Notícias

Codevasf contrata estudos voltados para a implantação do Canal do Sertão

Por Nill Júnior

canal_fotoA Codevasf formalizou a contratação de dois estudos voltados para a implantação do Canal do Sertão Pernambucano e de empreendimentos relacionados. Os levantamentos somam investimentos de R$ 2,8 milhões e deverão ser concluídos em meados de 2015. O Canal do Sertão Pernambucano levará água do rio São Francisco, para usos múltiplos, ao Oeste do estado de Pernambuco.

Um dos estudos contratados é o levantamento cadastral de áreas da faixa do futuro canal nos municípios de Casa Nova, na Bahia, e Petrolina, Dormentes e Santa Cruz, em Pernambuco. O levantamento incluirá informações cadastrais físicas, agrícolas, jurídicas e socioeconômicas dos imóveis existentes na faixa de mil metros do futuro canal (desde seu ponto inicial até o km 193,5) e nas áreas de reservatórios. A área coberta pelo levantamento é de 18,5 mil hectares.

O outro estudo é o levantamento cartográfico aéreo de 2.925 km² de áreas dos municípios de Santa Cruz, Santa Filomena, Dormentes, Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista. Nessa região o canal deverá abastecer dois novos perímetros de irrigação: o de Santa Cruz e o de Terra Nova – o primeiro ocupará áreas dos municípios de Santa Cruz, Santa Filomena, Dormentes, Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista; o segundo ocupará áreas de Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista.

A atuação da Codevasf no âmbito do Canal do Sertão Pernambucano compreende a realização de estudos e projetos, aquisição de terras, implantação de infraestrutura e adoção de medidas de proteção ambiental. Na promoção do desenvolvimento de perímetros de irrigação, a Companhia será responsável pela administração fundiária e pela organização de produtores, e também por prover suporte em administração, operação, manutenção, assistência técnica e capacitação de técnicos e agricultores na fase inicial dos projetos de irrigação.

Além dos levantamentos que acabam de ser contratados, está em andamento um contrato de adequação e atualização de estudos de aproveitamento integrado dos recursos hídricos do projeto Sertão Pernambucano. Em breve serão contratados estudos pedológicos e de classificação de terras para irrigação em áreas dos municípios de Santa Cruz, Dormente, Santa Filomena, Casa Nova e Petrolina, em Pernambuco e na Bahia.

Outras Notícias

Trump pausa sanções após Colômbia concordar em receber imigrantes deportados

Os Estados Unidos suspenderam a imposição de sanções e tarifas à Colômbia, após o país sul-americano ter concordado em aceitar migrantes deportados dos Estados Unidos, informou a secretária de imprensa da Casa Branca em um comunicado no domingo à noite. A nota diz que o “governo da Colômbia concordou com todos os termos propostos pelo […]

Os Estados Unidos suspenderam a imposição de sanções e tarifas à Colômbia, após o país sul-americano ter concordado em aceitar migrantes deportados dos Estados Unidos, informou a secretária de imprensa da Casa Branca em um comunicado no domingo à noite.

A nota diz que o “governo da Colômbia concordou com todos os termos propostos pelo presidente Trump, incluindo “a recepção de todos os imigrantes colombianos que retornam dos Estados Unidos”.

A secretaria de comunicação da presidência americana disse, porém, que sanções sobre vistos de oficiais e seus familiares permanecerão ativas até que o primeiro voo com deportados colombianos chegue ao país sul-americano.

Informa também que a suspensão das tarifas e sanções está condicionada ao cumprimento efetivo da deportação de colombianos que residiam ilegalmente nos Estados Unidos.

De sua parte, a chancelaria colombiana também publicou um comunicado, confirmando a superação de “um impasse com o governo dos Estados Unidos”.

Segundo o documento oficial, o ministro das Relações Exteriores da Colômbia, Luis Gilberto Murillo, e o embaixador Daniel García-Peña viajarão para Washington, onde darão seguimento às tratativas para receber os colombianos deportados.

O governo de Gustavo Petro reafirmou que utilizará um avião presidencial para conduzir a repatriação e garantirá “condições dignas” aos colombianos que voltarão ao país sul-americano após a deportação.

Antonio Coelho se reúne com lideranças do Agreste e Sertão pernambucanos

Em Sertânia, parlamentar se encontrou com vereadores e lideranças políticas. O deputado estadual Antônio Coelho (DEM) visitou os municípios de Panelas, Pesqueira e Sertânia, localizados nas regiões do Agreste e Sertão do Estado, nesta quinta-feira (6). Entre os compromissos constaram a reunião com lideranças políticas locais, visita a obras nos assentamentos e anúncio de ações […]

Em Sertânia, parlamentar se encontrou com vereadores e lideranças políticas.

O deputado estadual Antônio Coelho (DEM) visitou os municípios de Panelas, Pesqueira e Sertânia, localizados nas regiões do Agreste e Sertão do Estado, nesta quinta-feira (6). Entre os compromissos constaram a reunião com lideranças políticas locais, visita a obras nos assentamentos e anúncio de ações voltadas para o desenvolvimento das cidades, através de parcerias firmadas junto ao INCRA-PE e à Codevasf.

Na primeira parada, em Panelas, o líder da Oposição se reuniu com um grupo de vereadores da cidade, liderados pelo presidente da Câmara Municipal, Denival de Cruzes. No encontro, o deputado anunciou a perfuração de poços cristalinos e a entrega futura de um trator equipado. “Adiante, novas iniciativas serão anunciadas para beneficiar o município por meio dessa parceria com o INCRA-PE e a Codevasf”, ressaltou o democrata.

Em Pesqueira, acompanhado pelo ex-deputado João Eudes, o parlamentar fez visitas aos assentamentos Fazenda Cachoeira e Nossa Senhora do Rosário. Além de conversar com as famílias, o deputado vistoriou as obras de 100 casas que estão sendo construídas pelo INCRA em assentamentos da cidade. 

“Em todo o Estado, a nossa meta para 2021 é chegar a 2.500 casas construídas, destinadas a famílias residentes nos assentamentos”, destacou Thiago Angelus, superintendente da autarquia em Pernambuco. Ao longo da visita, o democrata também se reuniu com a ex-prefeita Maria José (DEM), vereadores e lideranças do município.

O último compromisso do dia foi um encontro com vereadores e lideranças políticas de Sertânia, articulado pelo diretor da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado (FCDL-PE), o empresário Paulo Roberto. Em pauta, a viabilização de ações para impulsionar as atividades do homem do campo, como a perfuração de poços, aquisição de maquinário, habitação, regularização fundiária e acesso a crédito de instalação.

Carnaíba confirma mais um caso de coronavirus

  Ver essa foto no Instagram   Uma publicação compartilhada por Prefeitura de Carnaíba (@prefeituradecarnaibape) em 23 de Abr, 2020 às 4:14 PDT Carnaíba registrou mais um caso positivo do novo coronavírus (Covid-19). A confirmação saiu nesta quinta-feira (23). Trata-se de uma mulher de 69 anos, que realiza tratamento fora do domicílio, e esteve internada […]

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Prefeitura de Carnaíba (@prefeituradecarnaibape) em

Carnaíba registrou mais um caso positivo do novo coronavírus (Covid-19). A confirmação saiu nesta quinta-feira (23). Trata-se de uma mulher de 69 anos, que realiza tratamento fora do domicílio, e esteve internada em um hospital da cidade do Recife. O exame foi realizado em um laboratório particular na cidade de Arcoverde.

Com isso, o número de infectados pela Covid-19 sobe para dois no município, sendo que um veio a óbito.

A Prefeitura informa que todas as pessoas que mantiveram/mantém contato domiciliar com a paciente, foram e estão sendo avaliadas e orientadas a cumprir quarentena em isolamento domiciliar, bem como, serão monitoradas pelas equipes de saúde, durante este período.

No boletim de hoje, a Prefeitura divulga também que três casos que haviam sido notificados foram descartados, pois não testaram positivo para Covid-19.

Pajeú lidera aplicação das doses de reforço no Sertão de Pernambuco

  No levantamento por cidades, Afogados da Ingazeira lidera o ranking (931), seguida por Petrolina (648), Salgueiro (463) e Arcoverde (435). No total, foram aplicadas 6.796 doses na primeira semana nas 56 cidades sertanejas. Por Juliana Lima Dados do Painel da Vacinação da Secretaria Estadual de Saúde mostram que até às 21h desta sexta-feira (08), a […]

 

No levantamento por cidades, Afogados da Ingazeira lidera o ranking (931), seguida por Petrolina (648), Salgueiro (463) e Arcoverde (435). No total, foram aplicadas 6.796 doses na primeira semana nas 56 cidades sertanejas.

Por Juliana Lima

Dados do Painel da Vacinação da Secretaria Estadual de Saúde mostram que até às 21h desta sexta-feira (08), a região do Pajeú havia aplicado 2.320 doses de reforço contra a Covid-19, liderando o ranking no Sertão de Pernambuco.

O segundo melhor desempenho é do Sertão Central, com 1.244 doses; seguido pelo Sertão do São Francisco, com 1.214; Sertão do Moxotó, com 989; Sertão de Itaparica, com 537; e Sertão do Araripe com 492. No total, as 56 cidades do Sertão pernambucano aplicaram 6.796 doses de reforço até o momento.

No levantamento por cidades, Afogados da Ingazeira, no Pajeú, aplicou o maior número de doses (931), seguida por Petrolina (648), Salgueiro (463), Arcoverde (435), Tuparetama (274), Exu (254), Mirandiba (247) e Tacaratu (228). Duas das maiores cidades da região, Serra Talhada informou ter aplicado 109 e Araripina não consta nenhuma dose registrada  no painel.

As doses de reforço foram liberadas para idosos a partir de 60 anos e profissionais de saúde que completaram o esquema vacinal há seis meses, além de pessoas com baixa imunidade (imunossuprimidos) que completaram o esquema vacinal há pelos menos 28 dias.

Confira a aplicação das doses de reforço em todas as seis regiões do Sertão:

Pajeú: Afogados da Ingazeira (931), Tuparetama (274), Carnaíba (191), Tabira (189), Santa Cruz da Baixa Verde (125), Serra Talhada (109), Triunfo (101), São José do Egito (99), Brejinho (80), Itapetim (69), Ingazeira (59), Calumbi (52), Quixaba (40), Santa Terezinha (1), Flores (0), Iguaracy (0) e Solidão (0).

Moxotó: Arcoverde (435), Betânia (188), Sertânia (138), Manari (92), Inajá (89), Custódia (47) e Ibimirim (0).

Central: Salgueiro (463), Mirandiba (247), São José do Belmonte (171), Parnamirim (143), Serrita (119), Cedro (99) e Verdejante (2).

Itaparica: Tacaratu (228), Carnaubeira da Penha (91), Jatobá (80), Petrolândia 56), Itacuruba (44), Belém do São Francisco (38) e Floresta (0).

Araripe: Exu (254), Trindade 140), Santa Filomena (43), Bodocó (31), Granito (17), Moreilândia 6), Santa Cruz (1), Araripina (0), Ipubi (0) e Ouricuri (0).

São Francisco: Petrolina (648), Cabrobó (173), Afrânio (128), Orocó (118), Santa Maria da Boa Vista (99), Dormentes (48), Lagoa Grande (0) e Terra Nova (0).

Tuparetama: Formação Pedagógica Continuada exibirá filmes aos alunos

A prefeitura de Tuparetama através da Secretaria de Educação do Município vai oferecer 9 sessões do Cine Inclusão aos alunos do município, em 22 e 23 de agosto. O Cine Inclusão faz parte da Formação Pedagógica Continuada do 2º Semestre tendo iniciado no dia 8 e vai acabar no dia 31. O objetivo desta formação […]

Maria Brasiliano, coordenadora de Educação da Secretaria de Educação

A prefeitura de Tuparetama através da Secretaria de Educação do Município vai oferecer 9 sessões do Cine Inclusão aos alunos do município, em 22 e 23 de agosto. O Cine Inclusão faz parte da Formação Pedagógica Continuada do 2º Semestre tendo iniciado no dia 8 e vai acabar no dia 31. O objetivo desta formação está sendo promover uma reflexão sobre a educação para pessoas com necessidades especiais no mesmo meio das outras pessoas.

Vão ser exibidos os filmes A Bela e a Fera, Procurando Nemo, Como eu era antes de você, Extraordinário, Forrest Gump e O Filho Eterno. “São filmes que tratam das diferenças e da superação humana”, disse Maria Brasiliano, Coordenadora de Educação da Secretaria de Educação de Tuparetama. Estes filmes vão ser exibidos no Teatro Municipal Manoel Filó, na Rua Monsenhor Rabelo, nº4, no Bairro do Centro, em Tuparetama.

Segundo Maria, esta Formação Pedagógica Continuada do 2º semestre está mostrando ao aluno a necessidade de respeitar as pessoas. “Mostrar que não existe ninguém perfeito, por isso a gente precisa respeitar a diferença dos outros”, disse Maria. Esta formação vai ser desenvolvida com os alunos na sala de aula com sequências didáticas, de 23 a 30, vai ter um café terapêutico no dia 30 e a gincana da inclusão no dia 31.