Notícias

Tuparetama: associação concorre a emenda de Tulio Gadelha. Saiba como votar:

Por Nill Júnior

O Deputado Federal Túlio Gadelha inventou um concurso para destinação de emendas.

Segundo o vereador Danilo Augusto, Tuparetama concorre a até R$ 500 mil para área de Agroecologia.

A entidade proponente é a Associação dos Trabalhadores Rurais do Xique-Xique.  O projeto “Água na minha casa” visa garantir o abastecimento de água nas residências rurais através do caminhão pipa, considerando que muitas residências possuem cisternas ou caixas d’água e que apesar da comunidade possuir barragens não conseguem levar a água para suas residências principalmente em períodos de seca.

Serão beneficiadas aproximadamente 2 mil pessoas, com garantia de água nos reservatórios domiciliares como cisternas ou caixas d’água através do caminhão pipa.

Atenção,  a votação termina nesse domingo clique aqui e cadastre seu usuário com e-mail válido, acesse seu e-mail cadastrado, faça seu login e vote. Depois, Valide seu voto via WhatsApp.

Outras Notícias

Reforço de efetivo, tecnologia e patrulhamento no São João de Salgueiro

A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) montou um esquema especial de segurança para o São João 2025 em Salgueiro, no Sertão Central do Estado. Entre os dias 18 e 23 de junho, as ações de policiamento serão concentradas no Polo Estação do Forró, localizado no Bairro Centro, principal ponto de concentração de público […]

A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) montou um esquema especial de segurança para o São João 2025 em Salgueiro, no Sertão Central do Estado.

Entre os dias 18 e 23 de junho, as ações de policiamento serão concentradas no Polo Estação do Forró, localizado no Bairro Centro, principal ponto de concentração de público durante os festejos juninos.

O efetivo contará com 312 policiais militares, que atuarão de forma ostensiva com patrulhas móveis distribuídas em todo o perímetro do evento e nas áreas de maior fluxo de pessoas. O policiamento também será reforçado por viaturas e motocicletas, ampliando a capacidade de resposta rápida em caso de ocorrências.

Estruturas estratégicas, como um Posto de Comando, serão montadas para garantir a coordenação, o lançamento e o apoio logístico ao efetivo. Equipes posicionadas em Plataformas de Observação Elevada (POE) irão monitorar o público com visão privilegiada dos principais pontos de circulação.

A tecnologia também estará presente com a atuação de uma equipe de drones, proporcionando apoio aéreo para monitoramento em tempo real, ampliando o alcance da vigilância e aumentando a capacidade preventiva da operação.

O Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (BEPI) também fará parte do reforço operacional, garantindo uma atuação mais especializada em situações de maior complexidade.

Além da estrutura estadual, a Prefeitura Municipal de Salgueiro também é parceira nas ações, fortalecendo o caráter integrado da operação.

Para dar mais agilidade ao atendimento das ocorrências, a Delegacia de Salgueiro contará com uma equipe de plantão extra nos períodos de 1º a 13 de junho e de 22 a 28 de junho, garantindo o suporte necessário aos procedimentos da Polícia Civil durante e após os festejos

Afogados: bairro Padre Pedro Pereira ganha nova praça

O Prefeito Alessandro Palmeira inaugurou no início da noite desta sexta-feira (8), uma nova praça, espaço importante de convivência comunitária, ao lado da rotatória de saída para as cidades de Tabira e Carnaíba, onde antes funcionava uma borracharia e a feira do troca.  A nova praça conta com playground, escorregador, balanço para crianças, pista de […]

O Prefeito Alessandro Palmeira inaugurou no início da noite desta sexta-feira (8), uma nova praça, espaço importante de convivência comunitária, ao lado da rotatória de saída para as cidades de Tabira e Carnaíba, onde antes funcionava uma borracharia e a feira do troca. 

A nova praça conta com playground, escorregador, balanço para crianças, pista de cooper, uma pequena arquibancada, bancos em aço e madeira, bancos com assento em pedra fria, jardinagem e uma bela iluminação em Led. A Prefeitura ainda concluiu o asfalto da rua que contorna a praça.

O poeta Diomedes Mariano, morador do bairro, agradeceu pela obra. “Esse é um espaço belo, harmonioso, que só engrandece o nosso bairro. Aqui antes era uma poeira danada, agora está uma maravilha,” destacou Dió. 

O Prefeito Alessandro Palmeira agradeceu a todos os envolvidos na execução da obra. “Essa é uma ação que traz mais dignidade, que oferece à população um espaço de convivência, um espaço para caminhada, e uma área de lazer para as nossas crianças,” destacou o Prefeito Sandrinho. 

A praça leva o nome da senhora Maria de Lourdes Rodrigues, moradora do bairro falecida recentemente. O requerimento para a construção do espaço foi feito pelo vereador Raimundo Lima. O requerimento da homenagem foi dos vereadores César Tenório e Toinho da Ponte. 

Além deles, também se fizeram presentes o vice-prefeito Daniel Valadares, os vereadores Erickson Torres, Reinaldo Lima, Cícero Miguel, Sargento Argemiro, Douglas eletricista e Gal Mariano, além da população, secretários e gestores municipais.

A praça da rotatória, com o letreiro da cidade, será inaugurada neste sábado (09), às 19h.

Juiz da Lava Jato decreta nova prisão de executivos da Odebrecht

Do JC Online O juiz Sergio Moro, responsável pelas ações da Operação Lava Jato, decretou nesta sexta-feira (24) nova prisão preventiva dos executivos da Odebrecht, entre eles o presidente do grupo, Marcelo Odebrecht. De acordo com o despacho, o pedido ocorre após a obtenção de novas provas sobre o pagamento de propina a diretores da […]

1
Todos já estão presos preventivamente desde 19 de junho, por decisão de Moro

Do JC Online

O juiz Sergio Moro, responsável pelas ações da Operação Lava Jato, decretou nesta sexta-feira (24) nova prisão preventiva dos executivos da Odebrecht, entre eles o presidente do grupo, Marcelo Odebrecht.

De acordo com o despacho, o pedido ocorre após a obtenção de novas provas sobre o pagamento de propina a diretores da Petrobras por meio de contas na Suíça.

Também foram afetados pela nova medida Cesar Ramos Rocha, Márcio Faria da Silva e Rogério Santos de Araújo, todos da Odebrecht, além de Alexandrino Ramos de Alencar, que deixou a companhia.

Todos já estão presos preventivamente desde 19 de junho, por decisão de Moro. Na prática, o novo pedido de prisão esvazia os pedidos de habeas corpus que estão em andamento em instâncias superiores, pedindo a soltura dos executivos, e obriga a defesa da empreiteira a entrar com novos habeas corpus.

Em sua decisão, Moro justifica que é necessário dar as informações dos novos fatos e provas para os habeas corpus, por isso a decretação da nova prisão.

Na quinta (23), o Ministério Público Federal apresentou a documentação bancária recebida da Suíça com transações diretas e indiretas entre contas offshore -que, segundo Moro, eram controladas pela Odebrecht- e depósitos em contas ligadas aos ex-diretores da Petrobras Paulo Roberto Costa, Renato Duque, Jorge Zelada e Nestor Cerveró, além do ex-gerente Pedro Barusco.

Costa e Barusco se tornaram delatores da Operação Lava Jato e já disseram que recebiam propina da Odebrecht.

“Assim, pelo relato das autoridades suíças e documentos apresentados, há prova, em cognição sumária, de fluxo financeiro milionário, em dezenas de transações, entre contas controladas pela Odebrecht ou alimentadas pela Odebrecht e contas secretas mantidas no exterior por dirigentes da Petrobras”, escreveu Moro em seu despacho.

O juiz também cita as anotações do celular de Marcelo Odebrecht, na qual haveria, segundo Moro, orientações para destruição de provas, para justificar a prisão do presidente do grupo.

OUTRO LADO

Sobre as anotações de Marcelo Odebrecht, sua defesa já disse em nota que a Polícia Federal fez “interpretações distorcidas, descontextualizadas e sem nenhuma lógica temporal de suas anotações pessoais”.

Advogados de defesa de executivos da Odebrecht já afirmaram que eles estão sendo prejulgados e apontam o que dizem ser erros cometidos pelo Ministério Público Federal ao delinear as supostas relações da empreiteira com o pagamento de propina no exterior.

João Campos participa de lançamentos de Ivete Caetano e Vini Castello e reforça aliança com Lula

O candidato ao Governo de Pernambuco João Campos (PSB) cumpriu neste sábado (22), uma agenda de campanha que passou pela Mata Sul e terminou com atos políticos no Recife e em Olinda. Ao longo do dia, João apresentou propostas, fez críticas à gestão da governadora e candidata à reeleição Raquel Lyra (PSD) e participou do […]

O candidato ao Governo de Pernambuco João Campos (PSB) cumpriu neste sábado (22), uma agenda de campanha que passou pela Mata Sul e terminou com atos políticos no Recife e em Olinda. Ao longo do dia, João apresentou propostas, fez críticas à gestão da governadora e candidata à reeleição Raquel Lyra (PSD) e participou do lançamento de candidaturas de aliados à Assembleia Legislativa.

Em Tamandaré, após compromissos também realizados em Ribeirão e Xexéu, João participou de uma caminhada e de um ato político com lideranças locais e integrantes de sua chapa.

Durante o discurso, o candidato voltou a criticar o uso de uma aeronave oficial do Governo de Pernambuco em deslocamentos de Raquel e de integrantes da administração estadual.

A crítica envolve um King Air 260 adquirido pelo Estado por R$ 64,3 milhões, com recursos da Secretaria de Defesa Social, e equipado para operações aeromédicas. A aeronave também foi utilizada em viagens oficiais da governadora.

Quando o caso ganhou repercussão, o Governo de Pernambuco negou desvio de finalidade e afirmou que a frota aérea estadual pode ser empregada em atividades administrativas, de saúde e de segurança pública, dentro das normas previstas.

João também retomou propostas apresentadas durante a campanha, entre elas a isenção do IPVA para motocicletas de até 180 cilindradas e a suspensão da cobrança da conta de água para famílias inscritas na tarifa social durante períodos de rodízio no abastecimento.

Na área econômica, defendeu ampliar para outros municípios da Mata Sul os efeitos da atividade do Complexo Industrial Portuário de Suape, com foco na atração de investimentos e geração de empregos.

A agenda em Tamandaré reuniu o prefeito Carrapicho (Republicanos), o vice-prefeito Irmão Valdi (PSB), o candidato a vice-governador Carlos Costa (Republicanos), a candidata ao Senado Marília Arraes (PDT), o deputado estadual Romero Sales Filho (PSD) e outras lideranças.

À noite, João seguiu para Santo Amaro, no Recife, onde participou do lançamento da candidatura de Ivete Caetano (PT) a deputada estadual. O ato reuniu candidatos, militantes, representantes de movimentos sociais e nomes da cultura pernambucana.

Durante o encontro, João voltou a associar sua candidatura à campanha pela reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e defendeu a eleição de aliados para a Assembleia Legislativa.

A senadora Teresa Leitão (PT) também participou do evento. Ivete apresentou educação, saúde e valorização dos serviços públicos entre os temas que pretende levar para sua campanha à Alepe.

Depois, João seguiu para Olinda, onde participou do lançamento da candidatura de Vini Castello (PCdoB) a deputado estadual, no Largo do Amparo.

Ex-vereador e candidato à Prefeitura de Olinda em 2024, Vini disputa uma vaga na Assembleia Legislativa. O ato contou ainda com a presença de Marília Arraes, da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos (PCdoB), e de outras lideranças políticas.

Nos compromissos da noite, João reforçou a vinculação de sua chapa estadual com Lula e com os partidos que integram a Frente Popular de Pernambuco.

Fotos: Marlon Diego

Acompanhe o Blog do Nill Júnior também no Instagram e veja essa e outras notícias: @nill_jr⁠

Ato no Recife reúne manifestantes contra o governo Bolsonaro

Um protesto contra o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) reuniu manifestantes neste sábado (24), no Centro do Recife. O ato foi convocado por movimentos sociais e estudantis, partidos políticos e centrais sindicais. Os manifestantes protestaram pela agilidade na vacinação para prevenir a Covid-19, contra a fome e para pedir ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur […]

Um protesto contra o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) reuniu manifestantes neste sábado (24), no Centro do Recife.

O ato foi convocado por movimentos sociais e estudantis, partidos políticos e centrais sindicais.

Os manifestantes protestaram pela agilidade na vacinação para prevenir a Covid-19, contra a fome e para pedir ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) que dê andamento a processo de impeachment contra Bolsonaro.

A concentração começou por volta das 10h na Praça do Derby, na área central do Recife. Às 11h, a caminhada teve início. Os manifestantes tentaram se organizar em filas indianas, para manter o distanciamento e evitar a contaminação pelo coronavírus. Mas, em alguns pontos, aglomerações foram vistas. Os participantes também usavam máscaras.

Ao longo da caminhada, manifestantes repetiam gritos como “Bolsonaro vai cair” e “Bolsonaro genocida”. Um deles chegou a pintar a frase “Fora Bozo corrupto genocida” no meio-fio da Avenida Conde da Boa Vista.

Vários cartazes pediam a saída de Bolsonaro e chamavam ele de corrupto e genocida. Dizeres de faixas defendiam ainda o voto eletrônico.

Outra crítica constante durante o ato foi a respeito dos preços dos alimentos. Os manifestantes pediam a realização de políticas de erradicação da fome e da pobreza. Pessoas que perderam parentes para a Covid-19 carregavam cartazes pedindo justiça e reparação.