Notícias

Em Aracaju, órgãos ambientais discutem baixa vazão do rio São Francisco

Por Nill Júnior

2016-Mai-19-AJU-XXIXPlenaria-CBHSF-por-Andre-Moreira (0)A mesa redonda que abordou os impactos ambientais decorrentes da redução de vazão no rio São Francisco teve destaque na programação da XXIX Plenária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, que vem acontecendo no Quality Hotel, em Aracaju.

Os debates desta manhã, 19/05, foram acirrados, mesmo diante das ausências da presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Marilene Ramos, e do diretor-presidente da Agencia Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu, que não puderam comparecer em decorrência das mudanças no governo federal, em Brasília.

Presente à discussão, o diretor-presidente da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), Clécio Falcão, confessou ao público as dificuldades que a empresa vem enfrentando por conta das medidas restritivas. “O problema atingiu o abastecimento de todo o semiárido alagoano. Dos 102 municípios do Estado, metade é abastecida diretamente pelas águas do São Francisco”, disse. Ele lembrou ainda que foi preciso fazer adequações não previstas no sistema de captações, caso contrário, a população ribeirinha não teria acesso à água. “Fizemos intervenções com recursos próprios. Não tivemos nenhum tipo de apoio do governo federal, e sabemos que nenhuma empresa de saneamento tem condição de arcar com esse tipo de problema sozinho”, contou.

Falcão alertou que, caso as vazões continuem sendo reduzidas, o abastecimento em Alagoas entrará em colapso. “Em Piaçabuçu, município localizado na região da foz do São Francisco, a cunha salina já avançou ao ponto de comprometer a qualidade da água. Estamos com dificuldades em manter o abastecimento”, lamenta.

Anivaldo Miranda, presidente do CBHSF, pontuou que além da questão da quantidade da água, a entidade tem se preocupado profundamente com essa questão relacionada à qualidade da água da bacia. “O novo século trouxe novos desafios. A qualidade da água é mais grave porque implica em uma dimensão que perpassa a gestão de recursos hídricos, que é a saúde pública”, destacou.

A Procuradora da República, Marta Carvalho, fez um informe ao colegiado sobre a Ação Civil Pública ajuizada por pescadores do estado de Sergipe, que alegam prejuízos socioeconômicos diante das frequentes reduções no Baixo São Francisco. De acordo com a procuradora, mesmo interrompida pela Justiça, a ação se mantêm ativa do ponto de vista da determinação de elaborar um estudo específico que auxilie na tomada de decisões sobre as reduções de vazões das represas instaladas no rio São Francisco. Esse estudo deverá ser realizado conjuntamente entre a ANA, Ibama e Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), responsáveis pelos reservatórios. A elaboração do termo de referência do projeto aguardará as resoluções judiciais para ser lançado.

Atualmente, a vazão (água que sai) dos reservatórios de Xingó e Sobradinho, ambos situados na calha do rio São Francisco, encontram-se a 800 m3/s, após reduzir progressivamente de 1.300m3/s, vazão mínima estabelecida pelos órgãos reguladores, incluindo o CBHSF. Todo o processo de redução teve início em 2013, após uma séria crise hídrica se instalar na bacia, perdurando até os dias de hoje. A Plenária Ordinária do CBHSF segue os seus debates até esta sexta-feira, 20/05, no Quality Hotel, em Aracaju.

Outras Notícias

Custódia completa 94 anos

Além de Flores, que comemora 130 anos, e Arcoverde, que festeja seus 94 anos, hoje (11) também é dia de festa para a cidade de Custódia, no Sertão do Moxotó. A cidade está completando 94 anos de emancipação política. O primeiro nome que o local teve foi Fazenda Santa Cruz, vindo depois a se chamar […]

Além de Flores, que comemora 130 anos, e Arcoverde, que festeja seus 94 anos, hoje (11) também é dia de festa para a cidade de Custódia, no Sertão do Moxotó. A cidade está completando 94 anos de emancipação política.

O primeiro nome que o local teve foi Fazenda Santa Cruz, vindo depois a se chamar Custódia. Em 11 de setembro de 1928, o lugar foi elevado a categoria de município e desmembrado da atual Sertânia.

A programação do aniversário teve início às 08h, com o Hasteamento das Bandeiras, em frente à Câmara Municipal de Vereadores, realizado pelo prefeito Manuca. Às 09h foi celebrada uma missa solene na Igreja Matriz de São José.

Além das solenidades tradicionais, o aniversário da cidade é festejado também com a realização da XIX Exposição Regional de Animais do Vale do Moxotó, que começou no último dia 06 de setembro e tem R$ 75 mil em premiação. A exposição contou com uma grade de atrações contendo Fulô de Mandacaru, Pablo e Murilo Huff, além de outras atrações.

 

Marcos Crente apresenta foto e print de emenda: “não honram palavra nem com o vice”

O vice-prefeito Marcos Crente enviou ao blog a imagem da reunião estopim da traição de Nicinha e Dinca. O encontro, de 25 de janeiro,  teve Nicinha Brandino e Dinca, que, como é de domínio público, é o prefeito de fato, mais vereadores da base e o Secretário de Administração,  César Pessoa. “Foi antes do Deputado […]

O vice-prefeito Marcos Crente enviou ao blog a imagem da reunião estopim da traição de Nicinha e Dinca.

O encontro, de 25 de janeiro,  teve Nicinha Brandino e Dinca, que, como é de domínio público, é o prefeito de fato, mais vereadores da base e o Secretário de Administração,  César Pessoa.

“Foi antes do Deputado Tadeu vir pra minha casa. Combinei com a prefeita, Dinca e os vereadores para eu conseguir essa emenda e a emenda ser direcionada pra comprar o ônibus. Depois que a emenda chegou eles desviaram o assunto, chegou outra emenda de Fernando Monteiro e não compraram o ônibus com minha emenda”.

“Eles com ciúme desviaram o recurso e não compraram o ônibus. Disseram que estão comprando o ônibus com emenda de Fernando Monteiro. Ninguém sabe nem se esse dinheiro chegou”, acrescentou.

“Ela não cumpriu com o vice-prefeito o acordado na reunião. Não cumpriu com o vice, imagine com a população. Como é que a pessoa fala em pregar um bom governo desse jeito?” – questiona.

No caso, o problema é que, por mera politicagem,  assim como no caso do embargo à obra da Compesa que levará água a Brejinho,  a emenda de Tadeu não será aplicada na finalidade definida na reunião com Marcos.

“Eu acho que ele pensou que era pra eu não crescer politicamente. Isso é política pequena. Não esperava isso”, lamentou ao blog.

Presidente da Codevasf participa de homenagem a Osvaldo Coelho

A atuação do ex-deputado federal pernambucano Osvaldo Coelho para transformar a realidade do semiárido nordestino em um polo irrigado foi destacada pela presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Kênia Marcelino. Ela usou a tribuna da Câmara dos Deputados durante a sessão solene em homenagem póstuma ao ex-parlamentar, […]

c6e1386b98775af9d22a65535b3b00dfA atuação do ex-deputado federal pernambucano Osvaldo Coelho para transformar a realidade do semiárido nordestino em um polo irrigado foi destacada pela presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Kênia Marcelino.

Ela usou a tribuna da Câmara dos Deputados durante a sessão solene em homenagem póstuma ao ex-parlamentar, nesta quinta-feira (10), no Plenário Ulysses Guimarães. Além de ministros, senadores e deputados federais, o evento contou com a presença de familiares e amigos do homenageado, morto em novembro de 2015.

Os trabalhos foram presididos pelo deputado federal Daniel Coelho. “O povo de Pernambuco sempre viu em Osvaldo Coelho um homem público de muito valor, compromissado, acima de tudo, com a melhoria do povo sertanejo. Ele pensava de forma ampla as questões relacionadas ao estado e ao Brasil, mas sempre manteve um estreito contato com a população do vale do São Francisco”, ressaltou o parlamentar em seu pronunciamento na abertura da sessão.

O trabalho de Osvaldo Coelho ao longo da sua trajetória política foi ilustrado em forma de vídeo com depoimento de diversas pessoas que conviveram com ele e reforçado por parlamentares e demais autoridades que usaram a tribuna para homenageá-lo. “Nós, representando a Codevasf, não poderíamos deixar de participar desta homenagem a esse homem, cidadão e político, que deixou um grande legado para o Nordeste”, ressaltou Kênia Marcelino em seu pronunciamento.

Em seu discurso, a presidente da Codevasf fez diversos comentários que reforçaram a importância de Osvaldo Coelho para o vale do São Francisco, principalmente como um dos grandes incentivadores do desenvolvimento da região como polo irrigado. “Graças a pessoas como Osvaldo Coelho que hoje o semiárido é uma região exportadora de frutas. E como ele, acreditamos que a produção irrigada é promotora de desenvolvimento”, frisou.

Morre em Abreu e Lima o músico Paulo Lira

Ele foi um dos principais responsáveis pelo nascimento da Escola de Música Bernardo Delvanir Ferreira, de Afogados da Ingazeira Morreu em Abreu e Lima o músico Paulo José Lira, precursor da Escola de Música de Afogados da Ingazeira, muito respeitado em Pernambuco e fora dele por sua contribuição como professor e formador de muitos talentos […]

Ele foi um dos principais responsáveis pelo nascimento da Escola de Música Bernardo Delvanir Ferreira, de Afogados da Ingazeira

Morreu em Abreu e Lima o músico Paulo José Lira, precursor da Escola de Música de Afogados da Ingazeira, muito respeitado em Pernambuco e fora dele por sua contribuição como professor e formador de muitos talentos no estado. Ele teve presença em grupos como a Orquestra Raízes Pernambucanas, na gravação do CD Musicoletividade.

Foi ainda regente da Banda da Escola João Pessoa Guerra, de Igarassu, presidida pelo ex-aluno Israel Heleno, fundada em 26 de julho de 1991, que homenageia o compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos.

Lira foi professor de ninguém mais ninguém menos que o Maestro Spock. Aos 14 anos, o músico tocava sax na Orquestra do maestro. Prova do respeito de Spock para Paulo Lira é que o músico se dirige a Igarassu para seu velório.

Em Afogados da Ingazeira, foi fundamental no nascimento da Escola de Música Bernardo Delvanir Ferreira, nos idos de 1995, quando era Secretária a professora Maria José de Assis Cerquinha Maranhão, no primeiro governo Totonho Valadares.

Hoje a escola oferece cursos de clarinete, sanfona, teclado, trompete, violão, violão clássico, violino, violoncelo e saxofone. Atual diretora, Crisângela Rodrigues e músicos da escola lamentam seu falecimento.

“Venho informar a todos que o meu pai, Maestro Paulo Lira, dormiu no senhor. O velório será na Câmara de Vereadores e o sepultamento, às 16h30 no Cemitério de Abreu e Lima”, disse o filho Marcos Paulo de Lira em uma rede social.

Ubiratan Rocha assume Delegacia de Afogados da Ingazeira

O Delegado Ubiratan Rocha é o novo titular da Delegacia de Polícia de Afogados da Ingazeira. A portaria que confirmou o Delegado saiu esta semana. Rocha já está assumindo a titularidade da pasta. Em maio do ano passado, Ubiratan deixou a Delegacia de São José do Egito e foi transferido para Sertânia, em transferência controversa, […]

O Delegado Ubiratan Rocha é o novo titular da Delegacia de Polícia de Afogados da Ingazeira. A portaria que confirmou o Delegado saiu esta semana. Rocha já está assumindo a titularidade da pasta.

Em maio do ano passado, Ubiratan deixou a Delegacia de São José do Egito e foi transferido para Sertânia, em transferência controversa, ja que Rocha não aceitava a motivação da ida ao Moxotó.

Em São José do Egito, o Delegado chegou a comemorar um período sem homicídios de um ano e dois meses.

Passou a integrar uma força tarefa de combate a assaltos a bancos no Estado, além de ter coordenado as Operações “Ades”, “Mercúrio” e “Pombo Correio”.

Ele já havia passado por Tabira e Afogados, bem como chegou a assumir internamente a Regional da Polícia Civil.