Vinda de Raquel a Serra Talhada cercada de expectativa
Por Nill Júnior
No meu comentário ao Sertão Notícias, da Cultura FM, analisei a vinda da governadora Raquel Lyra a Serra Talhada na próxima quinta.
Raquel terá como principal ação, a assinatura da ordem de serviço para a construção de uma maternidade regional, cuja empresa vencedora do Processo Licitatório nº 005/2025 foi a Cinzel Engenharia Ltda, em recuperação judicial, que apresentou proposta no valor de R$ 65,12 milhões.
A maior expectativa gira em torno dos aspectos políticos da visita. A prefeita Márcia Conrado irá comparecer à agenda? Essa é uma pergunta, diante do fato de que Luciano Duque hoje é a principal liderança alinhada com a governadora. Como a agenda do Ouvir Para Mudar é institucional, há quem avalie que ela deve ir. Outros entendem que estrategicamente seria melhor enviar Faeca Melo. Ouça no comentário:
Em Serra Talhada, construção da Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24H segue dentro do planejamento realizado pela Secretaria de Obras e Infraestrutura, que retomou as obras do equipamento localizado no Bairro IPSEP e encontra-se com um percentual de mais de 53% concluído. A obra possui 1.300 metros quadrados e está orçada em mais de […]
Em Serra Talhada, construção da Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24H segue dentro do planejamento realizado pela Secretaria de Obras e Infraestrutura, que retomou as obras do equipamento localizado no Bairro IPSEP e encontra-se com um percentual de mais de 53% concluído. A obra possui 1.300 metros quadrados e está orçada em mais de 2,3 milhões de reais.
A Unidade de Pronto Atendimento contará com 65 ambientes: câmara escura, arquivos de chapa, gesso/imobilização/fraturas, copa, sala de utilidades, sala de armazenamento, sala para guarda/preparo de equipamentos, observação masculina/feminina, posto policial, sala para funcionários, quartos de plantão masculino/feminino, diretoria, sala para assistentes sociais e sala para aplicação de medicamentos.
“Já temos concluídos os serviços de infraestrutura e superestrutura, inclusive a lage, terminamos os serviços de alvenaria, chapisco e reboco interno e externo e estamos terminando a confecção do piso granilite, as instalações elétricas e hidrossanitárias, as esquadrias de portas e a confecção de platibanda, depois o próximo passo será a confecção da estrutura metálica da cobertura”, informou o secretário de Obras e Infraestrutura, Cristiano Menezes.
Além da UPA 24H, a Prefeitura Municipal está concluindo no Bairro IPSEP a construção de uma escola com doze salas de aula, entregou a Creche São João Batista, duas Unidades de Saúde da Família e a pavimentação de 25 ruas.
Executivo solicitava autorização para empréstimo de R$ 30 milhões Nesta última quarta-feira (12), a Comissão de Justiça da Câmara de Vereadores de Salgueiro arquivou um projeto de lei do Poder Executivo que solicitava autorização para contrair um empréstimo de R$ 30 milhões junto à Caixa Econômica Federal por descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) […]
Executivo solicitava autorização para empréstimo de R$ 30 milhões
Nesta última quarta-feira (12), a Comissão de Justiça da Câmara de Vereadores de Salgueiro arquivou um projeto de lei do Poder Executivo que solicitava autorização para contrair um empréstimo de R$ 30 milhões junto à Caixa Econômica Federal por descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e falta de informações sobre a forma de pagamento.
Em meio a esse cenário, o vereador Léo Parente se pronunciou através das suas redes sociais para esclarecer sua posição em relação ao projeto de empréstimo e a votação que ocorreu na Câmara de Vereadores.
Léo destacou que, como presidente da Comissão de Justiça, foi responsável por analisar o projeto e identificar as ilegalidades presentes nele. O vereador ressaltou que, mesmo reconhecendo a importância do empréstimo, não poderia apoiar um projeto que não estava de acordo com a Lei Orgânica do Município e a Lei de Responsabilidade Fiscal.
Segundo o vereador, o projeto não apresentava as formas e meios de pagamento necessários, o que vai contra as exigências legais. Além disso, Salgueiro já está com os gastos com pessoal acima do limite estabelecido pela LRF, o que impede a obtenção do crédito.
Léo Parente enfatizou que todos os vereadores fizeram um juramento de cumprir as leis e as legislações vigentes, e como representante da população, ele não pode ser irresponsável com a função que lhe foi concedida.
É importante ressaltar que a decisão de arquivar o projeto não foi exclusivamente do vereador, mas sim da Comissão de Justiça e Redação de Leis, que agiu de acordo com a análise técnica e jurídica. O parecer da comissão apontou as irregularidades presentes no projeto, o que levou ao seu arquivamento.
A atuação do vereador Léo Parente reforça a importância do papel dos legisladores na fiscalização e garantia da conformidade das ações do Poder Executivo, sempre em busca do interesse público e da legalidade. As informações são do blog Edenevaldo Alves.
Município diz que 523 pessoas foram testadas, o que representa cerca de 1,3% da população e cinco pacientes apresentaram cura clínica A Prefeitura de Afogados da Ingazeira informou em nota que mais quatro de Covid-19 foram registradas no município. Os novos casos são: Mulher, 24 anos, profissional de saúde com atuação na rede privada. Homem, […]
Município diz que 523 pessoas foram testadas, o que representa cerca de 1,3% da população e cinco pacientes apresentaram cura clínica
A Prefeitura de Afogados da Ingazeira informou em nota que mais quatro de Covid-19 foram registradas no município. Os novos casos são:
Mulher, 24 anos, profissional de saúde com atuação na rede privada.
Homem, 51 anos, eletricista, esposo de paciente positivada para covid.
Adolescente do sexo feminino, 14 anos, estudante, contato de caso positivo.
Criança do sexo masculino, 4 anos, filho de paciente que testou positivo.
“Todos estão bem, em casa, e cumprem isolamento domiciliar monitorado pelas nossas equipes de Vigilância em Saúde e Atenção Básica”, diz a nota.
Testagem de pouco mais de 1% da população: Outra informação é de que hoje foi alcançada a marca de 523 pessoas testadas no município. Essa testagem representa 1,3% da população estimada em 40 mil pessoas.
Outra boa notícia do dia é que cinco pacientes tiveram cura clínica para covid-19 confirmada após avaliação médica e epidemiológica.
Foram realizados 28 testes na Unidade de Campanha dia, três resultados positivos e 25 negativos para a doença.
Hoje tivemos confirmados para covid um dos nossos casos em investigação, após resultado positivo de swab.
Hoje, foram registrados três novos casos em investigação:
Mulher, 26 anos, profissional de saúde e mais dois pacientes do sexo masculino, ambos com 52 anos, sendo um profissional de saúde e o outro, de segurança. Eles apresentaram sintomas sugestivos para covid tendo sido realizada a coleta de swab na Unidade de campanha Dia.
Os casos em investigação estão em isolamento domiciliar e aguardam resultado dos respectivos exames.
O diretor do Afogareta, Ney Quidute, não confirmou a edição 2024 do evento. Ao falar no encerramento do Afogareta 2023, ao lado do filho e também organizador Matheus Quidute e do cantor Lincoln Sena, última atração, já na madrugada da segunda, Ney fez um histórico do evento e principalmente dos últimos anos. Ney falou do […]
O diretor do Afogareta, Ney Quidute, não confirmou a edição 2024 do evento.
Ao falar no encerramento do Afogareta 2023, ao lado do filho e também organizador Matheus Quidute e do cantor Lincoln Sena, última atração, já na madrugada da segunda, Ney fez um histórico do evento e principalmente dos últimos anos.
Ney falou do Afogareta Indoor, solução dada depois de um período sem o evento, em virtude das restrições da pandemia. “Pediram para a gente fazer Indoor. Depois tivemos que cancelar. Um evento como esse não se monta em três dias. E ali ficou um grande prejuízo pra gente. E arcamos” , disse destacando a devolução do que fora pago aos que adquiriram os abadás
Em setembro, a ideia de trazer Bell Marques. “Minha ideia era fazer um grande evento para que a cidade fosse ainda mais pujante”. Defendeu o campo do Nascente como Pátio de Eventos. “Aqui a topografia indica que cabem 50 mil pessoas”.
“Fizemos um evento com uma estrutura que nunca tinha sido trazida a Afogados. E novamente não fomos correspondidos. Tivemos um prejuízo de mais de R$ 100 mil”, disse.
Ney disse que intercorrências fazem parte da história, mas agora foram além do esperado, com três eventos que deram prejuízo e uma conta pra ser paga por ele e pelo filho, Matheus, citando o Afogareta desse ano. “Meu bloco não é esse aqui não. Esperava que depois de dois anos parado,a gente fizesse um grande evento”, disse, lamentando o público abaixo do esperado.
Depois de dizer que honrará todos os compromissos, emocionado, leu uma mensagem de Frei Denis, de quem é seguidor. “As vezes, para o nosso próprio bem, é preciso dizer adeus. Sim, as vezes para que a nossa vida tome um novo rumo, precisamos sair da cena ou tirar alguém da cena. Saia então quando for preciso e diga adeus quando for necessário”. E se despediu.
Na noite deste sábado (31), a Prefeitura de Itapetim, através da Secretaria de Cultura, realizou mais uma edição da Festa de Nossa Senhora da Piedade no povoado de Piedade. Antes dos shows musicais começarem, o prefeito Arquimedes Machado, acompanhado do deputado estadual Ângelo Ferreira e de autoridades locais, entregou à comunidade a pavimentação em paralelepípedos da Rua […]
Na noite deste sábado (31), a Prefeitura de Itapetim, através da Secretaria de Cultura, realizou mais uma edição da Festa de Nossa Senhora da Piedade no povoado de Piedade.
Antes dos shows musicais começarem, o prefeito Arquimedes Machado, acompanhado do deputado estadual Ângelo Ferreira e de autoridades locais, entregou à comunidade a pavimentação em paralelepípedos da Rua Projetada 2 e o sistema de abastecimento de água, que também vai beneficiar a população de Pimenteira.
“É uma alegria muito grande. Ver essa água chegar as nossas casas era um sonho de todos. Mais uma vez, Arquimedes mostra que tem compromisso com Piedade, trazendo obras importantes e melhorando a vida do nosso povo”, disse o vereador Romão de Piedade.
O deputado estadual Ângelo Ferreira parabenizou os moradores pelas conquistas e lembrou outras obras entregues a comunidade apenas este ano, como a Academia da Saúde Antônia Maria das Neves, a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Pedro e Maria e a pavimentação de 7 ruas.
O chefe do Executivo itapetinense agradeceu a população de Itapetim pela confiança demonstrada na pesquisa do Instituto Opinião, onde alcançou uma aprovação de 70,7%. “Ficamos felizes em saber que temos o apoio da nossa população. Enfrentamos um momento complicado de crise econômica e de cortes nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Esse apoio nos deixa ainda mais motivado para seguir trabalhando sem descanso”, frisou.
Após a inauguração, que ainda contou com a participação do gerente estadual da Casa Civil, Adelmo Moura, do coordenador regional da Compesa, Washington Jordão, e do vice-prefeito Junior Moreira, além de vereadores, secretários e lideranças comunitárias, a animação ficou por conta das bandas Bonde das Tandinhas e Puro Veneno.
Você precisa fazer login para comentar.