Notícias

Waldemar Borges faz balanço das ações do Governo no encerramento do semestre na Alepe‏

Por Nill Júnior

06.30-PLENARIA-RM-365O líder do Governo na Assembleia Legislativa, Waldemar Borges, fez um balanço da gestão Paulo Câmara na Reunião Plenária desta quinta-feira (30), no encerramento dos trabalhos do primeiro semestre na Casa.

Antes de elencar as ações e obras realizadas em Pernambuco, o deputado ressaltou que sem dúvida este foi o semestre mais duro de todos os que viveu o Estado nas últimas décadas. “Não apenas porque ao longo desses últimos seis meses a crise brasileira recrudesceu, mas também porque ela já começa a comprometer o que conseguimos construir em Pernambuco no passado recente”, disse.

O parlamentar lembrou que a crise atinge a todos nacionalmente e que ela tem levado muitos estados brasileiros a mais absoluta situação de insolvência. “Já são 18 as unidades da Federação que estão com suas contas no vermelho. Em mais de 10 desses estados, já não há recursos sequer para pagar a folha de pessoal em dia. Em outros, a exemplo do Rio de Janeiro, os serviços públicos simplesmente colapsaram”, falou.

Borges salientou que apesar disso, Pernambuco tem conseguido atravessar esses tempos de extremas adversidades sem perder o controle das contas públicas. Ele afirmou que Eduardo Campos soube aplicar de forma consequente os recursos que Pernambuco dispôs nos tempos superavitários e que, assim, a crise encontrou o Estado com uma malha de infraestrutura econômica consolidada e cadeias produtivas diversificadas, além de uma rede de serviços públicos ampliada e funcionando dentro de padrões racionais, com eficiência e eficácia.

“Além disso, temos o privilégio de contar com o melhor governador que um estado pode ter para enfrentar situações como as que temos enfrentado. Profundo conhecedor das finanças públicas, austero, focado, disciplinado, o governador Paulo Câmara tem sido firme no comando das contas governamentais”, afirmou.

Entre as  ações e obras realizadas, ele destacou as sete novas escolas técnicas entregues e as ordens de serviço para a construção de mais 13; a inauguração de quatro Terminais Integrados de Passageiros (Prazeres, Santa Luzia, Joana Bezerra e Abreu e Lima); a conclusão de 26 estações do Corredor Norte/Sul e mais 14 no Corredor Leste/Oeste; a contratação na Saúde de mais 2.560 novos profissionais, a maior convocação dos últimos 20 anos; e o ingresso de 1.299 médicos residentes.

Outras Notícias

Quinta Cultural vai eleger Rei e Rainha do carnaval de Afogados

Acontece nesta quinta (30), mais uma edição do projeto Quinta Cultural. Dessa vez, homenageando o frevo pernambucano e escolhendo os novos rei e rainha da folia afogadense para este ano. A programação tem início às 18h, na Praça Monsenhor Alfredo de Arruda Câmara. O concurso das majestades do Carnaval tem por finalidade valorizar a singularidade […]

Acontece nesta quinta (30), mais uma edição do projeto Quinta Cultural. Dessa vez, homenageando o frevo pernambucano e escolhendo os novos rei e rainha da folia afogadense para este ano. A programação tem início às 18h, na Praça Monsenhor Alfredo de Arruda Câmara.

O concurso das majestades do Carnaval tem por finalidade valorizar a singularidade do carnaval de Pernambuco, homenageando o seu ritmo mais singular e característico: o frevo. Além do rei e rainha, também serão escolhidos os novos príncipe e princesa do nosso carnaval, com os concorrentes na faixa etária entre 8 e 15 anos.

O evento contará com a presença e participação do renomado coreógrafo recifense, Júnior Viegas, que virá a Afogados com sua companhia de dança. Eles integrarão o corpo de jurados. Os itens para julgamento são diversidade de passos, continuidade – elementos de ligação, graça e leveza, harmonia entre música e dança.

Além da companhia de dança estúdio viegas, haverá também apresentação do Balé Afogadense Expressarte. Os frevos ficarão sob a responsabilidade da excelente Orquestra Show de Frevo.

Elba interrompe show após gritos de fora Bolsonaro. “Isso aqui não é comício”

A cantora Elba Ramalho se apresentava em uma festa de São João, em Salvador, nesse domingo (26/6), quando parte do público começou a gritar ‘Fora, Bolsonaro’. A cantora interrompeu a plateia e afirmou: “isso é um show de São João, não é comício”. Em seguida, Elba chamou um vídeo, sobre a interrupção da festa entre […]

A cantora Elba Ramalho se apresentava em uma festa de São João, em Salvador, nesse domingo (26/6), quando parte do público começou a gritar ‘Fora, Bolsonaro’. A cantora interrompeu a plateia e afirmou: “isso é um show de São João, não é comício”.

Em seguida, Elba chamou um vídeo, sobre a interrupção da festa entre 2020 e 2021 devido ao coronavírus e foi novamente interrompida pelo público. Dessa vez, as pessoas gritavam o nome de Lula (PT).

Mais uma vez, a cantora se irritou e disse: “Vou esperar eles pararem”. Em seguida, ela acrescentou: “Estou esperando, né? A plateia está se manifestando. Como a gente vive em um país democrático, a gente tem que deixar eles se manifestarem. Cada um tem o presidente que merece. Isso é um fato”.

O vídeo viralizou e levantou ainda mais rumores de que a cantora paraibana é Bolsonarista.

Curso de mecânica de automóveis tem aulas iniciadas em Afogados 

Os quatro cursos de qualificação ofertados pela Prefeitura de Afogados, em parceria com o Sebrae e Senai tiveram as 100 vagas preenchidas em pouco mais de 24h.  Esta semana teve início o primeiro deles: mecânica de automóveis – sistemas de cargas e partidas. Serão duas semanas de aulas práticas e teóricas, no polo moveleiro, totalizando […]

Os quatro cursos de qualificação ofertados pela Prefeitura de Afogados, em parceria com o Sebrae e Senai tiveram as 100 vagas preenchidas em pouco mais de 24h. 

Esta semana teve início o primeiro deles: mecânica de automóveis – sistemas de cargas e partidas. Serão duas semanas de aulas práticas e teóricas, no polo moveleiro, totalizando 40 horas/aula, sob a batuta do instrutor Daniel Monteiro. 

As aulas ocorrem à noite, das 18h às 22h, para garantir a presença de quem estuda ou trabalha durante o dia. 

A primeira turma é bastante diversificada, com a presença de jovens e de profissionais que já atuam no ramo e buscam novos conhecimentos. 

Detalhe para a presença de mulheres no curso, em uma profissão historicamente de maioria masculina. 

“São os novos tempos, onde as mulheres têm, cada vez mais, conseguido ampliar seus espaços em todos os setores de nossa sociedade, com muita competência e brilhantismo,” observou Ney Quidute, Secretário de Administração, Desenvolvimento Econômico e Turismo. 

Segundo Ney, até o final do ano a Prefeitura deverá anunciar abertura de inscrições para mais sete cursos de qualificação. 

O vice-prefeito Daniel Valadares participou da aula inaugural representando o Prefeito Alessandro Palmeira, que estava em uma reunião de trabalho para operacionalizar a chegada de recursos de emendas parlamentares para Afogados.

“A qualificação é o divisor de águas para quem busca espaço no mercado de trabalho. É nosso compromisso buscar cada vez mais cursos para que nossa população, nossa juventude, tenha oportunidade de aprender uma profissão e até mesmo, quem sabe, de abrir seu próprio negócio,” avaliou Daniel. 

A abertura contou com a presença do Secretário executivo de turismo, Edgar Santos.

Gravação de Joesley: Aécio contra indicação de Serraglio

O Globo Na gravação que Joesley Batista entregou à PGR no ano passado, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) atacou o então ministro da Justiça, Osmar Serraglio, por ele não aceitar orientações sobre indicação do comando para a Polícia Federal. Serraglio confirmou em entrevista ao GLOBO, nesta sexta-feira (20), as acusações já formuladas pela PGR. Na ocasião, […]

O Globo

Na gravação que Joesley Batista entregou à PGR no ano passado, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) atacou o então ministro da Justiça, Osmar Serraglio, por ele não aceitar orientações sobre indicação do comando para a Polícia Federal. Serraglio confirmou em entrevista ao GLOBO, nesta sexta-feira (20), as acusações já formuladas pela PGR.

Na ocasião, o tucano disse ao empresário que o então ministro era “um bosta de um caralho, que não dá um alô”. Aécio disse que Michel Temer “errou de novo de nomear essa porra desse (…). Porque aí mexia na PF.”

O senador demonstrava preocupação com os inquéritos que seriam abertos na época das delações da Odebrecht e sugeriu a Joesley que era necessário intervir para que os responsáveis pelas investigações fossem previamente selecionados para evitar uma distribuição aleatória.

 “O que que vai acontecer agora? Vai vim um inquérito de uma porrada de gente, caralho, eles são tão bunda mole que eles não (têm) o cara que vai distribuir os inquéritos para o delegado. Você tem lá cem, sei lá, 2.000 delegados da Polícia Federal. Você tem que escolher dez caras, né?, do Moreira, que interessa a ele vai pro João (…) O Aécio vai pro Zé”, disse o tucano, na gravação.

Além disso, ele propôs ao empresário que ajudasse a pressionar o presidente da Câmara, o deputado Rodrigo Maia, para que ele votasse matérias que incluem a anistia ao caixa dois. O tucano chegou a dizer que “alguém” de Joesley poderia mandar “um recado pro Rodrigo” para “assustar um pouco”.

Depois, Aécio emendou: “Tem que votar essa merda de qualquer maneira (…) Eu tô assustando ele (Rodrigo Maia). Se a gente conseguir isso (anistia do caixa dois), já dá 80% do problema”.

Afogados: Frevo dita o ritmo na aeróbica da terceira idade

Aos poucos o Carnaval vai tomando conta das ruas e praças de Afogados. Neste final de semana, antes do baile municipal, centenas de idosos dos grupos de convivência coordenados pela Secretaria Municipal de Assistência Social caíram na folia ao som de muito frevo e marchinhas de carnaval. A atividade aconteceu na Praça Monsenhor Alfredo de […]

exercícios ao som do frevo

Aos poucos o Carnaval vai tomando conta das ruas e praças de Afogados. Neste final de semana, antes do baile municipal, centenas de idosos dos grupos de convivência coordenados pela Secretaria Municipal de Assistência Social caíram na folia ao som de muito frevo e marchinhas de carnaval.

A atividade aconteceu na Praça Monsenhor Alfredo de Arruda Câmara e foi conduzida por professores da Academia Treino Fitness. Após as atividades físicas os idosos receberam orientações e dicas para uma vida mais saudável. Os agentes comunitários de saúde que atuam na UBS Mandacaru apresentaram dicas para prevenção, sintomas e cuidados para o combate à hanseníase.

“Na verdade a ideia foi a de promovermos um ‘aulão’ de aeróbica, só que ao som do frevo. Aqui estão grupos de idosos que participam das atividades promovidas pelo nosso Centro Municipal de Referência em Assistência Social”, informou a Secretária de Assistência, Joana Darc. As aulas de aeróbica e a prática coletiva de atividades físicas por parte de grupos de terceira idade deverá fazer parte de uma ação permanente da Secretaria.