Notícias

Bolsonaro recebeu R$ 30,5 milhões em um ano, diz relatório da PF com base em dados do Coaf

Por André Luis

Relatório aponta que R$ 30,57 milhões ingressaram em contas do ex-presidente; e R$ 30,59 milhões saíram. Bolsonaro recebeu R$ 19,2 milhões em 1,2 milhão transferências via PIX.

Do g1 — Brasília

O relatório da Polícia Federal (PF) sobre a investigação contra Jair Bolsonaro e o filho Eduardo Bolsonaro aponta que o ex-presidente recebeu, de março de 2023 a fevereiro de 2024, R$ 30.576.801,36. E que R$ 30.595.430,71 foram retirados de suas contas.

As informações constam de um Relatório de Inteligência Financeira (RIF) elaborado pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) com base em dados enviados pelo Banco do Brasil.

Dos valores que entraram nas contas do ex-presidente no período:

R$ 19,2 milhões são oriundos de 1,2 milhão de transações via PIX

R$ 8,7 milhões têm origem em 52 resgates de CDB/RDB

R$ 1,3 milhão são de três operações de câmbio

R$ 373,3 mil de proventos do ex-presidente

R$ 304 mil de 203 transferências

R$ 166 mil de 12 resgates de aplicação

R$ 99.687,49 de uma previdência privada

Há ainda recursos oriundos de transferências do tipo DOC/TED, depósitos em cheque, depósitos online, entre outras.

O PL, partido ao qual Bolsonaro é filiado e no qual ocupa o cargo de presidente de honra, é o principal depositante de valores na conta do presidente (R$ 291 mil).

Já entre os valores que saíram das contas de Bolsonaro, estão:

18,3 milhões em seis aplicações em CDB/RDB

R$ 7,5 milhões em quatro transferências DOC/TED

R$ 1,5 milhão em 107 pagamentos de títulos, que podem ser boletos

R$ 1,1 milhão em 266 operações via PIX

R$ 749 mil em transferência para previdência privada

R$ 198 mil em 97 saques

R$ 52 mil no pagamento de 20 tributos/impostos

R$ 25 mil em três operações de câmbio

R$ 13 mil em contas de energia

R$ 13 mil em contas de telefone

Há ainda gastos com compras, cartão de crédito, conta de água, entre outros.

Entre os principais beneficiários de valores pagos por Bolsonaro, estão o advogado Paulo Cunha Bueno (R$ 3,3 milhões), o escritório de advocacia DB Tesser (R$ 3,3 milhões), uma empresa de engenharia (R$ 900 mil), um escritório de arquitetura (R$ 235 mil), uma loja de veículos (R$ 130 mil).

E também transferências para Michelle Bolsonaro e para o filho Jair Renan, que atualmente é vereador em Balneário Camboriú (SC).

No relatório, a PF afirma que as movimentações feitas pelo ex-presidente estão sob a suspeita de serem “ocorrências de lavagem de dinheiro e outros ilícitos”.

O g1 procurou a defesa do ex-presidente para comentar o relatório sobre as operações financeiras feitas por Bolsonaro, mas ainda não obteve uma resposta.

O relatório da PF também reúne informações sobre movimentações feitas por Bolsonaro em outros períodos.

Entre fevereiro de 2024 e agosto de 2024, R$ 1.733.079,19 ingressaram nas contas do ex-presidente; e R$ 1.345.311,79 saíram. Dos valores debitados, estão transferências para advogados, Fabio Wajngarten e para os filhos Carlos e Eduardo Bolsonaro.

Outras Notícias

Carnaíba recebe prêmio IDEPE regional

O prefeito Anchieta Patriota e a secretária de Educação Cecília Patriota receberam, na manhã desta terça-feira (5), a premiação IDEPE Regional 2022. O município ficou em 1º lugar no Ensino Fundamental Anos Iniciais, com nota de 7,30. O prêmio foi entregue pela Gerência Regional de Educação do Sertão do Alto Pajeú que certificou e premiou […]

O prefeito Anchieta Patriota e a secretária de Educação Cecília Patriota receberam, na manhã desta terça-feira (5), a premiação IDEPE Regional 2022. O município ficou em 1º lugar no Ensino Fundamental Anos Iniciais, com nota de 7,30.

O prêmio foi entregue pela Gerência Regional de Educação do Sertão do Alto Pajeú que certificou e premiou as Escolas Estaduais e as Redes Municipais de Ensino da região. Além do 1º lugar anos iniciais, Carnaíba teve outras conquistas: Crescimento de 2% Ensino Fundamental Anos Iniciais; 4º lugar Anos Finais; proficiência em Língua Portuguesa 2º ano; proficiência em Matemática 2º ano e crescimento de 3% Ensino Fundamental Anos Finais.

Acompanharam o prefeito e a secretária alguns gestores de escolas municipais: Cristiano (João Joaquim), Lucimery (Joana Freire), Cleide (Complexo), Sandra (Padre Frederico), Liliana (Giselda Simões), Denise (Domingos Jacinto) e Adriana Marques (José Batista).

Grupo de Mulheres Mãos Que Tecem Arte concluiu o curso de artesanato e reciclagem de papel jornal

O curso artesanato e reciclagem de papel jornal foi promovido pela Secretaria de Ação Social através da Diretoria da Mulher, com a coordenação do professor e artesão Erivaldo Tiago e teve a duração de quatro meses. Com este curso a Secretaria de Ação Social promoveu mais uma vez seu caráter social de qualificação profissional para […]

DSCN4987

O curso artesanato e reciclagem de papel jornal foi promovido pela Secretaria de Ação Social através da Diretoria da Mulher, com a coordenação do professor e artesão Erivaldo Tiago e teve a duração de quatro meses.

Com este curso a Secretaria de Ação Social promoveu mais uma vez seu caráter social de qualificação profissional para mulheres rurais e urbanas, ao invés de perpetuar somente o assistencialismo, destacou a secretária Sandra Lima.

Dezesseis mulheres concluíram esta oficina e formaram o Grupo de Mulheres Mãos Que Tecem Arte. A partir desta formação pretendem se formalizar em associação para buscar novas oportunidades. É o desejo transmitido através da aluna e representante da turma – Cinara Marciela.

O prefeito Romério Guimarães participou da solenidade de entrega dos certificados e destacou a importância da formalização do Grupo de Mulheres Mãos Que Tecem Arte. Como também outros grupos e associações que recebem o apoio da prefeitura.

Os trabalhos realizados durante este curso de reciclagem de papel jornal foram expostos durante o evento, peças como mandalas, baús, jarros, luminárias, cestas e outros puderam ser apreciados por todos os parentes e amigos que prestigiaram as participantes.

Punido pelo PMDB, Jarbas Vasconcelos terá ato de desagravo

Organizado por “amigos e admiradores, ato teve a presença confirmada do governador Paulo Câmara Do blog da Folha Amigos e admiradores do deputado federal Jarbas Vasconcelos (PMDB) estão organizando para a próxima segunda-feira (18), no Empresarial JCPM, às 18h, um ato de desagravo ao parlamentar, punido pelo partido por ter votado pelo prosseguimento das investigações […]

Foto: Arthur Mota/Arquivo Folha

Organizado por “amigos e admiradores, ato teve a presença confirmada do governador Paulo Câmara

Do blog da Folha

Amigos e admiradores do deputado federal Jarbas Vasconcelos (PMDB) estão organizando para a próxima segunda-feira (18), no Empresarial JCPM, às 18h, um ato de desagravo ao parlamentar, punido pelo partido por ter votado pelo prosseguimento das investigações contra o presidente Michel Temer. Com isso acabou perdendo o controle do PMDB em Pernambuco para o senador Fernando Bezerra Coelho. O governador Paulo Câmara (PSB) confirmou presença no ato.

Na convocação, é dito que a “atuação séria, coerente e transparente na política de Pernambuco e do País” de Jarbas não pode ser “desrespeitada”.

“Quem combateu com esforço físico e pessoal os tempos sombrios da ditatura civil-militar e luta ao longo de mais de 50 anos de vida pública pela defesa da democracia não pode ter a sua voz calada”, diz trecho do convite para o ato.

O grupo cita, ainda, que o deputado federal é alvo hoje “de manobras inescrupulosas por parte daqueles que almejam poder e força política”.

Centro Sabiá e entidades promovem diálogo virtual sobre pauta agroecológica com candidatos de Iguaracy

Os candidatos à prefeitura da cidade de Iguaracy, no Sertão do Pajeú de Pernambuco, participarão, na noite desta quarta-feira (28), às 19h, de um diálogo virtual promovido pelo Centro Sabiá em parceria com outras organizações, redes e movimentos sociais, entre elas a FETAPE, a Articulação no Semiárido Pernambucano (ASA/PE) e a Articulação Nacional de Agroecologia […]

Os candidatos à prefeitura da cidade de Iguaracy, no Sertão do Pajeú de Pernambuco, participarão, na noite desta quarta-feira (28), às 19h, de um diálogo virtual promovido pelo Centro Sabiá em parceria com outras organizações, redes e movimentos sociais, entre elas a FETAPE, a Articulação no Semiárido Pernambucano (ASA/PE) e a Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), sobre questões ligadas à segurança alimentar, a comercialização da produção e a convivência com o Semiárido, em seus possíveis mandatos.

Mediado por Micheli Martins – radialista da Rádio Pajeú FM, o debate será transmitido pela internet, no canal do YouTube do Centro Sabiá.

Observando o que acontece no Brasil nos últimos anos, o Centro Sabiá construiu um espaço de diálogo com os candidatos e candidatas às prefeituras de 12 municípios, onde tem atuação. 

O objetivo é promover a escuta aos candidatos e candidatas sobre suas propostas de governo, no período 2021-2024 e apresentar a carta Agroecologia nas Eleições 2020.

De 23 de outubro a 8 de novembro, nas regiões do Sertão do Pajeú, do Agreste e da Zona da Mata de Pernambuco, o Centro Sabiá estará dialogando com os candidatos e candidatas às prefeituras. Acompanhe em nossas redes sociais.

Serviço

LIVE – O que seu candidato pensa sobre Agricultura Familiar, Agroecologia e Semiárido? 

Quarta-feira, 28 de outubro de 2020

19h – Horário de Brasília (BR)

Ao Vivo no YouTube: https://youtu.be/YlcfPzJ8tw4

Anchieta Patriota entrega fogões ecológicos para moradores da zona rural de Carnaíba

Por André Luis O prefeito de Carnaíba, Anchieta Patriota, realizou nesta segunda-feira (9), a entrega de oito fogões ecológicos para moradores das comunidades de Curral Velho e Riacho Fundo II, na zona rural do município. Os fogões ecológicos são uma tecnologia ambientalmente sustentável, que reduzem o consumo de lenha e a emissão de gases poluentes. […]

Por André Luis

O prefeito de Carnaíba, Anchieta Patriota, realizou nesta segunda-feira (9), a entrega de oito fogões ecológicos para moradores das comunidades de Curral Velho e Riacho Fundo II, na zona rural do município.

Os fogões ecológicos são uma tecnologia ambientalmente sustentável, que reduzem o consumo de lenha e a emissão de gases poluentes. Além disso, eles também representam uma economia significativa para as famílias, que podem diminuir o gasto com fogões a gás.

Anchieta Patriota estava acompanhado dos secretários Everaldo Patriota, da Administração, e Anchieta Alves da Agricultura, assim como também, presidentes de associações e a população local.

“Estamos muito felizes em poder entregar esses fogões ecológicos para as famílias da zona rural de Carnaíba. Além de serem uma tecnologia sustentável, eles também representam uma economia significativa para as famílias”, afirmou o prefeito.

Sobre os fogões ecológicos

Os fogões ecológicos são uma tecnologia que utiliza o princípio da combustão lenta para cozinhar alimentos. Eles são feitos de material cerâmico e têm uma câmara de combustão que é selada. Isso permite que o calor seja retido e usado de forma mais eficiente.

Os fogões ecológicos são uma alternativa sustentável aos fogões a lenha e a gás. Eles reduzem o consumo de lenha e a emissão de gases poluentes. Além disso, eles também são mais econômicos, pois consomem menos combustível.