Arcoverde em Movimento aconteceu na Antonio Japiassu
Por Nill Júnior
O Arcoverde em Movimento, promovido pela Prefeitura de Arcoverde, aconteceu neste domingo (20) pela manhã, na Avenida Antônio Japiassu. Desde cedo, as pessoas começaram a chegar para se inscrever no passeio ciclístico e participar das brincadeiras. A prefeita Madalena Britto acompanhou a programação.
As atividades físicas e esportivas funcionaram com o apoio do Sesc e Aesa e das Academias O2 e Boa Forma. Muita gente suou para manter a forma. Ao mesmo tempo, uma equipe da LW fez avaliação física.
Um grupo de pessoas com deficiência participaram de uma partida de vôlei adaptado e Bocha (um esporte paralímpico). Ao final das partidas, o Laob doou uma camisa com proteção solar para os participantes. Quem ganhou foi Lídio Monteiro.
Quando o passeio ciclístico terminou foi sorteado um óculos de sol que foi doado pela Ótica Arcoverde, uma das patrocinadoras e apoiadoras do evento. Foi sorteada uma bicicleta, doada pela Pharmapelle. Quem ganhou foi Nicolas Araújo, de 8 anos de idade, que ficou feliz da vida.
Elementos presos por homens da Polícia Militar em Sertânia na última sexta-feira tentaram matar um atendente de frigorífico na cidade de Tabira. Antes, também teriam atentado contra um homem na zona rural de Monteiro. A tentativa contra o atendente aconteceu na manhã de sexta, por volta das 7 horas da manhã, no frigorífico Ideal Carnes, […]
Imagem de um dos acusados segundo câmera de segurança. Reprodução: Tribuna do Moxotó
Elementos presos por homens da Polícia Militar em Sertânia na última sexta-feira tentaram matar um atendente de frigorífico na cidade de Tabira. Antes, também teriam atentado contra um homem na zona rural de Monteiro.
A tentativa contra o atendente aconteceu na manhã de sexta, por volta das 7 horas da manhã, no frigorífico Ideal Carnes, localizado na Avenida Coronel Zuza Barros, Centro.
A vítima, Murilo Olegário, 37 anos, casado, estava em atendimento comercial no açougue, quando o individuo entrou no estabelecimento, dirigiu-se até o balcão de atendimento e efetuou contra três disparos de arma de fogo e em seguida evadiu-se do local.
Segundo informações da equipe médica de plantão, a vítima foi atingida na coxa esquerda, no ombro direito e por mais um disparo de raspão na região da cabeça. Seu quadro é estável.
Um policial militar também teria sido alvo do grupo.
Segundo a Tribuna do Moxotó, após a prisão em Sertânia, foram reconhecidos como os autores da tentativa de homicídio na Cidade das Tradições. Na quinta-feira, tentaram matar um senhor em Monteiro.
Os elementos, apesar de novos, se mostraram ser de alta periculosidade. São de Minas Gerais. Um deles, Daniel José de Brito, natural de Riachinho, 23 anos, foi encaminhado para Monteiro. Também responderá pelo crime em Tabira.
O menor que foi flagrado com arma de fogo está apreendido e fica a cargo de justiça e MP de Sertânia.
Um grave acidente aconteceu na manhã desta terça-feira, dia 05, no quilômetro 35 da BR 364, entre os municípios de Manoel Urbano e Sena Madureira, no Acre, envolvendo dois sertanejos de Afogados da Ingazeira, que estavam em um veículo tipo Siena. Entre as vítimas estava o Juiz Criminal da Comarca de Cruzeiro do Sul, Vagner […]
O Juiz Criminal da Comarca de Cruzeiro do Sul, Vagner Alcântara e seu irmão, Kleber Freitas Pedrosa se envolveram no acidente
Um grave acidente aconteceu na manhã desta terça-feira, dia 05, no quilômetro 35 da BR 364, entre os municípios de Manoel Urbano e Sena Madureira, no Acre, envolvendo dois sertanejos de Afogados da Ingazeira, que estavam em um veículo tipo Siena.
Entre as vítimas estava o Juiz Criminal da Comarca de Cruzeiro do Sul, Vagner Alcântara e seu irmão, Kleber Freitas Pedrosa que estava na direção do veículo. Eles são filhos do casal Bartolomeu e Cleonice Alcântara, e com relativa frequência visitam Afogados.
Segundo informações de testemunhas ao portal O Alto Acre, o motorista perdeu o controle da direção e bateu em um barranco.
Uma equipe do Idaf que passava pelo local acionou o socorro. Com um ferimento na cabeça o juiz foi retirado pelos bombeiros das ferragens do veículo.
Já o motorista sofreu ferimentos em uma das pernas e também foi socorrido pela equipe médica do Samu e encaminhado para um hospital de Sena Madureira. Informações de familiares indicam que apesar da gravidade os dois não correm risco de morte.
Repasses estão sendo feitos normalmente, diz a nota. Estado informa estar contratando nova clínica em Serra Talhada. Já clínicas reclamam da tabela SUS A Secretaria de Saúde do Estado respondeu ao blog queixa de pacientes da hemodiálise de Arcoverde feita ao Sertão Notícias, da Cultura FM. Eles relataram que passaram a receber como alimentação durante […]
Repasses estão sendo feitos normalmente, diz a nota. Estado informa estar contratando nova clínica em Serra Talhada. Já clínicas reclamam da tabela SUS
A Secretaria de Saúde do Estado respondeu ao blog queixa de pacientes da hemodiálise de Arcoverde feita ao Sertão Notícias, da Cultura FM.
Eles relataram que passaram a receber como alimentação durante o tratamento na cidade de Arcoverde apenas um copo de suco e três bolachas de água e sal.
O repórter Orlando Santos, do Programa Sertão Notícias, ouviu três pacientes de Serra Talhada que vão, três vezes por semana, para Arcoverde, para realizar o tratamento. Eles afirmam que saem da cidade as 07h da manhã e retornam apenas às 19h, e durante todo esse período recebem apenas essa pouca alimentação.
Os pacientes ainda cobraram o início do funcionamento do Centro de Hemodiálise de Serra Talhada, que promete amenizar o sofrimento dessas pessoas, evitando viagens cansativas para outras cidades em busca do tratamento necessário para permanecerem vivas.
As clínicas de Arcoverde por outro lado, como a SOS Rim e o Memorial Arcoverde, reclamam da baixa tabela SUS para manutenção do serviço. “A hemodiálise pode parar”, diz o post do SOS Rim em uma rede social.
Veja o que disse em resposta a Secretaria Estadual de Saúde:
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) informa que está em fase final o processo de contratualização de uma nova clínica de hemodiálise em Serra Talhada. Os pacientes devem começar a ser encaminhados ao serviço ainda neste mês de setembro.
Com relação à clínica em Arcoverde, os repasses estão sendo feitos normalmente pelo órgão estadual. Sobre a alimentação oferecida aos pacientes, a responsabilidade fica a cargo da clínica conveniada, no entanto a SES-PE irá apurar junto ao serviço a qualidade ofertada aos usuários.
Importante informar que os hospitais da rede estadual já contam com o serviço de terapia renal para pacientes que precisam realizar o procedimento de forma emergencial. Para pacientes crônicos, ou seja, aqueles que não estão internados e precisam realizar as sessões de forma rotineira, atualmente, o Estado possui contrato com 21 clínicas ou unidades, em todo o Estado, para receber esses pacientes. Uma média de 5 mil pessoas estão sendo acompanhadas nesses serviços. As vagas são disponibilizadas pelas clínicas de acordo com o local de residência do usuário do SUS. Os procedimentos ambulatoriais de terapia renal substitutiva (hemodiálise) são autorizados pela Central de Regulação Ambulatorial.
A SES ainda destaca que o Governo de Pernambuco segue avançando com obras para reforçar os serviços de saúde no Interior do Estado com a construção do Centro de Hemodiálise de Caruaru, que está sendo erguido no terreno do Hospital Mestre Vitalino (HMV). O serviço contará com 62 leitos, com capacidade para quase 5 mil sessões de hemodiálise por mês. As obras do Centro de Hemodiálise já tiveram início e a previsão é que sejam finalizadas em setembro deste ano.
O menino Miguel Neto, com cerca de um ano e meio de idade, infelizmente veio a óbito de forma trágica na manhã desta segunda-feira (8) no distrito de Jabitacá. A fatalidade ocorreu quando o genitor, de nome Felipe, que estava de saída em seu veículo, não percebeu a presença do filho ao dar ré. A […]
O menino Miguel Neto, com cerca de um ano e meio de idade, infelizmente veio a óbito de forma trágica na manhã desta segunda-feira (8) no distrito de Jabitacá.
A fatalidade ocorreu quando o genitor, de nome Felipe, que estava de saída em seu veículo, não percebeu a presença do filho ao dar ré.
A criança ainda foi socorrida para a UBS da localidade, porém, já se encontrava sem vida.
O caso segue sendo atualizado em um ambiente de muita dor e consternação.
Pelo que o blog foi informado, ainda não está confirmado velório e sepultamento. Isso porque o corpo da criança de menos de dois anos, que segue na UBS de Jabitacá, pode ser levado ao IML de Caruaru.
Os pais, Felipe e Érika Martins, moram em Pão de Açúcar, município de Taquaritinga do Norte.
Erika foi visitar os familiares no Sítio Volta, Distrito de Jabitacá. O pai veio ontem só buscar a família ontem. Iria embora ontem mesmo, mas por insistência da família ficou na comunidade. Hoje pela manhã não percebeu o filho próximo ao carro e, em um ponto cego. Foi quando ocorreu a tragédia.
O pai está em choque. Um amigo está vindo de Pão de Açúcar para tentar consolá-lo e ajudar com as providências. Ele ainda terá que dar depoimento à polícia.
Como a família é de Jabitacá, a probabilidade é de que o velório e sepultamento aconteça lá. Dia de dor no Distrito.
A Segunda Câmara do TCE determinou que o município de Cedro, sertão do estado, suspenda imediatamente o pagamento de pensões especiais a viúvas de ex-prefeitos da cidade. Uma auditoria realizada pelo Tribunal de Contas constatou que o pagamento era ilegal, pois como se trata de “beneficio previdenciário”, elas só poderiam usufruir do direito caso tivessem […]
A Segunda Câmara do TCE determinou que o município de Cedro, sertão do estado, suspenda imediatamente o pagamento de pensões especiais a viúvas de ex-prefeitos da cidade. Uma auditoria realizada pelo Tribunal de Contas constatou que o pagamento era ilegal, pois como se trata de “beneficio previdenciário”, elas só poderiam usufruir do direito caso tivessem contribuído para um fundo municipal, o que não aconteceu. O processo teve como relator o auditor substituto, Ricardo Rios e alcançou os exercícios de 2011 e 2012.
Segundo o relatório de auditoria, foi constatado o pagamento de pensões especiais, sem lastro legal, às viúvas, Maria Auxiliadora dos Anjos, Maria Ilza Leite Cavalcanti e Maria Luiza Soares Leite e identificados pelo menos seis servidores acumulando gratificações ilegalmente. Notificado para apresentação de defesa, o prefeito Josenildo Leite alegou que em relação ao pagamento das viúvas apenas deu cumprimento a uma decisão da Câmara Municipal e quanto ao pagamento das gratificações cumulativas garantiu que o problema foi sanado a partir de agosto de 2013.
Em seu voto, todavia, Ricardo Rios acolheu o opinativo da auditoria quanto à irregularidade do pagamento, que foi realizado às três viúvas. Segundo ele, a jurisprudência do TCE é clara em relação a essa matéria: como se trata de “beneficio previdenciário” as interessadas só fariam jus a esse direito se tivessem contribuído para um fundo municipal.
Só excepcionalmente, disse ele, o TCE reconhece e legitimidade e a legalidade da “pensão especial” quando ela é concedida “honoris causa”. Por esse motivo, imputou uma multa no valor de R$ 10 mil ao prefeito e determinou que o município suspenda imediatamente o pagamento das pensões, sob pena de aplicação de nova multa. O voto foi aprovado à unanimidade com parecer favorável do procurador do Ministério Público de contas, Gilmar Severino de Lima.
Você precisa fazer login para comentar.