Notícias

Vamos levar adiante a reforma do ensino médio, diz o ministro da Educação

Por Nill Júnior

20161128181352600854eAgência Brasil

O ministro da Educação, Mendonça Filho, disse que aceita democraticamente as críticas, mas que vai levar adiante a reforma do ensino médio, porque “interessa aos jovens do Brasil”.

A declaração foi feita nesta segunda-feira em audiência pública da comissão mista do Congresso Nacional que analisa a medida provisória que estabelece a reforma do ensino médio (MP 746/2016). O relatório que analisa a MP será entregue nesta terça-feira.

“Esse é um debate histórico, muita gente falava, muita gente propunha, muita gente defendia depois da divulgação dos Idebs (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) fracassados do ensino médio, mas depois se esquecia. Quando vem alguém com coragem e com postura politica para colocar a coisa para funcionar, aí vêm as críticas”, disse o ministro.

Um dos principais pontos levantados no debate foi a questão do financiamento. Endividados, os estados dizem que precisam de mais recursos para tirar a reforma do papel. Pela MP, o governo federal transferirá recursos adicionais aos estados para a ampliação da jornada escolar para sete horas por dia – uma das mudanças previstas na reforma.

“A maior rede de educação em tempo integral é a pernambucana. Se em um estado pobre conseguiu um patamar de desempenho extraordinário, primeiro lugar no Ideb, qualquer unidade da federação, se houver decisão política, foco e apoio do governo federal, que já está garantido, tenho certeza que a gente pode alcançar um enorme e positivo desempenho no ensino médio brasileiro”, diz.

Pelo Programa de Fomento à Implementação de Escolas em Tempo Integral, que tem a participação de todos os estados, o Ministério da Educação (MEC) investirá anualmente R$ 2 mil a mais por aluno para a ampliação de jornada. O programa deverá chegar a 500 mil estudantes. O ensino médio público tem cerca de 7 milhões de alunos na rede pública.

Pelo Plano Nacional de Educação (PNE), lei aprovada em 2014, o Brasil deve ter pelo menos 25% dos estudantes em tempo integral até 2024 – atualmente são 18,7%, levando em consideração toda a educação básica. No ensino médio, são 6,4% das matrículas.

Protestos: o início da sessão foi marcado por protesto da senadora Fátima Bezerra (PT-RN) e da deputada Maria do Rosário (PT-RS). Ambas deixaram a comissão por discordar da data, que não permitiria que um número máximo de parlamentares participassem do debate – uma vez que muitos viajam a seus estados no final de semana. Elas disseram que pediram ao presidente da comissão, Izalci Lucas (PSDB-DF), o adiamento, mas isso não foi feito, e que outros pedidos feitos também não foram atendidos.

Antes de deixar a audiência, Fátima Bezerra fez críticas à MP e pediu que a votação do relatório final pela comissão seja feito no ano que vem, após o recesso. A questão será definida amanhã.

Representantes do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) participaram da audiência com cartazes chamando atenção para a greve dos professores em universidades e institutos federais, que ocorre desde a última quinta-feira. Eles ouviram o ministro e o vaiaram, depois, deixaram a audiência.

Outras Notícias

Deputado Gustavo Gouveia cumpre agenda em Brejinho

Nesta quinta-feira (9), o deputado estadual Gustavo Gouveia (Solidariedade), esteve cumprindo agenda em Brejinho. Ao lado do prefeito Gilson Bento (Republicanos) e de vereadores da base, Gouveia percorreu as principais ruas da cidade, que receberão pavimentação asfáltica. O Deputado ainda acompanhou o andamento das obras da nova creche municipal, das obras de pavimentação em diversas […]

Nesta quinta-feira (9), o deputado estadual Gustavo Gouveia (Solidariedade), esteve cumprindo agenda em Brejinho.

Ao lado do prefeito Gilson Bento (Republicanos) e de vereadores da base, Gouveia percorreu as principais ruas da cidade, que receberão pavimentação asfáltica.

O Deputado ainda acompanhou o andamento das obras da nova creche municipal, das obras de pavimentação em diversas vias e visitou as localidades onde serão perfurados poços artesianos.

Acompanharam o ato os vereadores Felipe Rocha, Rossinei Cordeiro, Tony de Zerivan e Francisco de Vera, além de secretários municipais, advogados, engenheiros e lideranças locais.

Tallita Martins embarca para o sonho de ser Miss Brasil

Serra Talhada entra na contagem regressiva.   Tallita Martins viaja amanhã para iniciar o confinamento do  Miss Brasil  2016, com duas missões. Uma delas é de conquistar pela primeira vez o título nacional para Pernambuco. A segunda missão é conseguir um desempenho melhor que suas antecessoras conterrâneas. Será a quarta vez que uma serra-talhadense carregará a faixa […]

thumbnail_ta-2Serra Talhada entra na contagem regressiva.   Tallita Martins viaja amanhã para iniciar o confinamento do  Miss Brasil  2016, com duas missões.

Uma delas é de conquistar pela primeira vez o título nacional para Pernambuco. A segunda missão é conseguir um desempenho melhor que suas antecessoras conterrâneas.

Será a quarta vez que uma serra-talhadense carregará a faixa de Pernambuco no Miss Brasil. As três primeiras (1974, 1975 e 1976) não conseguiram classificação na etapa nacional. Assim, se Tallita conseguir está entre as 15 semifinalistas já irá superar a marca das outras.

A jovem modelo é estudante de Direito participou pela primeira vez de concurso de beleza aos 17 anos, sendo eleita Miss Estudantil Serra Talhada 2013. Em 2015 foi eleita Miss Serra Talhada 2016, durante o evento que aconteceu no Auditório do Colégio da Imaculada Conceição.

Em julho disputou o Miss Pernambuco, concurso que aconteceu no foyer na Faculdade Universo,  onde  desbancou 26 concorrentes, sendo eleita a Miss Pernambuco 2016.

Tallita Martins tem 20 anos, 1,74m, busto 89 cm, cintura 59 cm, quadril 89 cm, manequim 36, olhos e cabelos castanhos.

A final do Miss Brasil será dia 1° de outubro em, no  Citibank Hall em São Paulo, com transmissão ao vivo pela TV Band para todo o país a partir das 22h30.

Central de Monitoramento vai minimizar vandalismo a praças, diz Secretário

O Secretário de Administração da Prefeitura de Afogados da Ingazeira, Ney Quidute, disse ao Debate das Dez da Rádio Pajeú que a chegada de uma Central de Monitoramento vai minimizar os efeitos da prática de vandalismo contra patrimônios públicos como o verificado na Praça Padre Cottart este fim de semana. Ele defendeu o fato de […]

O Secretário de Administração da Prefeitura de Afogados da Ingazeira, Ney Quidute, disse ao Debate das Dez da Rádio Pajeú que a chegada de uma Central de Monitoramento vai minimizar os efeitos da prática de vandalismo contra patrimônios públicos como o verificado na Praça Padre Cottart este fim de semana.

Ele defendeu o fato de que no caso específico do dano a equipamentos na Praça e vandalismo, vale o registro de que a guarda municipal tomou as providências identificando os que praticaram o ato. “O adulto identificado assumiu a responsabilidade e até se propôs a fazer um vídeo pedindo desculpas”, disse Ney.

Também disse que não é justa a cobrança à ele como Secretário e ao gestor Sandrinho Palmeira pelos problemas históricos da guarda, como extinção e suas consequências, fazendo da guarda mais velha em média de idade, sem reposição e com número muito pequeno à medida em que outros vão para a inatividade após aposentadoria.

Ney disse que a entrega da sede da nova guarda mostra que o tratamento à guarda municipal mostra a intenção de melhorar a atuação. Ele esteve ao lado do chefe da Guarda, Marcos Galdino, e do Assessor Rodrigo Lima. Dentro dos projetos, a realização de concurso público em 2022 e a criação de uma central telefônica para denúncias através do 153.

 

Dono de empresa responsável por construção da Dom Mota reclama repasses federais e admite parar obra

Verimarcos Marques Leandro, dono da empresa VL Tecno Engenharia, da cidade de Princesa Isabel, disse ao programa Manhã Total, da Rádio Pajeú, que a motivação para os atrasos dos trabalhadores na construção da nova Escola Dom Mota se deve a atrasos nos repasses pelo Ministério da Educação. “Estamos sendo vítimas de atrasos nos repasses. A […]

Verimarcos Marques Leandro, dono da empresa VL Tecno Engenharia, da cidade de Princesa Isabel, disse ao programa Manhã Total, da Rádio Pajeú, que a motivação para os atrasos dos trabalhadores na construção da nova Escola Dom Mota se deve a atrasos nos repasses pelo Ministério da Educação.

“Estamos sendo vítimas de atrasos nos repasses. A obra foi licitada no valor de R$ 4 milhões. Até o valor está defasado. Basta ver a variação do preço do aço. Recebemos apenas 600 mil pela obra, com mais 40% construída. Deveríamos ter recebido quase R$ 2 milhões”.

O empresário disse que com isso, por falta de capital de giro diante do que já foi adiantado, há possiblidade até de parar a obra. Ele se reúne hoje com a Secretária Wiviane Fonseca. Aliás, disse que a Secretária e o prefeito Sandrinho Palmeira tem se empenhado para tentar resolver a questão, mas tem esbarrado na falta de repasses. O processo em uma obra como essa tem os repasses após a medição do que foi feito naquele período. “O governo não paga adiantado”.

Trabalhadores da empresa reclamaram atrasos constantes. Verimarcos disse ter pago os trabalhadores ontem e admitiu que atrasos tem relação com o atraso nos repasses. A empresa venceu licitação da Secretaria de Educação para construção da nova Escola Dom Mota, próxima à antiga Estação Ferroviária. As obras encontram em estágio intermediário.

Triunfo mantém a tradição dos Caretas

Blog do Magno Tradicional polo carnavalesco do Estado, Triunfo, a 440 km do Recife, terá uma festa do momo em alto astral, com grandes atrações e destaque para o desfile do bloco ‘Os Caretas’, que arrasta uma multidão pelas ladeiras da cidade. O prefeito Luciano Bonfim (Avante) inovou este ano, descentralizando a festa, com palcos […]

Blog do Magno

Tradicional polo carnavalesco do Estado, Triunfo, a 440 km do Recife, terá uma festa do momo em alto astral, com grandes atrações e destaque para o desfile do bloco ‘Os Caretas’, que arrasta uma multidão pelas ladeiras da cidade. O prefeito Luciano Bonfim (Avante) inovou este ano, descentralizando a festa, com palcos em vários polos, inclusive nos distritos.

“Vamos fazer um carnaval à altura das tradições de Triunfo”, disse Bonfim. Segundo ele, a cidade está lotada de turistas. “Não há mais vagas nos hotéis e pousadas. O comércio festeja a invasão de tantos turistas”, acrescenta.

O Governo do Estado também está apoiando a festa. “A governadora nos atendeu com uma cota para pagamento dos cachês artísticos, disse Bonfim, que também se preocupou com a questão do abastecimento d’água. “Estamos esperando a boa vontade da Neonergia para garantir o novo sistema adutor da Compesa”, explicou.

O prefeito comemora a pavimentação do trecho da estrada que liga Triunfo a Serra Talhada, inaugurado recentemente, mas espera que a governadora também restaure o trecho que dá acesso a Flores, em estado precaríssimo.

Preocupado com o aumento do fluxo de automóveis durante o carnaval, que triplica neste período, Bonfim fez uma parceria com o DER numa operação tapa buraco. “A estrada tem trechos acentuados com verdadeiras crateras e isso coloca em risco a vida de quem vem passar o carnaval conosco”, disse Bonfim.

Com o tema “Tradição que encanta, folia que contagia”, o carnaval de Triunfo promete unir a magia dos Caretas, a alegria dos blocos de rua e a animação dos shows em uma programação especial que celebra a cultura e a identidade local.

Realizado pela Prefeitura de Triunfo, através da Secretaria de Turismo, Cultura, Desenvolvimento e Eventos, em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Turismo, Empetur, Secretaria de Cultura e Fundarpe, o Carnaval dos Caretas 2025 reafirma o compromisso de valorizar as manifestações culturais e fortalecer o turismo na região.

A tradição dos Caretas, com suas máscaras coloridas, chocalhos e performances irreverentes, segue como o grande símbolo do carnaval triunfense, atraindo visitantes de todo o Brasil para vivenciar essa expressão única do folclore pernambucano.

Outro destaque é a Orquestra Isaías Lima, que, com seu frevo contagiante, embala os blocos de rua e mantém viva a essência do carnaval de Pernambuco. A programação deste ano conta com uma mistura de tradição e atualidade, garantindo diversão para todas as idades.

Programação Oficial – Carnaval dos Caretas 2025 – Pátio de Eventos Maestro Madureira

SÁBADO (01/03)

20h – Bloco Zé Pereira & Vitalina

21h – Grupo Intimidade

22h30 – Grupo Meu & Seu

00h – Bloco “O Cariri”

DOMINGO (02/03)

16h – Orquestra Edição Extra

18h – Priscila Senna

20h – Padu Frajola

22h – Alysson

SEGUNDA-FEIRA (03/03)

16h – Desfile dos Caretas em direção ao Pátio de Eventos

17h – Encontro dos Caretas no Pátio de Eventos Maestro Madureira

18h – Orquestra de Frevos Isaías Lima

20h – Beto Hortiz

22h – Jéssica Caitano

TERÇA-FEIRA (04/03)

16h – Banda Reviver

17h30 – Guilherme Ferri

19h30 – Fulô de Mandacaru

21h30 – Cezinha Badallê

23h – Projeto Tonhão

Programação dos Blocos de Rua

Sexta-feira – 28/02/2025

08h – Bloco Geração Folia

08h30 – Crescer Folia

18h – Bloco das Estrelas

22h30 – Bloco da Galinha

Sábado – 01/03/2025

11h – Favela Folia

17h – Bloco do Hostel Pajeú

18h – Galera da Vilinha

19h – Os Atrevidos

19h – Bons Cabelos

20h – Bloco do Zé Pereira

00h – Bloco do Cariri

Domingo – 02/03/2025

08h – Alto Folia

12h – Línguas Ferinas

13h – Bloco Nunca Nem Vi

16h – Chego Já da RC

Segunda-feira – 03/03/2025

10h – Cana Folia

12h – Bloco do Pioião

15h – Caretinhas Kids na Folia

18h – Freire Folia Ano 3

19h – Bloco Equipe Pressão

20h – Master’s Folia

Terça-feira – 04/03/2025

10h – Teleteco na Folia

15h – Cortejo Brincantes de Pernambuco

16h30 – Juventus Folia e os Desprezados

18h – Equipe Carrego

Quarta-feira – 05/03/2025

16h – Bacalhau na Vara

19h30 – O Último Bloco

Belo Jarfim - Cidade Limpa