Notícias

Unicef e Amupe Promovem Encontro com Gestores e Gestoras de 123 Municípios Pernambucanos

Por André Luis

Nesta quinta-feira (12) os gestores municipais  assinaram com a Unicef o termo de garantias dos direitos da criança e do adolescente. O evento aconteceu no hotel Radisson em Boa Viagem com a presença de 123 municípios e seus representantes, entre prefeitos, vice-prefeitos, secretários e articulares. Também presentes representando o Governo Silênio Guedes e Eduardo Figueiredo da Secretaria da Criança e do Adolescente.

O presidente da Amupe, José Patriota fez um chamamento aos gestores dizendo que o futuro das crianças é agora e a alegria de fazer agora não é só ganhar a aprovação o selo do Unicef, mas é fazer sempre, e bem feito.” É um prazer para a Amupe promover esse encontro e participar de todas as articulações que envolvem ações integradas com os municípios, nosso pacto não é só com o selo da Unicef ou o Governo do Estado, nosso pacto é com a qualidade de vida das crianças e de nossas futuras gerações. Isto significa estar atento a todo um conjunto de indicadores (saúde, educação e outros mais) superando os obstáculos para atender a essa causa tão nobre que sãos as nossas crianças de hoje e pessoas de bem do amanhã”. Ressaltou.

O representa do Unicef em Pernambuco, Denis Cristian, lembrou os 20 anos do Unicef em Pernambuco e também da Convenção Internacional dos Direitos da Criança e do Adolescente que vai acontecer este ano e fez um apelo para que os gestores continuem apoiando e integrando suas secretarias nas ações que envolvem a criança e o adolescente. Também lembrou que a avaliação do Unicef é importante pois o mundo inteiro quer conhecer o trabalho de cada um e quer compartilhar também suas experiências.

Estiveram presentes entre outros, os prefeitos: Brejo da Madre de Deus, Palmeirina, Casinhas, Tuparetama, Orocó, Orobó, Amaraji, Riacho das Almas, São Caetano, São Bento do Una, Pedra, itaíba, Serrita, Moreilanândia, Inajá, Angelim além de articuladores de diversos municípios.

Outras Notícias

Sustentabilidade ganha espaço de discussão na segunda tarde de Congresso

O meio ambiente e as mudanças climáticas ganharam destaque no debate da segunda tarde do 6º Congresso Pernambucano de Municípios. Governo e organização não governamental estiveram juntos enriquecendo a discussão sobre sustentabilidade.  “Quais são os desafios das cidades e dos governos locais relacionados à questão climática? Cada vez mais, a gente vem discutindo a necessidade […]

O meio ambiente e as mudanças climáticas ganharam destaque no debate da segunda tarde do 6º Congresso Pernambucano de Municípios. Governo e organização não governamental estiveram juntos enriquecendo a discussão sobre sustentabilidade. 

“Quais são os desafios das cidades e dos governos locais relacionados à questão climática? Cada vez mais, a gente vem discutindo a necessidade de mudança de hábito. É importante que os governos trabalhem em função de fazer uma política que tenha o diagnóstico de emissão de gases do efeito estufa, que conheça a realidade do território, fazendo análise de risco e vulnerabilidade com um plano estratégico de ação climática”, explicou Keyla Ferreira, coordenadora de baixo carbono e resiliência do ICLEI. 

A presidenta da Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC/PE), Suzana Montenegro, também participou da discussão. “O Estado vem atuando de forma estruturadora com a questão da variação climática e o efeito das mudanças, principalmente com relação aos recursos hídricos e à ocorrência de eventos extremos. Preservamos o uso racional para garantir para as gerações futuras a segurança hídrica. Somos um estado que tem uma região carente de recursos hídricos, como o agreste, com uma grande demanda da população e da indústria pelo abastecimento. Nós temos a escassez em algumas regiões, mas também o excesso de água em outras áreas que causam as enchentes urbanas, por exemplo”, pontuou. 

Desafios das cidades – “Energia e água são temas muito preocupantes.” Foi assim que o pesquisador da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Pedro Rosas, iniciou sua palestra, na tarde desta terça-feira (29.08). “A geração de energia nas cidades e a mobilidade elétrica são temas que merecem nossa atenção. Apesar de vivermos num país onde a matriz energética vem das hidrelétricas, temos fontes de energias renováveis, como eólica e solar, que apresentam um crescimento na nossa sociedade”, assegurou o professor.

Prefeito de Buíque anuncia pacote de obras de R$ 3,1 milhões

Durante entrevista à Rádio Buíque FM, nesta terça-feira (16), o prefeito Arquimedes Valença (MDB), anunciou um pacote de obras para município com investimentos em torno de R$3.1 milhões, para áreas de infraestrutura, saúde, educação e desenvolvimento. Dentre as obras anunciadas está a reforma da Casa de Saúde Senador Antonio Farias. Durante uma hora o prefeito […]

Foto: San Silva

Durante entrevista à Rádio Buíque FM, nesta terça-feira (16), o prefeito Arquimedes Valença (MDB), anunciou um pacote de obras para município com investimentos em torno de R$3.1 milhões, para áreas de infraestrutura, saúde, educação e desenvolvimento. Dentre as obras anunciadas está a reforma da Casa de Saúde Senador Antonio Farias.

Durante uma hora o prefeito falou das obras que serão realizadas e investimentos que já foram feitos, como também anunciou a mudança no pagamento da folha dos servidores, que será feito pelo Bradesco. A prefeitura licitou a folha de pessoal que foi ganha pelo banco. Com os recursos da venda da folha, o prefeito anunciou a reforma da Casa de Saúde que está orçada em R$ 1 milhão.

“Herdamos uma casa de saúde deteriorada, sem condições de funcionar e nos preparamos para fazer essa obra tão esperada. Agora chegou a hora e graças a essa ação da Secretaria de Finanças, estamos revertendo todo o dinheiro da venda da folha para o Bradesco na reforma de nossa casa de saúde”, disse Arquimedes.

Durante a entrevista, o prefeito anunciou a colocação da nova coberta e a construção dos banheiros do pátio da feira; a reforma da quadra do Guanumbi e a conclusão da obra de construção da quadra poliesportiva do Catimbau; conclusão da obra da Unidade Básica de Saúde da Vila do Posto; a conclusão da construção de um Centro de Educação Infantil (Creche Tipo B – Padrão FNDE), no bairro Frei Damião; e a reforma e melhorias do Mercado de Grãos e Cereais.

O prefeito ainda fez um balanço das ações que estão em andamento, como a entrega de 50 kits de irrigação aos pequenos produtores rurais, o projeto de construção de rede de abastecimento de água para 350 famílias em parceria com o Instituto Coca Cola e Cáritas na zona rural; e a construção de 300 casas populares rurais pelo programa Minha Casa, Minha Vida, já em andamento.

O prefeito também citou que somente em 2019 foram realizadas mais de 750 horas máquinas para a reforma de centenas de quilômetros de estradas, além do investimento de mais de R$ 227 mil realizados no Matadouro Público para que ele pudesse funcionar e atender a população de Buíque. Na infraestrutura, o prefeito também citou que a prefeitura investiu outros R$ 209 mil na manutenção do saneamento público e outros R$ 212 mil na reposição de calçamentos entre 2018 e este ano.

 “Estamos fazendo essas obras com recursos próprios, recursos da prefeitura, investindo para que nosso povo tenha à disposição equipamentos importantes como as quadras poliesportivas para nossa juventude, a UBS da Vila do Posto, a creche do Frei Damião e a nossa Casa de Saúde, que já estamos licitando e vamos trabalhar para entregar o mais breve possível à nossa população. Vai ter muito mais obras. Colocamos a casa em ordem e agora vamos acelerar o trabalho”, concluiu Arquimedes Valença.

Técnico em Enfermagem é o mais concorrido do Vestibular IFPE 2017.2

O curso estreante do Vestibular IFPE 2017.2 conquistou a maior concorrência do certame, marcado para acontecer neste domingo (9). Técnico em Enfermagem do Campus Abreu e Lima obteve o índice de 20,97 candidatos por vaga, uma marca que supera quase o dobro o segundo colocado dos cursos subsequentes. Já os cursos Eletrotécnica (noite) e Segurança do Trabalho (manhã), […]

O curso estreante do Vestibular IFPE 2017.2 conquistou a maior concorrência do certame, marcado para acontecer neste domingo (9). Técnico em Enfermagem do Campus Abreu e Lima obteve o índice de 20,97 candidatos por vaga, uma marca que supera quase o dobro o segundo colocado dos cursos subsequentes.

Já os cursos Eletrotécnica (noite) e Segurança do Trabalho (manhã), ambos do Campus Recife, alcançaram os postos de segundo e terceiro lugares, com 10,58 e 10,18 candidatos por vaga, respectivamente.

Na modalidade Integrado com Ensino Médio, o curso mais procurado foi o Técnico em Química (manhã) do CampusRecife, que registrou 9,52 candidatos/vaga. Na sequência, estão os cursos Técnico em Edificações (tarde) com 7,02 e Segurança do Trabalho (tarde) com 6,48, também do Campus Recife.

A Concorrência geral e por cotas foram divulgadas, neste sábado (8), dia em que antecede a realização da prova para 14 campi, que acontece domingo (9), das 9h às 12h, em 23 prédios.

Os Campi Barreiros e Palmares, que tiveram um calendário diferenciado devido às enchentes que atingiram à Mata Sul do estado, realizam suas provas somente no próximo dia 23 de julho.

VAGAS –  Nessa edição de meio do ano do Vestibular IFPE são oferecidas 2.431 vagas em 16 campi do Instituto (Abreu e Lima, Afogados da Ingazeira, Barreiros, Belo Jardim, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Garanhuns, Igarassu, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista, Palmares, Pesqueira, Recife e Vitória de Santo Antão).

No site da Comissão do Vestibular (cvest.ifpe.edu.br) encontra-se disponível a lista de todos os cursos com suas concorrências, incluindo por cota. Na página da CVEST também é possível acessar e imprimir o cartão de inscrição, além de conferir o local de prova.

Mais informações, os candidatos devem contatar a Comissão do Vestibular pelo telefone: (81) 2125.1724 ou email:[email protected].

Afogados FC estreia com vitoria na Série A2

O Campeonato Pernambucano Série A2 começou neste sábado com dois jogos que  movimentaram a competição que dá acesso à elite do futebol estadual em 2017. O Afogados FC, clube que representa a região no certame começou com o pé direito. Jogando fora de casa, bateu o Timbaúba por 4×0 no estádio Ferreira Lima. Os gols […]

AFOOO Campeonato Pernambucano Série A2 começou neste sábado com dois jogos que  movimentaram a competição que dá acesso à elite do futebol estadual em 2017.

O Afogados FC, clube que representa a região no certame começou com o pé direito. Jogando fora de casa, bateu o Timbaúba por 4×0 no estádio Ferreira Lima. Os gols foram de Márcio, Bebeto, Lelo e Cesinha.

No outro jogo, no Estádio Paulo Petribu, o Vera Cruz bateu o Ibis por 4×2.  Hoje, a rodada termina com  Ferroviário x Barreiros, no Estádio Gileno de Carli às 15h e Centro Limoeirense x Flamengo Arcoverde, no Estádio José Vareda às 16h.

Nesta primeira fase, nove equipes vão jogar entre si, no sistema de ida. Os oito melhores colocados se classificam para a fase seguinte, iniciando as disputas em forma de mata-mata, em partidas de ida e volta. Assim como em 2015, sobe de divisão o campeão e o vice-campeão.