Lembre-se de mim
Registre-se Esqueceu sua senha?

Você sabia? Itacuruba, no Sertão, tem dez vezes mais suicídios que a média nacional

Publicado em Notícias por em 5 de junho de 2015
Ruínas da velha Igreja reapareceram após queda no nível de Itaparica. Famílias foram indenizadas economicamente, não na alma

Ruínas da velha Igreja reapareceram após queda no nível de Itaparica. Famílias foram indenizadas economicamente, não na alma

Causa pode estar na inundação da cidade antiga para Usina Hidrelétrica de Itaparica, segundo documentário

A psicanalista e cineasta Isabela Cribari decidiu rodar um documentário sobre algo que a incomodava. Em suas pesquisas na área de doenças psicossomáticas, como depressão, Cribari identificou que a cidade de Itacuruba, no Sertão, apresenta altos índices de suicídio – dez vezes mais que a média nacional, de acordo com o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe).

O documentário “De Profundis” será apresentado na próxima terça (9), às 20h, na Sociedade Psicanalista do Recife, na Torre, com comentários da diretora científica Carolina Henriques. O evento é aberto ao público e é gratuito.

O provável motivo dos altos índices de suicídio na cidade, segundo a estudiosa, dá-se porque, na década de 80, Itacuruba foi completamente inundada com a conclusão das obras da Usina Hidrelétrica de Itaparica, e os moradores tiveram que abandonar tudo e seguir em busca de moradia.

A psicanalista e cineasta Isabela Cribari

A psicanalista e cineasta Isabela Cribari

Isso prova porque os debates sobre desapropriações em áreas que serão ocupadas por barragens, indústrias e outros investimentos no Sertão devem ir muito além da mera discussão por indenizações. Perder o se chão por qualquer motivo é perder sua identidade, parte da própria alma.

A obra foi um dos seis curtas brasileiros premiados pela Mostra do Filme Livre, no Rio, e foi selecionada para a mostra oficial É tudo verdade,um dos maiores festivais internacionais de documentário.

Deixar um Comentário