipal, em um evento que reuniu autoridades, educadores, estudantes, servidores e um grande público na celebração do esporte e da educação como ferramentas de transformação social. A cerimônia contou com a presença do prefeito […]

O município de Iguaracy vivenciou, na tarde desta terça-feira (8), a abertura oficial da edição 2025 dos Jogos Escolares – Fase Municipal, em um evento que reuniu autoridades, educadores, estudantes, servidores e um grande público na celebração do esporte e da educação como ferramentas de transformação social.

A cerimônia contou com a presença do prefeito Dr. Pedro Alves, acompanhado do vice-prefeito Marcos Melo, que também responde pela Secretaria de Administração e Desenvolvimento Econômico. Estiveram presentes ainda a secretária de Educação e Esportes, Rita de Cássia, e o diretor de Esportes, Matheus Veras, responsáveis pela coordenação dos jogos no município.

Diversos secretários municipais prestigiaram a abertura: Fábio Torres (Viação, Obras e Serviços Públicos), Helena Alves (Finanças), Juliany Rabelo (Assistência Social), Joaudeni Cavalcante (Saúde) e Maria Alves (Adjunta de Saúde), além de vários integrantes da equipe de governo foram presença, conselheiros tutelares e a procuradora do município, Sinara Maranhão, reforçando o apoio institucional ao evento. Todas as secretarias municipais de governo estiveram envolvidas de forma integrada, garantindo o suporte necessário à realização da programação dos jogos.

A participação ativa das direções escolares, professores e alunos foi um dos destaques do evento. Representantes das escolas EREM Joaquim Alves de Freitas, EREF Dr. Diomedes Gomes Lopes, EREF Professora Judite Bezerra, EREM Professora Rosete Bezerra de Souza e Escola Municipal São Vicente (Caatingueira) marcaram presença com entusiasmo, celebrando a valorização do esporte no ambiente.

A cerimônia contou ainda com a presença do presidente da Câmara de Vereadores, Everaldo Pereira, e dos vereadores José Alex, Bruna Torres, Amaury de Oliveira e Rômulo Henrique, que reforçaram o apoio do Legislativo às iniciativas voltadas à juventude. Representando a Gerência Regional de Educação (GRE), Mônica Marques parabenizou o município pela organização e o envolvimento das escolas.

Durante seu pronunciamento, o prefeito Dr. Pedro Alves destacou a importância do momento:

“Os Jogos Escolares representam muito mais do que uma competição esportiva. Eles simbolizam união, superação, espírito de equipe e, acima de tudo, o investimento que fazemos no presente e no futuro dos nossos jovens. É com alegria que vemos esse grande envolvimento de toda a rede escolar e das secretarias.”

“Os Jogos Escolares de Iguaracy 2025 têm como objetivo promover o espírito esportivo, a inclusão e o fortalecimento dos vínculos entre os estudantes da rede municipal e estadual. As competições seguem nos próximos dias, com diversas modalidades em disputa e classificatórias para as etapas regional e estadual”, destacou a assessoria de comunicação.

Coluna do Domingão

A semana Paraíba Essa semana foi marcada pela bomba envolvendo o ex-governador Ricardo Coutinho, uma penca de assessores do governo anterior e atual , nomes do Tribunal de Contas da Paraíba,  e muito mais por vir. Politicamente , é um dos estados onde o PSB tem grande  força. Obviamente , isso respinga na legenda, que […]

A semana Paraíba

Essa semana foi marcada pela bomba envolvendo o ex-governador Ricardo Coutinho, uma penca de assessores do governo anterior e atual , nomes do Tribunal de Contas da Paraíba,  e muito mais por vir.

Politicamente , é um dos estados onde o PSB tem grande  força. Obviamente , isso respinga na legenda, que também comanda Pernambuco.  Coutinho foi governador de 2011 a 2018 e presidente a Fundação João Mangabeira, braço ideológico do partido .

Foi preso no âmbito da operação Calvário – Juízo Final, deflagrada pela Polícia Federal na terça-feira (17). Hoje já está solto, mas sabe-se lá até quando.

São mais de R$ 134 milhões em desvios da Organização Social que prestava serviço na área de saúde.  Uma organização criminosa estava infiltrada na Cruz Vermelha Brasileira, filial do Rio Grande do Sul, além de outros órgãos governamentais.

A operação teve seis fases, resultado na prisão de servidores e ex-servidores de alto escalão na estruturado governo da Paraíba. A OS recebeu mais de R$ 1,1 bilhão,  parte desviada para o esquema.

Uma informação que chegou à Coluna foi da presença de uma pernambucana com sangue sertanejo no esquema.  No Diário Oficial do Estado da quarta-feira, 18, Azevêdo afastou do cargo Claudia Luciana de Sousa Mascena Veras, secretária executiva da Secretaria do Desenvolvimento e da Articulação Municipal, é irmã de Zé Ivo Mascena e filha de Ivo Mascena Véras, da cidade de Tabira. Ela também foi alvo da operação.

Para completar, como se não bastasse,  a PF deflagrou na manhã deste sábado (21) a operação Pés de Barro, que investiga desvios de recursos para obras de uma adutora no sertão da Paraíba.

Foram cumpridos mandados de busca e apreensão, entre eles no gabinete do deputado José Wilson Santiago (PTB-PB), na Câmara dos Deputados, em Brasília.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Celso de Mello, que autorizou as buscas, também determinou o afastamento de Santiago do cargo.

Os investigados podem responder pelos crimes de peculato, lavagem de dinheiro, fraude licitatória e formação de organização criminosa. Se condenados, as penas podem passar dos 20 anos de reclusão.

Claro, Coutinho pela história e capital politico, estava quase que acima de suspeitas. Por isso, até entre adversários houve algum impacto com a notícia. Mas,  na Paraíba,  Brasília,  Pernambuco,  onde quer que seja, corrupção é sempre corrupção.  Tira dinheiro  da saúde,  educação,  obras, mata porque afasta as políticas públicas da sociedade.  Assim, não tem choro nem  vela. Pau que dá em Chico, dá em Coutinho…

Todo mundo louco

Em Afogados da Ingazeira, reações distintas da pesquisa do Instituto Opinião. Algumas engraçadas. O vereador Zé Negão não entendeu porque ganha de Augusto na espontânea e perde na estimulada. Dizendo também ter dados internos, cravou: “ou a pesquisa está errada ou todos os meus eleitores precisam de psiquiatra”.

Compartilhômetro

A levar em conta o número de compartilhamentos dos dados, em primeiro momento, a reação dos aliados de Alessandro Palmeira foi mais eufórica e causou um fato interessante: o de quem está em segundo na pesquisa mas  comemora mais do que quem estava em primeiro.

...se ficar…

Em Serra Talhada, o PT de Sinézio Rodrigues e Júnior Moraes não digeriu o anúncio de Luciano Duque à candidatura de Márcia Conrado. Pior, lançar uma terceira via na polarizada disputa é um risco até para o mandato legislativo. Apoiar o bloco de Sebá improvável. Podem estar no se correr o bicho pega…

Quase lá 

No Pajeú, poucas cidades tem o quadro fechado para 2020. Uma das exceções é  Solidão, com Djalma x Cida. Estão perto de definir Serra Talhada (Márcia x Carlos Evandro), Afogados (Totonho x Sandrinho),  Carnaíba (Anchieta x Gleybon Martins). Em Tabira ninguém sabe o nome da oposição ou se Dinca será candidato.

Dilson Peixoto não atende Evandro

O prefeito de São José do Egito, Evandro Valadares, diz ter saudade de quando Nilton Mota era Secretário de Agricultura do Estado. Não precisava nem avisar que estava chegando.  Já Dilson Peixoto não o recebeu nem nas poucas vezes que atendeu ao telefone e prometeu. Detalhe: é do PT de Romério Guimarães.

Baixo nível cristão

O Deputado Pastor Eurico adere à linha dos que esquecem argumentos e a civilidade para atacar quando confrontado.  Criticado por um projeto que favoreceria aos alunos gasear aulas,  se preocupou em agredir com tom nada cristão o jornalista Magno Martins. Bastava responder civilizadamente.

Três espécies 

O ex-vereador e ex-presidente da Comissão Parlamentar do Pajeú,  COPAP, Joel Gomes, divide os parlamentares da região  em “vereadores”, aqueles que cumprem seu papel, “variadores”, sem posição, que mudam de lado ao sabor dos ventos e “viriadores”, que vivem agarrados na virilha dos prefeitos chupando sangue…

Frase da semana: “Você tem uma cara de homossexual terrível”. Do presidente Jair Bolsonaro a um repórter que perguntou sobre as investigações envolvendo seu filho Flávio,  enroscado no caso da rachadinha segundo o MP do Rio.

Itaíba: técnicos fazem estudos para barragem Ipanema 2

Técnicos da empresa Progeplan estiveram na tarde desta quarta-feira (12) em reunião com a prefeita de Itaíba, Regina Cunha (PTB), e os Secretários Wherbson Alves (Finanças) e Marcelo Pilota (Governo). Os engenheiros Thiago Darc e Vitor Mamede foram tratar da construção da Barragem Ipanema 2, no município. A obra é integrante do Sistema de Contenção […]

Técnicos da empresa Progeplan estiveram na tarde desta quarta-feira (12) em reunião com a prefeita de Itaíba, Regina Cunha (PTB), e os Secretários Wherbson Alves (Finanças) e Marcelo Pilota (Governo). Os engenheiros Thiago Darc e Vitor Mamede foram tratar da construção da Barragem Ipanema 2, no município.

A obra é integrante do Sistema de Contenção de Enchentes e Prevenção aos Efeitos da Seca do Estado de Pernambuco.

Segundo o engenheiro civil, Thiago Darc, neste momento os técnicos da empresa estão iniciando o processo de estudo da área que será afetada pela construção da barragem, promovendo o cadastro fundiário de todos os proprietários de terras que deverão ser indenizados.

De acordo com ele, a barragem Ipanema 2 vai ter uma área alagada no período das cheias da ordem de 4.600 hectares. Com as áreas de proteção a área a ser ocupada pelo reservatório chega a cerca de 6 mil hectares, com uma largura de algo em torno de um quilômetro.

Após esse estudo e do relatório do impacto ambiental, os dados vão ser encaminhados para a área de projetos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e em seguida para processo licitatório. Ainda de acordo com os técnicos, a obra deverá ser realizada com recursos estaduais.

Para a prefeita Regina Cunha, “a concretização dessa obra irá garantir a segurança hídrica do município de Itaíba, principalmente nos momentos de estiagem quando a seca castiga todos os munícipes”.