Tuparetama reforça saúde bucal nas escolas municipais
Por Nill Júnior
A equipe odontológica da Atenção Básica de Tuparetama promoveu uma dia de atividades para orientar os alunos da rede municipal de ensino sobre os cuidados com a saúde bucal. Participaram da ação as crianças matriculadas nas escolas Francisco Zeferino, Padre Adelmo e Anchieta Torres.
Durante a semana, os alunos das escolas Francisco Zeferino Pessoa e Padre Adelmo Santos Simões, localizadas na cidade, e da Escola Anchieta Torres, no distrito de Santa Rita, receberam a visita das equipes que realizaram diversas atividades, a exemplo de palestra educativa, escovação supervisionada e aplicação de flúor.
As demais escolas também vão receber a ação, que faz parte do projeto “Saúde Bucal na Escola”, através de uma importante parceria entre as secretarias de Saúde e Educação, onde os profissionais realizam atividades educativas para prevenir os riscos causados pelo descuido com os dentes. Durante os encontros, os dentistas avaliam os alunos e em casos de necessidade, encaminham para tratamento nas unidades básicas de saúde.
A vereadora Aline Mariano tem se manifestado nas redes sociais com mensagens de fé e homenagens ao pai, o ex-vereador, ex-prefeito e ex-deputado Antônio Mariano de Brito. Nas postagens nas redes sociais, Aline tem recebido muita solidariedade de pessoas que acompanham seu momento e de sua família diante do quadro. Em uma mensagem em que […]
Antonio Mariano, a esposa Aldenice e os filhos Antonio Filho, Aline Mariano, Alane e Alan, na festa dos seus 70 anos em julho.
A vereadora Aline Mariano tem se manifestado nas redes sociais com mensagens de fé e homenagens ao pai, o ex-vereador, ex-prefeito e ex-deputado Antônio Mariano de Brito.
Nas postagens nas redes sociais, Aline tem recebido muita solidariedade de pessoas que acompanham seu momento e de sua família diante do quadro.
Em uma mensagem em que aparece com os olhos marejados, Aline escreveu: “Tem coisas que Deus vai falar, outras ele vai te mostrar. Mas haverá momentos silenciosos em que a única coisa que você terá que fazer e crer”.
Em uma outra Aline postou uma foto abraçada ao pai com a mensagem “meu pai, meu grande amor”. Em todas elas são várias as mensagens de solidariedade e carinho.
Aline e a mensagem para o pai nas redes sociais
Praticamente todos os familiares de primeiro grau estão reunidos na casa da família, em Recife. Além de Aline, os outros três filhos, Antônio Filho, Alan e Alane, irmãos e a esposa Aldenice.
Na região, a todo momento pessoas buscam informações que atualizem o quadro, pelo momento delicado mais restritas aos familiares. A atuação de Antonio na região como Deputado Estadual entre os anos 80 e 90 é lembrada nos municípios onde teve base política.
Antônio segue internado na UTI do Hospital Santa Joana. Ele estava em casa quando desmaiou. Levado às pressas, os médicos diagnosticaram um Acidente Vascular Cerebral, AVC. Uma bateria de exames está sendo realizada desde ontem para monitorar suas funções vitais.
A vereadora Kari Santos oficializou, nesta quarta-feira(11), denúncias junto ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e ao Procon solicitando a investigação dos aumentos abusivos nos preços dos combustíveis em postos do Recife. A iniciativa ocorre após diversos relatos de consumidores sobre reajustes repentinos no valor da gasolina e do diesel, mesmo sem anúncio recente de […]
A vereadora Kari Santos oficializou, nesta quarta-feira(11), denúncias junto ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e ao Procon solicitando a investigação dos aumentos abusivos nos preços dos combustíveis em postos do Recife.
A iniciativa ocorre após diversos relatos de consumidores sobre reajustes repentinos no valor da gasolina e do diesel, mesmo sem anúncio recente de aumento nos preços praticados nas refinarias pela Petrobras.
Nos ofícios encaminhados aos órgãos de fiscalização, a parlamentar pede que sejam apuradas possíveis práticas abusivas contra os consumidores, incluindo aumento de preços por mera especulação. Kari também solicita a realização de fiscalizações nos postos de combustíveis da capital pernambucana.
“Praticar preços abusivos nos combustíveis por mera especulação é um crime contra o consumidor. Se não houve aumento nas refinarias, é preciso explicar por que o preço está subindo nas bombas”, afirmou a vereadora.
Além da atuação institucional, Kari Santos também mobilizou a população para ajudar na fiscalização. Pelas redes sociais e canais de comunicação do mandato, a vereadora pediu que motoristas denunciem postos que tenham aumentado os preços sem justificativa.
Segundo a parlamentar, a mobilização popular tem sido intensa, com grande volume de mensagens e denúncias enviadas ao mandato.
O senador Humberto Costa (PT), líder da Oposição, pediu nesta terça (04), a convocação do ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM), para explicar no Congresso Nacional os cortes que vem fazendo em políticas consideradas fundamentais para a educação brasileira, como o Ciência sem Fronteiras, o Fies e o ProUni. Para o senador, o MEC virou o shopping […]
O senador Humberto Costa (PT), líder da Oposição, pediu nesta terça (04), a convocação do ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM), para explicar no Congresso Nacional os cortes que vem fazendo em políticas consideradas fundamentais para a educação brasileira, como o Ciência sem Fronteiras, o Fies e o ProUni.
Para o senador, o MEC virou o shopping center da iniciativa privada, em que indicados por donos de universidades particulares estão tomando conta de todos os postos de comando.
“Temos a obrigação de saber porque isso está ocorrendo e porque ele está passando a tesoura em todos os projetos exitosos da área e reduzindo sensivelmente os investimentos em algo tão essencial para o nosso futuro como a educação”, afirmou.
Humberto avalia que a pasta está, infelizmente, sob o comando de “alguém que tem demonstrado profundo desapreço e incompetência para gerir temas tão sensíveis”.
Segundo o parlamentar, o ministro da Educação, que é de Pernambuco, deveria saber do valor que esse patrimônio tem, principalmente, para os nordestinos. Ele lembrou que a curta passagem de Mendonça pelo governo do Estado, em 2006 (quando o governador Jarbas saiu do cargo para concorrer ao Senado), também foi marcado por situações absolutamente incompatíveis com o bem-estar social da população.
“Mesmo tendo sido um governador-tampão que deixou o cargo com 70 escolas públicas prestes a desabar, escolas que foram imediatamente interditadas na gestão que o sucedeu, ele deveria saber o quanto o Estado e a região avançaram e se tornaram mais competitivos graças aos investimentos feitos nessa área pelos governos de Dilma e de Lula”, ressaltou.
O parlamentar observou que, na semana passada, pesquisadores de todo o país se insurgiram contra as atitudes absurdas do governo do presidente Michel Temer (PMDB), que cortou mais de R$ 2 bilhões da área da ciência, tecnologia e inovação, transformando o orçamento do setor no pior das últimas décadas.
“Não há qualquer compromisso, não há qualquer responsabilidade desse governo com a educação, que também passou a tesoura em outros R$ 5 bilhões da área nas medidas anunciadas na última quarta-feira”, disse.
O líder da Oposição comparou a situação com o que ocorre na saúde, em que o governo pretende acabar com o SUS para jogar a população nas mãos dos planos privados. “Na educação, a ideia é acabar com as instituições públicas para que todo mundo recorra a escolas e faculdades pagas”, declarou.
Humberto vai apresentar o requerimento de convocação de Mendonça Filho ao Senado e os parlamentares irão decidir, no voto, se ele vem ou não ao Congresso Nacional se explicar.
Itapetim agora conta com uma nova ambulância. O veículo foi comprado pela Prefeitura de Itapetim. O Governo do Estado repassou R$ 60 mil, através de emenda parlamentar destinada pelo deputado estadual Rodrigo Novaes, e o município pagou R$ 28.438,52. O prefeito Adelmo Moura realizou a entrega na Unidade Mista Maria Silva ao lado da secretária […]
Itapetim agora conta com uma nova ambulância. O veículo foi comprado pela Prefeitura de Itapetim.
O Governo do Estado repassou R$ 60 mil, através de emenda parlamentar destinada pelo deputado estadual Rodrigo Novaes, e o município pagou R$ 28.438,52.
O prefeito Adelmo Moura realizou a entrega na Unidade Mista Maria Silva ao lado da secretária de Saúde, Jussara Araújo, do diretor de Transportes, João Ilton, do diretor do Hospital, Alysson Magno, e de Aline, da Saúde.
“Seguimos trabalhando em prol da saúde do nosso município. Agradeço ao deputado Rodrigo Novaes pela emenda”, disse Adelmo Moura.
Ao vivo na Pajeú, motoristas que circulam pela PE criticaram na Rádio Pajeú a promessa não cumprida até agora pela Secretaria de Transportes. Houve quem chamasse autoridades de “sem vergonha” e “safadas” Ouvintes da Rádio Pajeú que circulam pelas PEs sertanejas desabafaram contra o Governo do Estado e Secretaria de Transportes pela demora na retomada […]
Ao vivo na Pajeú, motoristas que circulam pela PE criticaram na Rádio Pajeú a promessa não cumprida até agora pela Secretaria de Transportes. Houve quem chamasse autoridades de “sem vergonha” e “safadas”
Ouvintes da Rádio Pajeú que circulam pelas PEs sertanejas desabafaram contra o Governo do Estado e Secretaria de Transportes pela demora na retomada das obras de restauro da PE 292, que liga Afogados da Ingazeira a ligação com a PE 275, até Albuquerque-Né, em Sertânia.
As críticas foram pesadas. O primeiro a ligar, Neco Ramos, de Afogados da Ingazeira, chegou a afirmar que as autoridades do Estado como o Govenador Paulo Câmara e o Secretário de Transportes Sebastião Oliveira eram “safadas” por não cumprir o compromisso de retomar a obra com a força que ela exige.
“Isso é uma vergonha! O povo pagando tanto imposto e as estradas desse jeito! Devia pegar esse governador e por numa ambulância para circular nessa estrada a 120 quilômetros por hora”, desabafou. Sobre Sebastião Oliveira, disse ter sido um erro que ele novamente tenha sido escolhido como titular da pasta de Transportes. “O povo de Serra Talhada vota nesse homem pra Deputado e ele não assume. É um péssimo Secretário”.
Outros ouvintes reforçaram a cobrança. Dentre os relatos, chamou a atenção a comparação feita por ouvintes entre cidades sertanejas da Paraíba e de Pernambuco. “Se você vier da Paraíba de olhos fechados, vai saber que chegou em Pernambuco por conta dos buracos”, relatou o ouvinte Wellington Silva. “O Governador veio aqui, assinou ordem de serviço e depois ficou como vimos aí”, questionou Pedro Araújo. “Ando por vários estados e posso assegurar que aqui estão as piores estradas”, denuncia Jadson Liberato.
Não faltaram questionamentos a autoridades ligadas ao Governo do Estado e que são da região como José Patriota, Anchieta Patriota, Ângelo Ferreira, Adelmo Moura e o próprio Sebastião Oliveira. Também houve críticas a outras PEs, como a 320, cujo recapeamento em alguns trechos é mal feito, e da PE entre Cruzeiro do Nordeste e serrania, um retão cheio de imperfeições e buracos.
O governador Paulo Câmara autorizou o recapeamento da pista no dia 4 de janeiro, três dias após a posse. Decorridos quase dois meses, não há um só sinal de que a estrada vire uma realidade. A última promessa foi de que logo após o carnaval haveria retomada do recapeamento.
Ouça o desabafo forte de ouvintes esta manhã, no quadro Repórter Popular. O quadro diário, é uma tribuna aberta para ouvintes da Rádio Pajeú, dentro do programa Manhã Total:
Você precisa fazer login para comentar.