Afogados : Bandeiras na Rio Branco prejudicam pedestres e motoristas
Ouvintes da Rádio Pajeú e leitores do blog reclamam da bagunça formada pelas coordenações das principais campanhas nos canteiros centrais da Avenida Rio Branco, que simplesmente impedem a circulação de pedestres e ainda geram problemas para motoristas.
Esta manhã, inúmeros ligaram para a Rádio Pajeú reforçando a reclamação de que as coligações colocaram bandeiras desordenadamente, não deixando espaço ao pedestre. Nos cruzamentos entre a Avenida Rio Branco e a Travessa José Bezerra e na ligação para a Décio Amaral Padilha, por exemplo, não tem onde o pedestre esperar sua vez de passar na via.
Até a área com gelo baiano está totalmente tomada por bandeiras. O problema também gera repercussão no trânsito pois afeta a visibilidade de motoristas. “Se querem fazer sua propaganda respeitem os pedestres. Tem pessoas idosas, crianças, pessoas com necessidades especiais, enfim todos nós estamos sendo prejudicados”, reclama a internauta Sunnie Rose.
O mesmo problema tem sido verificado quanto à falta de controle nos decibéis dos carros de som. A perturbação de sossego corre frouxa sem nenhuma fiscalização.
É um abuso esse excesso de bandeiras com propaganda eleitoral, tanto pela poluição visual, como pela ocupação irregular do espaço público, ferindo o código de posturas municipal, além de violar flagrantemente o direito constitucional de ir e vir da população, não influenciando na vontade do eleitor. Deveria haver um maior acompanhamento e controle por parte dos Órgãos Fiscalizadores no sentido de disciplinar essa prática e forma razoável.