Notícias

Violência em Serra: casal de idosos é encontrado morto

Por Nill Júnior

Um casal de idosos foi encontrado sem vida dentro de uma residência na Rua Isidoro Conrado, no Centro de Serra Talhada, na tarde desta quarta-feira (28).

Segundo o Sertão Notícias PE, as duas vítimas foram identificadas pela Polícia Civil como Cirilo Diniz de Carvalho, 87 anos, e sua esposa Maria do Socorro Bezerra Carvalho, 82 anos. Os idosos foram mortos com requinte de crueldade

O delegado municipal Alexandre Barros revelou que foram constatadas marcas de violência nos corpos das vítimas, mas será preciso aguardar o trabalho da perícia para definir a causa dos ferimentos.

No momento a polícia trabalha com as hipóteses de duplo homicídio ou latrocínio. Ainda não há informações acerca da autoria dos crimes.

Com estas duas mortes o número de homicídios sobe para 21 em Serra Talhada neste ano de 2022.

Outras Notícias

Morre prefeito de Santa Terezinha, Vanin de Danda

Ele faleceu por complicações da Covid-19. Município decretou luto oficial. Ainda não há detalhes de velório e sepultamento. Vanin é o primeiro gestor municipal a falecer vítima da doença. Políticos lamentam morte de Vanin de Danda. Por André Luis O blogueiro Marcelo Patriota, informou ao comunicador Anchieta Santos, durante o programa Rádio Vivo da Rádio […]

Ele faleceu por complicações da Covid-19. Município decretou luto oficial. Ainda não há detalhes de velório e sepultamento.

Vanin é o primeiro gestor municipal a falecer vítima da doença.

Políticos lamentam morte de Vanin de Danda.

Por André Luis

O blogueiro Marcelo Patriota, informou ao comunicador Anchieta Santos, durante o programa Rádio Vivo da Rádio Pajeú, desta sexta-feira (20), que o prefeito de Santa Terezinha, Geovane Martins, o Vanin de Danda, não resistiu as complicações causadas pela Covid-19, vindo a falecer nesta madrugada, no Hospital Alfa, no Recife, onde estava internado desde o dia 5 de novembro.

Vanin tinha 51 anos, e concorreu à reeleição no pleito deste ano, perdendo a disputa para Delson Lustosa do Podemos.

Segundo Marcelo, a família do prefeito está em deslocamento para o Recife para as medidas cabíveis. Ainda não há informações sobre velório e sepultamento.

Vanin de Danda é o primeiro prefeito de Pernambuco a falecer em decorrência da Covid-19.

Na quarta-feira (18), o boletim médico já informava que o quadro de saúde do prefeito era gravíssimo. Coração, pulmões e rins haviam paralisado.

Ainda na manhã da quarta-feira, o atual vice-prefeito de Santa Terezinha, Adarivan Santos (Avante) foi empossado como prefeito interino.

Nas redes sociais, familiares e amigos formaram uma corrente de orações pela recuperação da saúde do gestor, que travou uma batalha de 18 dias pela vida, mas infelizmente não resistiu.

Vanin deu entrada na manhã da segunda-feira (02.11), na Unidade Mista de Saúde de Santa Terezinha, reclamando de falta de ar e dificuldades de respirar. Ele passou mal na noite do domingo (01.11). Também apresentou o diabetes muito alto.

Ele foi transferido para a Ala Covid, em São José do Egito, ainda no final da tarde daquele dia, como precaução, visto que em São José teria maior suporte, caso fosse necessário. Vanin saiu caminhando. Na manhã da terça-feira (03.11), voltou a ter complicações em seu quadro de saúde, mas os médicos conseguiram estabilizar.

Na terça-feira (03.11), uma transferência para o Recife chegou a ser ventilada, mas segundo o Irmão de Vanin, Franklin Martins, a recomendação médica foi de que o paciente permanecesse em São José do Egito.

Na noite da quinta-feira (05.11), o prefeito de Santa Terezinha foi transferido para o Hospital Alfa, no Recife.

Vanin saiu consciente e chegou a conversar e a acenar para as pessoas que estavam presentes no momento em que foi colocado na ambulância. A transferência se deu em busca de mais recursos para o tratamento.

No último dia 9 de novembro, Vanin ainda estava precisando do auxílio da máscara para respirar e estava com os pulmões bem comprometidos.

Luto oficial:  o prefeito Adarivan Santos e o Presidente da Câmara de Vereadores, Doutor Júnior , decretaram luto oficial por seu falecimento. “Nos solidarizamos com todos os familiares nesse momento triste em nossa história “, disse o presidente da Câmara. Leia abaixo o decreto da Câmara:

O Presidente da Câmara Municipal de Santa Terezinha, Sr. Adalberto Gonçalves de Brito Júnior no uso de suas atribuições Legais, e considerando o falecimento do Senhor Geovane Martins, Prefeito Constitucional deste Município na gestão 2017/2020.

DECRETA

Art. 1º – Luto Oficial na Câmara Municipal nos dias 20, 21 e 22 de novembro de 2020 na Câmara Municipal de Santa Terezinha – PE, por motivo do falecimento do Senhor Geovane Martins.

Art. 2º – O Presente decreto entrará em vigor na data de sua publicação, ficando revogadas as disposições em contrário.

Gabinete da Presidência da Câmara Municipal, em 20 de novembro de 2020.

Adalberto Gonçalves de Brito Júnior

Presidente da Câmara Municipal de Santa Terezinha

POLÍTICOS, INSTITUIÇÕES E EMPRESA LAMENTAM MORTE DE VANIN DE DANDA

Em nome da AMUPE e do municipalismo Pernambucano, venho expressar o nosso pesar pelo falecimento de Geovane Martins, o nosso Vanin de Danda, Prefeito de Santa Terezinha, em decorrência da COVID-19.

Que Deus o receba em sua infinita morada e conforte os amigos e familiares nesse momento de perda irreparável e dolorosa.

José Patriota 

Presidente da AMUPE

Prefeito de Afogados da Ingazeira-PE

O Poder Legislativo de Tuparetama se solidariza com o povo de Santa Terezinha pelo falecimento de Geovane Martins (Vaninho de Danda).

Vaninho enquanto homem público exerceu seus mandatos com o coração cheio de amor ao próximo sempre fazendo o bem pelo seu povo.

Na oportunidade enviamos votos de profundo pesar aos familiares em nome de seu irmão Vereador José Martins (Neguinho de Danda) e seu Filho Lucas Martins.

Danilo Augusto Oliveira Pereira Nunes

Presidente da Câmara de Vereadores de Tuparetama-PE

A disputa eleitoral não é maior que a perda de um filho da terra e prefeito constitucional do nosso município.  Vale aqui lamentar profundamente a morte do senhor Geovane Martins e me solidarizar com familiares e amigos.

Delson Lustosa

Prefeito eleito de Santa Terezinha-PE

Foi com imenso pesar que há pouco recebi a triste notícia do falecimento do prefeito de Santa Terezinha, Geovani Martins, o companheiro Vanin de Danda, vítima de complicações oriundas da Covid-19.

Neste momento difícil, expresso minhas condolências à família, aos amigos e a todo o povo de Santa Terezinha, na expectativa de que encontrem conforto.

Carnaíba, 20 de novembro de 2020.

Anchieta Patriota

Prefeito de Carnaíba-PE

São José do Egito se solidariza com a família, amigos e o povo terezinhense, pela perda precoce do prefeito Geovane Martins.

Vaninho de Danda, sempre foi um homem público que procurou fazer o melhor por sua gente.

Que Deus o receba na sua morada eterna, e conforte a todos.

Evandro Perazzo Valadares

Prefeito de São José do Egito-PE

É uma perda muito significativa, tanto pelo lado político quanto pelo lado humano”. Nesse momento, quero estender minha solidariedade aos familiares de Vaninho de Danda, amigos e a população de Santa Terezinha.

Luciano Torres

Prefeito eleito de Ingazeira-PE

Recebo com muita tristeza a notícia do falecimento de Vaninho de Danda, prefeito de Santa Terezinha. A defesa permanente pelos interesses do povo da sua cidade se transformou no seu grande ideal de vida. Companheiro fiel de várias jornadas, Vaninho representava muito mais do que um aliado. Era meu amigo. Oro a Deus que neste momento de dor conforte o coração dos seus familiares e dos inúmeros amigos e admiradores. O seu legado ficará para sempre.

Sebastião Oliveira

Deputado Federal

É com muito pesar e grande tristeza que recebi a notícia do falecimento do meu querido amigo e colega Vaninho de Danda, prefeito de Santa Terezinha-PE.

Deixa saudades eternas e muitos corações tristes, mas também lindas lembranças que servem de consolo aos que ficam e sofrem com sua ausência.

Meus sentimentos aos familiares e amigos

Marconi Santana

Prefeito de Flores

Nem sempre somos capazes de entender e até aceitar a vontade de Deus, mas devemos tentar e procurar conforto na certeza que apenas Ele sabe o que é melhor para nós.

Os meus pêsames aos familiares e a população de Santa Terezinha, que busque forças no amor de Deus para superar este momento difícil.

Adelmo Moura

Prefeito de Itapetim-PE

Recebi a notícia do falecimento do amigo prefeito Vaninho de Danda, é com tristeza e não poderia deixar de enviar palavras de força e encorajamento aos seus familiares.

Os meus sentimentos pela perda deste grande político e homem íntegro.

Zeinha Torres

Prefeito de Iguaracy-PE

As minhas condolências pela perda do amigo e colega prefeito Vaninho de Danda.

Lamento muito aos seus familiares e amigos, que estão passando por este momento tão difícil e de grande sofrimento.

Lino Morais

Prefeito da Ingazeira-PE

Quero apresentar minha solidariedade e meus sinceros sentimentos pela morte do prefeito de Santa Terezinha,  Vaninho de Danda. Vaninho sempre se dedicou com amor e determinação a todas atividades públicas que exerceu. Temos a certeza de que seu exemplo de homem público seguirá inspirando o povo de Santa Terezinha e especialmente todos aqueles que trabalham por Pernambuco. Minha solidariedade ao seus familiares, amigos e admiradore”.

Rogério Leão

Deputado Estadual de Pernambuco

É com profunda tristeza que recebemos a notícia do falecimento do prefeito de Santa Terezinha, Geovane Martins, mais conhecido como Vaninho de Danda. Um homem íntegro, humano que lutou por grandes causas, especialmente na área social.

Sem dúvida ele foi um político exemplar e um cidadão honrado, que ficará sempre marcado na história do seu município e da nossa região.

Guardaremos as lembranças da dedicação, disposição e alegria de nosso querido Vaninho.

A Só Mídia Digital se solidariza e presta sinceras condolências à família e amigos por esta inestimável perda.

Lamento profundamente o prematuro falecimento do colega e amigo, o prefeito da cidade de Santa Terezinha, Geovane Martins, conhecido por Vaninho de Danda, mais uma vítima do Covid-19.

Presto minha total solidariedade ao povo terezinhense, aos familiares e amigos que choram consternados e se despedem desta grande figura que engrandeceu a cena política do Sertão do Pajeú. Que Deus assegure seu lugar no Reino dos Céus!

Sávio Torres

Prefeito de Tuparetama

Neste momento de perda, venho externar condolências aos familiares do meu amigo Geovani Martins.

Vanin de Danda deixou marcada sua trajetória pelo grande trabalho desenvolvido em Santa Terezinha, lugar que tanto amava.

Que o Criador o receba em sua nova morada e ampare familiares e amigos dando a força necessária neste momento de tanta dor.

José Marcos de Lima

Com muita tristeza recebi a noticia do falecimento do Prefeito de Santa Terezinha, Geovani Martins (Vanin de Danda), nosso companheiro na luta por dias melhores para nossas cidades, ele foi mais uma vítima da pandemia do novo coronavírus.

Em nome de todos os solidanenses presto nossa solidariedade à família, amigos e ao povo de Santa Terezinha. Quero externar nossos sentimentos de pesar e desejamos que Deus dê força e serenidade para que todos possam superar a dor da perda.

Djalma Alves

Prefeito de Solidão

Blogueiro critica Secretário de Cultura

Júnior Finfa questionou papel de Augusto Martins em eventos como Expoagro e Carnaval  Por Júnior Finfa Ninguém pode atacar o Secretário de Cultura e Esportes de Afogados da Ingazeira, Augusto Martins, individualmente. Este blogueiro, seu contemporâneo, amigo de infância, de escola, se soma àqueles que reconhecem sua idoneidade e imagem de pessoa do bem junto […]

Júnior Finfa questionou papel de Augusto Martins em eventos como Expoagro e Carnaval 

Por Júnior Finfa

Ninguém pode atacar o Secretário de Cultura e Esportes de Afogados da Ingazeira, Augusto Martins, individualmente. Este blogueiro, seu contemporâneo, amigo de infância, de escola, se soma àqueles que reconhecem sua idoneidade e imagem de pessoa do bem junto à sociedade. Mas a avaliação do gestor de Cultura não pode levar isso em conta.

O cargo de secretário municipal, seja qual a pasta, incumbe assessorar o gestor municipal nos assuntos de competência de sua pasta, definir e estabelecer as políticas, diretrizes, normas de organização interna e planejar, dirigir e controlar as ações da Secretaria.

E aí há situações que são, no mínimo, muito estranhas. O carnaval e o papel que Augusto terá na festa é só uma delas.

Faltando nove dias para o início dos festejos de momo, é inadmissível até agora ninguém saber de nada, a não ser o anunciado pelo prefeito Sandrinho Palmeira: a contratação de um trio para os dias, domingo, segunda e terça de Carnaval.

Pasmem: em uma reunião realizada na última quarta-feira (08), no Ministério Público sobre o Carnaval, este blogueiro foi informado que apenas os blocos de Afogados da Ingazeira divulgaram suas programações. Os representantes da Prefeitura pouco sabiam afirmar, incluindo o secretário de cultura Augusto Martins, que chegou a dizer na presença de todos os que participavam da reunião, que não cuidaria da programação principal, apenas dos polos no Clube Campestre, AABB, Bar de Morais e na Praça de Alimentação. Ainda assim, nem a programação dos polos ele anunciou. Segundo um participante da reunião, quando perguntado por alguma coisa, o secretário dizia: “vou falar com o prefeito”.

Assim como na Expoagro, Augusto foi afastado da tarefa maior, aparentemente por receio que não dê conta do recado. Foi preciso o empresário Wagner Nascimento, por sua interlocução com artistas e tudo o que envolve o evento, assumir a responsabilidade de cuidar da grade. Wagner já participou de articulações anteriores, mas nunca um Secretário de Cultura havia ficado tão relegado a segundo plano.

A falta de conhecimento da festa que teria sua responsabilidade, o carnaval, é mais um sinal de que Martins não tem confiança plena. Na polêmica do vácuo gerado pela desistência do Bloco A Onda, coube a Wagner e não a Augusto, articular o socorro, que passa pela contratação do trio Tutti Frutti e contratações de atrações como Fulô de Mandacaru. Isso explica de novo porque Augusto fica boiando entre uma pergunta e outra sobre a programação que desconhece totalmente. Situação que ele mesmo deveria ter recusado, de tão vexatória e desconfortável. Infelizmente Augusto virou “o Secretário que nada sabe…”

Convidado por Dilma, Chico Buarque deixa depoimento cabisbaixo: “é difícil o jogo”

Um dos convidados por Dilma Rousseff para acompanhar seu depoimento no Senado, Chico Buarque deixou a sessão bem antes de seu término. E, na tentativa de sair à francesa, não quis parar para conversar com os jornalistas que o cercaram no saguão. A informação é da JovemPan Mesmo sem querer conversar com a imprensa, o […]

2145411716-chico-buarque-e-lulaUm dos convidados por Dilma Rousseff para acompanhar seu depoimento no Senado, Chico Buarque deixou a sessão bem antes de seu término. E, na tentativa de sair à francesa, não quis parar para conversar com os jornalistas que o cercaram no saguão. A informação é da JovemPan

Mesmo sem querer conversar com a imprensa, o cantor elogiou a postura de Dilma. “Eu gostei muito do pronuciamento da Dilma. Achei que ela está muito bem, respondendo muito bem aos senadores”, analisou.

Embora tenha tentado manter o tom otimista, Chico não escondeu que o resultado é quase impossível de ser revertido. “É difícil o jogo”, rebateu, conformado. No meio do mar de jornalistas, ele repetiu o discurso propagado por Rousseff: “é golpe”.

Buarque esteve presente por algumas horas no Senado e garantiu aos microfones que gostaria de permanecer, mas que teria que “pegar um voo”.

Lixo em Afogados da Ingazeira: de quem é a culpa? Do poder público ou da população?

Por Júnior Cavalcanti / Blog do Júnior Cavalcanti O problema do lixo nas ruas de Afogados da Ingazeira volta e meia entra na pauta das reclamações da população, especialmente nas redes sociais e emissoras de rádio. Sacos acumulados, restos de entulho em terrenos baldios e resíduos espalhados em vias públicas geram indignação e levantam uma […]

Por Júnior Cavalcanti / Blog do Júnior Cavalcanti

O problema do lixo nas ruas de Afogados da Ingazeira volta e meia entra na pauta das reclamações da população, especialmente nas redes sociais e emissoras de rádio. Sacos acumulados, restos de entulho em terrenos baldios e resíduos espalhados em vias públicas geram indignação e levantam uma pergunta inevitável: afinal, de quem é a culpa?

É importante começar reconhecendo um ponto fundamental: a coleta de lixo em Afogados é regular. O serviço funciona em dias definidos, cobre os bairros da cidade e, na maior parte do tempo, cumpre o cronograma estabelecido pelo poder público. Não se pode, portanto, atribuir o problema exclusivamente à ausência do serviço de coleta.

Por outro lado, uma parte significativa da sujeira vista nas ruas está ligada ao descarte irregular por parte da própria população. Lixo colocado fora do horário correto, entulho jogado em áreas inadequadas, restos de poda e materiais domésticos descartados em terrenos baldios mostram que falta, em muitos casos, consciência coletiva e responsabilidade ambiental.

Isso não isenta o poder público de sua parcela de responsabilidade. Cabe à gestão municipal investir continuamente em educação ambiental, fiscalização mais rigorosa, campanhas de conscientização e aplicação das penalidades previstas em lei para quem insiste em descumprir as normas. Além disso, é essencial ampliar o diálogo com a população, esclarecendo dias e horários da coleta e orientando sobre o descarte correto de resíduos específicos, como entulho e materiais volumosos.

O desafio do lixo urbano não é exclusivo de Afogados da Ingazeira, mas sua solução passa, necessariamente, por uma parceria entre poder público e população. Coleta regular é fundamental, mas não resolve sozinha. Sem a colaboração dos moradores, qualquer sistema se torna insuficiente.

Cuidar da cidade é um dever coletivo. Uma Afogados mais limpa, organizada e saudável depende tanto de políticas públicas eficientes quanto da mudança de comportamento de cada cidadão. A pergunta, portanto, talvez devesse ser outra: o que cada um de nós está fazendo para melhorar essa realidade?

FASP promove debate sobre impactos do neoliberalismo no mundo do trabalho

Com o tema “Primeiro de Maio e o Neoliberalismo: O que comemorar?”, a Faculdade do Sertão do Pajeú – FASP promove um debate nesta terça (2), a partir das 19h, através do canal oficial da Prefeitura de Afogados da Ingazeira no YouTube.  O debate contará com as participações dos professores e historiadores José Rogério de […]

Com o tema “Primeiro de Maio e o Neoliberalismo: O que comemorar?”, a Faculdade do Sertão do Pajeú – FASP promove um debate nesta terça (2), a partir das 19h, através do canal oficial da Prefeitura de Afogados da Ingazeira no YouTube

O debate contará com as participações dos professores e historiadores José Rogério de Oliveira e Josefa Neves Rodrigues, presencialmente no auditório da Secretaria Municipal de Educação, e com transmissão simultânea pelo YouTube. 

Segundo texto divulgado pelo professor José Rogério, “Nos últimos anos o Estado brasileiro tem passado por mudanças políticas significativas que têm afetado profundamente o trabalhador. Segundo o Prof. Wolfgang Leo Maar (2006) essas políticas fazem parte de um “pacote” chamado neoliberalismo, que desembarca nos desmontes das políticas sociais, através do crescente aumento das diversas formas de precarização do emprego e do desemprego. Neste processo, observa-se que as necessidades sociais são cada vez mais deixadas de lado, em decorrência da “crise” fiscal em prol da acumulação ampliada de capital. Este processo de articulação do Estado com o capital financeiro, se reflete nas políticas públicas que passam por restrições no seu financiamento, além de promover a fragilização dos sindicatos e dos movimentos sociais, aspecto que afeta potencialmente a sociedade civil.”