Notícias

Armando visita Carpina, Paudalho e Cumaru e se reúne com lideranças

Por André Luis
Foto: Léo Caldas/Divulgação

Em visita as cidades de Carpina, Paudalho (Mata Norte) e Cumaru (Agreste), no sábado (28), o senador Armando Monteiro (PTB-PE) reuniu-se com diversas lideranças políticas, participou de procissão, encontrou-se com blogueiros e radialistas, entre outras atividades. As agendas tiveram por objetivo discutir ações estratégicas para o desenvolvimento dos municípios, avaliar a situação do Estado – sobretudo no que tange à questão da segurança pública –, e ouviu as demandas das comunidades. Os deputados federais Ricardo Teobaldo (Podemos) e Silvio Costa (Avante) acompanharam os compromissos.

Em Carpina, Armando reuniu-se com os ex-prefeitos Joaquim Lapa (Carpina), Nado (Nazaré da Mata) e Lamartine Mendes (Lagoa de Itaenga), além da vereadora Manu Lapa, todos do PTB. Eles conversaram sobre propostas para alavancar o crescimento dos municípios da Mata Norte. Em Paudalho, o petebista prestigiou o aniversário do prefeito Marcelo Gouveia (PSD). Na ocasião, Armando destacou os resultados que a gestão de Gouveia vem conquistando em pouco tempo. Neste ano, Armando destinou ao município uma emenda no valor de R$ 400 mil para a construção do posto de saúde de Alto Dois Irmãos, que será licitada nas próximas semanas pela prefeitura.

Já em Cumaru, Armando Monteiro participou da procissão de Santa Teresinha, celebrada pela Paróquia de Santa Teresinha. O tradicional cortejo religioso, que ocorre no município há mais de 70 anos, reuniu milhares de fiéis da região em uma grande demonstração de fé.

“Voltamos a esses municípios para manter contatos com as lideranças, ouvir os pleitos e demandas de cada cidade, nos sintonizarmos com as necessidades da região”, afirmou Armando Monteiro. “O parlamentar se ele ficar só no gabinete lá em Brasília se distancia e perde o contato com o povo. Me acostumei em toda a minha trajetória pública a sempre me aproximar, ouvir, manter o contato permanente com as pessoas. E foi isso que eu fiz visitando essas cidades, nos reunindo e ouvindo as pessoas”, completou o petebista.

Outras Notícias

Chefe da PF fala sobre a quase soltura de Lula

Redação Bem Paraná com Estadão Há cinco meses no cargo de diretor-geral da Polícia Federal (PF), Rogério Galloro (foto) concedeu sua primeira entrevista e contou sobre os bastidores da prisão do ex-presidnte Luiz Inácio Lula da Silva, em 7 de abril (um sábado). De acordo com o número um da PF, 30 homens do Comando […]

Redação Bem Paraná com Estadão

Há cinco meses no cargo de diretor-geral da Polícia Federal (PF), Rogério Galloro (foto) concedeu sua primeira entrevista e contou sobre os bastidores da prisão do ex-presidnte Luiz Inácio Lula da Silva, em 7 de abril (um sábado).

De acordo com o número um da PF, 30 homens do Comando de Operações Táticas (COT), a tropa de elite da corporação, estavam a postos com suas aras para invadir o Sindicato dos Metalúrgicos, em São Bernardo do Campo, caso o petista não se entregasse – o mandado de prisão contra Lula foi expedido pelo juiz Sergio Moro.

Galloro contou que, inicialmente, a previsão era de que o ex-presidente se entregasse ainda na sexta-feira (6 de abril, prazo dado pelo próprio juiz de primeira instância). Acabou o dia, porém, e nada de Lula se apresentar.

“Chegou o sábado, Moro exigiu que a gente cumprisse o mandado. A missa (em homenagem à ex-primeira dama e esposa de Lula, Marisa Letícia) não acabava mais. Deu uma hora (da tarde) e eles disseram: ‘Ele vai almoçar e se entregar'”.

A princípio, sempre de acordo com Galloro, a ideia era que Lula saísse pelo fundo. COntudo, alguém do sindicato acabou flagrando a movimentação e alertou os manifestantes que estavam do outro lado e correram para impedir a saída do ex-presidente.

“Quando tem multidão, você não tem controle. Aquele foi o pior momento, porque eu percebi que não tinha outro jeito. A pressão aumentando. Quando deu 17h30, eu liguei para o negociador e disse: ‘Acabou! Se ele não sair em meia hora nós vamos entrar’. E dei a ordem para entrar. Às 18h, ele saiu.”

O único pedido feito por Lula era que não houvsse muita exposição, que o ex-presidente não fosse humilhado. Questionado sobre o motivo do petista estar preso na Superintendência da PF, em Curitiba, Galloro explicou:

“Isso não nos agrada. Nunca tivemos preso condenado numa superintendência. É uma situação excepcional. O juiz Moro me ligou, pediu nosso apoio, ele sabe que não temos interesse nisso. Mas, em prol do bom relacionamento, nós cedemos”, disse. “O Lula está lá de visita, de favor. Nas nossas novas superintendências não vão ter mais custódia. No Paraná, não vamos mexer agora. Só depois da Lava Jato.”

Outro momento de grande tensão foi quando o desembargador Rogério Favreto emitiu uma ordem de soltura em favor de Lula, seguida por uma contraordem de Sergio Moro e dos desembargadores Gebran Neto e Thompson Flores, do TRF-4. Segundo Galloro, o ex-presidente quase foi solto.

“Diante das divergências, decidimos fazer a nossa interpretação. Concluímos que iríamos cumprir a decisão do plantonista do TRF-4. Falei para o ministro Raul Jungmann (Segurança Pública): ‘Ministro, nós vamos soltar’. Em seguida, a (procuradora-geral da República) Raquel Dodge me ligou e disse que estava protocolando no STJ (Superior Tribunal de Justiça) contra a soltura. ‘E agora?’ Depois foi o (presidente do TRF-4) Thompson (Flores) quem nos ligou. ‘Eu estou determinando, não soltem’. O telefonema dele veio antes de expirar uma hora. Valeu o telefonema.”

Ação Preventiva no Trânsito movimentou Serra Talhada‏

Foi realizada na manhã desta quinta-feira (16), uma ação preventiva e de conscientização sobre a responsabilidade dos condutores no trânsito, na Praça Sérgio Magalhães. A ação contou com a parceria da Prefeitura Municipal de Serra Talhada através da Secretaria Municipal de Saúde, da XI Geres, do STTrans, da Polícia Militar, do DETRAN e da Operação […]

serra talhada pe (4)

Foi realizada na manhã desta quinta-feira (16), uma ação preventiva e de conscientização sobre a responsabilidade dos condutores no trânsito, na Praça Sérgio Magalhães.

A ação contou com a parceria da Prefeitura Municipal de Serra Talhada através da Secretaria Municipal de Saúde, da XI Geres, do STTrans, da Polícia Militar, do DETRAN e da Operação Lei Seca, que estará na cidade até o próximo domingo, realizando ações de prevenção e de educação para os condutores do município aproveitando o fluxo da Exposerra.

“O foco deste trabalho é reduzir o número de acidentes no trânsito através de abordagens educativas e de conscientização dos motoristas sobre a importância deste movimento e da Lei Seca”, afirmou o Major PM Almeida.

A Secretaria Municipal e a Secretaria Estadual de Saúde, prestaram atendimento  aos condutores e à população com serviços de verificação da pressão arterial e das taxas de glicose, entre outros serviços. A ação terminou ao meio dia.

Coluna do Domingão

A ousadia de Raquel Lyra A governadora Raquel Lyra, uma das surpresas de 2022, tem tido uma montagem de secretariado ousada. Na estrutura política e principalmente fisiologista histórica do estado, nunca houve espaço para a montagem que atendesse mais critérios técnicos que políticos. Salvo algumas exceções, muito poucas, Raquel montou um secretariado técnico, com boas […]

A ousadia de Raquel Lyra

A governadora Raquel Lyra, uma das surpresas de 2022, tem tido uma montagem de secretariado ousada.

Na estrutura política e principalmente fisiologista histórica do estado, nunca houve espaço para a montagem que atendesse mais critérios técnicos que políticos.

Salvo algumas exceções, muito poucas, Raquel montou um secretariado técnico, com boas cabeças, bons quadros, com a menor ligação possível em relação à política tradicional. Enquanto Lula atendeu do PT ao Centrão, Raquel manteve o propósito de  não ceder, ou ceder o mínimo possível para os blocos tradicionais.

A nota de Miguel Coelho é autoexplicativa. “Mesmo não sendo convidado a integrar sua equipe, estarei à disposição para contribuir para Pernambuco voltar a ser grande de novo”, indiretou. 

Se conseguir, Raquel pode contribuir muito com a história. Isso porque até agora, todos os governadores desde a redemocratização, de Arraes a Câmara pagaram um preço pela dependência dos caciques políticos do estado.

Um dos casos sempre invocados pela política de como o Secretário cacique corre ao pau e ao machado é o de Sebastião Oliveira, uma liderança política inquestionável, mas que sempre foi  cercado de dubiedades na condução. Dizem que, quando era agenda positiva e entrega da pasta, ele tratava na primeira pessoa. A entrega não era do governador, era de Sebastião Oliveira. E quando tinha crítica, demanda, cobrança, o nome de Paulo finalmente aparecia. “Vamos levar a demanda ao governador”, dizia.

E o que Paulo sofreu com ameaças de fisiologistas como Dudu da Fonte,  querendo espaço sob pena de romper à boca da eleição estadual?

Assim, o grande  desafio de Raquel será a libertação de círculo vicioso e rancoroso da política, com implicações na relação com ALEPE, caciques, prefeitos.

Se Raquel conseguir, terá ajudado muito ao estado, o libertando dessa regra de ouro. Se Raquel conseguir, vai iniciar um ciclo de meritocracia técnico administrativa e não necessariamente só política. Se Raquel conseguir, Pernambuco tem mais a ganhar que a perder. Se Raquel conseguir…

O Oscar da Política em 2022

O blog resolveu fazer uma adaptação nessa última coluna do ano do Oscar, para escolha dos melhores e piores em 2022. A avaliação leva em conta o que o blog noticiou este ano sobre a política no Sertão, em Pernambuco e no Brasil. Claro, é uma avaliação passional e editorial, com uma pitada de humor e todo o direito de receber críticas ou elogios dos nossos leitores.

Melhor Filme:

“O ano que não acabou”, sobre o imbróglio entre Evandro Valadares e João de Maria em 2022, repetindo 2021. Guerra de narrativas, guerra jurídica, vereador “sequestrado”, prefeito imprensado, João chorando, João rindo, Evandro dizendo que só não deu a roupa a vereador governista que rompeu, agiota na porta da Câmara e São José com sua história vendo a política manchar seu legado.

Melhor Ator

Dicinha do Calçamento em “Eu sei o que você fez no verão passado” e Dinca Brandino em “Minha live me condena”.  O vereador, mesmo sem ter sido cantado por falta de fé de quem canta, agora se virou num Jiraya e fez um discurso arretado na votação que elegeu Valdemir Filho. Quase deu pra confiar. Já Dinca Brandino com suas lives foi hour concours. Um show de humor que entreteu alguns poucos gatos pingados com coragem de assistí-lo.

Melhor Drama

João de Maria, em “Ganhei de Novo”, filme ainda em produção, cujo final só Deus, o desembargador e a juiza podem concluir.  A cena do choro de João no ato de sua reeleição comoveu os membros da Academia.

Melhor filme de ação

“Alta tensão”, com Márcia Conrado e Luciano Duque em Serra Talhada e participação especial de Sandrinho e Patriota em Afogados. Em um ano de altas emoções,  com muito “tão junto”, “tão brigado”, “tão de banda”, “tão na banda”, além da intensa participação de um elenco especialista em botar o circo pegando fogo.

Melhor filme de terror 

Paulo Câmara e Fernandha Batista em “Estrada Assassina”. Com prêmio de Ator Coadjuvante para Luiz Castro, o imexível do DER. Um governo que,  tal qual a PE 320, a estrada de Ingazeira,  a de Quixaba e a de Tabira a Água Branca, esburacou a perspectiva de vitória de Danilo Cabral.

Melhor atriz 

Claro, Nicinha Melo em “Mantendo as aparências”. O caso da gestora que não gere, da política que não fala ou opina, do marido que quer acusar os outros do machismo do qual ele mesmo a vitimiza,  quando atua no “ela assina,  eu desgoverno.”

Melhores efeitos especiais

Raquel Lyra em “Querida, despolitizei o secretariado”. A tentativa da gestora pernambucana de governar com os seus, sem dar cartaz aos dos outros.

Melhor comédia

Vianey Justo e Dicinha do Calçamento em “Fí de rapariga é você!” A película com a cena mais bem executada da história,  sem dublês,  totalmente no improviso,  sem precisar de direção ou efeitos especiais.  Uma bela demonstração da competência da política tabirense em tentar manchar a decência de seu povo. Parabéns!

Melhor fotografia 

Mário Viana Filho em “Raquel e eu”. A luta do jovem e talentoso jornalista por registros ao lado da nova governadora. A cada flashe,  uma nova esperança…

Melhor Trilha Sonora

“Tá na hora do Jair já ir embora”, de Juliano Maderada e Tiago Doidão, mais ouvida de 2022 em todo o país.  A canção foi vetada no resort de Trump, na Flórida. Menção honrosa para a versão de A Grande Família.  “Essa família é desunida/e também muito ouriçada/briga por  qualquer razão/e o Carlos só quer ter razão…

Melhor Ator Coadjuvante 

Vai para o Patriota do Caminhão,  personagem icônico que com seu civismo,  preparo, inteligência e sagacidade,  homenageou todos os que lutaram por um Brasil melhor nas portas de quartéis e tiros de guerra,  sob sol, chuva e sempre confiando que em 72 horas algo novo iria aparecer para confrontar a democracia.  Deus, pátria e família!

Feliz Ano Novo!

Aos leitores e amigos, um Feliz Ano Novo que começa hoje. Fé,  esperança,  solidariedade,  prosperidade,  pão em todas as mesas, é o que desejamos!

Frase da semana:

“Vou dizer que fui o melhor presidente do mundo? Não vou dizer. Mas dei meu sangue.”

De Jair Bolsonaro,  na live do adeus, antes de embarcar para a Flórida.

Calumbi: Prefeitura conclui estrada na zona rural

Dentro do plano de recuperação das estradas do município, o Prefeito Joelson comemorou a conclusão de mais uma estrada de Calumbi. A estrada que liga a sede a comunidade Bom Sucesso e passa por vários sítios e faz divisa com o município de Santa Cruz da Baixa Verde, está pronta. “Já estamos nos organizando para […]

Dentro do plano de recuperação das estradas do município, o Prefeito Joelson comemorou a conclusão de mais uma estrada de Calumbi.

A estrada que liga a sede a comunidade Bom Sucesso e passa por vários sítios e faz divisa com o município de Santa Cruz da Baixa Verde, está pronta.

“Já estamos nos organizando para continuar pegados no serviço das estradas e melhorar a vida de nossos cidadãos, principalmente,  daquele que mora na zona rural” disse Joelson.

Compesa conclui estação elevatória na zona rural de Custódia

O Governo do Estado, por meio da Compesa, concluiu a obra para abastecer as localidades de Boa Vista, Carvalho, Cedro, Fazendinha, Lagoa da Onça, Riacho Novo, Samambainha, Serrote, Soares e Umbuzeiro, na zona rural de Custódia. Segundo a Compesa, dois mil moradores serão atendidos diretamente com água da captação no Eixo Leste do Canal da […]

O Governo do Estado, por meio da Compesa, concluiu a obra para abastecer as localidades de Boa Vista, Carvalho, Cedro, Fazendinha, Lagoa da Onça, Riacho Novo, Samambainha, Serrote, Soares e Umbuzeiro, na zona rural de Custódia.

Segundo a Compesa, dois mil moradores serão atendidos diretamente com água da captação no Eixo Leste do Canal da Transposição do Rio São Francisco.

Foi construída uma Estação de Tratamento de Água, uma estação elevatória para bombeamento da água tratada, um reservatório apoiado junto à estação de tratamento, um reservatório elevado na comunidade de Carvalho, além de 28 quilômetros de adutora e rede de distribuição.

 “Continuamos avançando, executando obras e levando água para quem precisa por todo nosso estado”, destaca o diretor Regional do Interior da Compesa, Mário Heitor. O valor total do investimento foi de R$ 5 milhões.