Notícias

Triunfo: Coligação “Triunfo no Caminho Certo” realiza convenção partidária

Por André Luis

Na manhã deste domingo (4), aconteceu a convenção partidária do grupo governista de Triunfo na Sociedade Triunfense de Cultura (STC). Os partidos PSDB, CIDADANIA, PSB, PP e AVANTE formaram a coligação “Triunfo no Caminho Certo” e apresentaram oficialmente seus candidatos para as próximas eleições municipais.

O evento foi liderado pelo atual prefeito Luciano Bonfim, que busca a reeleição, tendo ao seu lado Daniel Antas como candidato a vice-prefeito. A chapa reafirmou seu compromisso com o desenvolvimento contínuo de Triunfo, destacando avanços alcançados na atual gestão e propondo novas iniciativas para o futuro da cidade.

Durante os discursos, Luciano Bonfim ressaltou os principais feitos de sua administração, incluindo melhorias na infraestrutura urbana, avanços na educação e na saúde, além de projetos de incentivo ao turismo e à cultura local. Daniel Antas, por sua vez, destacou a importância da união entre os partidos para enfrentar os desafios futuros e garantir que Triunfo continue crescendo de maneira sustentável e inclusiva.

O evento também apresentou os candidatos a vereador que compõem a coligação “Triunfo no Caminho Certo”. Cada um deles teve a oportunidade de falar brevemente sobre suas propostas e reforçar o compromisso com o desenvolvimento do município.

Outras Notícias

Promotores do Sertão discutem educação inclusiva em Petrolina, Salgueiro e Serra Talhada

Em agosto, participarão os membros que atuam nas Circunscrições Ministeriais sediadas em Arcoverde e Afogados da Ingazeira. O Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação do Ministério Público de Pernambuco (CAO Educação/MPPE) promoveu, ao longo da semana, reuniões com os promotores de Justiça de três Circunscrições do Sertão do Estado para detalhar o plano […]

Em agosto, participarão os membros que atuam nas Circunscrições Ministeriais sediadas em Arcoverde e Afogados da Ingazeira.

O Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação do Ministério Público de Pernambuco (CAO Educação/MPPE) promoveu, ao longo da semana, reuniões com os promotores de Justiça de três Circunscrições do Sertão do Estado para detalhar o plano de trabalho do Grupo de Atuação Conjunta Especial (GACE), voltado para a promoção da educação inclusiva, e sanar dúvidas relativas à atuação ministerial em Defesa da Educação.

As reuniões foram realizadas em Petrolina (13), Salgueiro (14) e Serra Talhada (15), congregando os promotores de Justiça com atribuição na Defesa da Educação nas Comarcas sertanejas.

“Dentro do nosso planejamento, as reuniões foram muito positivas, tanto em relação ao GACE quanto aos promotores de Justiça. O trabalho transcorre de acordo com o cronograma planejado”, afirmou o coordenador do CAO Educação, Sérgio Souto.

“Em julho, finalizaremos os formulários sobre profissionais de apoio e salas de recursos multifuncionais; a partir de agosto, faremos a análise desse material, verificando onde estão as deficiências e quais são elas. Depois disso, faremos o planejamento das estratégias para equacionar novos problemas”, completou ele.  

Novas reuniões estão previstas para o mês de agosto, com a participação dos membros do MPPE que atuam nas Circunscrições Ministeriais sediadas em Arcoverde e Afogados da Ingazeira. 

De olho nas escolas – além de trazer informações sobre o projeto do GACE, os encontros também permitiram a troca de informações entre os promotores de Justiça e o CAO Educação em outras temáticas pertinentes ao tema, como a fiscalização da infraestrutura das unidades de ensino e do transporte escolar.

Especificamente sobre as escolas, o coordenador destacou que o CAO Educação repassou aos promotores de Justiça informações sobre problemas com o fornecimento de água encanada e água potável disponibilizadas por um levantamento realizado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).

Monsenhor Afonso: o padre que cravou seu nome em Serra Talhada

Por Paulo César Gomes, escritor e historiador, em texto gentilmente cedido ao blog As imagens em destaque são da construção do Igreja do Bom Jesus Ressuscitado, localizada no bairro Bom Jesus. Na imagem acima é possível perceber como a infraestrutura urbanística no bairro ainda era precária, no entanto, esse fator não foi responsável por atrapalhar a […]

Por Paulo César Gomes, escritor e historiador, em texto gentilmente cedido ao blog

As imagens em destaque são da construção do Igreja do Bom Jesus Ressuscitado, localizada no bairro Bom Jesus. Na imagem acima é possível perceber como a infraestrutura urbanística no bairro ainda era precária, no entanto, esse fator não foi responsável por atrapalhar a obra do templo religioso, que teve início no anos de 1969.

Na fotografia é possível perceber a presença do Padre Afonso Carvalho Sobrinho (camisa branca), em meio aos trabalhadores e em cima de um andaime. Sua obstinação em construir o templo do Bom Jesus, acabou lhe transformado num dos religiosos mais respeitados e admirados de Serra Talhada.

“Diariamente eu estava presente. Poucos trabalhadores foram usados na obra. O mestre de obras foi ‘Siné Ferraz’, que começou desde o alicerce até a conclusão. Os tijolos foram feitos no terreno cedidos por dona Zizina Araújo e Seu Joaquim Conrado, foi feito quermesses para arrecadar dinheiro e uma ajuda da Alemanha”, narra Afonso Carvalho Sobrinho.

Primeiras Missas

Segundo o Padre o terreno para a construção foi doado pela família de João Batista do Alto, ainda segundo Afonso, foi no corredor do então Grupo Escolar Antonio Timóteo que ele celebrou as suas primeiras missas na comunidade.

“Cheguei a cidade em 1967, para ser padre na recém criada Paroquia do Rosário. Na Igreja do Rosário não tinha praticamente nada. Faltavam muitas coisas para o funcionamento da paróquia. Minhas primeiras missas no Bom Jesus eram realizadas no Grupo Escolar Antonio Timóteo, que era dirigido por Dona Yolanda Romão, foram dois anos celebrando, sempre aos domingos, pela manhã, fazia casamentos e batizados lá. Tive então a ideia de construir a Igreja. O terreno foi doado pela família do militar João Batista do Alto, que já havia falecido, mas que em vida disse que queria fazer a doação e a família atendeu”, conta Afonso Carvalho.

Ainda segundo o sacerdote o projeto arquitetônico da Igreja foi feito por um funcionário da RFFSA (Rede Ferroviária Nacional), atendendo a um pedido seu.

“O projeto da igreja foi feito pelo engenheiro da RFFSA, José Adrício. Eu disse a ele que queira uma Igreja arejada, com uma acústica boa e iluminação natural. Então ele fez esse projeto moderno e acompanhou a construção. Cavamos logo o alicerce de todo o terreno. E mandei levantar um espaço, onde começou a funcionar a capela onde hoje é a sacristia. A primeira missa foi realizada ainda na capela”.

Primeira missa de Padre Afonso em Serra Talhada em 1964.

O templo do Bom Jesus Ressuscitado possuiu espaço para receber mais de dois mil fiéis. Em 1984 a igreja foi desvinculada da Igreja do Rosário e passou a ser paróquia. Apesar de toda essa história, o moderno santuário nunca foi inaugurado, isso porque o Padre Afonso nunca nutriu sentimento por esse tipo de vaidade.

“Nunca foi feita uma inauguração (do prédio da igreja). Isso é uma coisa do social e do econômico. Não sou disso não”, concluiu o respeitado sacerdote.

Dinca acusa governo Sebastião Dias de superfaturar compra de ônibus do TFD

Por Anchieta Santos Sem polêmica a política de Tabira não sobrevive. O novo debate tem nome e sobrenome: a aquisição do ônibus do TFD. Com festa e parceria com a Câmara o Governo Sebastião Dias apresentou na sexta feira durante as comemorações dos 67 anos do município o ônibus para o transporte de pacientes. O […]

DSCN3558-300x225Por Anchieta Santos

Sem polêmica a política de Tabira não sobrevive. O novo debate tem nome e sobrenome: a aquisição do ônibus do TFD.

Com festa e parceria com a Câmara o Governo Sebastião Dias apresentou na sexta feira durante as comemorações dos 67 anos do município o ônibus para o transporte de pacientes.

O ônibus custou R$ 180,  sendo R$ 100 mil reais de economia feita pelo Presidente Marcos Crente. A licitação e aquisição do ônibus ficaram por conta do Odontólogo Alan Dias, filho do prefeito e Secretário de Saúde.

Ontem, em contato por telefone com a produção dos Programas Rádio Vivo e Cidade Alerta, o ex-prefeito Dinca Brandino defendeu uma CPI por parte da Câmara para investigar a compra do ônibus que ele classificou como uma sucata de 3ª categoria.

Dinca disse com todas as letras que o ônibus teve sua compra superfaturada, pois ao sondar proprietários de ônibus e lojas, chegou a conclusão de que ele não vale nem mesmo R$ 100 mil. “O ônibus é um bagaço e os vereadores precisam apurar esse abuso com o dinheiro público”, concluiu o ex-prefeito.

Tuparetama: Saúde confirma primeiro caso suspeito de dengue hemorrágica em 2024

Paciente de 53 anos faleceu neste domingo (17)  Procurada pela redação do blog, a Secretaria de Saúde de Tuparetama emitiu uma nota oficial nesta segunda-feira (18), comunicando sobre o primeiro caso suspeito de dengue hemorrágica no município neste ano. O caso envolveu o paciente Hélio Pereira dos Anjos, de 53 anos, residente no Sítio Lagamar, […]

Paciente de 53 anos faleceu neste domingo (17) 

Procurada pela redação do blog, a Secretaria de Saúde de Tuparetama emitiu uma nota oficial nesta segunda-feira (18), comunicando sobre o primeiro caso suspeito de dengue hemorrágica no município neste ano. O caso envolveu o paciente Hélio Pereira dos Anjos, de 53 anos, residente no Sítio Lagamar, Zona Rural da cidade.

Segundo informações da Secretaria de Saúde, Hélio deu entrada no Hospital Severino Souto de Siqueira, na madrugada do último sábado, dia 16 de março, apresentando sintomas graves da doença, incluindo hemorragias. Os sintomas incluíam letargia, hipotensão e hematoquezia, exigindo atenção médica imediata.

Após avaliação inicial, o paciente foi submetido a procedimentos de hidratação e teve seu hemograma realizado, o qual revelou uma queda significativa de plaquetas, um sintoma comum em casos de dengue hemorrágica.

Devido à gravidade do quadro, Hélio foi transferido para o Hospital Regional do Agreste, onde, infelizmente, veio a óbito no domingo, 17 de março, às 10h40. O óbito está sob investigação e os resultados devem ser divulgados nas próximas semanas.

A Secretaria de Saúde expressou suas condolências à família enlutada e ressaltou a importância da busca imediata por atendimento médico em casos suspeitos de dengue. A dengue hemorrágica é uma forma grave da doença, que pode levar a complicações sérias e até mesmo ao óbito, destacando a urgência no diagnóstico e tratamento adequados.

A população de Tuparetama é orientada a ficar atenta aos sintomas da dengue e a tomar medidas preventivas para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. O combate ao vetor continua sendo uma prioridade das autoridades de saúde para evitar novos casos e proteger a comunidade. Leia abaixo a íntegra da nota:

A Secretaria Municipal de Saúde de Tuparetama, comunica o primeiro caso suspeito de dengue hemorrágica de 2024. Às 01h40 da madrugada do último sábado, 16 de março, o paciente Hélio Pereira dos Anjos, 53 anos, morador do Sítio Lagamar, Zona Rural do município de Tuparetama, deu entrada no Hospital Severino Souto de Siqueira, apresentando sintomas de dengue grave e hemorragias. 

Com queixa de letargia, hipotensão e hematoquezia, sua condição exigiu atenção imediata. Após avaliação inicial, foram realizados procedimentos de hidratação e hemograma, que revelou uma queda abrupta de plaquetas.

Diante da gravidade do quadro, o mesmo foi transferido para o Hospital Regional do Agreste, onde, infelizmente, veio a óbito às 10h40 do domingo, 17 de março. O óbito segue em investigação e deve ser divulgado nas próximas semanas.

Expressamos nossos mais sinceros pêsames à família enlutada e reforçamos a importância da busca imediata por atendimento médico em casos suspeitos de dengue.

Secretaria Municipal de Saúde – Tuparetama-PE

PSB de Tabira planeja o futuro ouvindo Presidente da Amupe

Por Anchieta Santos O novo diretório do PSB de Tabira reuniu-se na última terça feira, dia 29 de setembro, com o objetivo de traçar as metas para o processo de novas filiações, coligações partidárias e ações. A ideia é de uma maior participação da população em discutir e direcionar essas ações “para uma Tabira que os […]

d7e450e26d2fe028aa9e51ceac403d77

Por Anchieta Santos

O novo diretório do PSB de Tabira reuniu-se na última terça feira, dia 29 de setembro, com o objetivo de traçar as metas para o processo de novas filiações, coligações partidárias e ações.

A ideia é de uma maior participação da população em discutir e direcionar essas ações “para uma Tabira que os socialistas desejam e que os tabirenses merecemos ter”, segundo socialistas.

Participou o Presidente da AMUPE (Associação dos Municípios de Pernambuco) e Prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, que apresentou sugestões sobre as metas e objetivos do PSB no Estado, como também sobre o trabalho a ser feito na Cidade das Tradições.