Lembre-se de mim
Registre-se Esqueceu sua senha?

Wellington da LW é notificado por publicação de gráfico falso de pesquisas

Publicado em Notícias por em 2 de novembro de 2020

O atual vice-prefeito e mais dois secretários da atual gestão também foram notificados

O candidato do MDB à prefeitura de Arcoverde, Wellington da LW, e mais dois secretários da prefeita Madalena Britto (PSB) e o atual vice-prefeito, Wellington Araújo (MDB), foram notificados para retirarem de suas páginas e perfis nas redes sociais postagem com fake news sobre pesquisas eleitorais. 

Além dele e do atual vice-prefeito, também foram obrigados a retirar a postagem sob pena de multa os secretários de Turismo, Albérico Pacheco; e de Agricultura, José Alberto Vaz. 

Os quatro, além de outros seguidores do candidato apoiado pela prefeita Madalena Britto (PSB), publicaram um gráfico falso sobre pesquisas que teriam sido realizadas no município.

Segundo a decisão da Justiça Eleitoral, o candidato do MDB publicou gráfico sobre pesquisa que teria sido feita ainda em março, mas no site do TSE só foram constatados registros de pesquisas e divulgação nos meses de setembro e outubro, portanto as postagens veiculando índices de março violaria resolução do TSE.

Na decisão, a Justiça Eleitoral afirma que a divulgação de imagem com dados distorcidos, poderá macular a isonomia entre os candidatos e, por tanto, determinou a notificação do Facebook e do candidato do MDB, além dos demais, para a retirada em 1(um) dia das postagens sob pena de multa de R$ 1.000,00. Todos já retiraram.

Em suma, Wellington está comparando resultados de pesquisas de institutos distintos e dizendo que isso representaria uma lógica estatística. Contudo, não se compara pesquisa de um instituto com o outro.

Na última pesquisa divulgada em Arcoverde pelo Instituto Opinião, Zeca Cavalcanti aparece com 41,7% dos votos, enquanto Wellington ficou no segundo lugar, com 35,7, seis pontos a menos que o ex-prefeito.

Deixar um Comentário