Lembre-se de mim
Registre-se Esqueceu sua senha?

Iguaraci comemora cinquentenário com programação até amanhã

Publicado em Sem categoria por em 20 de dezembro de 2013

BLOGQSP.Iguaraci-4

Terra de Maciel Melo, a cidade de Iguaraci comemora hoje seus 50 anos de emancipação política. Na programação de hoje, Final do Torneio Municipal de Futebol à tarde, e inauguração do monumento do cinquentenário na Praça Antônio Rabêlo pelo prefeito Francisco Dessoles.

Às 19h00, Celebração Eucarística em Ação de Graças pelos 50 anos de Emancipação Política de Iguaracy, seguida de corte do Bolo. Às 21h, homenagem do Governo Municipal; Sorteio do IPTU 2013 e Culto em Ação de Graças.

Amanhã, sete da noite, solenidade de entrega de Títulos de Cidadãos Iguaraciense na Câmara Municipal de Vereadores. Às 23h, show com Edu e Maraial na Praça Antônio Rabelo.

História : Primitivamente o município era uma área de pastagem conhecida como Logrador, de propriedade de Antonio Rabelo. As terras foram por ele doadas à Igreja, para o patrimônio de São Sebastião, em 1912. O padre Carlos Cottart construiu uma casa, onde celebrava o culto, o que atraiu o comércio e moradores para o local. Em 1914, o povoado era conhecido como Macacos. Em 1948, o nome foi mudado para Iguaraci.

Há diversas interpretações para o nome Iguaraci. Segundo Roberto Harrop Galvão, Guaraci em tupi antigo quer dizer Sol: guara significa seres viventes e ci, mãe. Para os tupiss, o sol era uma entidade feminina, a Mãe dos Viventes. O nome Iguaraci seria uma diferenciação do município Guaraci, em São Paulo.

Deixar um Comentário