Vicentinho anuncia criação de Conselho de Ética, mas descarta punição a vereador
Por Nill Júnior
Presidente da Câmara de Afogados explicou que criação não pode retroagir para apurar fala de Edson do Cosmético
O presidente da Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira, Vicentinho (PSB), disse hoje ao programa Rádio Vivo, da Rádio Pajeú, que a casa vai criar um Conselho de Ética.
A definição foi tomada pelos termos usado pelo vereador Edson do Cosmético, ao cobrar a presença de banheiros próprios para a comunidade trans no município. “O cidadão chega lá, vocês agora vão me desculpar a expressão, tá minha esposa, tá minha filha lá se trocando, usando o banheiro, ele bota a chibata dele pra fora, na frente da minha esposa e da minha filha”.
No fim da sessão, Vicentinho (PSB) disse que é obrigado a defender a imagem da casa e que levará o tema para o Jurídico da Câmara.
“Se for constatada a quebra de decoro, eu abrirei uma Comissão de Ética da Câmara e Vossa Excelência passará por um processo de cassação”.
Hoje ele explicou que levou o tema ao consultor João Batista, mas foi orientado de que a criação do Conselho de Ética não retroage, nem pra Edson, nem no caso para Cancão,que disse que não admite que um homem trans entre num banheiro feminino, dizendo o que fará se ver um trans botando “a ferramenta pra fora”.
“Se eu tiver com uma neta e um cabra botar a ferramenta pra fora, eu conto. Não tem conversa!” – afirmou referindo-se a pessoa trans como “um fela da puta desse”. As falas geraram indignação do movimento LGBTQI+ .
Em entrevista ao programa Passando a Limpo, da Rádio Jornal, na manhã desta quinta-feira (15), o candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, tirou o foco do ex-presidente Lula (PT) e criticou duramente o discurso armamentista do presidente Jair Bolsonaro (PL). Na avaliação do ex-governador do Ceará, o atual chefe do Poder Executivo se aproveita do medo da […]
Em entrevista ao programa Passando a Limpo, da Rádio Jornal, na manhã desta quinta-feira (15), o candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, tirou o foco do ex-presidente Lula (PT) e criticou duramente o discurso armamentista do presidente Jair Bolsonaro (PL).
Na avaliação do ex-governador do Ceará, o atual chefe do Poder Executivo se aproveita do medo da população para insuflar seus discursos pró-armas.
Questionado sobre o que Bolsonaro quis dizer ao afirmar, durante agenda no Rio Grande do Norte, que ‘um povo armado jamais será escravizado’, Ciro relacionou o presidente a um ‘jumento de óculos’.
“Se você olhar um jumento de óculos lendo, você vai entender ou não vai entender (a fala do presidente), porque isso não é possível”, disparou o pedetista.
“Bolsonaro explora uma coisa que é verdadeira: nosso povo está com medo. […] Por isso, ele traz essa mentira criminosa de que a defesa social é individual de cada um”, completou Ciro, relembrando o episódio em que o hoje presidente foi assaltado e desarmado pelos criminosos.
Apesar ter centrado a maior parte das críticas no presidente Jair Bolsonaro (PL), Ciro não se furtou a criticar o antigo aliado e hoje adversário eleitoral, Lula (PT).
Para o candidato do PDT, o petista se corrompeu ao firmar ‘conchavos imorais’. “Infelizmente, eu vi o Lula se corromper, tomando gosto pelo poder e pelas mordomias, entrando nos conchavos mais imorais”, disparou.
O candidato do PDT acusou Lula (PT), seu adversário na corrida pela Presidência, de explorar uma memória afetiva falsa. O petista governou o país entre 2003 e 2010, elegendo sua sucessora, Dilma Rousseff (PT).
“Nunca ouve esse tempo em que todo mundo tinha picanha e cerveja. […] Lula se corrompeu, não tem a menor ideia do que acontece no Brasil e no mundo”, acusa Ciro Gomes. O pedetista aponta que o sucesso econômico do governo lulista é resultado de uma expansão “explosiva” de crédito que levou ao endividamento.
Durante a semana, o prefeito de Tuparetama, Sávio Torres, cumpriu agenda administrativa em Brasília, percorrendo gabinetes em busca de recursos, programas e parcerias que atendam as principais demandas do município. O gestor foi recebido pelo deputado federal, Sílvio Costa Filho, e entregou ao parlamentar diversas solicitações. Sávio participou de reuniões com o ministro da Cidadania, […]
Durante a semana, o prefeito de Tuparetama, Sávio Torres, cumpriu agenda administrativa em Brasília, percorrendo gabinetes em busca de recursos, programas e parcerias que atendam as principais demandas do município.
O gestor foi recebido pelo deputado federal, Sílvio Costa Filho, e entregou ao parlamentar diversas solicitações.
Sávio participou de reuniões com o ministro da Cidadania, João Roma e com o secretário Nacional de Desenvolvimento, Tiago Pontes, além de uma visita ao FNDE, onde conseguiu destravar recursos para a educação municipal.
“Levei debaixo do braço as nossas principais necessidades, que se forem atendidas, vão contribuir com o trabalho da administração municipal nas áreas da Saúde, Educação, Infraestrutura, Agricultura, dentre outras. Os encontros foram muito produtivos e abriram as portas para muitas conquistas futuras.”, afirmou Sávio.
Depois do Ginásio de Esportes, foi a vez da Praça Esportiva, Wberlânio de Deus, na Vila da Cohab. O espaço recebeu, além de um novo piso, recuperação dos alambrados e nova iluminação, a quadra também ganhou traves novas com redes, facilitando assim o acesso da comunidade aos esportes. A cerimônia de entrega aconteceu na noite […]
Depois do Ginásio de Esportes, foi a vez da Praça Esportiva, Wberlânio de Deus, na Vila da Cohab. O espaço recebeu, além de um novo piso, recuperação dos alambrados e nova iluminação, a quadra também ganhou traves novas com redes, facilitando assim o acesso da comunidade aos esportes.
A cerimônia de entrega aconteceu na noite desse Sábado (02), o prefeito Evandro Valadares, o vice Eclériston Ramos, secretário de Esporte Henrique Marinho e toda equipe de governo, além da família do homenageado, Wberlânio de Deus, estiveram presentes.
Depois dos discursos, o secretário Henrique Marinho declamou uma poesia em memória de Wberlânio e entregou à família, os familiares agradeceram e se colocaram a disposição da população egipciense.
Para marcar o reinicio das atividades do espaço, aconteceu um torneio com 4 equipes das comunidades atendidas pela quadra. O pai do homenageado, o popular Bila taxista deu o ponta pé inicial, com jogos disputadíssimos, no fim venceu o povo, que agora tem um lugar digno para praticar esportes, que certamente contribui para a formação de cidadãos mais conscientes de seus direitos e deveres.
Aconteceu na noite desta quinta-feira (02.02), a apresentação da nova diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Afogados da Ingazeira-PE, que ficou composta da seguinte forma: presidente, Glauco Queiroz; vice-presidente, jailma Alcântara; primeira secretária, Fernanda Almeida; diretor de eventos, Danilo Siqueira; diretor de produtos, Gustavo Henrique; Tesoureiro, Walter Henrique e conselheiros fiscais, Antônio Aderval, […]
Aconteceu na noite desta quinta-feira (02.02), a apresentação da nova diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Afogados da Ingazeira-PE, que ficou composta da seguinte forma: presidente, Glauco Queiroz; vice-presidente, jailma Alcântara; primeira secretária, Fernanda Almeida; diretor de eventos, Danilo Siqueira; diretor de produtos, Gustavo Henrique; Tesoureiro, Walter Henrique e conselheiros fiscais, Antônio Aderval, Ilma Valério e Plínio Pires.
No primeiro momento a conselheira fiscal Ilma Valério, fez a leitura do estatuto da CDL. Logo após falou o coordenador do Sebrae de Serra Talhada, Pedro Lira que parabenizou a nova diretoria e se colocou a disposição para ajudar no que for preciso.
Pedro Lira e Alessandro Palmeira
Em seguida, o vice-prefeito de Afogados da Ingazeira Alessandro Palmeira, representando o prefeito José Patriota que esta afastado de suas funções para tratar da saúde, firmou o compromisso de que a Prefeitura do município irá ser parceira da CDL. Palmeira confirmou que foi procurado por Glauco Queiroz e que o executivo ajudará no projeto de sistema de monitoramento que será montado em uma sala da Prefeitura.
Glauco Queiroz apresentou em slides os projetos e ações que a nova CDL pretende realizar no município para melhorar o comércio local. Glauco falou que até o fim do mandato que vai até 2019, o planejamento é de que haja um aumentos de 45% no número dos associados, chegando a 242, este número hoje está em 119.
Glauco também disse que a nova diretoria vai trabalhar para maximizar o grau de satisfação dos associados e pretendem elaborar até o dia 30 de abril, um questionário de satisfação para os associados, que poderão fazer críticas, elogios e dar sugestões.
Glauco Queiroz, presidente da CDL Afogados da Ingazeira
Glauco ainda falou que pretendem tabular os dados e realizar uma reunião com a diretoria para implementar ações corretivas e preventivas em cima das questões do questionário.
Queiroz disse ainda que pretendem realizar campanhas em datas comemorativas, dar continuidade ao Show de Prêmios e falou sobre dois projetos, o “Separe Tudo, Viva Melhor”, que será voltado para a preservação do meio ambiente, onde haverá incentivos para os comerciantes que ajudarem na coleta seletiva do lixo e o “Minha Primeira Experiência” um projeto voltado para a contratação de estagiários, incentivando assim a entrada dos jovens ao mercado de trabalho.
A advogada especialista em direito do trabalho Adriana Secundo
Sobre o incentivo a contratação de estagiários, falou a advogada especialista em direito do trabalho Adriana Secundo, que fez uma breve explicação de como o empresário interessado nesta mão de obra deve agir, quais os direitos e deveres do empregador e do estagiário.
Glauco apresentou o projeto do sistema de monitoramento, ao qual ele disse ser a “menina dos olhos” da nova diretoria, explicou como será o funcionamento e convidou gestores da segurança pública para falar sobre o sistema e como ele pode ajudar na diminuição dos furtos e roubos na cidade.
Ao final foi oferecido um jantar aos presentes que ainda puderam ouvir a boa música do cantor Paulo Márcio.
O deputado estadual Diogo Moraes (PSB) entregou, neste final de semana, novos equipamentos agrícolas destinados ao município de Vertentes, frutos de uma articulação realizada em parceria com o deputado federal Felipe Carreras, por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). A entrega dos equipamentos, que inclui um trator […]
O deputado estadual Diogo Moraes (PSB) entregou, neste final de semana, novos equipamentos agrícolas destinados ao município de Vertentes, frutos de uma articulação realizada em parceria com o deputado federal Felipe Carreras, por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
A entrega dos equipamentos, que inclui um trator com os implementos, uma retroescavadeira e tratorito, representa um importante reforço para o fortalecimento da agricultura familiar e para o desenvolvimento da zona rural do município, garantindo mais produtividade e incentivo à economia local.
Durante o momento de celebração da conquista, Diogo esteve acompanhado do líder político Zito Barros, do presidente e do vice-presidente da ONG Pro Vertentes, George Costa e João Albuquerque, respectivamente, além de vereadores, conselheiros tutelares e lideranças do município.
“Esses equipamentos chegam para melhorar a vida de quem vive e trabalha no campo. É investimento que fortalece a agricultura familiar, gera oportunidades e movimenta a economia blocal. Seguiremos trabalhando e articulando para levar mais ações e conquistas para o povo de Vertentes”, destacou Diogo Moraes.
O líder político Zito Barros ressaltou a importância dos novos equipamentos para o município e destacou o compromisso coletivo do grupo com a população. “A nossa retroescavadeira também serve para a construção civil, então nós vamos trabalhar para a população de Vertentes. Quando a gente sonha junto, sonha com ideais para o nosso povo, com certeza acontece. Esse é o grupo que trabalha em prol de Vertentes e está ao nosso lado”, afirmou.
Já o presidente da ONG Pro Vertentes, George Costa, destacou que a chegada do equipamento representa a realização de um sonho antigo da instituição e da população. “Isso era um sonho de muitos anos, que a gente conseguisse esse equipamento para uma instituição que tem relevantes serviços prestados a toda a sociedade vertentense. Então esse equipamento, certamente, será de suma importância para todos os nossos agricultores e toda a população de Vertentes”, disse.
Os novos maquinários serão utilizados para apoiar as atividades rurais da região, oferecendo mais estrutura e eficiência à população atendida pela ONG Pro Vertentes.
Você precisa fazer login para comentar.