Aeroporto de Serra Talhada: visita técnica atende às expectativas
Conforme anúncio feito pelo secretário estadual de Transportes, Sebastião Oliveira, na semana passada, o Aeroporto de Serra Talhada recebeu, na terça-feira (30), a visita de Gilberto Neumann, técnico da Hobeco Sudamericana, empresa contratada pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), ligado ao Comando da Aeronáutica.
Na ocasião, o especialista verificou as condições físicas do aeroporto, que será um dos primeiros do Brasil a ser contemplado com a instalação de uma Estação Meteorológica de Superfície Automática (EMS-A). O equipamento, que utiliza tecnologia de última geração, enviará para todas as partes do mundo as informações climatológicas da região de Serra Talhada. O instrumento é fundamental para que os pousos sejam realizados com total segurança e confiabilidade.
Sobre a Estação Meteorológica de Superfície Automática, Gilberto Neumann explicou que ela dispensa a presença de um operador. De acordo com ele, o uso equipamento é muito importante, pois abastecerá o banco de dados da Aeronáutica com todos os subsídios relacionados com o clima da região. “Os pilotos ao se aproximarem de Serra Talhada receberão as informações climatológicas atualizadas, garantindo um pouso sem imprevistos climáticos, com total segurança”, finalizou o perito. Sobre o resultado da visita, Neumann esclareceu que foram feitas algumas observações técnicas. “São ajustes que serão resolvidos pelo Governo do Estado sem problemas”, concluiu.
Por sua vez, Sebastião Oliveira ressaltou a parceria com o Ministério dos Transportes, por meio da Secretaria da Aviação Civil, que tem viabilizado a instalação da estação. “O Governo de Pernambuco não tem medido esforços para que o Aeroporto sirva à população o mais rápido possível. O nosso trabalho tem sido reconhecido. A prova disso é que o Aeroporto de Serra Talhada será um dos primeiros do país a receber este tipo de equipamento”, disse o secretário de Transportes.
Parabéns! Atualmente, alguns equipamentos aeroportuários são totalmente automáticos e independentes, é o caso da estação meteorológica, o balizamento de pista LED e energia solar, e o voo por instrumento via GPS, sem ônus ou manutenção caríssima dos antigos equipamentos de navegação e aproximação, simplesmente livre e grátis. Espero que na sequencia de homologações do aeroporto, o voo por instrumento GPS ou R-Nav no nome oficial da aviação, seja uma realidade já planejada pelas nossas autoridades do município e estado. Saudações,