Notícias

Vicentinho exonera assessor de Raimundo Lima com acúmulo de cargos e salário de quase R$ 8.500

Por André Luis

Do Blog Juliana Lima

O presidente da Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira, Vicentinho, confirmou ao Blog Juliana Lima a exoneração do assessor parlamentar do vereador Raimundo Lima, Alexandre Hélio de Queiroz, que vinha acumulando dois cargos públicos na Prefeitura e Câmara, com salários que somavam quase R$ 8.500,00.

A exoneração foi assinada na semana passada e confirmada na sessão da Câmara desta terça-feira (11), após questionamento do vereador Edson do Cosmético.

Outras Notícias

CPRH e 14º BPM combatem crimes ambientais em Serra Talhada

A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e o 14° Batalhão de Polícia Militar de Serra Talhada, realizaram, nos dias 15 e 16 de dezembro, operações de fiscalização na Zona de Amortecimento do Parque Estadual Mata da Pimenteira, no município de Serra Talhada.  A Unidade de Gestão das Unidades de Conservação (UGUC) que operacionalizou as […]

A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e o 14° Batalhão de Polícia Militar de Serra Talhada, realizaram, nos dias 15 e 16 de dezembro, operações de fiscalização na Zona de Amortecimento do Parque Estadual Mata da Pimenteira, no município de Serra Talhada. 

A Unidade de Gestão das Unidades de Conservação (UGUC) que operacionalizou as ações pela CPRH. Foram duas operações simultâneas, a Voo Livre, que já está em sua fase 8, e a operação Cinturão Verde. 

Durante as ações foram verificados desmates, totalizando uma área de 55 hectares. Essas áreas foram embargadas e os proprietários obrigados a recuperá-las. Em uma dessas áreas, a equipe de fiscalização chegou na hora em que estava ocorrendo o desmatamento, sendo apreendida uma motosserra. 

A ação gerou um total de 11 autuações e aplicações de multas que somadas chegam a R$ 18. 300,00. 

Além da área desmatada, foram apreendidas 5 armadilhas, utilizadas para capturar animais silvestres, e também 18 pássaros nativos que viviam em cativeiro de forma irregular.

Covid-19: SJE prorroga decreto que mantém fechamento do comércio aos domingos

Por André Luis A Prefeitura de São José do Egito, divulgou, nesta quinta-feira (03.09), em sua conta no Instagram, a publicação do decreto 023/2020, prorrogando os decretos anteriores que regulamentam o fechamento do comércio aos domingos no âmbito do município. “A exceção permanece sendo somente, os serviços essenciais como postos de combustíveis e serviços de […]

Por André Luis

A Prefeitura de São José do Egito, divulgou, nesta quinta-feira (03.09), em sua conta no Instagram, a publicação do decreto 023/2020, prorrogando os decretos anteriores que regulamentam o fechamento do comércio aos domingos no âmbito do município.

“A exceção permanece sendo somente, os serviços essenciais como postos de combustíveis e serviços de saúde como farmácias. Os estabelecimentos que vendem alimentos podem funcionar somente para entrega, via delivery”, destaca a postagem.

Segundo a Prefeitura, a medida tem por objetivo tentar controlar a propagação do coronavírus no município.

Chuvas: Brejinho, Itapetim e São José do Egito juntos registraram 141mm

Durante a madrugada da quarta-feira (6) choveu bem na cabeça do Pajeú. Em São José do Egito choveu 52mm, Itapetim 15mm e Brejinho 74mm. A chuva foi fina, mas constante, o que contribuiu para que o clima nestas cidades ficassem mais ameno. De acordo com o Instituto Clima Tempo a probabilidade de chover nesta quinta-feira […]

chuva4Durante a madrugada da quarta-feira (6) choveu bem na cabeça do Pajeú. Em São José do Egito choveu 52mm, Itapetim 15mm e Brejinho 74mm. A chuva foi fina, mas constante, o que contribuiu para que o clima nestas cidades ficassem mais ameno.

De acordo com o Instituto Clima Tempo a probabilidade de chover nesta quinta-feira é de 80%, para a região do Pajeú, onde desde 2014 tem sido registrado um baixo índice de precipitações, o que causou colapso no abastecimento de água de algumas cidades como: São José do Egito, Tuparetama, Ingazeira, Iguaraci e Itapetim sendo este o que registrou as menores precipitações.

Espetáculo “O Massacre de Angico – A Morte de Lampião” chega à 8ª edição

Serra Talhada vai receber “O Massacre de Angico – A Morte de Lampião” entre os dias 24 e 28 de julho. O espetáculo gratuito vai apresentar as diferentes do Rei do Cangaço O espetáculo Massacre de Angico – A Morte de Lampião chega à sua oitava edição como um novo espetáculo, cenários e trilhas renovadas, grandes alterações no […]

Serra Talhada vai receber “O Massacre de Angico – A Morte de Lampião” entre os dias 24 e 28 de julho. O espetáculo gratuito vai apresentar as diferentes do Rei do Cangaço

espetáculo Massacre de Angico – A Morte de Lampião chega à sua oitava edição como um novo espetáculo, cenários e trilhas renovadas, grandes alterações no elenco, sob o lema “O Maior Espetáculo ao Ar Livre do Sertão Nordestino”, com direção de Izaltino Caetano. A expectativa é reunir mais de cinquenta mil pessoas, no período de 24 a 28 de julho, no Sertão do Pajeú, em Serra Talhada. O espetáculo é gratuito.

Com cenas de relances quase cinematográficos, O Massacre de Angico – A Morte de Lampião – reconta a vida do Rei do Cangaço, desde o desentendimento inicial de sua família com o vizinho fazendeiro, Zé Saturnino, ainda em Serra Talhada. Para evitar uma tragédia iminente, o que de fato aconteceu, seu pai, Zé Ferreira, fugiu com os filhos para Alagoas, mas acabou sendo assassinado por vingança. Revoltados e para fazer justiça com as próprias mãos, Virgolino Ferreira da Silva e seus irmãos entregaram-se ao Cangaço, movimento que deixou muito político, coronel e fazendeiro apavorado nas décadas de 1920 e 1930, no Nordeste. Temidos por uns e idolatrados por outros, os cangaceiros serviram como denunciantes das péssimas condições sociais daquela época, tanto que a honra e bravura de Lampião foram decantadas pelos poetas populares, ao mesmo tempo em que o Governo o via como uma doença que precisava ser eliminada.

Esta tragédia verdadeira é o tema do grandioso espetáculo ao ar livre e gratuito “O Massacre de Angico – A Morte de Lampião”, concebido a partir do texto dramatúrgico escrito pelo pesquisador do Cangaço, Anildomá Willans de Souza, natural de Serra Talhada, mesma cidade onde Virgolino Ferreira da Silva, o Lampião, nasceu.

De acordo com o pesquisador Anildomá Willans, o diferencial que conduz toda esta história é o aspecto apresentado deste homem ícone do Cangaço, visto por outro viés, bem mais humano. “Mostraremos ao público um Lampião apaixonado, que sente medo, afetuoso, que não era somente a guerra travada contra os coronéis e fazendeiros, contra a polícia e toda estrutura de poder, mas um homem que amava as poesias e sua gente”, revela o pesquisador, “misturando o folclore e o real, para que seja, de fato, mostrado o Lampião do imaginário popular”, completa .

Elenco: Os atores do espetáculo são filhos da terra, de Serra Talhada, mas também do Recife e Olinda, e conta ainda com a atriz/cantora Roberta Aureliano, que interpreta Maria Bonita e é natural de Maceió, Alagoas, mas passou toda a infância em Serra Talhada.

O ator e dançarino Karl Marx, de apenas 28 anos, vive o protagonista. Integrante do Grupo de Xaxado Cabras de Lampião, ele comemora 14 anos à frente do mesmo papel, em outras montagens. “A responsabilidade é grande porque trata-se de uma personagem que mexe com a imaginação das pessoas, que influenciou a cultura popular sertaneja, os valores morais e até o modo de viver do nosso povo. Para mim, que sou da terra de Lampião, que nasci e me criei ouvindo histórias sobre esses homens que escreveram nossa história com chumbo, suor e sangue, me sinto feliz e orgulhoso pela oportunidade de revelar seu lado humano, suas emoções, seus medos e todos os elementos que o transformaram nessa figura mítica”, afirma Karl Marx.

O espetáculo acontece em cima de uma ribanceira de terra batida (mas sem ser necessária a itinerância do público e com visão privilegiada para todos), durante 1h40 a encenação ocorre, contando com uma arrojada trilha sonora, iluminação detalhista e muitos efeitos especiais.

Os principais personagens da trama são: Lampião (Karl Marx), Maria Bonita (Roberta Aureliano), Sila (Karine Gaya), Enedina: (Danny Feitosa), Dulce (Anny Ldeney Araújo), Maria de Juriti (Eriane Freitas), Zé Ferreira (Jadenilson Gomes), Sinhá (Adriana Silva), Sargento Zé Lucena (Sebastião Costa), Zé Saturnino (Alexsuel Nicolau), Dona Bela(Gorete Lima), Luiz Pedro (Lúcio Fábio), Zé Sereno (Gildo Alves), Jiboião (Gilberto Gomes), Anjo Caboclo (Modesto Barros), Cap. Arlindo Rocha (Jefferson Nascimento), Padre Cícero (Feliciano Felix), Getúlio Vargas (Antonio Alexandre), Menino de Angico (Otavio Alexandre), Pedro de Cândida (Beto Filho) e João Bezerra (Sebastião Costa).

O espetáculo O Massacre de Angico – A Morte de Lampião é uma realização da Fundação Cultural Cabras de Lampião, com o incentivo cultural do Funcultura; Fundarpe; Secretaria Estadual de Cultura, Governo de Pernambuco e Prefeitura Municipal de Serra Talhada.

SERVIÇO:

Espetáculo “O Massacre de Angico – A Morte de Lampião”

Período: de 24 a 28 de julho.

Horário: às 20h.

Local: Estação do Forró (antiga Estação Ferroviária).

Entrada gratuita

CNBB Nordeste 2 realiza 50ª Assembleia Regional Pastoral

Evento reúne bispos, padres, religiosos e leigos dos estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. O Convento de Lagoa Seca, em Campina Grande, na Paraíba, será sede, dos dias 21 a 24 de outubro, da 50ª Assembleia Pastoral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) Regional Nordeste 2. O evento, que […]

Reunião_Cep_cnbbne2

Evento reúne bispos, padres, religiosos e leigos dos estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

O Convento de Lagoa Seca, em Campina Grande, na Paraíba, será sede, dos dias 21 a 24 de outubro, da 50ª Assembleia Pastoral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) Regional Nordeste 2. O evento, que reúne bispos, padres, religiosos e leigos das 21 arquidioceses e dioceses dos estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, tem como tema “O Protagonismo dos Leigos” e lema “Sal da Terra, Luz do Mundo” (Mt 5,12-14). Os leigos compõem a maior parte da Igreja e têm a missão de testemunhar e difundir o Evangelho.

assembleiaA programação, além de mesas redondas, palestras e testemunhos sobre a atuação dos leigos na Igreja Católica nos quatro estados do regional, trará também momentos de comemoração. Em 2015 o Regional Nordeste 2 completa 50 anos de criação, e em homenagem à data especial, será realizado o lançamento de selo comemorativo dos Correios, bem como uma celebração eucarística na Catedral Diocesana Nossa Senhora da Conceição, em Campina Grande, presidida pelo arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Di Cillo Pagotto.

Foi durante o Concílio Vaticano II, realizado na década de 60 e que trouxe transformações profundas na Igreja Católica, que nasceu o regional Nordeste 2 da Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB), como um desdobramento do então secretariado regional Nordeste. Na ocasião, o Regional Nordeste 2 apresentou como Secretário Regional Dom Helder Pessoa Câmara, então arcebispo de Olinda e Recife, e Recife como sede do Regional.

Uma palestra, na tarde do dia 23 e aberta ao público em geral, fará um resgate dos principais acontecimentos da Igreja Católica no regional nordeste 2 nos últimos cinquenta anos.

CNBB Nordeste 2

O Regional Nordeste 2 congrega as arquidioceses e dioceses canonicamente domiciliadas nas circunscrições eclesiásticas dos estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Sua atual presidência é composta por Dom Antônio Fernando Saburido (arcebispo de Olinda e Recife) como presidente, Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz (bispo de Campina Grande-PB) como vice, e Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena (bispo de Guarabira-PB), como secretário.