Notícias

Zeinha termina gestão com aprovação de 91,4%, diz Múltipla 

Por Nill Júnior

O prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres (PSDB) termina seu mandato com 91,4% de aprovação.

É o que diz pesquisa do Instituto Múltipla realizada dia 23 de dezembro.

Quando a população é entrevistada com a pergunta: você aprova ou desaprova a gestão Zeinha Torres? Um total de 91,4% aprovam, contra 6,8% que desaprovam e 1,8% que não opinaram.

Quando chamada a classificar a gestão, 36,4% disseram ser ótima, 49,1% afirmaram que é boa, 10,5% que é regular, 0,5% que é ruim e 2,7% que é péssima, contra 0,8% que não opinaram.

Foram ouvidas 220 pessoas, com intervalo de confiança de 95% e margem de erro para mais ou menos de 6,5%.

Zeinha conclui seu segundo mandato, após eleito em 2016, batendo o prefeito e então candidato a reeleição, Francisco Dessoles.

Sua primeira gestão foi marcada por investimentos em parceria com o governo Paulo Câmara e deputados de sua base.

Em 2020, teve uma reeleição considerada tranquila, batendo Rogério Lins com quase 58% dos votos válidos.

No curso de seu segundo governo, trocou o PSB pelo PSDB, passando a fazer parte da base de apoio da governadora Raquel Lyra. A parceria buscou frutos administrativos e políticos.

Conseguiu fazer o seu sucessor, o médico Pedro Alves, com 58,14% dos votos válidos, na chapa que teve como vice o ex-secretário de Governo, Marquinhos Melo.

Outras Notícias

Marconi Santana comemora resultado da Dário Gomes, de Fátima

A Escola Dário Gomes de Lima conquistou o 1º lugar no ranking do IDEPE, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco, no ano de  2018 pelo destaque dos anos finais do Ensino Fundamental. “O esforço, a dedicação e o desempenho de toda a equipe da Escola Dário Gomes de Lima e de nossa diretora Ana […]

A Escola Dário Gomes de Lima conquistou o 1º lugar no ranking do IDEPE, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco, no ano de  2018 pelo destaque dos anos finais do Ensino Fundamental.

“O esforço, a dedicação e o desempenho de toda a equipe da Escola Dário Gomes de Lima e de nossa diretora Ana Lúcia Xavier (foto), nos proporcionou esta grande felicidade de termos os melhores alunos e professores da área de Educação, não só de Flores e do Distrito de Fátima, mas de todo o Estado”, disse o prefeito Marconi Pereira.

O gestor também se lembrou das ações do então à época, Secretário de Educação do Governador Eduardo Campos, Danilo Cabral, hoje Deputado Federal, para garantir a Escola Dário Gomes ao povoado de Fátima, e comemorou os investimentos em educação.

“Estamos investindo ainda mais na educação de nossas crianças, adolescentes e jovens, através da construção da nova escola, no padrão FNDE com seis salas de aula, pois aqui nós acreditamos na Educação como base para seguirmos consolidando um futuro de progresso para nossa querida Flores”, ressaltou Santana.

A escola a que o gestor se refere, é a Desembargador Adauto Maia, que está sendo construída no próprio Distrito de Fátima, e será mais uma das que integram a Rede Municipal de Ensino da cidade de Flores.

O Blog e a História: MP foi à sessão apertar vereadores contra nepotismo

O Ministério Público na região do Pajeú continua sua cruzada anti nepotismo. Na última sessão da Câmara de vereadores os promotores Lúcio Luiz de Almeida Neto e Henrique Ramos explicaram quais são as vedações para os legisladores no tocante a contratação de familiares. O presidente da Câmara Luiz Odon foi orientado a não contratar familiares […]

O Ministério Público na região do Pajeú continua sua cruzada anti nepotismo. Na última sessão da Câmara de vereadores os promotores Lúcio Luiz de Almeida Neto e Henrique Ramos explicaram quais são as vedações para os legisladores no tocante a contratação de familiares.

O presidente da Câmara Luiz Odon foi orientado a não contratar familiares para a Casa e os vereadores também estão sujeitos a punições caso mantenham parentes em seus gabinetes. O MP deu prazo de 90 dias para que Câmaras e prefeituras se adequem às orientações anti nepotismo. Para os promotores a contratação de familiares fere o princípio constitucional da moralidade pública. Em 11 de setembro de 2006.

Estrada de Ingazeira teve bolo no governo Mendonça  – O Secretário de Obras da Ingazeira, João Amaral, garantiu hoje que as obras da Estrada da Ingazeira continuam sendo tocadas apesar da mudança de firma para a sua execução. A obra está sendo tocada pela empresa “Pereira de Carvalho”. João Amaral, entretanto, deixou nas entrelinhas que a obra pode não sair neste governo Mendonça. “Quem entrar no governo tem obrigação de tocá-la”, disse. Em 24 de outubro de 2006. De fato, por problemas com as empresas, a estrada só seria inaugurada na gestão Eduardo.

Coluna do Domingão

Clã Bolsonaro tentou dois golpes e fracassou nos dois A leitura é de Otávio Guedes: o clã Bolsonaro tentou dar um golpe interno que deu errado porque o Exército brasileiro não aderiu. Agora, tenta um golpe com a ajuda de um governo do exterior — o de Donald Trump. Um golpe externo que também não […]

Clã Bolsonaro tentou dois golpes e fracassou nos dois

A leitura é de Otávio Guedes: o clã Bolsonaro tentou dar um golpe interno que deu errado porque o Exército brasileiro não aderiu.

Agora, tenta um golpe com a ajuda de um governo do exterior — o de Donald Trump. Um golpe externo que também não prosperou e culminou em operação contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Deu errado porque queriam uma ação direcionada ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, mas a investida acabou rendendo sanções econômicas ao Brasil, o que acabou unindo diversas frentes em prol da soberania nacional.

Além disso, o eleitor entendeu que o slogan bolsonarista “Deus, Pátria e Família” tem um significado diferente para o ex-presidente e seus filhos. Para eles:”Deus” é Trump, o todo-poderoso que quer mandar no legislativo e no judiciário brasileiro;”pátria” é os Estados Unidos; e “família” é só a deles, colocando os interesses pessoais de Bolsonaro acima de toda a nação.

Bolsonaro, com isso, se torna eleitoralmente cada vez mais tóxico. As provas da falha do golpe externo estão expostas. No campo jurídico, o STF foi pra cima do ex-presidente, determinou uso de tornozeleira eletrônica e impôs restrições.

No campo político, a tentativa prejudicou as pretensões eleitorais de Bolsonaro e até a do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), como mostra recente pesquisa Quaest sobre avaliação do governo Lula e com cenários para as eleições 2026. A medida também não muda o cenário global para Eduardo Bolsonaro.

Força, Raimundo

O vereador Raimundo Lima,  do PSB, passou a ser tratado com medicamentos que buscam a evolução de áreas que não responderam adequadamente ao cateterismo. Raimundo teve um infarto agudo com supra,  forma mais grave da ocorrência.  Entretanto,  ele e a família estão confiantes nessa nova etapa.  Raimundo tem quadro estável e está consciente, internado no Hospital Eduardo Campos.

Prova dos nove

Em Serra Talhada,  Fernando Monteiro e Waldemar Oliveira trocaram farpas e disputaram na imprensa quem fez mais por Serra Talhada,  se o Deputado do Republicanos ou o grupo de Waldemar,  Sebastião Oliveira e Inocêncio Oliveira, hoje no AVANTE. Pelo menos numa coisa Fernando e Waldemar se equivalem: integram partidos do Centrão.

Tira teima

Segundo o site da Câmara,  entre valores autorizados e empenhados, Fernando tem a sua disposição mais de R$ 24 milhões, desses, R$ 15 mi empenhados. Já no caso de Waldemar,  o valor passa de R$ 35 milhões. Desses, R$ 16 mi empenhados.

Nodas nas biografias

Na hora de votar,  Waldemar tem tido posições recentes mais polêmicas que Monteiro.  Lá atrás, Fernando votou a favor da reforma trabalhista proposta por Michel Temer,  tirando direitos em 2017. Nessa legislatura, Waldemar Oliveira votou pela soltura de Chiquinho Brasão, mandante da morte de Marielle Franco, e essa semana, pela aprovação do PL da Devastação.

Como desenhado

A decisão de Flávio Marques de apoiar Raquel Lyra em 2026 está jogando a oposição no colo de João Campos. Após o blog antecipar que Dinca e Nicinha estão embarcando no palanque do socialista, ontem o Blog do Finfa noticiou que a bancada de oposição, com Nelly Sampaio, Marcos de Judite e Maria Helena, mais o ex-vereador Sebastião Ribeiro e Mano Sampaio tiveram encontro com o socialista.

Ciceroneado

Quem também esteve com Campos foi o prefeito Berg Gomes, o vice Cícero Batista, o ex-prefeito Anchieta Patriota e vereadores do bloco governista em Carnaíba. Com eles, o Deputado Estadual e candidato à reeleição Diogo Morais, apoiado pelos socialistas carnaibanos.

Arrastão

Como esperada, a ida de João Campos à ExpoSerra teve status de arrastão político, com um grande número de aliados da prefeita Márcia Conrado acompanhando o prefeito do Recife. Colado, o pré-candidato a Deputado Estadual Breno Araújo, aposta governista para eleição no próximo ano, na eleição que é tida como muito importante mirando também a sucessão em 2028 na Capital do Xaxado. Até a trilha escolhida para a rede social de Márcia no post sobre a visita aguça o clima de acirramento: “zum zum zum, eu tô voando… e tem alguém que tá se incomodando…”

Não foi, mas vai

Depois de passar a sexta em Recife, a governadora Raquel Lyra não incluiu na agenda a ida à Exposerra. Mas também buscou o sertão. Neste sábado, esteve na 26ª Serenata da Recordação, em Santa Maria da Boa Vista. E hoje, vai à Missa do Vaqueiro, em Serrita, assim como seu arquirival político, João Campos.

Duas em duas

Na cidade de Serrita, segue a disputa entre o governo Aleudo Benedito (MDB) e a Fundação Padre João Câncio, Serrita terá duas Missas do Vaqueiro este ano. Tanto o governo municipal quanto a entidade, anunciaram que vão promover a 55ª edição do evento, em homenagem a Raimundo Jacó. A de hoje é a da prefeitura, com missa, Quinteto Violado, Josildo Sá, Kátia Di Tróia, Rômulo Carlos e dos aboiadores Cícero Mendes e Chico Justino. Dia 27 de julho, a da Fundação, com padre Antônio Maria, Chambinho do Acordeon, Fábio Carneirinho, Sarah Leandro, Coral Aboios, Gabi Cysneiros, Anastácia, Daniel Gonzaga, Henrique Brandão, poetas e aboiadores.

Quem com quem

No Pajeú, a governadora Raquel Lyra tem o apoio hoje dos prefeitos Flávio Marques (Tabira), Diógenes Patriota (Tuparetama),  Fredson Brito (São José do Egito), Gilson Bento (Brejinho), Delson Lustosa (Santa Terezinha), Joelson (Calumbi), Luciano Bonfim (Triunfo), Dr Ismael (Santa Cruz da Baixa Verde), Zé Pretinho (Quixaba), Giba Ribeiro (Flores) e Pedro Alves (Iguaracy). Com João Campos, Márcia Conrado (Serra Talhada), Sandrinho Palmeira (Afogados), Luciano Torres (Ingazeira), Berg Gomes (Carnaíba), Mayco da Farmácia (Solidão) e Aline Karina (Itapetim). Em municípios, 11×6 pró Raquel. Por enquanto…

Frase da semana:

“Não é um gringo que vai dar ordem a um presidente da República”.

Do Presidente Lula, em uma das tantas frases em resposta às ações de Trump para tentar blindar os Bolsonaros.

Garanhuns será a capital do Estado na Cultura durante o FIG

O governador Paulo Câmara fez, nessa quinta-feira (16), a abertura oficial do 25º Festival de Inverno de Garanhuns, em solenidade realizada no Teatro Luis Souto Dourado. Ao lado de secretários estaduais e do prefeito Izaías Régis, Paulo afirmou que “durante os dias do festival, Garanhuns será a capital do nosso Estado na Cultura, Turismo, alegria […]

Governador discursa na abertura do FIG

O governador Paulo Câmara fez, nessa quinta-feira (16), a abertura oficial do 25º Festival de Inverno de Garanhuns, em solenidade realizada no Teatro Luis Souto Dourado. Ao lado de secretários estaduais e do prefeito Izaías Régis, Paulo afirmou que “durante os dias do festival, Garanhuns será a capital do nosso Estado na Cultura, Turismo, alegria e paz”. O evento, considerado um dos maiores do país, segue até o próximo dia 25.

“Pernambuco, sem dúvida nenhuma, é o Estado mais rico em termos de expressões artísticas e culturais do Brasil. O FIG contribui muito para isso; para mantermos cada vez mais vivas nossas tradições, nossa cultura. E, acima de tudo, passar esse sentimento e emoção para as próximas gerações, que no futuro estarão comandando e fazendo com que Pernambuco cresça ainda mais”, pontuou Paulo Câmara.

Márcia Souto, Marcelino Granja, Paulo Câmara, Izaías Régis e Luzilá Gonçalves
Márcia Souto, Marcelino Granja, Paulo Câmara, Izaías Régis e Luzilá Gonçalves

A solenidade também reverenciou a escritora Luzilá Gonçalves, natural de Garanhuns, e homenageada do FIG 2015. A escolha foi aprovada pelo governador. “Eu tenho muita honra, cara Luzilá, como governador de Pernambuco, no meu primeiro Festival de Inverno, de homenagear você, que tanto se dedicou à cultura e é apaixonada pelo nosso Estado”, destacou Paulo Câmara, sob aplausos do público presente.

Tradicional destino turístico-cultural no mês de julho, a cidade do Agreste Meridional, distante 230 quilômetros do Recife, deve receber cerca de 500 mil pessoas durante os dez dias de festival. “São muitos os desafios para 2015. Mas não vamos baixar a cabeça. Estaremos mais fortes, valorizando a nossa Cultura, buscando também no Turismo fazer com que a renda cresça e com que o emprego aumente”, argumentou Câmara.

PROGRAMAÇÃO – A população e os turistas que prestigiarem o FIG poderão conferir atrações em seis palcos. No principal, a Praça Mestre Dominguinhos (antiga Esplanada Guadalajara), artistas renomados vão se revezar para animar o público. Entre eles, Mundo Livre, Ana Carolina, Pitty, Lenine, Racionais MC’s, Banda Calypso, A Cor do Som, David Moraes e Moraes Moreira, Mariana Aydar, Zezé Mota e Capital Inicial.

O festival em Garanhuns também contará com uma extensa programação diurna. São espetáculos de circo, mostras literárias, de cinema e fotografia; apresentações de cultura popular, exposições de artesanato, artes visuais, design e moda, além de oficinas e debates culturais. Tudo gratuito.

Flores: encontro entre prefeitura e BNB discute investimentos para o campo

O prefeito de Flores, Marconi Santana, participou nesta manhã de segunda-feira (22), de uma reunião na Câmara Municipal de Vereadores de Flores, para tratar do fortalecimento da agricultura familiar no município. A reunião contou com a presença do gerente do Banco do Nordeste, Glewber Mourato, de Ulisses Ferreira, Secretário de Agricultura e de presidentes de associações […]

O prefeito de Flores, Marconi Santana, participou nesta manhã de segunda-feira (22), de uma reunião na Câmara Municipal de Vereadores de Flores, para tratar do fortalecimento da agricultura familiar no município.

A reunião contou com a presença do gerente do Banco do Nordeste, Glewber Mourato, de Ulisses Ferreira, Secretário de Agricultura e de presidentes de associações rurais locais.

“Ao implantarmos logo no início de nossa gestão, o Cadastro Ambiental Rural gratuito e o ‘Plantando o Futuro’ reafirmamos o nosso compromisso em estreitar a relação prefeitura e agricultores. O Programa Água é Vida está viabilizando o sistema de abastecimento do Povoado do Tenório, e que vai beneficiar 260 famílias”, declarou Marconi.

A prefeitura também defendeu no encontro o fortalecimento da caprinocultura da cidade, visando assegurar a compra de carne e leite para implemento na merenda escolar.

Glewber Morato destacou a importância da criação de uma cadeia produtiva no município, com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Secretaria de Agricultura e com o Banco do Nordeste, ressaltando que  a região tem um forte atrativo para criação de bodes e ovelhas. Prometeu estimular via banco as atividades.