Lembre-se de mim
Registre-se Esqueceu sua senha?

Afogados perto de consolidar sua primeira área de proteção ambiental

Publicado em Notícias por em 22 de junho de 2017

Foto: Cláudio Gomes

O próximo Domingo (25) será um dia para celebrar a preservação do meio-ambiente e abraçar simbolicamente um dos maiores patrimônios naturais de Afogados da Ingazeira: a Serra do Giz.

Situada próximo à comunidade rural do Leitão da Carapuça, a Serra do Giz foi comprada pela Prefeitura de Afogados da Ingazeira, com recursos próprios oriundos do IPTU pago pelos Afogadenses. A decisão do Prefeito José Patriota é transformar os 315 hectares de caatinga em área de preservação permanente.

“Estamos viabilizando parcerias com o Estado para garantir a implantação da área de preservação, assegurando também espaço para pesquisa científica, utilização para atividades ligadas ao turismo rural e de preservação, além de incluir a comunidade nesse processo de desenvolvimento sustentável,” destacou o Prefeito José Patriota.

Durante a visita também ocorrerá uma consulta pública, agenda mais formal, para apresentar o andamento do processo de criação da unidade de conservação da Serra do Giz. Além do Prefeito José Patriota, secretários municipais e autoridades ambientais do Estado, representantes da sociedade civil, a visita também poderá ser acompanhada por qualquer cidadão ou cidadã que assim desejar.

A Prefeitura emitiu convite formal para todas as entidades afogadenses que participam ativamente do Conselho Municipal de Meio-Ambiente. A concentração para a visita será em frente à Prefeitura de Afogados, às 7h. Um ônibus será disponibilizado no local para levar as pessoas que quiserem participar da atividade.

Foto: Cláudio Gomes

Pré-História – a Serra do Giz contém alguns dos mais importantes registros arqueológicos da pré-história nordestina, e documenta a ocupação do homem nessa região há milhões de anos atrás. A criação da unidade, além da preservação ambiental, também vai impedir a degradação das inscrições rupestres que existem no local. Parcerias com instituições de pesquisas arqueológicas também já estão sendo discutidas pela Prefeitura de Afogados da Ingazeira.

Comentário(s) (2)

Trackback | Comentários RSS

  1. Caro Niil
    Infelizmente à cultura não é dada a atenção que merece. Parabenizo o prefeito pela sensibilidade em adquirir a Serra do Giz. Mas, acho que faltou uma divulgação maciça através de carro de som, nas rádios etc. Uma boa coisa seria tentar sensibilizar a população para fato tão importante. Não moro aí e talvez esteja sendo injusto. Mas telefonei para um irmão que mora aí, o qual vivia sonhando com essa medida, mas ele não sabia. Nem sei se ele comentou algum dia sobre o seu sonho. Parabéns.

  2. Parabéns a Afogados por essa importante conquista que pode se tornar uma atração turístico cultural. Que preservem esse importante lugar.

Deixar um Comentário

%d blogueiros gostam disto: