Notícias

Zeca: “Madalena pague e entregue a ambulância dos Socorristas”

Por André Luis

“Há trinta dias que a ambulância dos Socorristas adquirida com uma emenda nossa está no pátio da Fiat em Arcoverde esperando que a prefeita pague e entregue ao GSVA. Isso é mesquinhez! Pague a ambulância prefeita, o dinheiro está na conta da prefeitura desde março”, foi com essas palavras que o deputado federal Zeca Cavalcanti (PTB) cobrou da prefeita de Arcoverde, Madalena Britto (PSB) agilidade no sentido de liberar o veículo doado aos Socorristas.

A cobrança foi feita durante entrevista na Rádio Itapuama FM na manhã desta sexta-feira, no Programa Notícias Populares, aonde o parlamentar trabalhista estava com o também deputado estadual Júlio Cavalcanti.

Zeca falou de política nacional, da crise no emprego que vem afetando mais de 13 milhões de brasileiros. Sobre o governo Paulo Câmara disse que é o pior governo da história de Pernambuco, seja na segurança, saúde, educação, infraestrutura. Zeca confirmou também que Armando Monteiro Neto será o candidato a governador do grupo da oposição “Pernambuco quer Mudar”, que será anunciado oficialmente no próximo dia 28, no Recife. Segundo ele, Pernambuco precisa ter de volta uma liderança que retome o desenvolvimento do Estado.

Sobre Arcoverde, além de cobrar o pagamento e entrega da ambulância dos Socorristas ao GSVA, o parlamentar trabalhista também citou a emenda para a construção da Unidade Básica de Saúde da Cohab II que já teve a ordem de serviço dada pela prefeita. “Vamos acompanhar de perto essa obra do posto de saúde da Cohab II para que não fique emperrado como outros que temos aqui na cidade, a exemplo do São Geraldo”, disse Zeca Cavalcanti.

Zeca lamentou ainda o abandono que Arcoverde encontra-se e a situação da Policlínica Dr. Paulo Rabello, na Boa Esperança, que não realiza mais atendimento noturno. “É triste vermos que toda aquela população não pode mais contar com uma policlínica completa, atendendo as 24 horas. É triste ver que Arcoverde está andando para trás”, concluiu Zeca Cavalcanti.

O deputado Zeca Cavalcanti finalizou dizendo que está chegando a Arcoverde uma patrulha mecanizada que vai ser uma mão amiga para o homem e a mulher do campo, muitas vezes esquecidos pela prefeitura. “São uma caçamba, trator de arado e uma retroescavadeira que a Coopase está recebendo para dar esse apoio aos pequenos produtores rurais de Arcoverde”, concluiu Zeca Cavalcanti.

Outras Notícias

Em reunião com Sandrinho, Senador Humberto Costa anuncia R$ 1,3 milhão para Afogados 

Em reunião com o prefeito de Afogados da Ingazeira, Sandrinho Palmeira, o Senador Humberto Costa anunciou recursos da ordem de R$ 1,3 milhão para investimentos no município. São R$ 1 milhão em transferência direta, e R$ 300 mil em emenda oriunda do Ministério do Desenvolvimento Social. Os recursos serão utilizados na melhoria e modernização dos […]

Em reunião com o prefeito de Afogados da Ingazeira, Sandrinho Palmeira, o Senador Humberto Costa anunciou recursos da ordem de R$ 1,3 milhão para investimentos no município.

São R$ 1 milhão em transferência direta, e R$ 300 mil em emenda oriunda do Ministério do Desenvolvimento Social. Os recursos serão utilizados na melhoria e modernização dos equipamentos públicos da secretaria municipal de assistência social.

A reunião aconteceu nesta sexta (18), no gabinete do Prefeito Sandrinho Palmeira e contou com a participação dos Deputados José Patriota e Carlos Veras.

“Afogados é um importante polo de desenvolvimento regional, que vem ao longo dos anos se notabilizando por gestores que trabalham com seriedade, competência, e eu não poderia jamais deixar de destinar emendas para a cidade e para o seu povo, sempre tão acolhedor,” destacou o Senador Humberto Costa.

“Quero agradecer ao Senador Humberto Costa pela excelência de sua atuação parlamentar, e por sempre ter estado ao nosso lado, trazendo recursos para a nossa terra,” avaliou o Prefeito Sandrinho.

Além dos recursos anunciados nesta sexta, entre 2015 e 2021 o Senador já havia destinado para Afogados R$ 566 mil para calçamentos, R$ 112 mil para horas-máquina, R$ 100 mil para custeio da saúde e R$ 200 mil para custeio da educação.

Flist e Feira do Livro do Vale do Pajeú confirmados para agosto em Serra Talhada

A Feira do Livro do Vale do Pajeú, que acontece de 08 a 11 de agosto, em Serra Talhada, vai movimentar o Sertão do Estado,  realizada conjuntamente com FLIST – Festa Literária de Serra Talhada, que este ano chega a sua terceira edição com grande sucesso. O evento, que manterá agenda da manhã até à noite, contará […]

Evento vai comemorar os 70 anos de Raimundo Carrero

A Feira do Livro do Vale do Pajeú, que acontece de 08 a 11 de agosto, em Serra Talhada, vai movimentar o Sertão do Estado,  realizada conjuntamente com FLIST – Festa Literária de Serra Talhada, que este ano chega a sua terceira edição com grande sucesso.

O evento, que manterá agenda da manhã até à noite, contará atividades variadas, contará com programação diversificada com nomes fortes da literatura em Pernambuco com a temática “Ler no Sertão” em pauta que entre outras coisas comemora os 70 anos do escritor Raimundo Carrero com atividades especiais com este foco em encontros únicos do homenageado com outros expoentes da literatura no estado, no Nordeste e no país.

“Teremos bate-papos com alguns dos principais escritores em atividade na atualidade para comemorar os 70 anos de Raimundo Carrero em atividades de parceria para o fortalecimento da inclusão literária na região que representa um dos grandes celeiros culturais e da poesia do Estado”,  destaca Rogério Robalinho, empreendedor cultural e diretor da Cia. de Eventos, responsável pela Feira.

“Além disso, a Feira do Livro do Vale do Pajeú chega para congregar ainda mais as ações que já são desenvolvidas em Serra Talhada pela prefeitura, pela Fundação de Cultura e diversas outras entidades e organizações que atuam junto com este propósito de alavancar a cultura e a educação, através da leitura e da literatura em suas mais variadas vertentes”, acrescenta.

Na agenda já estão o Grupo Gilvan Santos; o Xaxado Zabelê, que foi criado em homenagem ao cangaceiro Isaias Vieira dos Santos, conhecido pelo o cangaço como Zabelê; e o Cabras de Lampião, um grupo musical e de dança que é um dos maiores divulgadores da dança, que repercute o ritmo no país e no exterior, mantendo a originalidade e autenticidade conforme criada pelos bandoleiros do sertão.

O humor em poesias e poemas será tônica também em algumas atividades programadas como a apresentação Humor na Feira, espetáculo montada no final do ano pelo escritor e poeta popular Eugênio Jerônimo e o escritor e cordelista Zelito Nunes. A dupla se uniu para criar essa montagem sob a direção e com produção de Rogério Robalinho, empreendedor cultural e diretor da Cia de Eventos.

Haverá ainda a encenação do projeto de leitura dramática “Delírios de Criação e Loucura” com as atrizes Fabiana Pirro, Silvia Goes e Ana Nogueira. Elas encenam as personagens femininas de Bernarda Soledade – A Tigre do Sertão, primeiro romance de Raimundo Carrero, publicado em 1975, e de Tangolomango, um dos mais recentes lançamentos do autor, de 2013. Será dia 10 de agosto.

O público ainda poderá conferir as novidades da Plataforma de Lançamento, coordenada por uma comissão da Academia Serra Talhadense de Letras (ASL), responsável pela avaliação e seleção dos trabalhos inscritos até o dia 15 de julho de 17 para a ambiência que pretende dar oportunidade a expoentes e futuros escritores de apresentarem suas publicações para o público. Para saber mais da programação, basta acompanhar a fanpage: https://www.facebook.com/Feira-do-Livro-do-Vale-do-Paje%C3%BA-1940421172892792/

SERVIÇO

Feira do Livro do Vale do Pajeú/ FLIST – Festa Literária de Serra Talhada

Quando: 08 a 11 de agosto de 2017

Onde: Estação do Forró e Vila Ferroviária de Serra Talhada (por trás do museu do cangaço)

Horário: 9h às 11h e das 15h às 21h

Sertanejos no Catar

Ir à Copa do Catar é de fato um privilégio para poucos. Um levantamento recente mostrou que o custo total para assistir o evento para o brasileiro fica em R$ 34.488, sem contar os jogos da fase de mata-mata até a final. Para acompanhar até a final, esses custos ficam no mínimo em R$ 50 mil. […]

Ir à Copa do Catar é de fato um privilégio para poucos.

Um levantamento recente mostrou que o custo total para assistir o evento para o brasileiro fica em R$ 34.488, sem contar os jogos da fase de mata-mata até a final.

Para acompanhar até a final, esses custos ficam no mínimo em R$ 50 mil. Mas ainda assim, alguns sertanejos estão compartilhando nas redes sociais a presença no país. Ontem, na vitória do Brasil contra a Sérvia, registros foram feitos.

De Afogados da Ingazeira, o engenheiro Luiz Henrique Veras e a esposa Raissa foram ao estádio com a camisa do clube da cidade, o Afogados FC.

Depois de tentar comprar os ingressos em 2014 e 2018, o casal de dentistas serratalhadenses Juliana Alencar e Renato Barros, conseguiu os ingressos para o mundial. Renato Barros, o popular Renato Xixi, contou ao Farol de Notícias que a vontade de ir para a Copa do Mundo era tão imensa que, nas tentativas, já havia até se voluntariado para trabalhar como gandula e maqueiro, mas sem sucesso.

Radicado em São José do Egito, o influencer Galeguinho das Encomendas superou o medo de avião e foi à Copa. Também estava in loco assistindo a vitória do Brasil. “Quem dera um menino sonhador como eu, que só assistia pela televisão, nunca imaginei chegar aonde estou”, disse. Ele foi levado patrocinado por um site de apostas. Acostumado a farras rodeado de famosos, não se sabe como Galeguinho está se virando com a proibição de acesso a bebidas no país ultra restritivo.

Acidente deixa saldo de três mortos na PE 365

Em Serra Talhada, três pessoas morreram em uma colisão na PE 365. Um Gol prata placas KGS 8483, de Santa Cruz da Baixa Verde atingiu uma moto com duas pessoas e ainda uma criança que seguia com os pais no acostamento da via. Na moto, morreram Paulo Pereira de Lima, 28 anos e  Pedro Damião Lima, […]

acidente3

Em Serra Talhada, três pessoas morreram em uma colisão na PE 365. Um Gol prata placas KGS 8483, de Santa Cruz da Baixa Verde atingiu uma moto com duas pessoas e ainda uma criança que seguia com os pais no acostamento da via.

Na moto, morreram Paulo Pereira de Lima, 28 anos e  Pedro Damião Lima, 18. A criança foi identificada como Gutemberg Ferreira, de apenas 5 anos.

Os pais estão em estado de choque. O motorista do Gol não foi identificado ainda. O caso causou comoção nas redes sociais.

Ex-diretor da Petrobras diz que pagou R$ 20 milhões a caixa 2 de Eduardo Campos

do Estadão Conteúdo O ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa afirmou em depoimento da delação premiada dos autos da Operação Lava Jato que intermediou em 2010 o pagamento de R$ 20 milhões para o caixa 2 de campanha de Eduardo Campos (PSB), então candidato à reeleição ao governo de Pernambuco – Campos foi reconduzido ao […]

c0b08d1a64fcdf92a0227867f9486b72

do Estadão Conteúdo

O ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa afirmou em depoimento da delação premiada dos autos da Operação Lava Jato que intermediou em 2010 o pagamento de R$ 20 milhões para o caixa 2 de campanha de Eduardo Campos (PSB), então candidato à reeleição ao governo de Pernambuco – Campos foi reconduzido ao cargo com 80% dos votos. Segundo Paulo Roberto Costa, o operador da transação foi o ex-ministro Fernando Bezerra, da Integração Nacional do governo Dilma Rousseff, eleito senador pelo PSB de Pernambuco e ex-braço direito de Campos.

Em 13 de agosto, candidato à Presidência, Eduardo Campos morreu tragicamente num acidente aéreo.

Costa disse ao Ministério Público Federal – em um dos vários depoimentos prestados entre agosto e setembro – que Bezerra pediu a ele o dinheiro para ser usada na campanha à reeleição do então governador pernambucano. O ex-diretor da Petrobras, que aceitou colaborar com a Justiça em troca da redução de pena, também apontou o envolvimento de pelo menos 32 deputados e senadores e o PT, o PSDB, o PMDB e o PP com os esquemas de propina nas obras da refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco.

Ele disse que os R$ 20 milhões foram entregues a Bezerra pelo doleiro Alberto Youssef. Também alvo da Lava Jato, o doleiro está fazendo delação premiada e citou 28 parlamentares. Youssef está preso em Curitiba, desde 17 de março.

Na época, o ex-ministro Bezerra era secretário de Desenvolvimento do governo do Estado e presidente do Porto de Suape (entre 2007 e 2010), onde foi construída a refinaria. Era ele quem tratava institucionalmente com os responsáveis pela obra de Abreu e Lima.

Iniciada em 2008, a obra ainda não foi concluída, mas já está com superfaturamento, segundo relatórios do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Procuradoria da República.

Costa era quem presidia o conselho de administração da Refinaria Abreu e Lima S/A, empresa constituída pela Petrobras para tocar as obras avaliadas inicialmente em R$ 2,5 bilhões e que já consumiu mais de R$ 20 bilhões, segundo o Ministério Público Federal.

Bezerra foi secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco até 2011. Depois foi indicado por Campos para ocupar o cargo de ministro da Integração Nacional.

Como presidente de Suape e secretário de Estado, era ele quem negociava diretamente com a Petrobras e a empresa criada para tocar a obra, que tinha Paulo Roberto Costa como presidente do Conselho de Administração. À Justiça Federal, na ação penal sobre superfaturamento, desvios de recursos na obra, Costa e Youssef revelaram que o PT, o PMDB e o PP lotearam as diretorias da Petrobrás e montaram um esquema de propina paga por construtoras que abasteceu o caixa 2 dos partidos, principalmente para campanha de 2010.

A empresa é a mesma apontada por Costa por ter pago o achaque de R$ 10 milhões que teria sido feito entre 2009 e 2010 pelo então presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra, para abafar a CPI da Petrobrás.