Notícias

Afogados da Ingazeira confirma mais cinco casos de covid-19 e chega a 352

Por André Luis

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira informa que nesta sexta-feira (21) foram detectados 5 casos para covid-19 no município.

Os casos novos são os de 3 pacientes do sexo masculino (18, 34 e 60 anos) e 2 pacientes do sexo feminino (29 e 46 anos). Entre os homens: 1 estudante, 1 aposentado e 1 monitor. Já entre as mulheres, 1 autônoma e a outra, dona de casa.

Entram em investigação os casos de 14 pacientes do sexo feminino, com idades entre 15 e 87 anos; e os de 4 pacientes do sexo masculino, com idades entre 15 e 85 anos. 

Tivemos também 39 casos descartados após os pacientes apresentarem resultados negativos para covid-19.

Hoje, 19 pacientes apresentaram cura após avaliação clínica e epidemiológica. Já são 287 (81,5%) recuperados para covid-19 em nosso município. Atualmente, 57 casos estão ativos em Afogados. 

Portanto, o boletim epidemiológico, apresenta 352 casos confirmados, 112 em investigação, 287 recuperados e 8 óbitos. Hoje o município atingiu a marca de 2.604 pessoas testadas para a covid-19.

Outras Notícias

Afogados: Prefeitura anuncia estruturação da vigilância sanitária

Um problema histórico ao que parece finalmente será resolvido: a equipe insuficiente da Vigilância Sanitária do município, que conta só com três profissionais para fiscalizar uma cidade pólo como Afogados da Ingazeira, será restruturada. Pelo menos foi o que informou a atual coordenadora, Aline Alves, participando do Debate das Dez do programa Manhã Total (Rádio […]

Jpeg

Um problema histórico ao que parece finalmente será resolvido: a equipe insuficiente da Vigilância Sanitária do município, que conta só com três profissionais para fiscalizar uma cidade pólo como Afogados da Ingazeira, será restruturada.

Pelo menos foi o que informou a atual coordenadora, Aline Alves, participando do Debate das Dez do programa Manhã Total (Rádio Pajeú), que tratou da qualidade de abate e comercialização da carne em Afogados da Ingazeira.

Segundo ela, após reunião, o prefeito José Patriota prometeu estruturar física e humanamente a equipe, que hoje e historicamente foi deficitária diante da quantidade de demandas: dentre elas, fiscalizar a comercialização de carne nos açougues da cidade, acompanhar supermercados, animais soltos, alertar para epidemias, além de uma outra gama de atribuições.   “A partir da estruturação será melhorada a fiscalização”, garante.

Iguaraci: Francisco de Sales é eleito presidente da Câmara

Por André Luis – com informações do blog do Finfa Em uma eleição que contou apenas com 6 dos 9 vereadores que formam a Câmara Legislativa de Iguaraci, o vereador de 50 anos, Francisco de Sales (PMDB), foi definido como o novo presidente do legislativo do município. Votaram os vereadores: Neguinho de Irajaí, Jorge Soldado, […]

mesa-diretora-iguaracy
Mesa diretora da Câmara de Iguaraci, Odete Soares, Francisco de Sales e Fábio Torres. Foto: Bruno Lopes

Por André Luis – com informações do blog do Finfa

Em uma eleição que contou apenas com 6 dos 9 vereadores que formam a Câmara Legislativa de Iguaraci, o vereador de 50 anos, Francisco de Sales (PMDB), foi definido como o novo presidente do legislativo do município.

Votaram os vereadores: Neguinho de Irajaí, Jorge Soldado, Odete Soares, Tenente, Francisco de Sales e Fábio Torres. Os vereadores faltosos foram: Chico Torres, Simão do Ônibus e Manoel Olímpio.

A mesa diretora ficou definida da seguinte forma:

Presidente – Francisco de Sales

Primeiro secretário – Fábio Torres

Segunda secretária – Odete Soares

TCE julga legais contratações de concursados pela Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira

Por André Luis Primeira mão Durante a Sessão ordinária desta terça-feira (6), a Primeira Câmara do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE), julgou legais a admissão dos concursados realizada pela Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira no exercício financeiro de 2022. À unanimidade os conselheiros seguiram o relator do processo, Conselheiro Substituto Ruy Ricardo […]

Por André Luis

Primeira mão

Durante a Sessão ordinária desta terça-feira (6), a Primeira Câmara do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE), julgou legais a admissão dos concursados realizada pela Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira no exercício financeiro de 2022.

À unanimidade os conselheiros seguiram o relator do processo, Conselheiro Substituto Ruy Ricardo que votou pela aprovação do provimento efetivo de cargos diversos, tendo como interessado o presidente da Câmara, Rubinho do São João.

A Primeira Câmara também concedeu o registro dos respectivos atos de admissão dos servidores. As informações foram divulgadas na Pauta Explicativa da Sessão desta terça-feira. Mais detalhes serão divulgados no Diário Oficial do TCE-PE. Leia abaixo a publicação do julgamento na Pauta Explicativa na íntegra:

Relator: CONSELHEIRO SUBSTITUTO RUY RICARDO

Processo: 22186086 Admissão de Pessoal realizada pela Câmara Municipal de Afogados da Ingazeira no exercício financeiro de 2022, referente ao concurso público, para provimento efetivo de cargos diversos, tendo como interessado o Sr. Cicero Rubens de Lima Marinheiro. (Adv. João Batista Rodrigues dos Santos – OAB: 30746PE) (Adv. Paula Virginia da Rcha Moreira – OAB: 47295PE) (Adv. Valério Ático Leite – OAB: 26504PE).

Julgamento: A Primeira Câmara, à unanimidade, julgou legais as investiduras nos cargos públicos objeto dos autos, concedendo, consequentemente, o registro dos respectivos atos de admissão dos servidores listados nos Anexos I e II do Relatório de Auditoria.

Diógenes Patriota tem 74% de aprovação em Tuparetama, diz Múltipla

Pesquisa do Instituto Múltipla aponta que a gestão Diógenes Patriota (PSD) larga com aprovação de 74% da população de Tuparetama. Quando a população de Tuparetama é chamada a aprovar ou desaprovar a gestão, 74% aprovam, contra 14% que desaprovam e 12% que não opinaram. Chamada a classificar a gestão Diógenes, 19% a consideram ótima, contra […]

Pesquisa do Instituto Múltipla aponta que a gestão Diógenes Patriota (PSD) larga com aprovação de 74% da população de Tuparetama.

Quando a população de Tuparetama é chamada a aprovar ou desaprovar a gestão, 74% aprovam, contra 14% que desaprovam e 12% que não opinaram.

Chamada a classificar a gestão Diógenes, 19% a consideram ótima, contra 48% que dizem ser boa, 20% que falam ser regular. Consideram a gestão péssima apenas 4%, contra 4% que dizem ser ruim. Não opinaram 5%.

A pesquisa também quis saber se Tuparetama estava no caminho certo ou no caminho errado. 74% dos entrevistados disseram que está no caminho certo, contra 8% que dizem estar no caminho errado. 18% não opinaram.

A pesquisa também buscou saber sobre o grau de confiança da população no prefeito Diógenes Patriota. 72% disseram confiar no gestor, contra 14% que disseram não confiar. 14% não opinaram.

A pesquisa foi realizada pelo Múltipla dias 16 e 17 de abril com 220 entrevistas e intervalo de confiança de 95%. A margem de erro para mais ou menos é de 6,5%. Fonte pública para realização da pesquisa: Censo 2010/2022 e TSE (março/2025).

Maciel Melo lamenta morte de ator: “a vida imitou a arte”

O cantor Maciel Melo, que participou das gravações de O Velho Chico como um trovador chamado Egídio, ao lado do amigo Xangay, lamentou falando ao blog a morte de Domingos Montagner, no Rio São Francisco esta tarde. “Rapaz eu estava na estrada e ouvi no rádio. A gente conviveu bastante na primeira fase e na […]

montagner0O cantor Maciel Melo, que participou das gravações de O Velho Chico como um trovador chamado Egídio, ao lado do amigo Xangay, lamentou falando ao blog a morte de Domingos Montagner, no Rio São Francisco esta tarde.

“Rapaz eu estava na estrada e ouvi no rádio. A gente conviveu bastante na primeira fase e na segunda da novela. A gente ficava no camarim contando causos, coisas de violeiros, coisas do Pajeú e ele dizia ‘qualquer hora eu vou lá’. Ele arrodiava eu e Xangay pra ouvir histórias. Um cara bacana, legal. As vezes que a gente contracenou junto ele ficava ajudando, dando sugestão”.

maciel-pajeu-8-8-16-2Maciel lamentou pelo fato de ser um ator ainda com muita estrada. “Fiquei  triste que só, não só por a gente ter convivido mas por ser um cara jovem, cheio de perspectiva, com muita coisa pela frente. E acontece isso. É a vida imitando a arte. É fogo. Mas é o homem lá de cima quando ele quer é assim”. Maciel disse ter conversado sobre a morte dele com o companheiro Já falei com Xangay.

“Morreu dentro do rio onde ele estava representando. A princípio quando passou nas redes sociais, um amigo mandou por Whatsapp, pensei que era pegadinha porque o personagem dele já tinha desaparecido no rio. E de repente acontece de fato, né…”  lamentou.