Notícias

Triunfo será a porta de entrada do Festival Pernambuco Meu País no Sertão

Por Nill Júnior

Nomes como Jorge Aragão, Biquini, Lucy Alves e Tierry agitam o palco principal do festival que contará com três dias de várias expressões artísticas pela cidade

O Festival Pernambuco Meu País chega em Triunfo neste próximo fim de semana, com o pagode, o brega, o rock, finalizando dias de muita arte e cultura popular espalhadas por cada esquina da cidade.

São mais de 60 atrações entre os dias 16 e 18 de agosto, entre música, circo, teatro, literatura, artes visuais, fotografia e nossa cultura popular.

O palco Pernambuco Meu País volta a receber sua mistura de ritmos nesta sexta parada.

Já na sexta-feira, um dos gigantes do samba e da música brasileira é um dos principais nomes da noite. Dono de letras intensas e de uma voz inconfundível, Jorge Aragão (RJ) sobe ao palco para uma noite emocionante, que ainda contará com a pernambucana Gerlane Lops também no samba, além do repertório cativante da Mombojó (PE) e abertura com o Espetáculo Pernambuco Meu País.

De uma sexta de samba, partimos para um sábado de brega e arrocha. É a noite que o baiano Tierry finaliza com seus sucessos de repercussão nacional, mas que também contará com o mestre veterano Conde Só Brega, com décadas de trajetórias e canções que com certeza estarão na boca da plateia. Completam a noite a também veterana Labaredas e o projeto Rossi Original, homenageando o rei do brega, Reginaldo Rossi.

A última noite fica com um dos grandes nomes do reggae brasileiro, Toni Garrido, além do rock oitentista da Biquíni, além da cativante voz e sanfona da paraibana Lucy Alves e da pernambucana Natascha Falcão. Uma programação eclética e agitada, que tem tudo para cativar e espantar o frio para longe.

Um país de cultura chamado Triunfo

E as fronteiras da música não se restringem ao palco Pernambuco Meu País. A Praça do Avião será o território do País da Música, que também conta com três dias de grandes representantes da música local. Passarão por lá nomes como Tagore, Tonfil, Bongar, Etnia e Verdes e Valterianos, com uma programação começando já no fim da tarde.

O mesmo espaço recebe mais cedo o País das Culturas Populares, recebendo ícones das nossas expressões culturais, entre caboclinhos, caboclinho, coco, afoxé, maracatu e frevo. Mas para além da Praça do Avião, as divisas desse país também se ampliam com os cortejos que percorreram a cidade. Já na sexta, um partirá da Praça do Avião e seguirá até o Palco Pernambuco Meu País, com os Caretas de Triunfo, acompanhados pelo Boi Charmoso, Urso da Peleja, Caboclinhos Canindé do Recife e Zé Puluca.

E o sucesso do circo também estará presente em Triunfo, no País das Conexões Urbanas, com números de palhaçaria durante as tardes. O mesmo país também recebe ações de dança, que também estará presente no País das Artes Cênicas, com o espetáculo “Sopro D’água”, no Theatro Cinema Guarany, além da oficina de breakdance “Pernambuco, berço do hip-hop: oficina de break”.

A literatura, que estabelece o território do seu país na Fábrica de Criação Popular do Sesc, com fóruns, um lounge literário, além de se espalhar pelos bairros da cidade com mais uma empreitada da ação Livros Livres. Já a Praça Carolino Campos será o espaço do País das Conexões Visuais.

Confira a programação completa

Palco Pernambuco Meu País 

Sexta, 16 de agosto

19h – ESPETÁCULO PE MEU PAÍS

20H30 – MOMBOJÓ

22h – GERLANE LOPS

23h30 – JORGE ARAGÃO

Sábado, 17 de agosto

19h –  LABAREDAS

20H30 – ROSSI ORIGINAL

22H – CONDE SÓ BREGA

23h30 – TIERRY

Domingo, 18 de agosto

18h –  NATASCHA FALCÃO

19h30 – LUCY ALVES

21H  – BIQUINI

22H50 – TONI GARRIDO

País da Música – Praça do Avião

Sexta, 16 de agosto

18h – VERDES & VALTERIANOS

19h20 – BABI JAQUES

Sábado, 17 de agosto

17h – NERIS RODRIGUES E O TROMBONANDO

18h20 – TAGORE

19h40 – TONFIL

Domingo, 18 de agosto

17h – TIO ZÉ BÁ

18h20 – ETNIA

19h40 – GRUPO BONGAR

País das Culturas Populares – Cortejo (Praça do Avião até o Palco Pernambuco Meu País)

18h – Urso da Peleja, Boi Charmoso, Caretas de Triunfo, Tribo Caboclinho Canindé e Zé Puluca.

País da Cultura Popular – Praça do Avião

Sexta, 16 de agosto

14h – Grupo de Matrizes Africana Obá Aiyê

16h – Os Caboclinhos da Jurema

Sábado, 17 de agosto

14h – Samba de Véio da Ilha de Massangano

15h – Zeca do Rolete

Domingo, 18 de agosto

13h – Grupo Sertão Maracatu

14h – Afoxé Ylê Axè Oxum Jagurá

15h – Orquestra de Frevo Clube Central Isaias Lima

País das Conexões Urbanas 

Sexta, 16 de agosto

15h30 – Caminhos (Palhaço Sequinho)

Sábado, 17 de agosto

15h30 – PALHAÇADAS – HISTÓRIAS DE UM CIRCO SEM LONA

Domingo, 18 de agosto

15h30 – ATRAPALHAÇOS – INTERVENÇÃO DE PALHAÇARIA

País das Conexões Visuais –

16 a 18 de agosto

10h às 20h – VOZES SILENCIADAS: UM RETRATO DA RESISTÊNCIA INDÍGENA E QUILOMBOLA

País das Conexões Visuais – Praça Carolino Campos

Sexta e sábado (16 e 17)

12h às 20h – – URBANIZAÇÃO: TRANSFORMAÇÕES E CONSEQUÊNCIAS NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

Sábado e domingo (17 e 18)

19h – Milena de Lima Travassos – FÁBULA

País das Conexões Visuais (Fotografia)

Sexta a domingo (16 a 18)

10h às 20h – Circulação da Exposição Como uma Pedra-

País das Conexões Visuais (Fotografia) – Coreto

Sexta a domingo (16 a 18)

12h às 20h – Intervenção Artística Fotográfica “Sorrir Junto”

País das Artes Cênicas (Dança) – Praça Carolino Campos

Sábado, 17 de agosto

18h – Sopro D’água

País das Conexões Urbanas (Dança)

Sexta, 16 de agosto

18h – Lumiar

Sábado, 17 de agosto

16h30 – Passo

Domingo, 18 de agosto

16h30 – Chegança: um auto nordestino

País das Artes Cênicas (Dança) – Fábrica de Criação Popular Sesc

Sábado, 17 de agosto

14h – PERNAMBUCO, BERÇO DO HIP-HOP: OFICINA DE BREAK COM BBOY JAYPEG

País da Literatura

Sexta, 16 de agosto

19h – POPÓ- POESIA POPULAR PERIFÉRICA

Sábado, 17 de agosto

19h – Nua aos 70 – Graça Nascimento

Domingo, 18 de agosto

18h –  Na Boca Muitos Nomes – Maju e Carlos Gomes

País da Literatura – Fábrica de Criação Popular do Sesc

Sexta, 16 de agosto

10h às 16h – LOUNGE LITERÁRIO

10h – FÓRUM DE MERCADO EM ARTE E CULTURA: “LITERATURA POPULAR : A POESIA VIVA DO PAJEÚ” – Thaynnara Queiroz; Milene Augusto; Erivoneide Amaral, TACIANA ENES, DAHBRADA THE QUEEN; Com mediação de Luna Vitrolira

Sábado, 17 de agosto

16h – Quem descobriu o azul anil? – David Biriguy

10h às 16h – LOUNGE LITERÁRIO

Domingo, 18 de agosto

10h às 18h – LOUNGE LITERÁRIO

País da Literatura – Bairros da Cidade

Sexta a domingo

9h – Livros Livres

País das Artes Cênicas (Teatro) – Theatro Cinema Guarany

Sexta, 16 de agosto

19h – Seu Bonfim

Domingo, 18 de agosto

16h – Malassombros: Contos do Além Sertão

País das Artes Cênicas (Teatro) –

Sexta, 16 de agosto

16h – NË ROPE – A FERTILIDADE DA NOSSA ORIGEM

Domingo, 18 de agosto

18h – AQUELAS: UMA DIETA PARA CABER NO MUNDO

País das Conexões Urbanas (Teatro) –

Sexta, 16 de agosto

14h – O Peru do Cão Coxo

Sábado, 17 de agosto

17h – Bamberê

Domingo, 18 de agosto

17h – KARINGANA UA KARINGANA! HISTÓRIAS DE ÁFRICAS

Outras Notícias

É legítimo o PSB ter candidato, mas quem?

Do blog do Inaldo Sampaio O prefeito reeleito Geraldo Júlio, ainda no calor da vitória para o segundo mandato no Recife, antecipou-se a outros líderes do PSB e defendeu que o partido lance candidato próprio à Presidência da República em 2018. Dois dias depois ganhou um aliado no PSB de Pernambuco, o deputado federal Danilo […]

GeraldoJulioDivulgacao624Do blog do Inaldo Sampaio

O prefeito reeleito Geraldo Júlio, ainda no calor da vitória para o segundo mandato no Recife, antecipou-se a outros líderes do PSB e defendeu que o partido lance candidato próprio à Presidência da República em 2018.

Dois dias depois ganhou um aliado no PSB de Pernambuco, o deputado federal Danilo Cabral, que pensa exatamente da mesma forma. Ambos entendem que o partido deve mostrar novamente a cara na sucessão de Michel Temer, apresentando um projeto alternativo ao do PSDB, do PT, do PDT e da Rede.

Do ponto de vista da legitimidade e de tática eleitoral, nada a reparar sobre esse projeto. O problema é encontrar esse candidato, já que o partido ficou sem seu maior líder após a morte de Eduardo Campos. Um nome de peso seria o vice-governador de São Paulo, Márcio França. Mas ele vai assumir o governo em 2018 com a desincompatibilização do governador para defender, “por dentro”, a aliança PSB-PSDB.

Prefeitura de Ingazeira assegura abastecimento de medicamentos na rede municipal de saúde

A Prefeitura de Ingazeira informou que a Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) do município está atualmente com estoque completo, garantindo o fornecimento contínuo de medicamentos essenciais à população. A ação faz parte de um conjunto de medidas adotadas pela gestão municipal para manter a regularidade no atendimento e fortalecer a assistência farmacêutica. De acordo com […]

A Prefeitura de Ingazeira informou que a Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) do município está atualmente com estoque completo, garantindo o fornecimento contínuo de medicamentos essenciais à população. A ação faz parte de um conjunto de medidas adotadas pela gestão municipal para manter a regularidade no atendimento e fortalecer a assistência farmacêutica.

De acordo com o prefeito Luciano Torres, a garantia de acesso aos medicamentos integra as prioridades da administração. “Garantir o acesso a medicamentos é uma das nossas prioridades. Nosso objetivo é oferecer uma assistência de saúde eficiente, garantindo que todos tenham seus direitos atendidos e que nenhuma pessoa fique desassistida”, afirmou.

A secretária municipal de Saúde, Fabiana Torres, destacou que a equipe da pasta tem atuado de forma preventiva para evitar desabastecimentos, reconhecendo a importância do fornecimento regular de medicamentos como parte fundamental da atenção básica à saúde.

A gestão municipal reforçou ainda que seguirá adotando medidas para assegurar o cumprimento das obrigações relacionadas à assistência farmacêutica, com foco na continuidade do atendimento e no fortalecimento da rede pública de saúde.

Ingazeira e Tuparetama na agenda do deputado Ângelo Ferreira

O deputado estadual Ângelo Ferreira esteve na cidade de Ingazeira para participar do segundo dia da 5ª FECAPRIO – Feira de Caprinos e Ovinos. Ferreira esteve visitando os boxes da feira, conversando com os criadores, com a população e correligionários. Durante a noite o deputado foi recebido pelo prefeito do município Luciano Torres e as […]

O deputado estadual Ângelo Ferreira esteve na cidade de Ingazeira para participar do segundo dia da 5ª FECAPRIO – Feira de Caprinos e Ovinos. Ferreira esteve visitando os boxes da feira, conversando com os criadores, com a população e correligionários.

Durante a noite o deputado foi recebido pelo prefeito do município Luciano Torres e as demais lideranças politicas da Ingazeira.

No sábado (21) o parlamentar participou de uma reunião com o ex-prefeito de Tuparetama Sávio Torres, vereadores de oposição, lideranças e representantes de vários segmentos da sociedade.

Orquestra Criança Cidadã faz concerto na Terra Santa no próximo domingo

A Orquestra Criança Cidadã será uma das grandes atrações do 11º. Congresso Internacional de Pentecostes organizado pela Obra de Maria, na Terra Santa, nos dias 27 e 28 de maio. O concerto da Orquestra Criança Cidadã será neste domingo (28), quando os jovens recifenses se unirão a grandes expoentes da música católica brasileira, como os […]

A Orquestra Criança Cidadã será uma das grandes atrações do 11º. Congresso Internacional de Pentecostes organizado pela Obra de Maria, na Terra Santa, nos dias 27 e 28 de maio.

O concerto da Orquestra Criança Cidadã será neste domingo (28), quando os jovens recifenses se unirão a grandes expoentes da música católica brasileira, como os padres Fábio de Melo e Reginaldo Manzotti, Frei Gilson e Irmã Kelly Patrícia,  em um show evangelizador organizado pela Obra de Maria para celebrar o Dia de Pentecostes, importante evento do calendário litúrgico católico. 

A delegação da Orquestra Cidadã já chegou em Jerusalém e conta com 41 pessoas, sendo 33 músicos, o maestro José Renato Accioly, um assistente do maestro, gestores e equipe administrativa. No repertório, músicas católicas, regionais e clássicas, nacionais e internacionais. 

A apresentação da Orquestra Criança Cidadã na abertura dos shows do 11º Congresso Internacional de Pentecostes está sendo aguardada com muita expectativa. Os músicos vão se dividir no palco entre violinos, violas, violoncelos, contrabaixos e trompete, para interpretar canções reconhecidas mundialmente. 

Abrindo a apresentação, a Orquestra entoará músicas clássicas internacionais, como O Messias, de Georg Friedrich Händel, seguindo por Jesus, alegria dos homens, de Johann Sebastian Bach, Missa em sol maior, de Franz Schubert e músicas de autorias brasileiras, como Três peças nordestinas II. Aboio, de Clóvis Pereira, Bachianas brasileiras n° 4 e n° 5, Heitor Villa-Lobos. 

No âmbito católico internacional, a Orquestra, que é um projeto social gerido pela Associação Orquestra Criança Cidadã (AOCC), conquistou o reconhecimento do Papa Francisco quando, em 2014, músicos do projeto se apresentaram na Cidade do Vaticano, durante a 16ª Conferência Internacional da Fraternidade Católica, que foi organizada pela Obra de Maria. Vale destacar que a orquestra também esteve presente em vários eventos beneficentes e shows de comemoração do aniversário da Obra de Maria. 

História 

O projeto de inclusão social é composto por mais de 400 crianças e adolescentes, com idade entre 6 e 21 anos, que encontram na música o resgate social adequado, com oportunidades para estudar e desenvolver habilidades. Cerca de 250 desses músicos saíram da comunidade de Coque, na Zona Sul do Recife, 120 do distrito de Canela, em Ipojuca, no litoral sul do estado, e 30 são de Igarassu, no litoral norte.

Nos centros de ensino do projeto, os alunos têm acesso a aulas de instrumentos de cordas, sopros, ou percussão, com inserção também nas teorias e percepção musical, solfejo, flauta doce e canto coral. Além disso, realizam as três refeições do dia nos locais e contam com o apoio pedagógico, a inclusão digital, atendimentos psicológico, médico e com odontologista, administrados por órgãos governamentais e empresas privadas. 

O Congresso 

A Comunidade Católica Obra de Maria organiza o roteiro de viagens pela Terra Santa, na data em que marca a passagem de Pentecostes, importante evento do calendário litúrgico católico. A viagem conta com visitas a templos sagrados, alimentação, hospedagem e ingressos para os shows, conferências e vigílias do 11º Congresso Internacional de Pentecostes, que acontece neste sábado e domingo. 

Com conferências pela manhã e shows à tarde, além da Orquestra Criança Cidadã, o congresso reunirá padres-cantores, como Fábio de Melo, Reginaldo Manzotti e Adriano Zandoná, cantores como Frei Gilson, Irmã Kelly Patrícia, Eliana Ribeiro, Ironi Spuldaro, Dunga, Paula Guimarães, e palestrantes, como Patti Mansfield, Prado Flores e Irmã Briege Mckenna. 

Serviço 

11º Congresso Internacional de Pentecostes

Data: 27 e 28 de maio de 2023

Local: Terra Santa

Site com informações sobre as peregrinações da Obra de Maria: rdpviagens.com

Central de reservas Obra de Maria: (81) 3048-8050

Pernambuco entre os cinco estados do Brasil que mais geraram empregos em agosto

Estado criou 15.119 novos postos de trabalho no mês passado. O acumulado do ano já chega a 31.207 empregos gerados Pernambuco gerou um saldo de 15.119 empregos formais neste mês de agosto de 2022, uma variação relativa de 6,07%, o que deixou o Estado entre os cinco melhores resultados do País na admissão de trabalhadores […]

Estado criou 15.119 novos postos de trabalho no mês passado. O acumulado do ano já chega a 31.207 empregos gerados

Pernambuco gerou um saldo de 15.119 empregos formais neste mês de agosto de 2022, uma variação relativa de 6,07%, o que deixou o Estado entre os cinco melhores resultados do País na admissão de trabalhadores e trabalhadoras.

De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), os números também deixam Pernambuco em segundo lugar no ranking da região Nordeste, depois da Bahia, que tem uma população com cerca de 6 milhões de habitantes a mais.

O estoque de empregos é de 1.324.097, maior do que em agosto de 2021, quando o número chegou a 1.249.264. Isso mantém Pernambuco em segundo lugar no ranking regional. O resultado de agosto representa 6.055 postos de empregos a mais quando comparado ao mês de julho passado. Já no acumulado do ano, Pernambuco teve um saldo positivo de 31.207 vínculos celetistas. Ficou entre os que mais criaram empregos (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Pernambuco).

“Os números refletem o esforço e a parceria dos setores públicos e privados, aliando a atração de novos empreendimentos para o Estado e nossos investimentos, especialmente na área de infraestrutura, com mais de 40 obras concluídas, R$ 5 bilhões investidos até o fim do ano e a geração de aproximadamente 20 mil empregos diretos”, afirmou o governador Paulo Câmara.

“Todo esse esforço fez com que a gente alcance esse resultado. Temos o segundo maior estoque de empregos do Nordeste, o segundo melhor saldo de postos de trabalho da nossa região e o quinto lugar no Brasil”, completou o secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes.

Quando se fala nos números de capitais nordestinas, o Recife também ficou em segundo lugar no ranking do Nordeste, com destaque para o setor de serviços e um saldo de 3.217 contratações, enquanto Salvador (BA) alcançou 5.454. O terceiro lugar ficou com São Luís (MA), que teve um saldo de 2.711 admissões. Os setores que mais impactaram a economia pernambucana de forma positiva foram a indústria (5.350), a agropecuária (4.109), os serviços (3.364), o comércio (1.205) e a construção civil (1.091). Os municípios que mais geraram empregos foram Recife, Igarassu e Lagoa de Itaenga.

BRASIL – De acordo com o Novo Caged, o emprego celetista no Brasil cresceu em agosto de 2022, registrando saldo de 278.639 postos de trabalho. Esse resultado se deu por conta de 2.051.800 admissões e de 1.773.161 desligamentos. O estoque contabilizou 42.531.653 vínculos. O estoque é a quantidade total de vínculos celetistas ativos em agosto de 2022, o que representa uma variação de +0,66% em relação ao estoque do mês anterior. No acumulado do ano de 2022, foi registrado saldo de 1.853.298 empregos, decorrente de 15.653.839 admissões e de 13.800.541 desligamentos (com ajustes até agosto de 2022).