TSE suspende cassação e mantém prefeito de Custódia no cargo
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu os efeitos da decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) que havia determinado a cassação dos mandatos do prefeito de Custódia, Manoel Messias de Souza, e da vice-prefeita Anne Lúcia Torres Campos de Lira.
A medida foi concedida em tutela cautelar antecedente pelo ministro Floriano de Azevedo Marques, relator do processo, garantindo a permanência da dupla no comando do município até o esgotamento das instâncias ordinárias da Justiça Eleitoral.
A decisão do TRE-PE havia mantido a condenação dos gestores por abuso de poder político e econômico, em razão de contratações temporárias consideradas irregulares, afastando apenas a sanção de inelegibilidade.
Mesmo assim, a Corte regional determinou a execução imediata da cassação dos mandatos, antes da análise de eventuais embargos de declaração, o que motivou a reação da defesa junto ao TSE.
Ao analisar o pedido, o ministro Floriano de Azevedo Marques destacou que a execução imediata da perda de mandato em eleições municipais, antes do encerramento da instância ordinária, contraria a jurisprudência consolidada do próprio TSE.
Segundo o relator, há risco concreto de dano institucional, uma vez que a medida poderia provocar instabilidade administrativa e impactar a continuidade dos serviços públicos essenciais no município.
Com a decisão, Manoel Messias segue no exercício do cargo de prefeito de Custódia enquanto aguarda o julgamento final do recurso especial eleitoral a ser interposto.
O TSE determinou a comunicação imediata ao TRE-PE e deixou claro que a suspensão vale apenas até a conclusão da tramitação do caso na instância ordinária, quando então o mérito da controvérsia será definitivamente apreciado.
Do blog FalaPE.



O IFPE informou em nota ao blog manterá o cronograma de atividades de ensino exclusivamente de forma remota.
Por PASCOM Catedral
Nesta quarta-feira (9), durante sua participação no Debate das Dez da Rádio Pajeú, o vereador Vicente Zuza, mais conhecido como Vicentinho (PSB), confirmou que é pré-candidato à presidência da Câmara Municipal de Afogados da Ingazeira para o biênio 2025-2026.
O comunicador Anchieta Santos voltou à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital da Restauração. A informação foi repassada pelo radialista Aldo Vidal, com base em informações de familiares.
Organizado pelo poeta Zé Carlos do Pajeú, aconteceu na noite de ontem o III FestVete – Festival de Violeiros Veteranos, em comemoração aos 80 anos de Ivanildo Vila Nova.












Você precisa fazer login para comentar.