A chamada “Militância 40”, que defende as candidaturas de Zé de Bira e Edgley Freitas em Tabira, teve reunião na noite desta segunda. Estiveram no encontro representantes da juventude, grupo de mulheres e líderes de comunidade.
A eleição em Tabira tem uma curiosidade: pela primeira vez, três blocos fortes e competitivos disputam a eleição, o que ainda gera indefinição e muitas perguntas sobre quem, ao final do processo, terá “mais garrafa vazia pra vender”.
De um lado o prefeito Sebastião Dias, com o peso da máquina e a expectativa de que a sua primeira gestão seja revertida positivamente em votação expressiva. O ex-prefeito Dinca Brandino apoia a esposa, Nicinha Brandino. E o e-prefeito Josete Amaral está no palanque de Zé de Bira e Edgley.
Como pontos fracos, do primeiro, Sebastião, a rejeição aferida na última pesquisa Múltipla. Na segunda, o fato de Dinca ter problemas na justiça e ter que apoiar a esposa, ruim de discurso. No terceiro, a demora de uma definição de Josete, que fragmentou o grupo.
Neste ano o Miss Pernambuco chega na sua 60º edição e além disso o coordenador e produtor Miguel Braga comemora seus 25 anos organizando o evento. O estadual pernambucano é elogiado pela a estrutura e pela produção sendo comparado a certames nacionais. O evento comemorativo iniciou no último sábado (04/07) na cidade de Caruaru, onde […]
Serra Talhada este ano está sendo representada por Thayane Pereira
Neste ano o Miss Pernambuco chega na sua 60º edição e além disso o coordenador e produtor Miguel Braga comemora seus 25 anos organizando o evento. O estadual pernambucano é elogiado pela a estrutura e pela produção sendo comparado a certames nacionais.
O evento comemorativo iniciou no último sábado (04/07) na cidade de Caruaru, onde as candidatas tiveram os primeiros contatos com a sociedade e ontem participaram no North Shopping Caruaru do desfile dos trajes típicos.
Afogados da Ingazeira, representada por Jhennifer Gabriely
Hoje as 26 jovens que disputam o título de sucessora de Rhayanne Nery chegam em Recife, seguindo com a programação, a qual está constituída de passeios, ações, ensaios e aulas. Destaque para a festa de aniversário de 60 anos do certame, que contará com consagradas misses pernambucanas e acontecerá D’Hartes Recepção Madalena amanhã.
Serra Talhada este ano está sendo representada por Thayane Pereira, 18 anos , 1,74m. Segundo o coordenador municipal Romildo Duarte, este ano a serra-talhadense busca superar o resultado do ano passado, o qual a cidade obteve a terceira colocação com Malena Lopes.
Andresa Alves, representante de Tabira
Também estão representadas Afogados da Ingazeira, com Jhennifer Gabriely, Tabira, com Andreza Alves e Carnaíba, com Bruna Vitória.
Está aberta a votação ao público nosite oficial que garantirá a vencedora uma vaga entre as semifinalistas. A final será realizada dia 09 de julho no Teatro do Hospital Dom Pedro II, a partir das 20h. A venda dos ingressos está acontecendo nas Lojas da Yes Cosméticos. A transmissão para todo Estado acontecerá apenas no dia 11 de julho pela TV Tribuna.
Faleceu na manhã desta terça-feira (23), vítima de problema respiratório, o escultor pernambucano Abelardo da Hora. Abelardo tinha 90 anos e estava internado há um mês no Hospital Memorial São José, na Boa Vista, área central do Recife. O escultor estava lúcido, mas com a saúde muito debilitada alternando entrada e saídas da Unidade de […]
Faleceu na manhã desta terça-feira (23), vítima de problema respiratório, o escultor pernambucano Abelardo da Hora. Abelardo tinha 90 anos e estava internado há um mês no Hospital Memorial São José, na Boa Vista, área central do Recife. O escultor estava lúcido, mas com a saúde muito debilitada alternando entrada e saídas da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O velório acontece a partir das 15h, no plenário da Alepe, na Rua da Aurora. O enterro será quarta (24), às 11h, no Cemitério de Santo Amaro.
Um dos criadores do Movimento de Cultura Popular (MCP), mestre de grandes nomes das nossas artes plásticas, como José Cláudio, Francisco Brennand, Maria Carmem e Gilvan Samico, Abelardo da Hora completou 90 anos em julho. Foi homenageado por reportagens especiais do JC.
Abelardo é autor de várias esculturas espalhadas pelo Recife e Região Metropolitana. Desde muito jovem eternizou o que vê à sua volta em esculturas, desenhos, gravuras, painéis, peças em cerâmica e tapeçaria. Da mesma maneira, a obra de Abelardo Germano da Hora, filho de camponeses e nascido no Engenho Tiúma, de São Lourenço da Mata, faz parte da paisagem da capital pernambucana, é presença marcante em muitos espaços públicos da cidade.
O governador de Pernambuco Paulo Câmara participou hoje do último programa Frente a Frente de 2016, falando para mais de 40 emissoras do Nordeste, ancorado pelo jornalista Magno Martins. Câmara fez uma avaliação de 2016 e respondeu a jornalistas do Estado. Em linhas gerais, Câmara fez uma avaliação positiva de 2016, principalmente comparando com estados […]
O governador de Pernambuco Paulo Câmara participou hoje do último programa Frente a Frente de 2016, falando para mais de 40 emissoras do Nordeste, ancorado pelo jornalista Magno Martins. Câmara fez uma avaliação de 2016 e respondeu a jornalistas do Estado.
Em linhas gerais, Câmara fez uma avaliação positiva de 2016, principalmente comparando com estados como Rio e Rio Grande do Sul. Ele falou de dificuldades. “Em 2016 vamos ter um decréscimo real de 3%”, lamentou, acrescentando que apesar da falta que os recursos fizeram, o Estado se preparou com rigoroso ajuste fiscal.
Pelo Pajeú, respondeu a pergunta deste blogueiro sobre um dos temas que permearam o noticiário na região em 2016. A dificuldade em pôr para funcionar o SAMU e a necessidade de intervenção do Governo do Estado junto ao Governo Federal para destravar os repasses pactuados para que o serviço atenda 35 cidades da área.
“Em janeiro vamos tratar deste tema com o prefeito de Serra Talhada Luciano Duque e ver o que falta para o serviço funcionar”, garantiu. O gestor estadual disse ser inadmissível que um serviço tão importante como o SAMU não esteja funcionando e prometeu empenho em destravar os repasses federais. “Onde o serviço funciona, salva vidas”, afirmou.
Câmara evitou falar em 2018. “Vamos tratar no momento certo”, comemorando entretando o fato de ter ampliado o número de prefeitos socialistas em 2016.
Sobre a polêmica em torno da Arena Pernambuco e sua citação na Lava Jato, disse estar tranquilo. “Fui Secretário de Administração e posso garantir que não houve problemas”, garantiu.
Um grave acidente envolvendo uma carreta que transportava um tubo de pá eólica foi registrado por volta das 17h desta quarta (09). Foi no quilômetro 163 da BR 428, em Petrolina. O veículo tombou sobre duas caminhonetes. Duas pessoas, ocupantes de uma dessas caminhonetes, faleceram no local. As vítimas foram um homem e uma mulher […]
Um grave acidente envolvendo uma carreta que transportava um tubo de pá eólica foi registrado por volta das 17h desta quarta (09).
Foi no quilômetro 163 da BR 428, em Petrolina. O veículo tombou sobre duas caminhonetes. Duas pessoas, ocupantes de uma dessas caminhonetes, faleceram no local.
As vítimas foram um homem e uma mulher de 67 e 66 anos, respectivamente. Uma equipe do Corpo de Bombeiros esteve no local para o trabalho de desencarceramento.
Os corpos foram retirados das ferragens e levados pelo IML por volta das 12h30 de hoje.
Neste momento, a PRF acompanha a mobilização para o destombamento da carreta e retirada da caminhonete. Dois guindastes estão no local, mas há a necessidade de um terceiro para que o equipamento seja retirado da via.
De acordo com as informações obtidas até agora, os ocupantes da outra caminhonete não se feriram. O motorista da carreta e o condutor da caminhonete que saiu ileso foram submetidos ao teste do bafômetro, que não acusou o consumo de álcool.
Devido a este trabalho de destombamento, o trânsito no loco segue bloqueado. Logo cedo, ainda foi permitido o tráfego de veículos pelo acostamento, porém até que seja finalizada a retira da carreta, dos veículos e do equipamento eólico, o fluxo de veículos no local seguirá bloqueado.
Pesquisas do Instituto FSB, contratada pelo banco BTG Pactual, e do Instituto Ipespe, paga pela XP Investimentos, ambas divulgadas hoje, confirmam a tendência de que a eleição deve ser polarizada entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o atual mandatário, Jair Bolsonaro (PL). A reportagem é de Stella Borges/UOL. Além disso, elas […]
Pesquisas do Instituto FSB, contratada pelo banco BTG Pactual, e do Instituto Ipespe, paga pela XP Investimentos, ambas divulgadas hoje, confirmam a tendência de que a eleição deve ser polarizada entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o atual mandatário, Jair Bolsonaro (PL). A reportagem é de Stella Borges/UOL.
Além disso, elas ajudam a observar como estratos do eleitorado têm avaliado o cenário neste momento. Segundo os números, o público feminino tem preferência pelo petista enquanto os mais ricos têm optado pelo atual presidente. Na disputa pelo voto de religiosos, Lula apresenta desempenho melhor entre católicos; já Bolsonaro, entre os evangélicos.
Distância
Conforme o levantamento realizado pelo FSB, no levantamento geral, Lula tem 44% das intenções de voto enquanto Bolsonaro aparece em segundo lugar, com 31%. Com o resultado, a distância entre dois aumentou em relação à sondagem de duas semanas atrás —foi de 9 para 13 pontos percentuais.
A pesquisa ouviu 2.000 eleitores por telefone entre 22 e 24 de julho. O índice de confiança do levantamento é de 95%. O levantamento foi registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-05938/2022.
A sondagem realizada pelo Ipespe apontou Lula com 44% e Bolsonaro com 35%, uma diferença de nove pontos percentuais. Não é possível comparar com a pesquisa anterior porque houve uma mudança de metodologia.
O instituto entrou em contato por telefone com 2.000 entrevistados, de 16 anos ou mais, entre os dias 20 de 22 de julho. O nível de confiança é de 95,5%. A pesquisa foi registrada no TSE sob o número BR-08220/2022.
Confira abaixo o que mostram as pesquisas sobre Lula e Bolsonaro:
Bolsonaro vai mal entre mulheres
Conforme ambas as pesquisas, Bolsonaro não se sai bem entre o eleitorado feminino. A campanha do presidente, inclusive, aposta na primeira-dama Michelle Bolsonaro para reverter isso.
Na sondagem BTG/FSB, 46% das mulheres preferem Lula e 24%, o atual presidente. O voto feminino representa 52% do eleitorado na pesquisa.
Entre os homens, há um empate técnico —Lula marca 42% e Bolsonaro, 39%.
Já na pesquisa Ipespe, 48% das entrevistadas preferem o petista e 30%, Bolsonaro. O voto feminino representa 53% do eleitorado neste levantamento.
Considerando apenas os homens, o presidente marca 41% e o petista, 39%.
Eleitores por sexo
Pesquisa BTG/FSB
Feminino: Lula: 46% x Bolsonaro 24%
Masculino: Lula 42% Bolsonaro 39%
Pesquisa XP/Ipespe
Feminino: Lula 48% x Bolsonaro 30%
Masculino: Lula 39% x Bolsonaro 41%
Lula se sai bem entre jovens e mais velhos
O eleitorado mostra diferença de preferências na escolha de candidato a presidente conforme idade, segundo apontam as duas pesquisas.
Na sondagem BTG/FSB, 49% dos jovens de 16 a 24 anos preferem Lula, enquanto 21% disseram que votarão em Bolsonaro. No levantamento XP/Ipespe, 50% daqueles com idades entre 16 e 34 anos apontaram o petista e 27%, o atual mandatário.
Entre os idosos com 60 anos ou mais ouvidos pelo FSB, 47% dos eleitores preferem Lula e 30%, Bolsonaro. No levantamento do Ipespe, considerando pessoas com 55 anos ou mais, Lula tem 42% e Bolsonaro, 39%.
O petista também se sai melhor entre os públicos de 25 a 40 anos e de 41 a 59 anos, segundo o FSB —tem 41 e 44%, respectivamente, contra 35% de Bolsonaro em ambas as faixas etárias.
Eleitores por idade
Pesquisa BTG/FSB
16 a 24 anos: Lula 49% x Bolsonaro 21%
25 a 40 anos: Lula 41% x Bolsonaro 35%
41 a 59 anos: Lula 44% x Bolsonaro 35%
60 anos ou mais: Lula 47% x Bolsonaro 30%
Pesquisa XP/Ipespe
16 a 34 anos: Lula 50% x Bolsonaro 27%
35 a 54 anos: Lula: 39% x Bolsonaro 40%
55 anos ou mais: Lula 42% x Bolsonaro 39%
Bolsonaro se sai melhor entre eleitores com renda mais alta
Lula tem vantagem na intenção de voto entre os mais pobres, na disputa contra o atual mandatário. Segundo a pesquisa FSB, 61% daqueles que ganham até um salário mínimo preferem o petista, enquanto apenas 19% apontaram Bolsonaro.
Já o presidente leva vantagem entre os que ganham mais de cinco salários mínimos: 43% disseram que votarão nele, enquanto 23% apontaram Lula.
Eleitores por renda
Pesquisa BTG/FSB
Até um salário mínimo: Lula: 61% x Bolsonaro 19%
De um até 2 salários mínimos: Lula 52% x Bolsonaro 26%
De 2 até 5 salários mínimos: Lula: 39% x Bolsonaro 36%
Mais de 5 salários mínimos: Lula: 27% x Bolsonaro 43%
Pesquisa XP/Ipespe
Até dois salários mínimos: Lula 51% x Bolsonaro 28%
De dois até cinco salários mínimos: Lula 38% x Bolsonaro 39%
Mais de 5 salários mínimos: Lula: 38% x Bolsonaro 46%
Lula lidera no Nordeste
Ambos os levantamentos apontaram que o petista tem uma vantagem confortável contra seu principal adversário na região Nordeste, a segunda mais populosa do Brasil, com 27% dos eleitores. Na pesquisa FSB, Lula derrota Bolsonaro por 63% a 18%. Na Ipespe, por 57% a 25%.
No Sudeste, região onde fica São Paulo, maior colégio eleitoral do país, Lula também aparece na liderança contra Bolsonaro nas duas sondagens.
Eleitores por região
Pesquisa BTG/FSB
Norte/Centro-Oeste: Lula 39% x Bolsonaro 43%
Nordeste: Lula 63% x Bolsonaro 18%
Sudeste: Lula 38% x Bolsonaro 33%
Sul: Lula 36% x Bolsonaro 39%
Pesquisa XP/Ipespe
Norte/Centro-Oeste: Lula 40% x Bolsonaro 41%
Nordeste: Lula 57% x Bolsonaro 25%
Sudeste: Lula 41% x Bolsonaro 36%
Sul: Lula 33% x Bolsonaro 46%
Católicos preferem Lula e evangélicos, Bolsonaro
Os levantamentos apontaram que o ex-presidente se sai melhor entre os entrevistados que se declaram católicos, enquanto Bolsonaro tem vantagem entre os evangélicos.
Popular entre os evangélicos, a primeira-dama fez ontem um discurso em tom messiânico repleto de menções à Bíblia durante a convenção do PL, que oficializou a candidatura do marido à reeleição.
Eleitores por religião
Pesquisa BTG/FSB
Católicos: Lula 52% x Bolsonaro 25%
Evangélicos: Lula 33% x Bolsonaro 46%
Outras religiões: Lula 32% x Bolsonaro 41%
Sem religião: Lula 46% x Bolsonaro 20%
Pesquisa XP/Ipespe
Católica: Lula 43% x Bolsonaro 34%
Evangélica: Lula 36% x Bolsonaro 47%
Outros/não sabe/não respondeu: Lula 54% x Bolsonaro 25%
Lula vai melhor entre os menos escolarizados
O petista tem 54% dos votos entre aqueles que declararam que só cursaram o ensino fundamental, segundo o levantamento da FSB, enquanto Bolsonaro tem 28%.
Entre aqueles que têm ensino superior, os dois empatam tecnicamente em ambas as pesquisas.
Eleitores por escolaridade
Pesquisa BTG/FSB
Ensino fundamental: Lula 54% x Bolsonaro 28%
Ensino médio: Lula 40% x Bolsonaro 32%
Ensino superior: Lula 35% Bolsonaro 36%
Pesquisa XP/Ipespe
Ensino fundamental: Lula 50% x Bolsonaro 27%
Ensino médio: Lula 40% x Bolsonaro 40%
Ensino superior: Lula 39% Bolsonaro 40%
O primeiro turno da eleição presidencial acontece no dia 2 de outubro.
Você precisa fazer login para comentar.