Notícias

Carlos Veras discute nomes de pré-candidatos a prefeitos no Sertão do Pajeu

Por André Luis

Neste fim de semana, o deputado federal Carlos Veras (PT) e o deputado estadual José Patriota (PSB) estiveram no município de Tuparetama para debater o nome do pré-candidato a prefeito do município para o ano de 2024.

E, conjunto com o presidente do Diretório Municipal do PT, Josivam Antônio, fecharam a indicação do ex vice-prefeito da cidade Ivaí Cavalcante (PT).

Na oportunidade, o petista Carlos Veras visitou vários municípios do Sertão do Pajeu para construir estratégias, tendo em vista o fortalecimento político da sigla em nível regional, quando debateu com lideranças locais e representantes dos diretórios municipais do PT os possíveis nomes dos pré-candidatos a prefeitos dessas cidades, entre elas, São José do Egito, Itapetim e Tabira. Os nomes dos pré-candidatos desses municípios ainda estão em discussão, mas as candidaturas próprias já são dadas como certas.

“O PT é um partido que tem um legado político importante e fortes lideranças no Sertão, o que lhe dá condições políticas de apresentar nomes com reais chances de vitória nas eleições de 2024, ainda mais contando com o apoio do presidente Lula”, conclui Veras.

Outras Notícias

Eleição na Asserpe rende homenagens

A nossa eleição no último dia 23 para conduzir a Asserpe continua rendendo algumas homenagens. O interesse em publicá-las tem como maior finalidade o registro em respeito e gratidão a quem manifestou felicitações pela eleição, cercada de muitos desafios, mas contando com o  suporte da radiodifusão de Pernambuco: Amigo Nill Junior, Você galgou o cargo […]

A nossa eleição no último dia 23 para conduzir a Asserpe continua rendendo algumas homenagens. O interesse em publicá-las tem como maior finalidade o registro em respeito e gratidão a quem manifestou felicitações pela eleição, cercada de muitos desafios, mas contando com o  suporte da radiodifusão de Pernambuco:

Amigo Nill Junior,

Você galgou o cargo que, jamais, radialista nenhum no interior do estado conseguirá!

E, o que é mais relevante e extraordinário, é o fato de você, vir, da diretoria de uma Rádio do Sertão, como é a nossa brava e histórica Rádio Pajeú!

Exercer a presidência da Associação das Empresas de Radiodifusão de Pernambuco não é para qualquer um!

Você conseguiu! Tenho certeza que terá sucesso nessa nova missão! Boa sorte e um abraço sertanejo.

Roberto de Freitas Morais – Advogado e ex-desembargador

Requerimento 524/2019 – Alepe aprova Voto de Aplausos: Requeremos à Mesa, ouvido o Plenário e cumpridas às formalidades regimentais, que seja consignado na ata dos trabalhos legislativos de hoje, um voto de aplausos a Nill Júnior, pela posse na presidência da ASSERPE.

Justificativa: Após eleição consensual na sede da associação, estando presentes na solenidade gestores de várias empresas do setor de comunicação do Estado, tomou posse no cargo de Presidente da ASSERPE (Associação das Empresas de Rádio e Televisão de Pernambuco), no dia 23 de maio do corrente ano, o Radialista Nill Júnior.

Reconhecido em todo o Estado pela sua liderança e capacidade de articulação no meio radiofônico, no mundo empresarial e político, Nill, diretor de jornalismo na Rádio Pajeú, pioneira no Sertão, classificou como seu principal desafio integrar cada vez mais os rádios de Pernambuco com Pernambuco.

Destacando a importância da valorização do rádio e da TV pernambucana e do espirito coletivo presente na associação, aplaudimos a ASSERPE, em nome de todo seu corpo diretor e associados, pela nomeação de Nill Júnior à sua presidência.

Ante o exposto, solicito aos meus ilustres pares a aprovação deste Requerimento em Plenário.

Deputado Fabrízio Ferraz

Ao amigo Nill Júnior desejo todo sucesso frente à sua gestão na Associação de Rádio e Televisão de Pernambuco – Asserpe.

No blog ou na rádio, Nill é um comunicador que leva diariamente a informação precisa para o povo de Pernambuco, sobretudo para sertanejo. Competência não lhe falta.

Sebastião Oliveira – Deputado Federal

Comunico que apresentei junto com a minha bancada o requerimento para entrega de Moção de Aplauso ao radialista Nill Júnior pela eleição como presidente da ASSERPE. Parabéns!

Danilo Augusto – Presidente – Câmara de Tuparetama

A posse de Nill Júnior a frente da Asserpe é uma conquista de toda a região, por sua capacidade de articular a imprensa sendo uma referência para as rádios e blogs do Pajeú. Parabéns!

Evandro Valadares – Prefeito de São José do Egito

Dilma em Recife: “A Petrobras está virando a página sobre a Lava Jato”

Com informações de Carol Brito, da Folha de Pernambuco Em discurso na inauguração da fábrica da Jeep, a presidente Dilma Rousseff (PT) afirmou que o projeto do empreendimento é fruto de ação conjunta. A petista lembrou a vinda da Fiat para o Estado e disse, também, que a ação é “ao mesmo tempo uma parceria […]

Dilma-Jeep1

Com informações de Carol Brito, da Folha de Pernambuco

Em discurso na inauguração da fábrica da Jeep, a presidente Dilma Rousseff (PT) afirmou que o projeto do empreendimento é fruto de ação conjunta. A petista lembrou a vinda da Fiat para o Estado e disse, também, que a ação é “ao mesmo tempo uma parceria com o Brasil e Pernambuco”. A gestora lembrou do ex-presidente Lula (PT) e do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB).

“Aí é fundamental lembrar a importância de dois pernambucanos, Eduardo e Lula, ambos nordestinos e comprometidos com o desenvolvimento de Pernambuco”, discursou. “Isso me proporciona grande orgulho e satisfação, assim como Paulo Câmara”, continuou.

Petrobras: a presidente Dilma Rousseff (PT) fez uma referência a obras instaladas no Complexo Portuário de Suape e afirmou que a estatal mais importante do País, a Petrobras, está virando a página sobre a Operação Lava Jato.

“A Petrobras está virando a página sobre a Lava Jato. A Refinaria Abreu e Lima já está funcionando e é pedra fundamental para o desenvolvimento da indústria petroquímica”, disse.

“Somos parceiros incondicionais do desenvolvimento do Nordeste e de Pernambuco. Nós, Lula, Eduardo e Paulo fizemos escolhas. E uma delas levou à viabilidade dessa fábrica. Um grande projeto é feito por grandes pessoas. Falo isso sem ignorar as dificuldades e desaceleração que o País passa nesse momento”, discursou.

Paulo-Câmara-Jeep

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), foi o segundo a discursar durante a inauguração da fábrica da Jeep, em Goiana. Durante sua fala, o socialista, que no anúncio do empreendimento fazia parte do quadro de secretários do ex-governador Eduardo Campos (PSB), ressaltou o trabalho para que o projeto fosse realizado. O gestor deu início ao seu pronunciamento agradecendo a presidente Dilma Rousseff (PT) e os pernambucanos.

“Foi muito trabalho. Lembro do anúncio de Lula e Eduardo, anunciando a inauguração da fábrica. A partir daí, teve muito planejamento, trabalho e meta”, afirmou o governador. “Desenvolvemos muitas ações nos últimos cinco anos. Como governador hoje, e secretário fui, fico muito orgulhoso. Não é fácil dar essa estrutura. Isso era um grande canavial e demos estrutura para criar a fábrica. Essa fábrica é realidade graças a muita gente, mas principalmente ao povo desse Estado”, continuou o socialista, afirmando que os próximos passos incluem fazer parcerias.

Primeiro a discursar, o Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro Neto, afirmou que o Nordeste dá exemplo de capacidade empreendedora, com o início da produção da indústria.

armandonetogoiana

“Algumas vozes diziam que o nordeste estava fadado a atividades menos nobres. A Fiat nos dá a certeza que o Nordeste esta inserido no quadro de desenvolvimento do País”, afirmou o ministro.

O presidente da FCA América Latina, Cledorvino Belini, afirmou, em discurso na inauguração na fábrica Jeep, nesta terça-feira (28), que o então presidente Lula (PT) e o então governador Eduardo Campos (PSB) tiveram a visão de trazer o empreendimento para Pernambuco.

O executivo fez uma homenagem às duas lideranças, e um vídeo foi exibido, lembrando o ex-governador Eduardo Campos, morto em agosto do ano passado, vítima de acidente aéreo, duranta a campanha eleitoral.

A viúva do ex-governador, Renata Campos, e os filhos Maria Eduarda e João Campos participam do evento.

Nelly Sampaio tem vitória no TCE

O Pleno do Tribunal de Contas, julgou, nesta quarta (26), Recurso Ordinário interposto pelo Ministério Público de Contas, contra o acórdão tc nº 942/2022, da Primeira Câmara, referente ao processo tc nº 21100845-0. Ele julgou regulares com ressalvas as contas de gestão da Câmara Municipal de Tabira, de responsabilidade de Nelly Sampaio, relativas ao exercício […]

O Pleno do Tribunal de Contas, julgou, nesta quarta (26), Recurso Ordinário interposto pelo Ministério Público de Contas, contra o acórdão tc nº 942/2022, da Primeira Câmara, referente ao processo tc nº 21100845-0.

Ele julgou regulares com ressalvas as contas de gestão da Câmara Municipal de Tabira, de responsabilidade de Nelly Sampaio, relativas ao exercício financeiro de 2020.

No julgamento, o Pleno, à unanimidade, conheceu do presente Recurso Ordinário e, no mérito, negou-lhe provimento, mantendo a aprovação das referidas contas. A informação é do Afogados On Line.

Afogados também entra no radar do TCE quanto a destinação do lixo

Uma Auditoria Especial realizada pelo Tribunal de Contas de Pernambuco na Prefeitura Municipal de Afogados da Ingazeira, exercício financeiro de 2018, tendo por objeto analisar possíveis irregularidades na disposição dos resíduos sólidos do referido município. A Segunda Câmara, por maioria, determinou que, no prazo de 120 (cento e vinte dias), sejam comunicadas ao referido Tribunal […]

Uma Auditoria Especial realizada pelo Tribunal de Contas de Pernambuco na Prefeitura Municipal de Afogados da Ingazeira, exercício financeiro de 2018, tendo por objeto analisar possíveis irregularidades na disposição dos resíduos sólidos do referido município.

A Segunda Câmara, por maioria, determinou que, no prazo de 120 (cento e vinte dias), sejam comunicadas ao referido Tribunal as providências que estão sendo ou foram tomadas para solução do objeto da Auditoria Especial, quanto à disposição de resíduos sólidos no referido Município.

Essa semana, o Procurador Geral de Justiça de Pernambuco, Francisco Dirceu Barros, foi o convidado do Roda Viva Pernambuco, pela TV Cultura/TV Nova Nordeste e tratou do tema resíduos sólidos. Ele disse  que vai voltar a chamar os prefeitos para o fim dos lixões. “Prefeito que não se comprometer vai responder por crime ambiental”, garantiu.

Após oitivas, MPPE apresenta catálogo de demandas dos movimentos sociais

O Centro de Apoio Operacional de Defesa da Cidadania (CAO Cidadania), do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), apresentou, na terça-feira (13), ao Procurador-Geral de Justiça, Marcos Carvalho, o catálogo de demandas apresentadas pelos movimentos sociais, um documento fundamentado em dois encontros ocorridos em março, onde vozes de setores organizados da sociedade civil, da cidade e […]

O Centro de Apoio Operacional de Defesa da Cidadania (CAO Cidadania), do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), apresentou, na terça-feira (13), ao Procurador-Geral de Justiça, Marcos Carvalho, o catálogo de demandas apresentadas pelos movimentos sociais, um documento fundamentado em dois encontros ocorridos em março, onde vozes de setores organizados da sociedade civil, da cidade e do campo, foram ouvidas e apresentaram seus principais problemas e denúncias. O documento, dividido em eixos temáticos, servirá de base para a atuação do MPPE daqui em diante.

A reunião com o Procurador-Geral de Justiça contou novamente com a participação de representantes dos movimentos sociais, assim como de membros do MPPE que coordenam núcleos e CAOs.

“Durante a pandemia houve um afastamento físico dos integrantes do MPPE dos movimentos sociais. Agora, estamos retomando o diálogo mais próximo, ouvindo as demandas, saber as prioridades, entender o que os movimentos esperam do Ministério Público para planejar como podemos atuar e apresentar respostas”, avaliou Marcos Carvalho. “É fundamental esse realinhamento do MPPE com os movimentos sociais”, completou ele.

O Coordenador do CAO Cidadania, Fabiano Pessoa, explicou o processo de escuta para se chegar ao catálogo. “Em 15 e 16 de março passado, ouvimos movimentos do campo e da cidade, buscamos entender a complexidade e as especificidades das demandas, catalogamos as mais relevantes e vamos distribuí-las entre os setores do MPPE para que possa haver uma atuação integrada da instituição”, relatou ele.

Entre os movimentos presentes no encontro com o PGJ, estavam o Movimento Sem-Terra (MST), GAJOP, Aliança LGBT+, Comissão Pastoral da Terra, Rede das Mulheres de Terreiro de Pernambuco, Conselho Indigenista Missionário, Gestos e várias outras entidades de defesa da população negra, indígena, de trabalhadores rurais e direitos humanos.